mardi 7 février 2012

9 ANO ( 2 AULA) PRIMEIRA REPÚBLICA

TEXTO BASE:


A primeira República, também conhecida como República Velha, foi o período que abrange a Proclamação da República até a revolução de 1930. Em 15 de novembro de 1889, houve uma reunião para decidir acerca da república no Brasil através do voto popular. Até que um plebiscito fosse realizado, a República permaneceu provisória. O governo provisório foi inicialmente comandado por marechal Deodoro da Fonseca que estabeleceu algumas modificações como a reforma do Código Penal, a separação da Igreja e do Estado, a naturalização dos estrangeiros residentes no país, a destruição do Conselho, a anulação do senado vitalício entre outras.

Em 21 de dezembro, a junta militar reuniu-se na Assembleia Constituinte para discutir acerca de uma nova Constituição que marcaria o início da República. Após um ano de realização do novo regime, o Congresso novamente se reuniu para que em 24 de fevereiro de 1891 fosse promulgada a primeira Constituição da República do Brasil, o que ocorreu neste dia. Essa constituição foi inspirada na Constituição dos Estados Unidos que se fundamenta na descentralização do poder que era dividido entre os Estados. Dessa forma, a Constituição do Brasil estabeleceu a federação dos Estados, o sistema presidencial, o casamento civil, a separação do poder criando os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, autonomia dos estados e municípios.

Esse regime recebeu o nome de República da Espada. Tal denominação se deu pela condição militar dos dois primeiros presidentes do Brasil. Apesar de reconhecida, a República sofreu grandes dificuldades, pois houve revoltas que a colocaram em perigo. Em 23 de novembro de 1891, Deodoro da Fonseca renunciou a presidência por ter tomado providências para fechar o Congresso, fato que gerou a primeira revolta armada e por este principal motivo Deodoro deixou o poder para evitar o desenrolar da revolta. Floriano Peixoto, até então vice-presidente, assumiu o cargo máximo executivo. Em oposição ao que dizia a Constituição, Floriano Peixoto impediu que uma nova eleição fosse feita gerando grande oposição, pois foi taxado como “ditador” ao governar de maneira centralizada, além de demitir todos aqueles que apoiaram Deodoro da Fonseca em seu mandato. Em 1893, inicia-se a Segunda Revolta Armada. Diante do fato, Floriano domina a revolta bombardeando a capital do país.

Após a saída de Floriano Peixoto, a aristocracia cafeeira que já dominava a supremacia econômica passou a dominar também a supremacia política. A República Oligárquica se fortaleceu com a chegada de Prudente de Morais na presidência, pois ele apoiou as oligarquias agrárias.

Por Gabriela Cabral


Equipe Brasil Escola

----------------------------------------


EXERCÍCIO

Fale sobre algum aspecto (Proclamação da República, Reforma do Código Penal), personagem (Prudente de Morais, Teodoro da Fonseca) ou desenvolva alguma exposição sobre algum vocabulário do texto acima (Ex; Oligarquia, República, econômia, plebiscito, poder executivo, legislativo ou judiciário). No mínimo use 8 linhas para explanar suas idéias.




------------------------------------------


9 ANO - THAYNA PIRES DA SILVA


9 ANO - THAYNA PIRES DA SILVA

Pude entender por Primeira Republica que em 1889 houve uma reunião para decidir as pessoas que fariam parte da Republica, mas a republica permaneceu fechada, até dado o plebiscito(convocação de plebeus para aprovação de norma). E seu governo foi inicialmente começado por Marechal Deodoro de Fonseca que estabeleceu varias modificações. Já na segunda realização da reunião(em 1891) foram estabelecidos pelo mesmo vários critérios entre eles a separação dos poderes Legislativos, Executivo e Judiciário. Fora importante por anos, mais em 1891, Deodoro de Fonseca renunciou a presidência, pois como anteriormente estavam acontecendo varias revoltas, ele tomara providencias para fechar o congresso, e assim se afastou para evitar o desenrolo do caso. E então Floriano Peixoto tomou seu lugar, mas fora taxado como "Ditador". E então em 1893 aconteceu a 2° revolta armada. Após ambos saírem do cargo principal, Prudente de Morais assumiu a presidência, pois apoiou as Oligarquias Agrarias. [Falei sobre a Republica Velha mesmo, querendo utilizar como personagem principal escolhido Marechal Deodoro, mais fora impossível não comentar dos outros na minha opinião.E também comentei sobre o significado de " Plebiscito: Convocação antes da criação de norma". Devo também informar que a fonte utilizada foi o próprio texto acima.] thaynapiresilva@hotmail.com 9° ano B
Par Thayna Pires da Silva sur 9 ANO ( 2 AULA) PRIMEIRA REPÚBLICA le 16/02/12

---------------------------


RESPOSTA DO PROFESSOR VALDEMIR MOTA DE MENEZES:


Parabéns Thayna, você fez o mais importante para que possamos avaliar seu trabalho, que é exatamente "dizer o que você entendeu". Você bem acertou ao dizer que A REPÚBLICA PERMANECEU FECHADA. Pois a maior parte da população não tinha acesso as decisões dos republicanos, o voto era direito de poucos, assim, era uma forma de governo fechada.


SUA NOTA É 10

9 commentaires:

  1. Thayna Pires da Silva16 février 2012 à 18:42

    Pude entender por Primeira Republica que em 1889 houve uma reunião para decidir as pessoas que fariam parte da Republica, mas a republica permaneceu fechada, até dado o plebiscito(convocação de plebeus para aprovação de norma). E seu governo foi inicialmente comendado por Marechal Deodoro de Fonseca que estabeleceu varias modificações. Já na segunda realização da reunião(em 1891) foram estabelecidos pelo mesmo vários critérios entre eles a separação dos poderes Legislativos, Executivo e Judiciário. Fora importante por anos, mais em 1891, Deodoro de Fonseca renunciou a presidência, pois coo anteriormente estavam acontecendo varias revoltas, ele tomara providencias para fechar o congresso, e assim se afastou para evitar o desenrolo do caso. E então Floriano Peixoto tomou seu lugar, mas fora taxado como "Ditador". E então em 1893 aconteceu a 2° revolta armada. Após ambos saírem do cargo principal, Prudente de Morais assumiu a presidência, pois apoiou as Oligarquias Agrarias.
    [Falei sobre a Republica Velha mesmo, querendo utilizar como personagem principal escolhido Marechal Deodoro, mais fora impossível não comentar dos outros na minha opinião.E também comentei sobre o significado de " Plebiscito: Convocação antes da criação de norma". Devo também informar que a fonte utilizada foi o próprio texto acima.] thaynapiresilva@hotmail.com
    9° ano B

    RépondreSupprimer
  2. Eu entendi que a Oligarquia e um governo de poucas pessoas.Ocorre quando um pequeno grupo de pessoas de uma família,de um grupo economico ou de um partido que governa um país,estado,ou município.As caracteristicas desta forma do governo é o interesse pela economia,pelos políticos do grupo que esta no poder e se prevalecem sobre a maioria das pessoas pobres.Então os ricos que se elegiam benificiavam os outros ricos.Ou seja, o resto da população pobre nao tinha nem um poder político e também não compartilhava benefícios contruidos pelos políticos.
    Consegui entender isso sobre a oligarquia e achei muito interessante.
    matheus_sasukebr@hotmail.com
    9° ano B

    RépondreSupprimer
  3. professor eu entreguei a resposta para você na aula passada em escrita, espero que entregue a nota o mais rápido, mas estou meio confusa com esse blog eu acharia melhor o senhor passar os exercícios na sala de aula porque as vezes eu não posso entrar no meu computador, bjss ASS: Karen Bichiarov 9º ANO B

    RépondreSupprimer
  4. professor eu entreguei a resposta desse exercício na sala de aula em escrita, espero que a nota venha o mais rápido, mas estou meio confusa com esse blog e não confirmo que vou conseguir entregar os trabalhos e exercícios pelo blog porque eu não posso entrar sempre no computador, assim eu acharia melhor o senhor passar os exercícios na sala de aula e pedi-los em escrita, e passar a matéria em aula para os qlunos que estão meio confusos incluindo eu possa realizar o trabalho sem dúvida alguma do que é para fazer bjss ASS:Karen Bichiarov 9ºB

    RépondreSupprimer
  5. Alexandre Sant´Ana junior 9 º A

    Prisão criminal
    Acho que a Lei com os pobres é muito rigida,pois o mundo só funciona na base do dinheiro,os ricos
    pagam e sãolivres,exemplo:Edmundo que atropelou e matou 3 pessoas,e ainda esta livre.Outra coisa é o estupro,os caras enganam as mulheres e se aproveitam delas,se os caras fossem presos deviam ser estuprados todo dia na cadeia,e o abuso de crianças,compram elas por miseria e aproveitam delas,pois as crianças são abusadas e tem que trabalhar.Isso é muito injusto.

    RépondreSupprimer
  6. Nome: Fernanda Alzira Pereira Hora - 9ºAno A (2 aula)


    Manuel Deodoro da Fonseca


    Manuel Deodoro da Fonseca nasceu no dia 5 de agosto de 1827 e faleceu dia 23 de agosto de 1892. Nascido na cidade de Alagoas, foi um militar e político brasileiro, primeiro presidente do Brasil e proclamador da República. Filho de Rosa Maria Paulina e Manuel Mendes da Fonseca. Ele tinha sete irmãos e duas irmãs. O pai dele também foi militar. Algo que ele fez de importante? Muitas coisas, mas o que se destaca é o feriado de 15 de novembro, proclamando assim, que o Brasil seria uma República.
    No final, aos seus 65 anos de idade, o Marechal morre de pneumonia que foi contraída no inverno paraguaio, onde ele estava por causa da Guerra do Paraguai.

    RépondreSupprimer
  7. Thaylor Andrade dos Santos Silva 9°B - 2 Aula.



    Marechal Deodoro da Fonseca

    Foi o primeiro presidente do Brasil, governando 15 meses no "Governo Provisório" e 9 meses como presidente eleito pela Assembleia Nacional Constituinte em 24 de fevereiro de 1891, ainda na chamada "República da Espada". Seu governo foi marcado por crises econômicas e movimentos contra a sua forma autoritária de governar.
    Tentou industrializar o país, optou pela continuidade do processo de liberalização da economia.
    Renunciou o cargo no dia 23 de novembro de 1891, deixando Floriano Peixoto em seu lugar.

    RépondreSupprimer
  8. edvaldo aula qiriris e arara

    quiriris Os quiriris vivem nabahia eles moram na rejiao do ribeiradopomboa

    Arara
    nesa tribo existem duas aldeias evivem no para,elesficaram famosos porqe eles éram belicoso.
    eles fasem colarcom cranios e dentes de pesoas as mulheres usam um simtochamado uluris.
    nesa tribo os meninos ficam presos.

    RépondreSupprimer
  9. edvaldo 7aulareinode kushi(nulua)
    ninguém sabeau serto quando surgiu areino de kushi, mas documentos egipaas;relata qe fais 20ac o primeiro capitald'e kushisereatermoem 713a.c. a reikushi shalaka IMVADIO E COMTROLOU O EGITO, ENICIANDO ASSIM A 25DINASTIA....

    RépondreSupprimer