lundi 13 février 2012

9 ANO - (3 AULA) GOVERNOS OLIGÁRQUICOS

3ª AULA 9 ANO – GOVERNOS OLIGÁRQUICOS











Prudente de Morais - Guerra canudos, Fronteira com a Argentina – fiel aos cafeicultores











Campos Sales – negociou divida externa – penhoraram as rendas da alfândega do Rio, solucionou a questão do Amapá e Guiana Francesa. Saiu sob vaias da presidência.




Rodrigues Alves – Superprodução de café gerou crise. Procurou desestimular a produção de café, Acre incorporado ao território brasileiro, era da Bolívia. (pag 33)



Afonso Pena - No seu governo deu enfase a colonização no interior do Brasil com o apoio de Rondon











OUTROS PRESIDENTE DA VELHA REPÚBLICA






Nilo Peçanha






Hermes da Fonseca






Venceslau Brás






Delfim Moreira











VAMOS TRABALHAR NA TERCEIRA AULA COM O TEMA DA GUERRA DOS CANUDOS E COM A FIGURA DO MARECHAL RONDON:

2 VIDEOS


CANUDOS






RONDON – 70 ANOS DE SERVIÇO PÚBLICO





Exercício:

Considerando a importância destes três personagens da história brasileira no período da Velha República (Euclides da Cunha, Antonio Conselheiro e Marechal Rondon), solicito aos alunos que façam uma pesquisa sobre um dos três personagens, devendo citar no mínimo três fontes consultadas, e escrevam em dez linhas uma pequena biografia sobre o personagem escolhido por você para retrata-lo. Ao final emita sua opinião sobre a importância dele para a história.

------------------------------------

EUCLIDES DA CUNHA


Carla Caroline Andrade Dos Santos, 9 A


Biografia: Euclides da Cunha.


Euclides Rodrigues Pimentel da Cunha nasceu no dia 20 de janeiro de 1866.


Em sua vida ele foi reporter,sociólogo,jornalistico,historiador geografico,engenheiro brasileiro,e escritor.Morou em varias cidades,mais depois se mudou para São Paulo,participou de toda a campanha contra o movimento do beato Antônio Conselheiro em Canudos.


Durante sua carreira de escritor ,escreveu o livro "Os sertões e ficou bastante conhecido por causa dessa obra.


Ele era casado com sua esposa chamada Anna de Assis. Anna tinha um caso com um jovem de 17 anos.Em 1909 no dia 15 de agosto, aconteceu uma terrivel tragedia, ouve uma troca de tiros entre o amante e o marido.

Euclides da Cunha, acabou falecendo atingido por um tiro do amante de sua esposa.


Minha opinião:

A importancia do Euclides da Cunha na historia porque sua obra "Os sertões" é o unico livro onde fala sobre a Guerra dos Canudos .É uma das poucas historia que se tem daquele confronto que aconteceu no Sertão.




www.Brasilescola.com/literatura/euclides.htm

---------------------------------


RESPOSTA DO PROFESSOR:



Parabéns Caroline!


Você cumpriu satisfatoriamente sua tarefa. Contribuiu com o estudo trazendo informações para os colegas sobre a tragédia particular de Euclides da Cunha.



SUA NOTA É - 10

-------------------------------


Eu entendi que a Oligarquia e um governo de poucas pessoas.Ocorre quando um pequeno grupo de pessoas de uma família,de um grupo economico ou de um partido que governa um país,estado,ou município.As caracteristicas desta forma do governo é o interesse pela economia,pelos políticos do grupo que esta no poder e se prevalecem sobre a maioria das pessoas pobres.Então os ricos que se elegiam beneficiavam os outros ricos.Ou seja, o resto da população pobre nao tinha nem um poder político e também não compartilhava benefícios contruidos pelos políticos.
Consegui entender isso sobre a oligarquia e achei muito interessante.



matheus_sasukebr@hotmail.com
9° ano B



RESPOSTA DO PROFESSOR VALDEMIR MOTA DE MENEZES:



Parabéns Matheus,



Em síntese é isso ai, os ricos e poderosos não tem interesse que haja mobilidade social, que ricos fiquem pobres e que pobres fiquem ricos. Assim estes procuram criar leis e regras que perpetue a desigualdade, pois ela lhe é favorável.



SUA NOTA É 10

--------------------------------------------------------



TAYNA PIRES SILVA - 9 ANO B

MARECHAL RONDON


Biografia:


Marechal Rondon.


Cândido Mariano da Silva Rondon, mais conhecido como Marechal Rondon, nascido em 5 de maio de 1865, foi um militar e sertanista brasileiro. Após se tornar órfão se transferiu para o Rio de Janeiro para se ingressar na escola Militar. Ainda estudante, teve participação nos movimentos abolicionistas e republicano, sendo nomeado chefe do Distrito Telegráfico do Mato Grosso. Como a região Oeste do Brasil era muito isolada decidiram construir linhas telegráficas para o Contro-Oeste. Rondon cumpriu essa missão abrindo caminhos e etc. Em 1910 organizou e passou a dirigir o Serviço de Proteção dos Índios realizando uma expedição com o ex-presidente dos EUA. De 1919 a 1924 foi diretor de Engenharia do Exército , mas com a revolução do 1930, foi preso. Desbravador do interior do país, foi inspiração ao criar o SPI. E em 19 de Janeiro de 1958 faleceu com quase 93 anos.Ficou famosa a sua frase: "Morrer, se preciso for; matar, nunca!"




Minha opinião: De origem indígena ele consegue se ingressar na escola militar, foi muito inteligente. Ele fez boa parte da revolução telegráfica, e logo depois foi capaz de criar o Serviço de Proteção aos Índios(SPI), o qual ajudou muitos índios, era uma boa pessoa. Ele também participou diretamente na criação da Republica brasileira, se tornando alguém muito importante para a história e para o Brasil. Pesquisar sobre ele foi muito interessante e também foi gotoso aprender sobre alguém que teve tanta capacidade para fazer diferenças.





Fontes >


http://pt.wikipedia.org/wiki/C%C3%A2ndido_Rondon < > http://www.funai.gov.br/indios/personagens/rondon.htm < > http://www.e-biografias.net/biografias/marechal_rondon.php <



thaynapiresilva@hotmail.com - 9°ano B.




--------------------








RESPOSTA DO PROFESSOR VALDEMIR MOTA DE MENEZES:




Parabéns Tayna!








O interessante no seu trabalho de pesquisa é que você sentiu prazer em pesquisar e descobrir. O que todos precisam entender é que estudar não deve ser encarado como uma obrigação enfadonha e pesada, mas como uma necessidade, que, uma vez satisfeita, gera prazer mental e psíquico, estudar não deve ser visto como algo doloroso.

SUA NOTA É 10



------------------------------------------------------

EUCLIDES DA CUNHA

Matheus Rocha de Moraes > 9°B

Guerra dos Canudos,Euclides da Cunha.
Euclides Rodrigues Pimentel da Cunha nasceu no dia 20 de janeiro de 1866 na fazenda Saudades, em Cantagalo(Rio De Janeiro)filho de Manuel Rodrigues da Cunha Pimenta e Eudóxia Alves Moreira da Cunha. Órfão de mãe desde os 3 anos de idade.
Na Vida ele foi um escritor, sociólogo, repórter jornalístico, historiador, geógrafo, poeta e engenheiro brasileiro.Euclides Rodrigues morou em varias cidades mas no fim se mudou para São Paulo e participou de campanhas.

Ele era casado com Anna de Assis.Anna tinha um caso com um jovem de 18 anos. A 15 de agosto de 1909, um domingo , morre Euclides da Cunha, em consequência de uma troca de tiros com o cadete Dilermando de Assis, então amante de sua esposa, na casa deste, onde o casal se abrigava, na Estrada Real de Santa Cruz.
Minha Opinião:Euclides da Cunha fez muitos textos,artigos e livros mas o melhor livro que ele fez foi Os Sertões em 1902 que e o unico livro que falou sobre a Guerra dos Canudos foi um dos principais confrontos que aconteceu no sertão

Fontes > http://pt.wikipedia.org/wiki/Euclides_da_Cunha
http://educacao.uol.com.br/biografias/euclides-da-cunha.jhtm

matheus_sasukebr@hotmail.com

RESPOSTA DO PROFESSOR:

Parabéns Matheus Rocha!!!

Seu trabalho contemplou o lado pessoal da vida de Euclides da Cunha e apresentou o curriculo porofissional do Escritor do livro "OS SERTÕES". Realmente Euclides da Cunha tinha muitas aptidões profissionais. Lamentável a tragédia pessoal que viveu e que acabou tirando-lhe a vida.

SUA NOTA É 10

------------------------------


Roberto Eduardo > 9°B

Guerra dos Canudos,


Antônio Conselheiro Antônio Vicente Mendes Maciel, conhecido popularmente como Antônio Conselheiro, foi um beato, líder religioso e social brasileiro. Nasceu em Quixeramobim (Ceará) em 13 de março de 1830. Considerado um fora da lei pelas autoridades nordestina, Antônio Conselheiro peregrinava pelo sertão do Nordeste (marcado pela seca, fome miséria), levando mensagens religiosas e conselhos sociais para as populações carentes. Conseguiu uma grande quantidade de seguidores, sendo que muitos o consideravam santo. Há relatos de seguidores de Conselheiro que afirmaram que o beato tinha a capacidade de fazer milagres e que o mesmo fazia previsões sobre o fim do mundo. Em 1893, revolveu fundar nas margens do rio Vaza Barris, no município baiano de Canudos, uma comunidade. Pessoas carentes foram morar no Arraial de Canudos, pois lá tinham trabalho e acesso a terra, sem serem exploradas pelos fazendeiros. Antônio Conselheiro liderou e organizou o Arraial de Canudos de forma que o local cresceu e começou a causar preocupações nas autoridades políticas e nos fazendeiros da região. Foi chamado de monarquista e inimigo da República. O governo federal, com auxílio de tropas locais, organizou uma grande ofensiva militar contra o arraial liderado por Conselheiro. O conflito armado, conhecido como Guerra de Canudos, ocorreu entre 1896 e 1897. Antônio Conselheiro foi morto durante as batalhas em 22 de setembro de 1897, provavelmente, por ferimentos causados por uma granada.

Minha opinião:
Antônio Conselheiro, com seus conselhos religiosos, milagres e sua liderença fez historia na guerra dos canudos.
fonte>>http://www.suapesquisa.com/historia/guerradecanudos/antonio_conselheiro.htm


SUA NOTA É : 4

Roberto, seu trabalho está fraco, pois limitou-se a copiar o texto do site suapesquisa. Você deveria consultar no mínimo três sites e depois fazer um resumo do que você entendeu, USANDO SEMPRE AS SUAS PALAVRAS. Cópias da internet não é trabalho estudantil.


robermanero@hotmail.com

7 commentaires:

  1. Biografia: Marechal Rondon.
    Cândido Mariano da Silva Rondon, mais conhecido como Marechal Rondon, nascido em 5 de maio de 1865, foi um militar e sertanista brasileiro. Após se tornar órfão se transferiu para o Rio de Janeiro para se ingressar na escola Militar. Ainda estudante, teve participação nos movimentos abolicionistas e republicano, sendo nomeado chefe do Distrito Telegráfico do Mato Grosso. Como a região Oeste do Brasil era muito isolada decidiram construir linhas telegráficas para o Contro-Oeste. Rondon cumpriu essa missão abrindo caminhos e etc. Em 1910 organizou e passou a dirigir o Serviço de Proteção dos Índios realizando uma expedição com o ex-presidente dos EUA. De 1919 a 1924 foi diretor de Engenharia do Exército , mas com a revolução do 1930, foi preso. Desbravador do interior do país, foi inspiração ao criar o SPI. E em 19 de Janeiro de 1958 faleceu com quase 93 anos.Ficou famosa a sua frase: "Morrer, se preciso for; matar, nunca!"
    Minha opinião: De origem indígena ele consegue se ingressar na escola militar, foi muito inteligente. Ele fez boa parte da revolução telegráfica, e logo depois foi capaz de criar o Serviço de Proteção aos Índios(SPI), o qual ajudou muitos índios, era uma boa pessoa. Ele também participou diretamente na criação da Republica brasileira, se tornando alguém muito importante para a história e para o Brasil. Pesquisar sobre ele foi muito interessante e também foi gotoso aprender sobre alguém que teve tanta capacidade para fazer diferenças.
    Fontes > http://pt.wikipedia.org/wiki/C%C3%A2ndido_Rondon <
    > http://www.funai.gov.br/indios/personagens/rondon.htm <
    > http://www.e-biografias.net/biografias/marechal_rondon.php <

    thaynapiresilva@hotmail.com - 9°ano B.

    RépondreSupprimer
  2. Matheus Rocha de Moraes > 9°B
    Guerra dos Canudos,Euclides da Cunha.
    Euclides Rodrigues Pimentel da Cunha nasceu no dia 20 de janeiro de 1866 na fazenda Saudades,em Cantagalo(Rio De Janeiro)filho de Manuel Rodrigues da Cunha Pimenta e Eudóxia Alves Moreira da Cunha. Órfão de mãe desde os 3 anos de idade.
    Na Vida dele ele foi um escritor, sociólogo, repórter jornalístico, historiador, geógrafo, poeta e engenheiro brasileiro.Euclides Rodrigues morou em varias cidades mas no fim se mudou para São Paulo e partisipou de campanhas.
    Ele era casado com sua esposa chamada Anna de Assis.Anna tinha um caso com um jovem de 18 anos. A 15 de agosto de 1909, um domingo , morre Euclides da Cunha, em consequência de uma troca de tiros com o cadete Dilermando de Assis, então amante de sua esposa, na casa deste, onde o casal se abrigava, na Estrada Real de Santa Cruz.
    Minha Opinião:Euclides da Cunha fez muitos textos,artigos e livros mas o melhor livro que ele fez foi Os Sertões em 1902 que e o unico livro que falou sobre a Guerra dos Canudos foi um dos principais confrontos que aconteceu no sertão



    Fontes > http://pt.wikipedia.org/wiki/Euclides_da_Cunha
    http://educacao.uol.com.br/biografias/euclides-da-cunha.jhtm

    matheus_sasukebr@hotmail.com

    RépondreSupprimer
  3. Roberto Eduardo > 9°B
    Guerra dos Canudos,Antônio Conselheiro
    Antônio Vicente Mendes Maciel, conhecido popularmente como Antônio Conselheiro, foi um beato, líder religioso e social brasileiro. Nasceu em Quixeramobim (Ceará) em 13 de março de 1830.
    Considerado um fora da lei pelas autoridades nordestina, Antônio Conselheiro peregrinava pelo sertão do Nordeste (marcado pela seca, fome miséria), levando mensagens religiosas e conselhos sociais para as populações carentes. Conseguiu uma grande quantidade de seguidores, sendo que muitos o consideravam santo.
    Há relatos de seguidores de Conselheiro que afirmaram que o beato tinha a capacidade de fazer milagres e que o mesmo fazia previsões sobre o fim do mundo.
    Em 1893, revolveu fundar nas margens do rio Vaza Barris, no município baiano de Canudos, uma comunidade. Pessoas carentes foram morar no Arraial de Canudos, pois lá tinham trabalho e acesso a terra, sem serem exploradas pelos fazendeiros.
    Antônio Conselheiro liderou e organizou o Arraial de Canudos de forma que o local cresceu e começou a causar preocupações nas autoridades políticas e nos fazendeiros da região. Foi chamado de monarquista e inimigo da República.
    O governo federal, com auxílio de tropas locais, organizou uma grande ofensiva militar contra o arraial liderado por Conselheiro. O conflito armado, conhecido como Guerra de Canudos, ocorreu entre 1896 e 1897.
    Antônio Conselheiro foi morto durante as batalhas em 22 de setembro de 1897, provavelmente, por ferimentos causados por uma granada.

    minha opinão:Antônio Conselheiro,com seus conselhos religiosos,milagres e sua liderença fez historia na guerra dos canudos.

    fonte>>http://www.suapesquisa.com/historia/guerradecanudos/antonio_conselheiro.htm

    robermanero@hotmail.com

    RépondreSupprimer
  4. Isabelly Brito 9 ano º
    Euclides da Cunha.
    Euclides da Cunha Nasceu em dia 20 de janeiro, de 1866, na cidade de Cantagalo No Rio De Janeiro. Filho de Manuel Rodrigues Da Cunha,e Euclides Alvez Moreira,abandonado pela mãe,foi viver na casa de parentes em Teresopolis No Rio de Janeiro,Engressou na escola militar da Praia Vermelha, foi reporte jornalista e escritor, poeta sociologo,engenheiro Brasileiro Historiador e geografico.Morreu em 15 de agosto de 1909.Eu acho que a importancia dele para historia foi Durante a fase inicial da Guerra de Canudos, em 1897, que Euclides escreveu dois artigos intitulados A nossa Vendeia que lhe valeram um convite d'O Estado de S. Paulo para presenciar o final do conflito como correspondente de guerra.

    RépondreSupprimer
  5. Euclides da Cunha

    Euclides da Cunha nasceu dia 20 de janeiro de 1866 na cidade de Cantagalo, RJ, e morreu em 1909. Se tornou positivista e republicano ao irromper o movimento dos Canudos que era liderado por Antônio Conselheiro. Euclides da Cunha contou ao jornal "O Estado de São Paulo"

    RépondreSupprimer
  6. Nome: Fernanda Alzira Pereira Hora - 9º Ano A (3 AULA)

    Euclides da Cunha

    Euclides Rodrigues da Cunha nasceu no dia 20 de janeiro de 1866 na fazenda Saudade em Cantagalo, situado no Rio de Janeiro. Filho de Eudoxia Alves Moreira e Manuel Rodrigues da Cunha. Foi orfão da mãe aos 3 anos e foi viver na casa dos parentes em Teresópolis, também no Rio. Sua educação foi baseada em filosofia positiva. Engressou também na escola Militar da Praia Vermelha. Foi escritor, repórter jornalístico, poeta, engenheiro brasileiro, sociólogo, historiador e geógrafo.
    Infelizmente, Euclides não teve um final muito feliz. Faleceu em 15 de Agosto de 1909, morto pelo amante da mulher, 17 anos mais novo do que ela, Anna de Assis.
    Minha opinião é que ele se tornou essêncial quando escreveu o livro "Os Sertões" entre outros, retratando a Guerra dos Canudos, e foi um grande escritor Pré- Modernista.

    RépondreSupprimer
  7. Tatiane Garcia Guerreiro 9º ano B
    3ª aula - Governos oligárquicos.

    Marechal Rondon, nascido em 5 de maio de 1.865, veio falecer no dia 19 de janeiro de 1.958. Filho de Cândido Mariano e Claudina Lucas Evangelista. Foi criado por um tio, que era Capitão da Guarda Nacional.
    Marechal Rondon foi militar e sertanista brasileiro. Em 1.881 ingressou na Escola Militar do Rio de Janeiro, depois sendo transferido para a Escola Superior de Guerra. Ficou nessa escola até 8 de janeiro de 1.890, quando foi graduado ao posto de capitão-engenheiro. Foi indicado a componente da Comissão Construtora das Linhas Telegráficas.
    Casou em 1 de fevereiro e foi para Cuiabá com a esposa, passou a cuidar dos direitos dos índios. Tinha como tese: “Matar nunca, morrer se necessário”.
    Em 1.906 foi encarregado a ligar Cuiabá ao Acre, que tinha sido incorporado ao país, fechando o circuito telegráfico nacional.

    RépondreSupprimer