jeudi 2 août 2012

9 ANO - 26a AULA – HISTÓRIA DA DEMOGRAFIA HUMANA


AULA – HISTÓRIA DA DEMOGRAFIA HUMANA

Em um ponto distante da história surgiu a humanidade e logo passamos a nos multiplicar; Em Gênesis 1.28 havia o interesse divino que a humanidade povoasse toda a terra.  Acontece que os registros históricos mostram que há cerca de mil anos que já havíamos enchido toda a terra. Duzentos milhões de habitantes seria o ideal para o planeta garantir sustento a todas as espécies. Acima deste número a disputa por espaço, e alimento se tornou agressiva demais. A humanidade demorou milhares de anos para alcançar o número de um milhão de indivíduos, isso aconteceu no início do século XX, mas em apenas um século chegamos a 7 bilhões de pessoas.

PORQUE DEVEMOS REDUZIR O NÚMERO DE HUMANOS

1 – Quanto mais pessoas, maior a necessidade de desmatar para construir moradias, empresas e campos para a agricultura e pecuária.

2 – Com a redução das  florestas e dos ecossistemas naturais, muitos animais foram extintos e outros estão em risco de extinção.

3 – Com o número absurdo de humanos, a especulação imobiliária tem feito um pequeno terreno custar uma fortuna. As pessoas passam boa parte da vida pagando por um espaço (muitos nem compram um pedaço de chão), mas um apartamento, que é um espaço no ar.

4 – Os políticos ficam inventando ideias mirabolantes para um mundo sustentável (como a proibição de sacolinhas plásticas nos supermercados) e a Eco-92, Rio-2000 não discutiram a urgência em planejamento familiar para reduzir a população de humanos.

5 – Os ricos e poderosos só pensam em palavrinhas mágicas como “DESENVOLVIMENTO E CRESCIMENTO ECONÔMICO”, estamos caminhando para  um colapso e todos irão sofrer as conseqüências disto.

6 – A busca por fontes de alimentos, água e energia têm provocado conflitos em todo o planeta porque estamos esgotando os recursos naturais.

7 – Antigamente os humanos para se alimentarem apenas caçavam, pescavam e colhiam, porque a natureza tinha abundancia de alimentos. Com o crescimento populacional passamos a plantar aquilo que nos servia de alimento e criar animais para nos alimentarmos.  Em dado momento, isso já não era mais suficiente, hoje vivemos um tempo de alta tecnologia no campo da agropecuária para produção de alto-rendimento, inclusive com alimentos transgênicos (manipulados geneticamente, tanto plantas como animais).

8 – Em gerações passadas as pessoas tinham mais de dez filhos, com o adventos de novos métodos anticoncepcionais reduzimos o numero de filhos por família. Nos países desenvolvidos cada casal tem uma média de 2 filhos. Mas nos países subdesenvolvidos e miseráveis, estes números continuam alarmantes, com uma média de mais de cinco filhos.

9 – Com a atual densidade demográfica, os animais exóticos de grande porte só irão existir em zoológicos e reservas ambientais, não temos mais populações de animais selvagens, apenas amostras, verdadeiras relíquias.
10 – Por falta de espaço, os humanos passaram a viver verticalmente, muitos trabalham em prédios, moram em prédios e se divertem em prédios. A humanidade tinha que encher a terra e não o ar.

SOLUÇÃO

Temos que reduzir a população humana de forma inteligente com o controle de natalidade. O caminho é educação e em casos extremos por força de Lei.

13 commentaires:

  1. Nome: Fernanda Alzira Pereira Hora 9ª ano A Nº 10

    26ª Aula- Demografia ; NOTA 12

    Demografia é o estudo do crescimento populacional.
    No mundo atualmente temos 7 bilhões de pessoas. Esse número é preocupante, porque é gente demais! Mas é a geração atual que vai decidir se a população chegará a 14 bilhões ( número grave) ou não. Temos que ter CONSCIÊNCIA PLANETÁRIA.
    a China ( país mais populoso do mundo) já controla esse crescimento: os casais só podem ter um filho. Se quizerem mais devem ter autorização do governo.
    Nas gerações passadas, as pessoas chegaram a ter 12, 15 filhos, porque como a maioria morava na roça e o pensamento era: quanto mais filhos,mais gente pra trabalhar na roça. Porémm a medida que as cidades foram crescento e os problemas financeiros também, foi diminuindo esse número, pois foi ficando bem mais caro para manter um filho. Hoje em dia pessoas tem entre dois ou três filhos no máximo, em média, mas então porque a população continua crescendo? Os pesquisadores acreditam que seja porque as doenças e mortalidade infantil foram muito reduzidas, e as grandes guerras também, ou seja,morrem bem menas pessoas do que antigamente.
    O número "14 bilhões" preocupa porque para abrigar todas essas pessoas seria necessário desmatar muitas florestas para construir residências. Fazendo isso, muitos animais seriam extintos, causando desequilibrios na cadeia alimentar, e devido ao desmatamento, desequilibrios ecológicos. Isso sem falar na escassez de água...
    Por ano são acrescentadas no planeta 20 milhões de pessoas. Isso influencia também na crise imobiliária, já que os imoveis estão cada vez mais caros.
    O número ideal de pessoas no planeta era meio bilhão de pessoas e chegasmos a sete bilhões!
    Os políticos não costumam falar sobre isso, pois só pensam no "crescimento econômico".
    Isso sem falar no esgotamento de recursos, como o petróleo, que não vai durar mais de 50 anos. A comida também, já que ela não é 100% natural,tudo é alterado hormonalmente. Além do alimento ficar mais escasso, seus produtos químicos também podem desaparecer.
    A extinção dos animais também é um problema.
    Resumindo, se a humanidade não se consciêntizar, no futuro estaremos encrencados.

    RépondreSupprimer
  2. Isabelly Birot 9 ano A

    Demografia

    Estado do crescimento Pulacional

    No mundo existe 7 bilhões de abitantes

    Nós estamos destruindo o planeta,pois se isso continuar a população chegara a 14 bilhão e se chegar a esse numero não tera mais casas lugares paras e morar,comidas,etec..e podera acontecer um colapço na terra.

    7 bilhoes de pessoas causa
    - Desmatamento
    - extinção dos animais
    - Desequilibrio ecologico
    -especie humana-Praga

    Os politicos não se procupam com planejamento familiar porque eles so pensam em # Crescimento economico.Com crescimento de pessoas vai acabar o petroleo,carvão mineral,antigamente as pessoas platavam,caçavão pra se alimentar mas agora não dá mais por causa que a população está crescendo hoje estamos comendo porque trangenico," não e mais a natural é manipulado colacado produtos,e tambem vai ter istinção de animais.

    RépondreSupprimer
  3. Isabela Maciel Dos S. Silva 8C AULA-32
    Imagens e superpopulação
    Transito
    Multidão
    Lixão
    Carceragem
    Pobreza
    Habitação
    Metrô
    Na India entre outros países tem muito transito.

    Pequenos eventos enche de pessoas .

    Muito lixo sendo jogados em lugar errado.

    A super população vive as margem de rios.

    Falta luz solar em grades cidades.

    Metro foi feito para caminhar em cima e não por baixo.

    RépondreSupprimer
  4. Isabela Maciel Dos S. Santos 8C AULA-32
    1 nOVA york por ano- surgindo
    -aquiferos segando
    -prédios gigantes(pessoas morando no ar)
    -cidades crescem para cima
    -florestas desmatadas
    -animais confinados
    -esgotamento da pesca
    -habitações cada vez menores
    -colapso das vias terrestres
    -crise habitacional
    -Grandes tragédias naturais
    -fim das casas
    -esgotamentos de fonte de água
    -esgotamentos de lixões
    -espidemias
    -eletricidade limitada
    -desemprego

    RépondreSupprimer
  5. Isabela Maciel Dos S. Silva 8C
    Esquimós 29
    -povo que vive pelo norte polo norte é um lugar inóspito baleias gostam de viver no polo norte baleias comem placton.tecnico dos esquimós e INUIT.
    -se alimentam dos frutos de mar
    -visitantes vai p/ deitor c/ mulher
    -os idosos pedem p/ morrer (esses costumes não acontécem mais).
    -as casas são de gelo(por dentro forrado c/ pele de animal).
    -casando moravam c/ a sogra, era proibido olhar.
    -em 1890 missionarios presbitereanos da suecia evangelizaram - nos a maioria hoje é presbiteriano.

    RépondreSupprimer
  6. Aula 18: Grande depreção.
    Em 1929 a bolça de valores faliu e com ela veio a Grande Depreção ou Crise de 1929 como também era chamada. A mesma atingiu os Estados Unidos e todos os paises capitalistas. Junto com ela tambem veio a Crise da Super Produção. Apesar dos preços terem abaixado, uma grande parte do mercado agricola já não tinha compradores, o que tambem provocou a redução no poder de compra.
    A crise logo chegou a Europa graças a retirada de capitais já que os Estados Unidos envestiam em seus bancos des de a 1 Guerra Mundial. Com a crise os Estados Unidos precizava do dinheiro divolta e retirando-o abalou varios bancos europeus e alguns até faliram. O mesmo aconteceu com varios comércios que trabalhavam com empréstimos.
    Essa crise se arrastou por toda a Europa e chegou no Brasil que tinha como maior comprador de café os Estados Unidos.
    Giovanna Ferrarez Ferreira,

    RépondreSupprimer
  7. Aula 19: Revolução Chinesa
    Essa foi uma revolução que incluiu movimentos politico, sociais, economicos e culturais. Isso ocorreu na China em 1911. Essa revolução foi liderada pelo médico chines Sun Yat-sen, esse movimento derrubou a dinstia Manchu do poder. Em 1905 foi criada a estrada de ferro que não era uma via do povo, mas vendo o lucro logo o governo a tomou e rm 1911 ela foi aberta para todos. Ainda em 1911 100 mil pessoas morreram naturalmente, o povo achou que isso éra um sinal de que a monarquia deveria acabar. O rei pediu a Yuan Shinkai, general do exercito que fissece isso mais sem que houvessem muitas mortes. Mas Yuan se voltou comtra o rei secretamente e negociou ocom o povo. Em 30 de Novembro de 1911 foi realizada uma conferencia proviória. Logo em 1912 foi dada uma penção vitalicia ao rei que aceitou dar seu trono a Sun Yat-sen que se recusou a reinar e passou seu lugar a Yuan Shinkai.

    Aula 20: Getulio Vargas
    Nasceu em 19 de abril de 1954 e morreu em 24 de agosto de 1954. O seu primeiro mandato foi de 1930 a 1954, o segundo de 1951 a 1952. Foi nomeado `` pai do pobres´´ por causa das suas ações em favor da classe baixa. As realizações de vargas foram a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) em 1931 o correio militar do café e em 1932 a CTPS. Em 15 de Setembro de 2010 foi feita uma lei que tornou Getulio Vargas heroi da patria.

    Giovanna Ferrarez Ferreira,

    RépondreSupprimer
  8. Aula 21: Maremoto
    Maremoto- palavra latina `` maré motus´´ e novo vocabulario japonês.
    Tsunami- onda contra o porto.
    O que é maremoto?
    Uma grande deslocação de água, e pode ser provocada por: terremoto, erupção vulcanica, queda de meteoro e grandes desabamentos.
    Os principais maremotos da história.
    -Em 11 de fevereiro de 1169, Catania, vinte mil vitimas.
    -Em 05 de maio de 1202, Mediterrânio, um milhão e duzentos mil pessoas mortas.
    -Em 1309, derrubou o Farol de Alexandria.
    -Em 1537, São Vicente, destruiu a primeira cidade brasileira
    -De 09 à 11 de Janeiro de 1693, Italia e Grecia, 60 mil pessoas mortas.
    -Em 1755, Lisboa, 55 mil pessoas mortas e mais 10 mil mortos no Marrocos.
    -Em 1883, Indonésia.
    -Em 26 de Dezembro de 2004, cerca de 300 mil mortos.
    -Em 11 de Março de 2011, Japão, 10 mil pessoas mortas.

    Aula 23: Fernando Henrique Cardoso
    Durante o governo de Fernando Henrique Cardoso, entr suas ações esta: a exploração dos serviços publicos de telecomunicação ao capital priivado, a privatização de estatais como Vale do Rio Doce e a telebras, a criação do Enem alem dos programas de destribuição de renda como a bolça alimentação e programa auxilio gás e o programa de Erradicação do trabalho infantil.

    Giovanna Ferrarez Ferreira,

    RépondreSupprimer
  9. Aula 24: Holocausto Judeu
    Em 1933 Hitler foi colocado no poder por maioria de votos alemães mesmo o povo sabendo de quais eram suas intenções de eliminação dos judeus. Em 13 de Setembro de 1935 foi criada a lei Nurember, uma lei recista contra os judeus. Depois dela os judeus perderam a cidania alemã e foi proibido qualquer tipo de relação sexual entre judeus e outros povos. Suas aposentadorias foram casadas, eles foram proibidos de exercer em empregos publicos e aqueles que não tivessem nomes judeus teriam que acrescentar o nome Israel ao seu, ou no caso das mulheres Sara.
    Em 12 anos Hitler já tinha exterminado 6 milhoes de judeus simplismente por terem nascido judeus. Eram tantos judeus mortos por fuzilamento e outros meios que comessou a ficar difícil se livrar dos corpos, então Hitler resolveu construir crematórios funcionando 24 horas por dia. Essa foi a unica vez em que se tem na história de pessoas mortas em uma verdadeira fabrica de aniquilação da vida humana.

    Aula 25: Ataque a Pear Harbor
    O ataque a Pear harbor marcou o inicio dos Estados Unidos na Segunda Guerra Mundial.(Pear Harbor era uma base militar americana no Pacifico)
    Sem declarar guerra os japoneses atacaram a base americana no dia 07 de dezembro de 1941.
    A maior perda americana aconteceu com o Encouraço do Arizona em que morreu mil pessoas.
    O primeiro ministro do Reino unido Winston Churchill, quando soube que o ataque a Pear Harbor tinha finalmente colocado os Estados unidos na Guerra, escreveu `` Estando suturado e satisfeito de emoção e sensação, fui para a cama e dormi o sono dos salvos a agradecidos.´´ A vitória com aliados levou os Estados Unidos a serem uma potência mundial.

    Aula 26: Demografia Humana
    A demografia é o estudo do crescimento da população. Hoje em dia já temos no mundo 7 milhões de pessoas quando já foi comprovado por estudos que o ideal seria meio bilhão. Por ano são acrescentados no mundo 20 milhoes de pessoas e os ciêntistas acham que em pouco tempo vai ser necessario o exterminio de algumas pessoas para poder poupar àgua, comida, petróleo e outros recursos naturais que podem se esgotar.

    Giovanna Ferrarez Ferreira,

    RépondreSupprimer
  10. Renata Santos de Sousa 9°b n°26

    23 °aula Fernando henrique Cardoso

    -93 a 2002 -presidente do Brasil
    -80 ações do sev governo
    -abertura das telecomunicações
    -responsabilidade fiscal
    -1999 rei dos genericos
    100 reais (medley)
    30 reais
    -Quebra de potente
    -2001 bolsa escola
    bolsa familia
    auxilio gas
    -2000 rei da acessibilidade
    Cota para deficientes...


    Renata Santos

    RépondreSupprimer
  11. Renata santos de Sousa 9°B n°26

    21°aula Marimoto

    mare motus-latim
    japonÊs tsunam onda no porto
    milhares de bombas atomicas em 2004
    movimento de placas
    grande desabamento
    vulcão
    meteoro
    1.169.20 mil pessoas catania
    1.537 São Vicente
    1755 - Portugal 55 mil
    Marrocos 10 mil
    40 metros de ondas 26/12/2004


    Renata Santos de sousa 9°b

    RépondreSupprimer
  12. Renata Santos de Sousa 9/b n°26

    24 °aula - Pear harbor

    2400 mortos/soldados
    11 navios de guerra
    188 aviões
    hiroshima / nagasaki
    6/8/46
    8/8/46
    china / coreia/laos/camboja/vietnan
    -couraçado
    -arizona

    Renata Santos de Sousa

    RépondreSupprimer
  13. felipe cesar vilar imercio 8ºano b
    aula 12
    O afeganistão é o pior pais para se morar principalmente mulher la as mulheres não podem estudar mostrar o cabelo não podem trabalhar e se sairem com o cabelo ou rosto de fora apanham. a maioria das mulheres são vendidas muito, e muitas casam com 15 anos e são vendidas por 4mil.
    o afeganistão e um dos paises mais pobre do mundo é o pais para se nascer ele e tão pobre queque o primeiro sinal foi colocado a 3 anos atrta e os carros de la sao da china os chineses vendem os carros velhos para os paises pobres.
    O afeganistao e um pais que vive em guerra acaba um e começa outra um doscoisas que o afeganistao mais odeia e os estadois unidod tanto que foram os terrorista do afegasnistao que derrubaram as torres gemias.
    o afeganistao e tao pobre que familias nao te levar cimda vao morrer de fome.
    A sakena tyacoob e uma das mulheres que lutam pela educaçao das crianças do afeganistao ela fez 100 escolas cladestinas e ela encina serca de 300.000 crianças e ela tem 19.000 professores ela tambem criou 5 clinicas e atendem serca de 1.500.000

    RépondreSupprimer