lundi 26 mars 2012

TABELA DE NOTAS 9 A (2)

ALUNOS EXE 7 EXE 8 EXE 9 EXE 10 EXE 11 EXE 12
ALESSANDRA KAROLINE S LIMA 9
10 9

ALEXANDRE SANT' ANA

9 10 10
ALEXANDRE WILLY

8 10 12
CAROLAINE ANDRADE





CHRISTIAN VINICIUS

9 10 10
DAVID





EMERSON





EWERTON OLIVEIRA

7 10 10
FERNANDA ALZIRA

9 12 12
FERNANDA HORA 10




GABRIEL MAGNO


10 9
GABRIELA CHAGAS 10
6/jan 5

GUILHERME B

8 7 10
ISABELLY BRITO

9 9 10
JORGE WILLIAM

10 9

KEVIN





LEONARDO MUNIZ

9 9 10
MARIO LUCA


9

NADENE CRISTINA 8 8



PEDRO EMANUEL


10

TATIANE GARCIA GUERREIRO





THIAGO ALVES





VANESSA SANTOS


9

VILSON

8 8 10

TABELA DE NOTAS 9 A (1)

ALUNOS EXE 1 EXE 2 EXE 3 EXE 4 EXE 5
ALESSANDRA KAROLINE S LIMA
7

10
ALEXANDRE SANT' ANA



10?
ALEXANDRE WILLY



10?
CAROLAINE ANDRADE

10
10
CHRISTIAN VINICIUS



10
DAVID

7
7
EMERSON
10 10

EWERTON OLIVEIRA




FERNANDA ALZIRA



10?
FERNANDA HORA
10 10 12 10?
GABRIEL MAGNO




GABRIELA CHAGAS
10 10
10
GUILHERME B




ISABELLY BRITO




JORGE WILLIAM



10
KEVIN



10
LEONARDO MUNIZ



10
MARIO LUCA



10
NADENE CRISTINA



10
PEDRO EMANUEL



10
TATIANE GARCIA GUERREIRO



10
THIAGO ALVES



10
VANESSA SANTOS




VILSON




TABELA DE NOTAS 8 B (2)

NOTAS DOS ALUNOS DO 8 ANO B
ALUNOS EXE 7 EXE 8 EXE 9 EXE 10 EXE 11 EXE 12
ANA BEATRIZ 8 8 10
BEATRIZ BELIZARIO 9 10 8 9 8 ? 10
BRUNA 10 8
CELSO RUAN 9 9
DANIEL SANTOS 7 10
DANIELA 10 9 12 10
DAVI 9 10 10 12 8 10
EMERSON 9 0 8 10
FELIPE 6 0 10
GEAN DE ARAUJO BISPO 10 10 9
GEOVANNA 10 10 8
GIOVANNI 9 10 10
JEAN B DA ROCHA 10? 10?
JENNIFER 9 7 10
JOYCE GAMA 10 10 12 9 8 10
JULIA 10 9 9 8 10
KAROLL 8 9 10
LARISSA CAMARGO 10 9 10 9 10
LARISSA SILVA 9 10 9 10 12
LARISSA SOUZA 9
LUIZ HENRIQUE
LUIZ MARCELO ROGANTI 9
MANOEL 10
MARCENE 9 9 8 9
MARIANA RODRIGUES 10 10 9 10 10
MARLENE S SANTIAGO
MATHEUS APARECIDO 12 10 9 10 12 12
MATHEUS CARDOSO 9 8 7 6
MICHELLE 10 8 8 10
MIKE 7 10 9 5 10
PEDRO EMANUEL
RENATA BEATRIZ 7 9 10 10
THALITA 6 5 5 6 7 7
ULISSES 9 9 7 8 8 12
VINICIUS 9 9 8 9
WESLEY 9 9 9 8 10
XIENER 9
YOHANNA 10 8

TABELA DE NOTAS 8 B (1)

NOTAS DOS ALUNOS DO 8 ANO B
ALUNOS EXE 1 EXE 2 EXE 3 EXE 4 EXE 5 EXE 6
ANA BEATRIZ 8 10
BEATRIZ BELIZARIO 7 8 5
BRUNA
CELSO RUAN
DANIEL SANTOS 7 9
DANIELA 10 10
DAVI 9 8 12
EMERSON 8 9 10 10
FELIPE 0
GEAN DE ARAUJO BISPO 10 10
GEOVANNA 10 10
GIOVANNI 10 10
JEAN B DA ROCHA 10 ? 8
JENNIFER 9 8
JOYCE GAMA 10
JULIA
KAROLL
LARISSA CAMARGO 9 9 10 9
LARISSA SILVA 10 10 10 8
LARISSA SOUZA 10
LEANDRO ROQUE 10
LUIZ HENRIQUE
LUIZ MARCELO ROGANTI 10 10
MANOEL 7
MARCENE 8
MARIANA RODRIGUES 10
MARLENE S SANTIAGO 8
MATHEUS APARECIDO 10 10 10 12
MATHEUS CARDOSO 12
MICHELLE
MIKE 8 10 8 7
PEDRO EMANUEL 10?
RENATA BEATRIZ 6 0
THALITA 10 5
ULISSES
VINICIUS 5 9
WESLEY 6
XIENER
YOHANNA

jeudi 22 mars 2012

9 ANO A - ALESSANDRA KAROLINE

10 – ALESSANDRA KAROLINE SILVA LIMA – Carol_timao18@hotmail.com



NETBOOK 22









Marechal Rondon







Cândido Mariano da Silva Rondon, nasceu em 1865 em Santo antônio de Leverger (MT) .






Marechal Rondon cursou a Escola Militar do Rio de Janeiro em 1889, e assim se ingressou na Escola Superior de Guerra. Marechal Rondon foi aluno de Benjamin Constant , do qual recebeu informações positivas que conservou para toda vida.


Em 1889, Marechal , participou do movimento Político Militar no Rio de Janeiro que derrubou a monarquia e instituiu o regime republicano no país . Em 1891 Marechal Rondon , se tornou um professor da Escola Militar ,participou pela primeira vez de uma construção de linhas telegráficas , e estabeleceu , então ,contatos amistosos com índios no Mato Grosso.


Marechal Rondon determinou a demarcação de terras e estendeu suas atividades na Amazônia. Em 1922 deu o combate , em regiões situadas entre os estados de Paraná e Santa Catarina . Marechal também detentor de enorme prestígio dentro e fora do Brasil , também recebeu diversas homenagens significativas : em 1955 , o Congresso Brasileiro conferiu-lhe honras de Marechal , e logo depois o território brasileiro de Guaporé foi rebatizado com o nome de Rondônia , Marechal morreu em 1958 no rio de janeiro aos 92 anos de idade.


A importância dele pra mim foi que ele ajudou muito na historia de vida de muitas pessoas e no país , pois ele ajudou muito a humanidade.

Fonte : w.w.w.cpdoc.fgv.br

NOTA 7,0

---------------------------------



9 AULA Coronelismo



Sistema politico - República velha .
Coronelismo (guarda nacional) - caciquismo .
voto- comprar eleitores .
Eles eram comprados pelo voto com sapatos. Mandanismo eram os caras que mandavam .
O sistema do coronelismo eram poder se manter no poder. E sempre tinha um cara poderosos que era os coroneis que aponahvam o sistema que governava .
Voto - democracia .
Não amandavam recursos para o município .
Demo cracia
Povo poder.
Nossa democracia de hoje é a Democracia - Representativa .


-----------------------------------


10 - AULA - INDUSTRIALIZAÇÃO NO BRASIL


A industrialização do Brasil sofreu 4 períodos o 1 foi a proibição das industrias , o Brasil só pode fazer uma fabrica de Pano grosso .
1506-1800
O 2 foi a implantação ,quando começou a ser plantado indústrias no Brasil. Em 1808 ocorreu a fuga da família real . Em 1846 o Brasil deu isenções para que abricem indústrias no brasil .
Escravos não compravam ai começou a abolição da escravatura. Dai surgiu a lei euzébio de queiroz em 1850 proibiu o comercio de escravos . Em 1907 o brasil já tinha 3 mil indústrias e em 1920 o brasil subiu para 13 mil indústrias . As donos de engenhos viram indústrias.
A 3 foi a Revolução industrial veio do nosso grande lider . Geluleia vargas acabou com o coronelismo 11530-19501.
C.N.P - petrobrás
Com Sid . nacional , gelulos vargas construiu o vale do rio doce a maior mineradora do mundo ele tambem fez a hidrultrica.
Os 3 paises que as maiores são : São paulo , Rio de janeiro , Minas gerais.
O 4 período foi da internacionalização , empresas estrangeiras.
1956-1561 surgiu outro presidente Jucelio Kubetschek , construiu a primeira cidade planejada .Brasilia a primeira industria de carro que teve no brasil .
Volksvagem
mundo ir
Primeiro carro feito n brasil fusca . Ai começa a ser construida as indústrias . Entre 1964 a 1986 o brasil conservador por militares os militares deram infrestruturas .
Rodovias , hidreletricas.



----------------------------------------


14 AULA -Revolução Russia

1994 a 1991 foi tempo que durou a Revolução Russia - comunistas.
Nome do imperadores Russio era Czar. Em 1905 a Russia invadiu a Naanchuria - japão o imperador da época Nicolau segundo .
Bolchevista - liderada pelo Lênen as ideias de Lênen era baseada em Karl Marx que escreveu o livro "Capital".
economia particular
politico estande
Religião - Revoluções religiosas . Na Russia Lênen quis mudar as riquezas.
Qualquer empresa acima de 5 funcionários quem mandaria e engenharia a empresa era os funcionários. A economia dos particulares passou a ser do estado .
O dos motivos dessas revoltas foi que os ricos estavão explorando de mais ai parece que quando mais tem mais quer.
12- 1645 dai o povo trabalhava muito e ganhavam pouco mais agora o povo pode trabalhar até 8 horas . Nicolau segundo foi morto pelo povo junto com a sua família enforacados.
Umas das descraças que ocorreu em 1914 a 1971 foi por que já havia morrido 2 milhões de mortos e 5 milhões de feridos . A Russia saiu em 1917 dai os E.U.A entra .
No dia de um protesto do povo morreram 1500 pessoas ai dai ele mesmo fez a sua própria centensa . Dai ele passou a ser odiado dai aumentou o odio sobre o Nicolau segundo .
Petersburgo capital da Russia que hoje é moscou .
Soviete conselho operario.
Em 15 de março de 1917 seu Nicolau abdica o seu trono dai pouco tempo depois Nicolau e sua familia e ezecutada .
Lenên publica um documentario autogestão que permite que uma empresa possa dirigir uma empresa .
Rolapso na Russia .
A Russia com a Revolução invadiu os papeis sociais . Com a revolução Russia bancos e propriedades são tomadas pela revolução. Assim que derrubarão o governador estabeleceu na Russia um governo provisorio (Michael).
Dai Lenên assume o poder , no governo Lenên tomou 3 decisões .
1 a Russia sai da guerra . 2 confisca os bens da igreja e emepresas . 3 foi estatizar a economia .
Em 1919 e 1921 guerra civil .
Rebeldes X Governo.
Trokski excercito vermelho . Nep (Nova politica economica) .
É o começo do comunismo , começou a perceguir todas as religiões , matou e massacrou muitas pessoas.
KGB Russa e Cia .
Trotski morreu após 20 anos depois .
Bancos , indústrias .
Dez / 1922
U.R.S.S
Soviete supremo . Em 1924 Lenên morre e entra o Stalin . Trokste morreu em 1940
1953
23 milhões de mortos durante seus 30 anos de governo e 5 milhões e de 5 milhões de pessoas . Stalin mandou matar todos os seus inimigos



------------------------------------
15 AULA Albert einstein

Nasceu em 14-03-1879 e morreu em 14-04-1955. Albert , com 3 anos não falava .
Guardaram seu cérebro para uma micropsia . Ele não gostava de história nem de biologia , ele sempre foi contra as regras.
Projeto Manhattan -1941.
Teoria da relatividade , fizeram um livro de einstein que foi '' Os cem contra o einstein''. Belga, Alemanha,Italia , Israel , Einstein era judeu .
Do ano 70 a.c a 1948 passou muito tempo jesus morreu no ano de 30-40. No ano 70 o general Tito disse que no templo não poderia ser tocado, ele descobriu muitas teorias que foram provadas verdadeiras.
Em 1925 einstein esteve no Brasil , Marechal rodon foi indicado por einstein para ganhar um premio nobel . Em 1921 einstein ganhou um premio nobel em física .
Manuscritos valeram 6 milhões , a bomba atômica foi o último argumento para acabar com as guerras e brigas , Universidade hebraica , teses cientificas.
O homem é livre para faze o que quer, mais não é livre para querer o que quer .
Era determinista- escravos da vontade . As principais obras deles foi efeito elétrico , evidências do átomo também fez a tese sobre eletro dinâmica e por ultimo a teoria massa Nergal.


----------------------------


Aviação .

Lenda de Ícaro , Leonardo da Vinci . 1783- dirigível hidrogênio (hélio).
'' Bater asas '' .
1863-aviação -1871-túnel de vento -1897-aviação motorizado não controlado.
Francis ader 17-12-1903 wsight .
''flyer''
1909-voô puplico , 23-10-1906-Santos do Dumont.
''14 bis''
clube aério Paris.
1905-39 minutos Fyer.
Bicicletas - avioes (Wright)
107-1 aul-corn-helicoptero
1908-2 pessoas - Wright
1909- 150 mt
1910-Henri-hidroavião
1908-12 pessoas Wright
1905-150 mil altura
1910-Henri-hidroavião
1911- Nova York-califorina
tracontinental 84 dias
1911-Italia
1937-dirigivel
Zé Pellin
1930-turbina a jato
1936 helicoptero
Douglas dc-3
21 pessoas
2 guerra mundial
caça bombardeiro
14/01- 1 suspensão
1917
1225 km/h
um pessoa
11 - 747 quinhentas
800

9 ANO A - FERNANDA ALZIRA

Nome: Fernanda Alzira Pereira Hora - 9ºAno A (2 aula)


Manuel Deodoro da Fonseca


Manuel Deodoro da Fonseca nasceu no dia 5 de agosto de 1827 e faleceu dia 23 de agosto de 1892. Nascido na cidade de Alagoas, foi um militar e político brasileiro, primeiro presidente do Brasil e proclamador da República. Filho de Rosa Maria Paulina e Manuel Mendes da Fonseca. Ele tinha sete irmãos e duas irmãs. O pai dele também foi militar. Algo que ele fez de importante? Muitas coisas, mas o que se destaca é o feriado de 15 de novembro, proclamando assim, que o Brasil seria uma República.
No final, aos seus 65 anos de idade, o Marechal morre de pneumonia que foi contraída no inverno paraguaio, onde ele estava por causa da Guerra do Paraguai.


NOTA 10


----------------------------------------

Nome: Fernanda Alzira Pereira Hora - 9º Ano A (3 AULA)




Euclides da Cunha




Euclides Rodrigues da Cunha nasceu no dia 20 de janeiro de 1866 na fazenda Saudade em Cantagalo, situado no Rio de Janeiro. Filho de Eudoxia Alves Moreira e Manuel Rodrigues da Cunha. Foi orfão da mãe aos 3 anos e foi viver na casa dos parentes em Teresópolis, também no Rio. Sua educação foi baseada em filosofia positiva. Engressou também na escola Militar da Praia Vermelha. Foi escritor, repórter jornalístico, poeta, engenheiro brasileiro, sociólogo, historiador e geógrafo.



Infelizmente, Euclides não teve um final muito feliz. Faleceu em 15 de Agosto de 1909, morto pelo amante da mulher, 17 anos mais novo do que ela, Anna de Assis.



Minha opinião é que ele se tornou essêncial quando escreveu o livro "Os Sertões" entre outros, retratando a Guerra dos Canudos, e foi um grande escritor Pré- Modernista.


NOTA 10
-------------------------------------

Nome: Fernanda Alzira Pereira Hora - 9 Ano A (4 AULA)

Equilíbrio

Eu acredito que deve-se crescer sim, o progresso é algo propício para o ser humano e a vida urbana/social, mas, para podermos conciliar bem, devemos encontrar harmônia e equilíbrio entre o meio ambiente e progresso.

Como? Bem, uma atitude que poderia ajudar seria que, se for para derrubar árvores, que sejam plantadas outras mais tarde em algum outro lugar talvez, para repôr as que foram desmatadas. As empresas que usam a madeira das árvores como matéria prima de seus produtos, deveriam plantar e semear as próprias árvores que irão derrubar, contribuindo assim para um ar puro melhor para a humanidade já que não vai desmatar as florestas naturais, além de que a paisagem verde é mais bonita do que a de fumaças poluentes. Aliás, outra coisa, as empresas petroquímicas deveriam usar produtos menos nocivos ao meio ambiente e que o lixo produzido por essas empresas não fosse parar no mar por meio de esgotos, ou nos rios, contribuindo assim para a morte de animais aquáticos.

Acredito que a principal maneira de fazer progresso e ajudando o meio ambiente é por meio da reciclagem. Sim, ela é propícia para ambos os lados, porque ajuda na preservação da natureza, e pode também ajudar várias empresas. Deveriam existir mais comércios de produtos feitos com lixo reciclável. Ajuda inclusive, empresas de lixo também. É um ciclo, o produto feito com reciclagem é utilizado, depois é reutilizado como outra coisa. Ajuda as empresas e a natureza! Outra coisa que também é legal, é que em cidades pequenas, o uso de bicicletas poderia ser influênciado para a população. Assim, as pessoas não poluiriam o ar, e além disso, ficariam mais saudáveis, deixariam de ser sedentárias, gastariam bem mais energia, seriam mais felizes e reduziria talvez, a população obesa! Isso também pode ajudar nas empresas de bicicletas.

São atitudes simples que podem transformar nosso planeta. Porém, as pessoas deveriam focar que o progresso significa qualidade de vida para as pessoas, e qualidade de vida, também é um convívio maior com a natureza, também é ajudar o meio ambiente para que, no futuro, possamos ter uma geração de humanos mais saudáveis e mais felizes.


NOTA 12!!!!!
Parabens, suas idéias sobre o progresso e o meio ambiente são formidáveis. Eu também acho que o uso de bicicleta deveria ser insentivado pelos governantes. Menos poluição e mais saúde. (Resposta do Porfessor Valdemir Mota de Menezes)

-------------------------------------

Nome: Fernanda Alzira Pereira Hora - 9º Ano A (6 AULA)

18 DO FORTE

"18 do Forte' foi um dos diversos acontecimentos do ano de 1922. Ocorreu seu auge no dia 5 de julho.
Esse movimento ocorreu certamente ( na maneira que eu entendi! ) Contra a posse do presidente Artur Bernardes. Os tenentes derãm então início a uma revolta no forte de Copacabana. Dentre civís e militares, apenas Siqueira Campos e Eduardo Gomes resistiram e sobreviveram.
Acredito que as Forças Armadas, não apenas no Brasil, como em todas as nações, tem como maior função defender o País. O Brasil é um país rico em campos e verde , fauna, etc. e isso pode despertar interesse por outros países. Elas tambem o defendem de invasões de terra de fugitivos estrangeiros, mas além de tudo, elas tem a função também de defender os interesses dos cidadãos em geral, caso haja revoltas, protestos, etc, são as Forças Armadas que estão sempre ajudando!

NOTA 10

--------------------------------------

Nome: Fernanda Alzira Pereira Hora - 9º Ano A (7 AULA)

20 NOMES ITALIANOS:
Aurélio, Alfredo, Angelo, Bruno, Camillo, Cicero, Cláudio, Cornélio, Carlos, Diego, Dante , Donato, Emanuel, Eugênio, Evaristo, Fiorello, Frederico, Gregório, Iago, Mario.
7 AULA

20 NOMES ESPANHÓIS:
Fancisca, Graciela, Pablo, Ramón, Juan, Hugo, Roberto, Teodoro, Elisa, Estela, Verónica, Edmundo, Ricardo, Jorge, Eva, Gabriela, Javier, Raúl, Esperanza, Yolanda.

20 NOMES ALEMÃES:
Andrea, Tobias, Nicole, Sandra, Anne, Marlene, Richard, Oliver, Ralf, Sabine, Helene, Kisten, Katharina, Sebastian, Ingrid, Manfred, Ines, Franz, Julia, Peter.

20 NOMES JAPONESES:
Ichiro, Jiro, Sabuto, Shiro, Goro, Keitarou, Yusuke, Gohan, Goku, Sakura, Tomoyo, Yume, Kaoru, Emiko, Souji, Ryu, Shinta, Masami, Keiko, Otohime.

20 NOMES SÍRIO- LÍBANESES:
Aban, Abbas, Abbud, Abdula, Farid, Habib, Jamal, Latif, Muhammad, Naji, Najjar, Omar, Rabah, Tamir, Ubadah, Yasir, Zafir, Zaid, Maomé, Marid.



NOTA 10

------------------------

Nome: Fernanda Alzira 9ºAno A - (9ªAULA)

Coronelismo

Assim que o mandonismo acabou, se deu início ao Coronelismo, que é o sistema político da República Velha e teve seu fim com o início do governo de Getúlio Vargas. Ele acabou com esse sistema dando início ao voto secreto, acabando um pouco com a democracia. A palavra democracia vem do grego e significa "poder do povo". Quando ela começou, o povo realmente tinha poder, pois se reuniam em praças públicas e discutiam com o governante para defender seus objetivos. Hoje em dia vivemos uma democracia apenas representativa; não é o povo que cuida dos interesses e sim o eleito por eles.



-------------------------

Nome: Fernanda Alzira Pereira Hora 9ºAno A - 10ª aula (O SENHOR JÁ DEU A NOTA! )

A industrialização



A industrialização do Brasil sofreu quatro momentos históricos: o primeiro período foi o da PROIBIÇÃO, que durou de 1500 a 1800. Os portugueses não queriam que houvessem indústrias no Brasil, porque então eles iam ter que comprar tudo de Portugal, dando mais riqueza ao país. Apenas era permitida fábrica de pano grosso, que era usada para escravos.



Depois tivemos o período da IMPLANTAÇÃO. Implantação significa "plantar". Foi a época que foram começadas a "plantar" indústrias no país.A França havia dominado Portugal, e em 1808 ocorreu a fuga da Família Real, eles vieram para o Brasil e não havia indústria nenhuma. Eles começaram então a comprar produtos da Inglaterra e montar fábricas pro volta de 1846. Mas não existia ninguém para comprar os produtos, então eles foram obrigados a realizar a abolição da escravatura, para que eles pudessem comprar das empresas. Iniciou-se a Lei Euzébio de Queiroz, em 1850, proibindo o tráfico de pessoas.
Em 1907, até pouco tempo atrás, haviam apenas 3 mil indústrias no país. Um número que aumentou muito, pois em 1920 já haviam 13 mil indústrias. Os donos de engenhos acabaram "migrando" para as indústrias, porque estava dando bem mais dinheiro na época.



O terceiro período foi a REVOLUÇÃO INDUSTRIAL DO BRASIL, em 1930 com o governo de Getúlio Vargas. Ele foi o criador das grandes empresas do Brasil, como a C.P.N ( Conselho Nacional do Petróleo) originando a Petrobrás, porque nessa época o petróleo estava sendo valorizado. Outra grande empresa dele foi a Companhia Siderúrgica Nacional e também a Companhia Vale do Rio Doce. Ele também começou a investir nas hidroelétricas, dando um grande passo para a industrialização do país. Os três estados que mais cresceram com indústrias foram São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, quando os nordestinos deixaram seus engenhos e começaram a migrar para a Região Sudeste.
E o último período foi o da INTERNACIONALIZAÇÃO, quando o Brasil começou a atrair empresas estrangeiras, de 1956-1961 com o governo Juscelino Kubitschek. Ele foi o primeiro que planejou uma cidade (Brasília), porque o Brasil só crescia nos litorais, e ele implantou a cidade bem no centro para expandir o Brasil. Então ele implantou a Volkswagen para o país, pois no Brasil não havia carros. O primeiro carro foi o Fusca.
Entre 1964 a 1986, o Brasil foi governado por militares, e eles deram prioridade a tudo relacionado a infra- estrutura, tendo assim uma explosão de rodovias hidrelétricas.
E assim realizou- se a industrialização do País.



---------------------


Nome: Fernanda Alzira Pereira Hora 9ºAno A -

11ª aula (O SENHOR JÁ DEU NOTA!)

1ª Guerra Mundial

A Primeira Guerra Mundial ocorreu entre os anos de 1914-1918. Aconteceu devido a um ato terrorista.
Quem deu início a guerra foi Sérvio Gravilo Príncipe. Ele matou o herdeiro do Império Áustro- Hungaro. O governo da Sérvia queria descobrir o motivo do homicídio. E assim começou-se a Guerra, entre o Império Áustro- Hungaro e a Sérvia, que tinha também Alemanha e Rússia, mas a Rússia tinha acordo com a França, que tinha acordo com a Inglaterra, e assim, todos os países foram entrando aos poucos na Guerra.
A mídia começou a fazer provocações entre os países. Foram mortas cerca de 19 milhões de pessoas na Guerra. O Brasil entrou apenas no final pela retaguarda, com médicos e pessoas para ajudar.
Ouve dois grandes grupos na Guerra: o eixo e o entente. Os três grandes do eixo foram Inglaterra, França e Rússia. É como se fosse o lado do bem, que defendia. E o tríplice entente era composto pela Alemanha, Austro-Hungaro e Turco- omotanos. Mas as duas grandes potências eram: Inglaterra e Alemanha.
A Primeira Guerra Mundial também marcou o início das novas armas de fogo. Eram utilizados também os dirigíveis, logo após os aviões e depois bombas para serem lançadas em solo. Porém, ainda eram presentes muitas infantarias e cavalarias. Na Primeira Guerra é entendido que a defesa ganhou do ataque, e nessa época os arames farpados estavam sendo muito usados, mas o produto principal utilizado foram os GASES LETAIS.
Em 1917, a Rússia sai da Guerra para começar o comunismo. Até então os Estados Unidos apenas forneciam armas para o "lado do bem" , mas quando a Rússia saiu, ocorreu um desequilíbrio, e ele teve então que entrar na Guerra e mostrar sua força. E em meio à Guerra, os países acabaram "tomando" a África, aos pedaços.
Em 26/10/1917 o Brasil entrou, mandando pilotos de aviões e médicos.
A Guerra teve um fim quando os Estados Unidos entrou, porque os oponentes acabaram se rendendo. E no final, a Alemanha teve que pagar todo o prejuízo!


--------------------

Professor está errado, não existem duas "Fernandas", Fernanda Alzira e Fernanda Hora são a mesma pessoa. Pedro Emanuel, Tatiane Garcia e Thiago Alves não fazem parte dessa sala. Obrigada pela atenção!

----------------------



Nome: Fernanda Alzira Pereira Hora 9ºAno A -



(12ªAULA) Genocídio Armênio



A palavra Genocídio significa " assassinato de um povo" . Enquanto a Primeira Guerra Mundial estava aconteceu, os turcos fizeram uma limpeza étnica contra o povo armênio. Eles mataram 1,5 milhões de armênios e 8 milhões fugiram. Durante 600 anos, os armênios estavam na Turquia. Aproveitando que a Primeira Guerra estava acontecendo, resolveram mata-los, nessa época para que o mundo não percebesse. Tudo começou quando o povo armênio queria certa autonomia, mandaram 250 líderes para lá, e foram todos enforcados. Depois, os turcos liberaram os presos, com a condição de ajudar a matar os armênios. Dizem que os profetas avisaram para eles fugirem da Armênia e ir para os Estados Unidos, inclusive a maior parte dos 8 milhões que escaparam do genocídio foram para os Estados Unidos mesmo. 25 mil vieram para o Brasil. Em 13 de setembro de 1915, a administração do governo recebeu um telegrama avisando que tinham que matar os armênios e quem se opusesse a essa ordem, não poderia mais frequentar a administração do governo turco. A maioria dos armênios foram mortos enforcados ou queimados. O povo turco queria matar os armênios porque eram islamitas muçulmanos, eram rígidos e tinham certo preconceito contra eles.




----------------------



Nome: Fernanda Alzira Pereira Hora 9ºAno A - (13ªAULA)



Islamismo e Mulher



O islamismo surgiu nos anos 650 d.C por Maomé, um árabe. É uma política religiosa radical que acima de tudo quer conquistar o mundo. Hoje em dia já temos 1 bilhão de muçulmanos. No Brasil, temos 20% da população que é muçulmana. Se em algum país esse número chegar a 80%, pode se tornar uma ameaça. Se eles conquistarem um país, as pessoas que se recusarem a ser muçulmanas podem ser escravizadas, mortas, e as mulheres podem ser estupradas. No Sudão, há cerca de 200 mulheres escravizadas por não se tornarem muçulmanas. As mulheres são as que sofrem mais. Principalmente com a lei Sharia. Se ela por acaso for estuprada, precisa de 4 testemunhas homens, senão ela vai presa. 75% das mulheres que estão presas na Nigéria foram estupradas e não conseguiram provar. As vezes são chicotadas, e as vezes, por volta dos 9 anos já precisam casar. A palavra delas não vale. Por fim, a etnia Islâmica é muito violenta, e injusta.



-----------------------------------


Nome: Fernanda Alzira Pereira Hora 9ºAno A -


(14ªAULA) Revolução Russa


1914-1921, foi o tempo da Revolução Russa, quando surgiram os países comunistas. Um dos fatores que deu início a Revolução foi a Guerra da Manchuria em 1905, entre Russia e Japão e o Japão acabou ganhando. A Revolução foi liderada por Lenin, do Partido Bolchivista. Em relação as empresas, os empregados tinham que trabalhar entre 12 e 16 horas e ganhavam pouco. Quando em 1917 a Rússia saiu da 1ª Guerra Mundial, já haviam 2 milhões de russos mortos e 5 milhões de feridos.


Eles ficaram revoltados e foram protestar na frente do castelo para que a Guerra parasse. Porém, eles atiraram contra o povo, negando o pedido e 1500 pessoas morreram. Isso foi aumentando mais ainda o ódio do povo. Acabou quem, em 15/03/1917 Nicolau II que era o que governava, abdicou o trono e seus familiares foram executados. A Rússia com a evolução inverteu os papéis sociais. Bancos e propriedades foram tomados.E com o governo provisório, Lenin assume o poder e tomou 3 decisões, 1ª: a Rússia assina o contrato de paz com a Alemanha e sai da Guerra; 2ª:


Ele confisca os bens das empresas e da igreja Ortodoxa, e a 3ª: Estatizar a economia. Entre 1919 e 1921 começou a Guerra Civil dentro da Rússia. Trotski era chefe do exército vermelho. Quando a Guerra Civil acabou, inicia-se a NEP ( Nova Política Econômica) que é quando começa de verdade o comunismo, que começou a perseguir as religiões em geral. E finalmente, em dezembro de 1922, começou a URSS ( União das Repúblicas Socialistas Soviéticas). Lenin morre em 1924, e entra Stalin. Ele foi responsável pela morte de 23 milhões de pessoas pelo seu regine de Estado, e houve também 5 milhões de presos.
Par Anonyme sur 9 ANO A - FERNANDA ALZIRA le 13/05/12




------------------------------


Nome: Fernanda Alzira Pereira Hora 9ºA -


(15ªAULA) Albert Einstein


Em 14 de março de 1879 na Alemanha nasceu Albert Einstein. Morreu em 14 de abril de 1955. Aos 3 anos ele tinha problemas na fala, e seus familiares acharam que ele era "retardado". Einstein nos mostra que podemos ser um "imbecil" em algumas coisas, e um "gênio" em outras, inclusive ele não ia bem em algumas matérias na escola ( história, biologia). Einstein era contra as Guerras.


Ele criou o projeto Manhattan, que estudava as bombas atômicas. Ele descobriu muitas coisas importantes, mas sua maior descoberta foi a TEORIA DA RELATIVIDADE e todos a achavam absurda, foi preciso 10 anos de estudo dos cientistas para comprovar que ele estava certo. Ele era judeu, tinha nacionalidade/decendência belga, alemã, italiana, americana e foi até chamado para ser presidente de Israel e não quis! Ritler também, já quis matá-lo. Esteve no Brasil em 1925 para dar palestras numa escola, e indicou Marechal Rondon para o Prêmio Nobel da Paz.


Um pouco antes disso, em 1921, Einstein ganhou o Prêmio Nobel da Física. No ano de 1946, apenas os rascunhos dele estavam valendo 6 milhões de dólares! Mas como Einstein era a favor da paz, ele doou o dinheiro para as vítimas da Guerra. Como os judeus eram muito perseguidos e ele era judeu, ele foi criador também da Universidade Hebraica, onde os judeus iam estudar teses científicas, em Jerusalém.


Suas quatro teorias mais conhecidas foram a do Efeito Fotoelétrico, Evidências do Átomo, a Eletrodinâmica, a Massa Inercial e a mais difícil e famosa de todas, a Teoria da Relatividade.
Par Anonyme sur 9 ANO A - FERNANDA ALZIRA le 13/05/12

---------------------------

Nome: Fernanda Alzira Pereira Hora 9ºAno A - (16ªAULA)

Aviação

Primeiro o homem conquistou a terra, depois o mar, e logo após o ar e hoje em dia busca conquistar o espaço.
Mas vamos falar sobre a conquista do ar. O desejo do homem voar se iniciou com a lenda de Ícaro, e depois com inventos de Leonardo da Vinci.
Em 1783, voou o primeiro dirigível sob a face terrestre, ele era feito de hidrogênio, que é mais leve que o ar.
George Cayley, um britânico, descobriu que para voar, não precisava "bater asas". E em 1863 começou o estudo sobre a aviação.
Em 1871 foi inventado o "Túnel de Vento". E em 1897 um francês criou o primeiro avião motorizado, mas não controlado. Seu nome era Aded (o francês).
Em 17 de setembro de 1903 os irmãos Wright conseguiram o primeiro voo com o avião "Flyer". Mas apenas em 1909 houve o voo público. E em 23 de outubro de 1906 voou o avião de Santos Dumont, o 14 bis.
Os irmãos Wright não deixavam que ninguém visse ou fotografasse seus experimentos, porque eles queriam grande tecnologia para depois vender seus aviões para o governo, etc. Já Santos Dumont queria que todos vissem ele em seus experimentos, queria "fanfarra". Santos Dumont ganhou reconhecimento pelo Clube Aéreo de Paris como primeiro homem a voar.
Dumont se acomodou, mas os Wright continuaram na sua ambição, inclusive deixaram de lado a produção de bicicletas para se concentrar mais nos aviões.
Em 1907 um cara chamado Paul Cornu iniciou os inventos do helicóptero. Em 1908 os Wright conseguiram fazer duas pessoas voarem ao mesmo tempo no avião. E em 1909 houve o primeiro recorde de altura de voo (150 metros a partir do chão!)
Em 1910 Henri, outro francês criou o hidro avião. E em 1911 ocorreu o primeiro voo continental, entre Nova York e California. Durou 84 dias.
Mas o avião não era usado para as pessoas viajarem. Eram utilizados apenas os dirigíveis. Até que em 1937 no dirigível "Zeppelin" ocorreu um grande e grave acidente. Houve muitas vítimas e esse foi o último dirigível, que voou.
Em 1930 foi inventada a TURBINA A JATO.
Em 1936 foi definido o invento do helicóptero, já que o de 1907 era apenas um "rascunho". Nesse mesmo ano, o avião Douglas DC-3 voou com 21 pessoas, um recorde na época!
Na 2ª Guerra Mundial já voavam os aviões de caça e bombardeio.
Em 1947 começou a ser usada a velocidade Supersônica ( velocidade do som) de 1225 km/h.
Na época das décadas de 60 e 70, já havia o Boeing 377, que voava com 100 pessoas, e o 747, que voava com 500.
Hoje em dia os aviões são super automáticos, chegando a voar, normalmente, com cerca de 800 pessoas ou mais.

--------------------------

Nome: Fernanda Alzira 9ºAno A - (17ª AULA)

Revolução de 1930

Dia 3 de outubro de 1930 começou a revolução, mas foi em 3 de novembro que Getúlio Vargas assumiu o poder. Através da política café com leite, entre São Paulo e Minas, dos 12 presidentes que o Brasil teve, 8 eram maçons. Os maçons eram contra o integralismo, na qual Getúlio participava. Quem ficasse do "lado" do integralismo de Getúlio era expulso da maçonaria. No dia 25 de novembro de 1937 Getúlio acabou com toda a maçonaria. Além disso, criou o CLT, acabou também com a oligarquia e o coronelismo. Mas o que causou a revolução?

Entre os que se destacam é a fraude eleitoral, políticos da oposição começaram a morrer de forma estranha, a crise da economia em 1929, a política café com leite de Minas e João Pessoa. Com o governo de Getúlio a Constituição de 1891 foi encerrada, e começaram os decretos. Em 1934 foi criada a Nova Constituição. Os paulistas também nunca mais voltaram a presidência. Políticos como Dutra, Castello Branco,Médici, Geisel, João Goulart e Tancredo Neves trabalharam também com Getúlio Vargas e se tornaram presidentes.

-----------------------------

Nome: Fernanda Alzira 9ºAno A - (18ª AULA)

Grande Depressão

No dia 24/10/1929 houve uma enorme queda na bolsa de valores. As pessoas usavam "papéis pobres" (ações). Houve investimento especulativo, os fazendeiros também não pagavam seus empréstimos, além da retirada em massa de dinheiro dos bancos. Em 1929 a 1934, 8 mil bancos foram fechados. Até 1940,o número de bancos fechados chegou a 14mil! Isso foi durante o governo de Hebert Hoover, presidente dos Estados Unidos. Ocorreu um "ato alfandegário" também.

Com a queda da bolsa, além de tudo isso, ocorreu um alto índice de desempregos, porque o mundo todo é interligado e um país depende do outro, então a queda na bolsa causou um "efeito dominó" no mundo inteiro!Caiu 70% a produção de carros, 50%¨a de pecuária, os salários diminuíram...

Após um tempo, o novo presidente Roosevelt criou o New Deal, um novo acordo. Foram construídas e reformadas escolas, pontes e hospitais, que geraram milhões de empregos, e assim, foram se recuperando. Mas, com a 2ª Guerra Mundial, muitos largaram seus empregos para lutar na Guerra, mas, com a venda de mercadorias, armas e tudo mais, não afetou muito. E então, ao final da 2ª Guerra, os Estados Unidos se tornou uma potência econômica, e tudo volta ao normal.



----------------------------------





Nome: Fernanda Alzira Pereira Hora nº10 9ºAno A 19ª Aula: Revolução Russa - NOTA 10 Durante milênios a China foi governada por monarquia. Houve a época da dinastia Quin. A revolução ocorreu em 1911, quando a monarquia acabou. Existiam duas etnias a Han ( dos trabalhos e pobres, constituía a maioria da população) e a Manchuie , que era rica e tinha bem mais domínio sobre tudo. Em 1905 começa a revolução industrial no mundo e empresários chineses começaram a trabalhar numa estrada de ferro. Em 1911 ela foi nacionalizada. Houveram presos e manifestações, porque o governo tomou a estrada. 100 mil mortos, tragédia natural. No mês de outubro, dia após dia as províncias foram se revelando contra o governo. Das 17 províncias, 16 aceitaram a revolução! A Tailândia se tornou independente e Yuan Shikai, que era general, e fez uma proposta para os governantes de receber pensão, viver numa Cidade Proibida só para eles, e abdicar o trono. Eles aceitaram e Yuan se tornou o novo governante. Vale sur 9

---------------------------------------

Nome: Fernanda Alzira Pereira Hora nº 10 9ºAno A 21ª Aula: Maremotos -NOTA 10 A palavra maremoto vem do latim " mare- motus". Em japonês, tsunami, "Onda no porto". Suas causas são: terremotos no oceano devido aos movimentos das placas tectônicas, desabamentos, vulcões que entram em erupção perto do mar, queda de meteoros e queda de icebergs. Tudo isso causa grande impacto na água, dando pressão e fazendo as ondas ficarem enormes! De maremotos famosos temos o chamado Alexandria ( Egito) , 365 d.C . Matou 50 mil pessoas. O da Catânia, em 11/12/1169, que matou 20 mil pessoas. O do Mediterrâneo foi um dos mais graves em questão de destruição. Ocorrido em 05/05/1202, esse Maremoto matou 1.200.000 pessoas! O de 1309 em Creta conseguiu derrubar o " Farol de Alexandria", que era uma das maravilhas do mundo na época. Teve o de 1538 em São Vicente, esse não muito considerado pelo mundo, o da Itália em Janeiro de 1693 que causou a morte de 60 mil mortos. O de Portugal que atingiu Marrocos sur




----------------------------------------------



23a Aula: FHC (Fernando Henrique Cardoso)
Fernando Henrique Cardoso foi presidente do Brasil duas vezes antes de Lula. Ele vendeu muitas empresas brasileiras, incluindo a Compania Vale do Rio Doce, que vendeu por 10mil.
Ele também deu abertura as telecomunicações, ou seja, empresas de fora poderiam agora se instalar no país.
Também iniciou as leis de responsabilidade fiscal, e capital estrangeiro (empresas de comunicação), pois antigamente no Brasil existia muito monopólio.
Ele combateu o tabaco, iniciou a produção de medicamentos genéricos, bolsa escola, bolsa família, o auxilio gás, a lei de acessibilidade, que possibilitada a ida por exemplo, de alunos de inclusão nas escolas. Também criou o SIVAM ( Sistema de Viação Aérea Amazonica) , o gasoduto Bolívia Brasil, muitas leis de crimes ambientais, e o Código Nacional de Trânsito.
Resumindo, foi um bom presidente.


-----------------------------------------------------------------



Nome: Fernanda Alzira Pereira Hora 9ºAno A - (24ªAula) Holocausto Judeu - Nota 12 Ocorreu 50 milhões no holocausto judeu, foi a maior catástrofe de mortes da história das Guerras. Hitler sempre pregava contra os judeus. Primeiro ele falava sobre a expulsão deles na Alemanha, e depois,de extermínio. Esses judeus tinham que ficar em guetos ( vilas), e não podiam sair de lá. Foi então que começou a SOLUÇÃO FINAL. Havia os soldados próprios para executar os judeus. Eles matavam milhões por dia, havia muito sangue, os soldados estavam ficando extremamente abalados psicologicamente com tudo isso. Foi daí que criou-se a indústria da morte para poupar um pouco os soldados. Os cientistas estudavam maneiras de matar sem tanto sofrimento, sujeira e pressões psicológicas. Os judeus eram mortos na câmera de gás, onde ficavam nus, todos juntos e ligavam o gás até mata-los asfixiados. Eles eram cremados, e também podiam morrer enterrados, os tratores jogavam vários judeus em grandes buracos, sur 9


----------------------------------------------

Nome: Fernanda Alzira Pereira Hora nº 10 9º Ano A 25ª Aula: Ataque a Pear Harbor O ataque do Japão a Pear Harbor decretou a entrada dos Eua na 2ª Guerra Mundial e iniciou também a Guerra do Pacífico. Esse ataque foi realizado no dia 07/12/1947 e foram destruídos 188 aviões,11 navios e mais de 2400 militares estado-unidenses e 68 civis foram mortos! Havia reservatórios de Combustível em Pear Harbor, mas esses não foram atingidos. A operação foi de êxito para os japoneses. Mas logo, 4 anos depois, em 1945 , os Eua, em meio a Segunda Guerra Mundial, lançaram pela primeira vez na história uma arma nuclear,a bomba atômica, bombardeando as cidades de Hiroshima e Nagasáqui. sur 9




---------------------------------------

Nome: Fernanda Alzira Pereira Hora 9ª ano A Nº 10 

26ª Aula- Demografia ; NOTA 12

 Demografia é o estudo do crescimento populacional. No mundo atualmente temos 7 bilhões de pessoas. Esse número é preocupante, porque é gente demais! Mas é a geração atual que vai decidir se a população chegará a 14 bilhões ( número grave) ou não. Temos que ter CONSCIÊNCIA PLANETÁRIA. a China ( país mais populoso do mundo) já controla esse crescimento: os casais só podem ter um filho. Se quizerem mais devem ter autorização do governo. Nas gerações passadas, as pessoas chegaram a ter 12, 15 filhos, porque como a maioria morava na roça e o pensamento era: quanto mais filhos,mais gente pra trabalhar na roça. Porémm a medida que as cidades foram crescento e os problemas financeiros também, foi diminuindo esse número, pois foi ficando bem mais caro para manter um filho. Hoje em dia pessoas tem entre dois ou três filhos no máximo, em média, mas então porque a população continua crescendo? Os pesquisadores sur 9


------------------------------
Professor, estou organizando as atividades aos poucos. Prometo que até domingo mandarei todas as atividades, é só aguardar mais um pouco! Obrigada! Fernanda. sur 9 ANO A 


mardi 20 mars 2012

9 ANO - AULAS ESPECIAIS

AULAS ESPECIAIS PARA
ALUNOS COM DEFICIENCIA MOTORA
Esta aula é destinada ao aluno Emerson do Nono ano do Ensino Fundamental que por ter limitações motoras (deficiência física), o texto é mais curto, simples e com letras grandes. Como tem dificuldades para escrever, suas atividades consistem em exercícios de multiplas escolhas. Aulas e exercícios preparados pelo professor Valdemir Mota de Menezes

9 ANO ( 2 AULA) PRIMEIRA REPÚBLICA


A primeira República, também conhecida como República Velha, foi o período que abrange a Proclamação da República até a revolução de 1930. Em 15 de novembro de 1889, houve uma reunião para decidir acerca da república no Brasil através do voto popular. Até que um plebiscito fosse realizado, a República permaneceu provisória. O governo provisório foi inicialmente comandado por marechal Deodoro da Fonseca que estabeleceu algumas modificações como a reforma do Código Penal, a separação da Igreja e do Estado, a naturalização dos estrangeiros residentes no país, a destruição do Conselho, a anulação do senado vitalício entre outras.

Exercício:

1 Plebiscito iria ser realizado para consulta popular, onde o povo através do VOTO iria expressar sua opinião, aprovando ou rejeitando uma questão. No plebiscito a decisão é :


_____DO JUIZ


_____ DO PRESIDENTE


_____ DO POVO ATRAVES DO VOTO


_____ DO EXÉRCITO


2 - A separação do Estado e da Igreja tinha coimo objetivo determina que questões religiosas fossem decididas pelos líderes da igreja (padres e bispos católicos), enquanto que as questões políticas deveria ser atribuições das autoridades políticas. São atribuições do Estado:

_____ DECIDIR QUAL O MELHOR TIME DE FUTEBOL


_____ CUIDAR DA EDUCAÇÃO PÚBLICA


_____ ESCOLHER OS DIAS DE CELEBRAR CULTO


_____ ATENDIMENTO MÉDICO DO POVO





--------------------------------------------------
--------------------------------------------------
--------------------------------------------------



9 ANO ( 3 AULA)

GOVERNOS OLIGÁRQUICOS

/ANTONIO CONSELHEIRO


Depois de vinte anos de peregrinação pelo nordeste ( ele perambulou pelo Ceará, Sergipe, Pernambuco e Bahia), amado pelo povo e visto como um messias ou um profeta por alguns, imcompreendido e perseguido pelas autoridades, Conselheiro observou de perto o atraso em que o povo se encontrava e o descontentamento que eles sentiam. Assim, resolveu, na última década do século XIX, pôr em prática seu objetivo de formar uma comunidade igualitária: Belo Monte (Canudos, no interior da Bahia). Rapidamente, a comunidade cresceu e tornou-se uma das maiores cidades do nordeste, com 25.000 habitantes. Organizada, religiosa, produtiva e comunitária.

A reação das pessoas de posses, dos políticos e de alguns setores da igreja, deu início à Guerra dos Canudos, que teve seu início em 1.896, a maior guerra campesina do século XIX. As três primeiras expedições militares foram derrotadas pelos sertanejos. A quarta expedição da polícia e do exército, formada por milhares de homens, potentes canhões e liderada por Artur Oscar, conseguiu, no dia 5 de outubro de 1.897, tomar a cidade de Canudos.

Todos os habitantes foram mortos (nem as crianças foram poupadas). Canudos virou cinzas, mas também tornou-se, por seu sonho e resistência, símbolo de luta e esperança de um outro Brasil.

FONTE: http://www.infoescola.com/biografias/antonio-conselheiro/


EXERCÍCIO:


Como se chamou a batalha mais inglória do Governo brasileiro que matou quase 20 mil sertanejos que viviam humildemente em sua vila em Belo Monte:


________ GUERRA DO PARAGUIA



________ GUERRA DAS MALVINAS



________ GUERRA DOS SEXOS



_______ GUERRA DOS CANUDOS



2 – EXERCÍCIO:

ANTONIO CONSELHEIRO ERA O LÍDER DA COMUNIDADE DOS CANUDOS, COM O SEU CARISMA CRIOU UM CIDADE NO INTERIOR DA BAHIA, ELE ERA:



______ PILOTO DE AVIÃO



______ CIENTISTA



______ LÍDER RELIGIOSO



______ PSICÓLOGO




------------------------------------

----------------------------------------------------

--------------------------------------------------------------


4 AULA – O PROGRESSO



Após analisar a letra da música de Roberto Carlos: “O Progresso”, responda as seguintes questões:

O Progresso

Roberto Carlos

Eu queria poder afagar uma fera terrível
Eu queria poder transformar tanta coisa impossível
Eu queria dizer tanta coisa
Que pudesse fazer eu ficar bem comigo
Eu queria poder abraçar meu maior inimigo
Eu queria não ver tantas nuvens escuras nos ares
Navegar sem achar tantas manchas de óleo nos mares
E as baleias desaparecendo
Por falta de escrúpulos comercias
Eu queria ser civilizado como os animais

Eu queria ser civilizado como os animais

Eu queria não ver todo o verde da terra morrendo
E das águas dos rios os peixes desaparecendo
Eu queria gritar que esse tal de ouro negro
Não passa de um negro veneno
E sabemos que por tudo isso vivemos bem menos

Eu não posso aceitar certas coisas que eu não entendo
O comércio das armas de guerra da morte vivendo
Eu queria falar de alegria
Ao invés de tristeza mas não sou capaz
Eu queria ser civilizado como os animais
Eu queria ser civilizado como os animais
Eu queria ser civilizado como os animais

Não sou contra o progresso
Mas apelo pro bom senso
Um erro não conserta o outro
Isso é o que eu penso

Eu não sou contra o progresso
Mas apelo pro bom senso
Um erro não conserta o outro
Isso é o que eu penso

EXERCÍCIO


1 -Na linguagem poética e simbólica, Roberto Carlos se refere ao OURO NEGRO como uma referência a:



_______________ CARVÃO




_______________ PETRÓLEO




_______________ PELÉ




_______________ ESCURIDÃO DO UNIVERSO




2 – A Música se refere constantemente ao desejo do cantor em SER CIVILIZADO COMO OS ANIMAIS. Ele admira qual virtude dos animais:



__________ GANÂNCIA POR RIQUEZAS




___________ A AMBIÇÃO PELO PODER





___________ TER OS SEUS SEMELHANTES O SERVINDO




___________ CONTENTA-SE COM O SUPRIMENTO DS NECESSIDADES BÁSICAS







3 – “O verde da terra morrendo” o cantor estar se referindo ao fenômeno:




___________ DESERTIFICAÇÃO DO SAARA





__________ RECLAMANDO QUE POUCOS PINTAM A CASA DE VERDE





__________ A EXTRAÇÃO IEGAL DE MADEIRA PARA AS INDUSTRIAS




___________ PROTESTO CONTRA OS HOMENS COMEREM VERDURA




---------------------------------




5 AULA – REVOLTAS POPULARES



REVOLTA DA VACINA –

Ocorreu no governo de Rodrigues Alves, várias cidades estão sofrendo com epidemia de varíola, febre amarela e peste bubônica. O médico Osvaldo Cruz à frente da Secretaria de Saúde tinha autorização do governo para que os agentes de saúde inspecionasse as casas e a vacina contra a varíola tornou-se obrigatória. A população confrontou a polícia à bala. O projeto incluía a construção de rede de esgotos, calçamento nas ruas, aterro de pântanos próximo as áreas urbanas.

(O povo estava acostumado com a sujeira e a falta de higiene e teve que ser educado a força. Muitos avanços na sociedade só são possíveis com a força da Lei Obrigatória e se possível com auxílio das Forças Armadas e Policiais).

REVOLTA DAS CHIBATAS –

Em 1910 houve a revolta da Chibatas, onde os marinheiros do Brasil, que estavam no Rio de Janeiro se revoltaram contra a punição excessiva física contra um marinheiro que levou cachaça para dentro do navio. Ele tomou 250 chicotadas, Os marinheiros tomaram cinco navios de guerras e chegaram a bombardear a cidade do Rio de Janeiro. O líder da revolta foi João Candido, que foi preso chegou a ficar dois anos internado em hospital de louco. Após uma anistia do governo, houve nova rebelião dos fuzileiros navais, na ilha das Cobras, desta vez, as forças oficias massacraram os fuzileiros, e quase todos foram mortos.

LIÇÕES DESTAS REVOLTAS:

O povo estava errado no caso da Revolta da Vacina, pois a vacina era para o bem das pessoas, além disso, as pessoas daquela época tinham resistência a praticas de higiene de saneamento básico. Até recentemente as pessoas ainda tinham hábitos “porcos” de jogar o lixo em qualquer terreno baldio, gerando a proliferação de ratos, insetos e doenças. Nem sempre o povo e a maioria estão certos.

No caso da Revolta da Chibatas, os marinheiros estavam certos. O castigo deve ser proporcional ao crime. 250 chicotadas é um castigo duro por uma infração como levar uma garrafa de cachaça para dentro do navio. O Estado deve ser moderado em suas atitudes, nem extremamente autoritário, nem extremamente tolerante aos infratores.



EXERCÍCIOS


1 – Oswaldo Cruz, grande sanitarista brasileiro, enfrentou uma revolta popular que ficou conhecida como:


_____________REVOLTA DAS CHIBATAS




_____________REVOLTA DA FOME




_____________REVOLTA DOS ESCRAVOS




_____________REVOLTA DA VACINA








2 - O LÍDER DA REVOLTA DAS CHIBATAS FOI:



__________ OSWALDO CRUZ




___________JOÃO CÂNDIDO




___________RODRIGUES ALVES




____________VALDEMIR MOTA DE MENEZES



3 – A REVOLTA DAS CHIBATAS EXPLODIU QUANDO UM MARINHEIRO FOI PUNIDO POR QUÊ?




___________ OS MARINHEIROS TENTARAM DAR UM GOLPE DE ESTADO




___________UM MARINHEIRO MATOU UM ALMIRANTE




___________UM MARINHEIRO ENTROU COM CACHAÇA NO NAVIO




__________O SOLDO ESTAVA ATRASADO FAZIA TRÊS MESES




------------------------------------------------------

6 AULA - 18 FORTE DE COPACABANA


• Classe média e os tenentes criticavam a política do café-com-leite
• os tenentes associavam as oligarquias o atraso do Brasil e a corrupção
•Não tinham o projeto definido
•O governo de Artur Bernardes (1922-1926) foi duramente criticado pelos tenentes
• Os tenentes iniciaram uma revolta no forte de Copacabana e caminharam pela orla armados contra o exército.
• eram 17 militares e 01 civil
•Somente Eduardo Gomes e Siqueira Campos sobreviveram




EXERCÍCIO 1


A Revolta dos 18 do Forte foi uma manifestação de cunho:


_________ Religioso


__________ Escolar


__________ Familiar


__________ Militar




EXERCICIO 2


Uma classe de militares se destacaram na Revolta dos 18 do Forte, foram os :


_______ Tenentes


_______ Soldados


_______ Cabos


_______ Coroneis


EXERCÍCIO 3


A revolta dos 18 do Forte culminou com a morte de todos os seus líderes que desfilaram a caminho da morte, sobreviveram somente:


________ Cinco


________ Dois


________ Dezoito


________ Sete


-------------------------------




7a AULA IMIGRAÇÃO NO BRASIL





A imigração no Brasil deixou fortes marcas na demografia, cultura e economia do país.

Em linhas gerais, considera-se que as pessoas que entraram no Brasil até 1822, ano da independência, foram colonizadores. A partir de então, as que entraram na nação independente foram imigrantes.



EXERCÍCIO 1


Os portugueses tiveram que participação na formação do Brasil:


______ Colonizadores


______ Imigrantes


______ Turistas


______ Nativos


EXERCÍCIO 2


Qual das Etnias abaixo não chegaram em grande número no Brasil:


_____ Japoneses


_____ Alemães




_____ Siro-Libanênes


_____ Nepaleses


EXERCICIO 3


De que país chegaram imigrantes no Brasil para trabalhar no interior de São Paulo nas fazendas de café?


______ Eritréia


______ Mongólia


______ Itália


______ Suiça