dimanche 1 avril 2012

9 ANO (11ª AULA) – PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL

9 ANO (11ª AULA) – PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL

Ocorreu entre 1914 a 1918

CAUSAS
O herdeiro do trono Austro-húngaro (Francisco Ferdinando) morreu em um atentado terrorista na Sérvia, Gavrilo Princip, membro do grupo terrorista Mão-Negra


John Hobson em seu Livro “Imperialismo” previu que a luta por novos mercados iria levar a uma guerra global. (Ambição)

A opinião pública, a mídia, os aristocratas todos acreditavam que uma guerra iria solucionar alguns impasses na Europa. O patriotismo era o espírito da época.


OS COMBATENTES:
(Eixo) Inglaterra, França, Rússia (Depois Itália e EUA) X (Trípice Entente) Alemanha, Austro-Húngaro, Turco-Otomano


INGLATERRA – POTÊNCIA
Dos 400.000 tripulantes de Navio, 200.000 eram ingleses.
Inglaterra e Alemanha disputavam a supremacia no mar.


O CONFLITO

Alemanha incentivou o Império Austro-húngaro a declarar guerra a Sérvia
Austro-Húngaro ataca Sérvia,
Rússia vai defender a Sérvia,
Alemanha defende o Austro-húngaro e ataca Bélgica e França
Inglaterra defender a Bélgica e França devido um Tratado
Portugal preparou 200.000 soldados – 10 mil morreram


As colônias africanas entraram em luta:
Togo –Namíbia - África do Sul -
Samoa – Nova Zelândia – Nova Guiné
Japão - China

BRASIL
Três navios brasileiros foram atacados:
O Paraná
O Tijuca
O Macau
O Brasil reage e apreende 42 navios alemães nos portos brasileiros a título de indenização
26/10/1917 presidente Venceslau Brás declara guerra a Alemanha
Em 1918 Brasil envia aviadores, tropa naval e corpo médico.

AS NOVAS ARMAS DE GUERRA
Carro-tanque
Aviões com metralhadoras
Dirigíveis como bombardeiros
Arames farpados
Gases letais (guerra Química)

Rússia abandona a Guerra em 1917 devido a Revolução Bolchevista

RESULTADOS:

19 milhões de mortos
França e Inglaterra conseguem vastos territórios
Império Otomano se transforma na Turquia
Armênia cristã sofre genocídio pelos Otomanos, 1 milhão morre em campos de concentração



CURIOSIDADE
No inicio da guerra, soldados inimigos pararam a guerra para comemorar o Natal, depois voltaram para as trincheiras.

4 commentaires:

  1. Nome: Fernanda Alzira Pereira Hora 9ºAno A - 11ª aula (O SENHOR JÁ DEU NOTA!)

    1ª Guerra Mundial

    A Primeira Guerra Mundial ocorreu entre os anos de 1914-1918. Aconteceu devido a um ato terrorista.
    Quem deu início a guerra foi Sérvio Gravilo Príncipe. Ele matou o herdeiro do Império Áustro- Hungaro. O governo da Sérvia queria descobrir o motivo do homicídio. E assim começou-se a Guerra, entre o Império Áustro- Hungaro e a Sérvia, que tinha também Alemanha e Rússia, mas a Rússia tinha acordo com a França, que tinha acordo com a Inglaterra, e assim, todos os países foram entrando aos poucos na Guerra.
    A mídia começou a fazer provocações entre os países. Foram mortas cerca de 19 milhões de pessoas na Guerra. O Brasil entrou apenas no final pela retaguarda, com médicos e pessoas para ajudar.
    Ouve dois grandes grupos na Guerra: o eixo e o entente. Os três grandes do eixo foram Inglaterra, França e Rússia. É como se fosse o lado do bem, que defendia. E o tríplice entente era composto pela Alemanha, Austro-Hungaro e Turco- omotanos. Mas as duas grandes potências eram: Inglaterra e Alemanha.
    A Primeira Guerra Mundial também marcou o início das novas armas de fogo. Eram utilizados também os dirigíveis, logo após os aviões e depois bombas para serem lançadas em solo. Porém, ainda eram presentes muitas infantarias e cavalarias. Na Primeira Guerra é entendido que a defesa ganhou do ataque, e nessa época os arames farpados estavam sendo muito usados, mas o produto principal utilizado foram os GASES LETAIS.
    Em 1917, a Rússia sai da Guerra para começar o comunismo. Até então os Estados Unidos apenas forneciam armas para o "lado do bem" , mas quando a Rússia saiu, ocorreu um desequilíbrio, e ele teve então que entrar na Guerra e mostrar sua força. E em meio à Guerra, os países acabaram "tomando" a África, aos pedaços.
    Em 26/10/1917 o Brasil entrou, mandando pilotos de aviões e médicos.
    A Guerra teve um fim quando os Estados Unidos entrou, porque os oponentes acabaram se rendendo. E no final, a Alemanha teve que pagar todo o prejuízo!

    RépondreSupprimer
  2. Matheus Rocha De Moraes 9° Ano B/ 11° Aula

    1° Guerra Mundial

    A primeira Guerra Mundial ocorreu em 1914 a 1918.
    Ocorreu porque as disputas imperialistas entre a Inglaterra e a Alemanha, também por causa do herdeiro do Trono Austro- húngaro que morreu em um atentado terrorista na Servia. E outros motivos.
    Na primeira guerra mundial as guerras eram decididas nos mares e na terra, porque eles não tinham a tecnologia de aviões, tanques, armas pesadas. Eles tinham armas mais eram fracas.
    Nessa guerra tinha muitos países participando Inglaterra, França, Rússia, Itália, Europa, Alemanha, Austro Húngaro, Turco-Otomano e entre outros.
    Muitos Países não tinham navios então decidiam na terra com soldados. No final da guerra morreram muitas pessoas e soldados, cerca de 19 milhões de mortos.
    Já na segunda Guerra Mundial tinha mais tecnologias como Carros-tanques, aviões com metralhadores, Dirigíveis, Arame farpado, Gases letais.

    RépondreSupprimer
  3. 11ªAula-Primeira Guerra Mundial
    Como se iniciou a Guerra Mundial

    Iniciou-se em 1914 e terminou em 1918, alterando a organização social e política em âmbito mundial. As principais causas foram a rivalidade, o espírito de competição e orgulho nacionalista das nações européias. A partir de 1848, havia grande disputa entre as potências imperialistas européias pelos mercados consumidores e por fornecedores de matéria prima, principalmente da África e Ásia. A entrada de novas potências industriais na disputa criou grandes rivalidades no cenário internacional.
    No início do século XX era de grande tensão o clima entre as grandes potências européias, o conflito mundial era inevitável. Os países passaram a fazer acordos e alianças entre si para unir as forças, prevendo o início da guerra:
    Tríplice Aliança – A fim de enfrentar o expansionismo francês na Europa, a Alemanha uniu-se a partir de 1882. A Itália no início declarou-se neutra no conflito mundial, mas a partir de 1915 passou para o lado dos inimigos, aliando-se à Tríplice Entente.
    Tríplice Entente (Entente = acordo) – Foi baseada na Entente Cordiale firmada a partir de 1904 entre a França e o Reino Unido para tentar impedir o expansionismo da Alemanha.
    A partir de 1907 a Rússia, que pretendia dominar os Bálcãs, alia-se a eles formando a Tríplice Entente também conhecida como “Aliados”.
    O motivo que deu início ao conflito foi o assassinato de Francisco Ferdinando que era arquiduque e herdeiro do trono da Áustria, em 28/06/1914. Além disso, a Áustria havia anexado as províncias que antes pertenciam aos turcos da Bósnia e da Herzegóvina, o que provocou a reação da Rússia e da Sérvia. Com o crime, a Áustria exigiu que a Sérvia se retratasse e punisse os jornais que atacavam o governo austríaco. A Rússia não aceitava essa humilhação à Sérvia.
    A Alemanha era aliada da Áustria e declarou guerra à Rússia no dia 1º de agosto de 1914 e dois dias depois declarou guerra à França, iniciando assim a Primeira Guerra Mundial.

    RépondreSupprimer
  4. Tatiane Garcia Guerreiro - 9º ano B
    11ª aula – Primeira Guerra Mundial.

    A Primeira Guerra Mundial ocorreu entre 1.914 à 1.918. Vários foram os motivos, o central foi o assassinato de Francisco Ferdinando, as investigações levaram a um jovem integrante do grupo Sérvio. O império austro-húngaro não aceitou as medidas tomadas pela Sérvia com relação ao crime e, no dia 28 de julho de 1.914, declarou guerra a Sérvia.
    Os países europeus fizeram alianças políticas e militares, de um lado havia a Tríplice Aliança, formado por Itália, Império Austro-Húngaro e Alemanha. Do outro lado a Tríplice Entente, formada pela França, Rússia e Reino Unido. O Brasil participou enviando enfermeiros e medicamentos para ajudar a Tríplice Entente.
    Em 1.917 entrou o Estados Unidos no conflito. Fazendo assim que a Tríplice Entente vence-se a guerra.

    RépondreSupprimer