mardi 10 avril 2012

9 ANO (14a AULA) REVOLUÇÃO RUSSA

REVOLUÇÃO RUSSA

(por Valdemir Mota de Menezes, o Escriba)

Este foi um dos eventos mais significativo do século XX. Começou em 1914 e terminou em 1991.

A derrota da Rússia em 1905 para o Japão, quando contendiam pela posse da Manchúria, veio a somar a insatisfação popular.

O povo inconformado com os desmandos dos Czares fez uma revolta popular que culminou com a queda do Czar Russo Nicolau II. Logo se estabeleceu um governo provisório que também foi derrotado pelas forças dos Bolchevistas, liderados por Lênin.

No início do século XX a Rússia estava entrando no novo mundo industrializado, o Czar Nicolau abriu a Rússia para o capital estrangeiro e logo a Rússia tinha 3 milhões de operários nas grandes cidades, porem as condições dos trabalhadores eram horríveis: trabalhavam 12 a 16 horas por dia, o salário era extremamente baixo e nem mesmo recebiam refeições. Neste ambiente, as idéias marxistas passaram a encontrar campo fértil.

Quando a Rússia saiu da Primeira Guerra Mundial, já havia morrido quase dois milhões de soldados e havia cinco milhões de feridos.

Lênin e Trotski foram os lideres do partido Operário que fomentaram e articularam a Revolução Russa, baseados na nova corrente política: o Marxismo. Em 1903 o partido se dividiu em dois: A minoria defendia uma luta gradual para a conquista dos direitos, enquanto a maioria, Bolchevistas, defendia a revolução armada e a implantação de uma ditadura do proletariado.

A Rússia sofre grandes derrotas na Primeira Guerra Mundial e havia manifestações populares contra o governo do Czar Nicolau II continuamente, uma dessas manifestações o Imperador mandou os soldados atirarem contra o povo, foram cerca de 1500 mortos e seis mil feridos.

No final da participação Russa na Primeira Guerra Mundial, os soldados já estavam matando os oficiais e desertando das Forças Armadas, enquanto a população passava fome por falta de alimento.

Em Petersburgo foi criado o primeiro “soviete” (conselho operário) para comandar greves dos operários e camponeses.

Em 15 de março 1917, Nicolau II, abdica o trono russo. Posteriormente ele, sua esposa e os cinco filhos são executados.

A Revolução Russa é divida em duas etapas, a primeira chamada Revolução Branca, e a segunda a Revolução Vermelha, quando Lênin e seus correligionários cercam a capital para assumir o poder.

Lênin logo publicou um documento chamado AUTOGESTÃO onde toda empresa com cinco ou mais funcionários controlaria a empresa. Muitos dos antigos proprietários fugiram para o exterior. A Rússia entrava em colapso.

Segundo Marc Ferro, com a revolução os alunos eram quem ditava aos professores o programa de História da Civilizações, eram os soldados que marcavam reuniões com os oficiais, eram os empregados que estipulavam as ordens para os patrões.

Lênin retorna a Rússia e passa a pregar a nacionalização dos bancos e da propriedade privada.

As primeiras semanas da Revolução foram cheias de esperança e quase sem violência. Foi abolida a Pena de Morte, os presos políticos foram soltos, e se garantiu a liberdade de imprensa. Neste clima, muitos dos sustentadores do antigo regime saem do país.

Michel Rodzianko (rico latifundiário) é o primeiro dirigente do Governo Provisório.

O programa de Governo dos soviéticos recomendou ao Governo Provisório que reduzisse a jornada de trabalho para 8 horas, que fosse feito reforma agrária, distribuindo terra para o povo. Mas a burguesia que estava no Governo Provisório não aplicou estas recomendações.

Na época a capital da Rússia era Petrogrado (hoje a cidade se chama: Petersburgo) e a capital atualmente é em Moscou.

Com o fim do absolutismo dos Czares, foi marcada uma Assembléia Constituinte para elaborar uma nova Constituição, mas Lênin era contrário e publicou um documento chamado “Teses sobre a Assembléia Constituinte” onde defendia o “sovietes” como uma forma superior de governo.

Em 05 de janeiro de 1918, Lênin repeliu uma passeata pacífica a favor da Constituição à bala. Os partidos socialistas perceberam que os bolchevistas queriam uma ditadura.

No poder Lênin tomou as seguintes decisões:

1 – Rússia assina tratado de paz com a Alemanha e sai da Primeira Guerra Mundial.

2 – Confisca as propriedades privadas e os bens da igreja Ortodoxa.

3 – Estatização da economia.

De 1919 a 1921, a Rússia se vêm em guerra civil, pois os territórios cedidos a Alemanha no acordo de Paz, volta a ser motivo de disputas e vários exércitos internos se levantam contra o Governo Bolchevista, agora chamado de Partido Comunista. Mas Trotski sob o comando do recém-formado exército vermelho ganha as batalhas e põe fim a guerra civil.

NEP (NOVA POLÍTICA ECONÔMICA)

Entre as medidas tomadas pela NEP destacam-se:

1 - liberdade de comércio interno,

2 - liberdade de salário aos trabalhadores,

3 - autorização para o funcionamento de empresas particulares e permissão de entrada de capital estrangeiro para a reconstrução do país.

O Estado russo continuou, no entanto, exercendo controle sobre setores considerados vitais para a economia: o comércio exterior, o sistema bancário e as grandes indústrias de base.

FORMAÇÃO DA UNIÃO SOVIÉTICA

Em dezembro de 1922, foi organizado um congresso geral de todos os sovietes, ocorrendo a fundação da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS). O governo da União, cujo órgão máximo era o Soviete Supremo (Legislativo), passou a ser integrado por representantes das diversas repúblicas.

Competia ao Soviete Supremo eleger um comitê executivo (Presidium), dirigido por um presidente a quem se reservava a função de chefe de estado. Competia ao governo da União as grandes tarefas relativas ao comércio exterior, política internacional, planificação da economia, defesa nacional, entre outros.

Paralelamente a essa estrutura formal, estava o Partido Comunista, que controlava, efetivamente, o poder da URSS. Sua função era controlar os órgãos estatais, estimulando sua atividade e verificando sua lealdade e manter os dirigentes em contato permanente com as massas. Também assegurava à população a difusão das ideologias vindas da alta cúpula.

A SUCESSÃO

Em 1924 Lênin morre e Stalin e Trotski disputam pelo poder. Stalin ganha a disputa e Trotski é deportado, sendo assassinado em 1940 a mando de Stalin, no México, com vários golpes de picareta na cabeça.

STALINISMO

Stalin governou entre 1924 a 1953, foi um dos homens mais cruéis da História da humanidade, mandou matar e torturar todos os inimigos do comunismo, desde companheiros de Lênin, e patriotas russos, até os praticantes de qualquer religião e os que eram contra o regime comunista. Foram cerca de 23 milhões de mortos e 5 milhões de cidadãos presos.

CONCLUSÃO

O comunismo soviético era ateísta e acreditava que “a religião era o ópio do povo”, assim em vez de buscar o reino dos céus, deveriam lutar pelo reino na Terra. O comunismo soviético foi a maior caçada para torturar e matar os adeptos de qualquer religião. Eles queriam que as pessoas deixassem de acreditar em Deus para acreditar em si mesmo. Acabaram por demonstrar que sem Deus e sem religião o ser humano é capaz de fazer ainda mais atrocidades.

O Comunismo Soviético foi mais um sistema humano de Governo que fracassou. Perseguiu os seus oponentes, causou grandes desgraças, e foi responsável pela morte de milhões de pessoas. Fazendo uma comparação com O império romano, especialmente a pessoa de Nero, a Dominação da Igreja Católica na Idade Média, e com Hitler na Alemanha Nazista, vemos que muitas ditaduras tiranas e cruéis começaram com ideais altruístas, mas no desenrolar da história se mostraram insanos e resultaram em grandes tragédias da humanidade.

9 commentaires:

  1. Nome:Isabelly Brito 9 ano A
    14 aula

    Revolução Russa
    Em 1914 e 1991 foi tempo que durou a revolução Russa em 1905 a Rusia entrou em guerra com a manchuria-Japão a revolução Russia foi liderada por lênin essa revolução teve como base a economia politica e religião.Na Russia os homens trabalhava de 12a 16 hrs eles trabalhavão muito para ganhar pouco,essa situação foi antes do meio da primeira guerra mundial ,na primeira guerra mundial morreu 2 milhões de pessoas e teve 5 milhões de feridos, Nicolau matou 1600 pessoas, o povo se revolto contra Nicolau e o matou, sem seguidas bancos e propriedades forão tomadas pelo governo, o povo de lênin fez acordo de paz com a alemanhã 2 confisca os bens da igreja ortodoxa e 3 estatizas ecônomia.
    Entre 1919-1921 a guerra acaba a Russia saiu mas em 1919 e 1921 começo a guerra civil trotsti> exercito vermelho ele era um general ele ajudou os comunista toma conta da Russia.A uniaõ sovietica em desembro de 1922 e formada a URSS a Russia se ajunta varios paises e formaram a união sovietica que tem varios paises.Stalin matou 23 de milhoes de pesssoas.

    RépondreSupprimer
  2. Thiago Alves 9°B

    14 Aula-Revolução Russa

    1914 <---> 1991-URSS
    Bloco comunista.
    1905-Russia X Japão-> Manchúria.
    Yuri Garari-URSS.
    50 vezes a terra.
    Czar Nicolau II
    Bolchevista-A maioria
    Lênin
    Família real.
    1917-1° Guerra Mundial
    1500 Russos mortos na praça

    RépondreSupprimer
  3. Tatiane Garcia Guerreiro 9º ano B
    14ª aula – Revolução Russa.

    Entre 1.914 e 1.991 ocorreu a Revolução Russa.
    Em 1.905 a Rússia foi derrotada pelo Japão.
    Liderados pelo Lênin, se estabeleceu um governo provisório, porque o povo estava inconformado com os desmandos dos Czares, então fizeram uma revolta popular que culminou com a queda do Czar Russo Nicolau II.
    No século XX a Rússia teve suas portas abertas para o mundo industrializado, a condição dos trabalhadores era horrível, trabalhavam de 12 a 16 horas por dia, não recebiam refeições, além do salário ser baixo.
    A Rússia perdeu vários soldados na Primeira Guerra Mundial.
    Em 1.917, Nicolau II, largou o trono russo.
    O governo de Lênin fez acordo de paz com a Alemanha.
    Em 1.924 Lênin morre e Stalin e Trotski disputam pelo poder. Stalin ganha e manda matar Trotski. Stalin foi um dos homens mais cruéis da história da humanidade.

    RépondreSupprimer
  4. MARA CRISTINA DOS SANTOS AULA:12

    SAKENA

    sakena é uma das mulhere que luta pelo dereito das crianças,O afeganistão éra considerado o pior país para mulheres,todos os homems tratava as mulheres como um objeto ou até mesmo como uma propiedade, as mulheres não podiam trabalha e nem estudar,só podiam sair de casa com um lenço na cabeça e acopanhadas,nao podia sair de lugares publicos, tinha meninas de 15 anos que nao sabiam ler,muitas eram vendidas para homems de 60 anos por 4 mil

    RépondreSupprimer
  5. MARA CRSTINA DOS SANTOS NOGUEIRA AULA:22
    KARAJÁ

    Tocantins mato grosso;go
    Lingua dele era macro je
    Eles moram em tocantins,em 1970foi feito a tradeçao da biblia
    È a maior ilha pluvial do mundo,eles ganharam mais de 10 ectares,é uma tribo que continua crescento.

    RépondreSupprimer
  6. MARA CRISTINA DOS SANTOS NOGUEIRA AULA:13
    ANN SKELTON

    É ADIVOGADA BRANCA QUE LUTA PELOS DIREITOS DAS CRIANÇAS VIOLENTADAS,QUANDO UM HOMEM TEM AIDS ELE TEM, QUE TRANSAR COM UMA CRIANÇA PARA SE RECUPERAR, E NA QUELA EPOCA TINHA UMA LEI QUE SE UMA CRIANÇA CHEGACE ATRASADA NA ESCOLA OS PAIS TINHAM QUE RESAPONDER O PORQUE DO ATRASO. NA AFRICA DO SUL METADE DAS CRIANÇAS NAO TINHAM ESTUDO.A ANN SKELTON TAMBÉM TEM FEITO LEIS PARA REFORMAR FATORES JUNTO COM O GOVERNO.

    RépondreSupprimer
  7. MARA CRITINA DOS SANTOS NOGUEIRA AULA:2
    AS PIRAMEDES DO EGITO
    SÃO UMA DAS SETE MARAVILHAS DA ANTIGUIDADE FOI TODO ILHADO PELOS LADROENS DE PIRAMEDES SÃO ESTRUTURAS SOLIDAS, É A ILHA MAIS VELHA,POREM A UNICA DAS SETE MARAVILHOSDA ANTIGUIDADES.

    RépondreSupprimer
  8. MARA CRITINA DOS SANTOS NOGUERA AULA:9
    CIDADE AFRICANA

    MORADIA
    ALIMENTOAÇAO
    ENPREDOS
    SAUDE
    EDUCAÇAO
    INFRA-ESTRUTURA
    FRANCES
    MARROCOS
    NIGERA
    SERRALEOA
    PORTUGUES
    ANGOLA
    MOSABIQUE

    RépondreSupprimer
  9. MARA CRISTINA DOS SANTOS NOGUEIRA AULA:23
    TABAJARAS
    OS PORTUGUESES SE ALILHARAM COM OS TABAJARAS PARA EXPULSAR O PORTIGUARAS NA CIDADE DE MOSENHOR 13 FAMILIAS EM MATO VERDE TINHA 25 FAMILIA EM PORANGA TINHA 9 FAMILIA CONTANDO TUDO TINHA 3 MIL TABAJARAS

    RépondreSupprimer