8 ANO (6 AULA) BRASIL HISTÓRIA INCONVENIENTE
EXERCÍCIO
Após assistir o vídeo, comente em 10 linhas os pontos que você considerou relevantes na abordagem histórica que o filme retrata. (Nada de cópias da Internet ou dos colegas, analise e dê a sua opinião)
6 AULA – BRASIL UMA HISTÓRIA INCOVENIENTE
Nós fomos um dos povos mais tiranos e cruéis com os seus semelhantes. Nenhum povo do mundo foi tão cruel como os brasileiros. Só tem comparação na história com os guerreiros assírios.
Os índios receberam os portugueses com total confiança, logo descobriram que eles eram maus.
(os padres deveriam catequizar os portugueses e não os índios) Os índios viviam em comunismo, não tinham necessidade de acumular riquezas, viviam cada dia com o que a natureza dava.
Barão Cajaíba – Mata negros por esportes. Certa vez um visitante elogiou os seios de uma negra e ele mandou arrancar e entregou os seios da negra em uma bandeja para presentear o visitante.
Negros com um ano de serviço já dava lucro como escravos, então a média de vida de uma escravo era de seis a sete anos. Os colonizadores rapidamente trocavam um escravo por outro africano.
Os senhores de engenhos não queriam crianças porque até alcançar idade de trabalho davam prejuízo. Quando cresciam a média de vida era de 20 anos.
- os brancos abusavam das índias e negras, nasciam muitos mestiços, uns eram reconhecidos e viravam herdeiros, outros eram escravizados. (escravizavam seus próprios filhos).
- A Igreja católica obrigava os senhores a batizar os negros, mas não obrigava a trata-los como irmãos.
- Certas tradições africanas estão mais vivas no Brasil do que na África (capoeira, macumba, danças)
Inglaterra combatia a escravidão, mas comprava o açúcar e café brasileiro que era cultivado pelos escravos. Um boicote inglês teria ajudado a abolição dos escravos ter acontecido mais cedo.
Os negros ainda são escravos do sistema do subemprego e do desemprego
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O video e texto abaixo foi copiado no endereço da WEB:
http://youtu.be/t821sT4AoUY
Além das comemorações que estão acompanhando o "Brasil 500 anos", esse momento deve ser também, uma oportunidade de reflexão histórica, principalmente por parte de setores que nesses 5 séculos se fortaleceram, em detrimento da maioria da população, ontem indígena, negra-escrava e hoje representada por uma imensa camada de miseráveis e excluídos da "democracia" e do "Estado de Direito".
Uma das principais instituições ao longo de nossa história é a Igreja Católica. Presente no Brasil desde os primórdios do período colonial, a Igreja quase sempre esteve ao lado do poder, quer na Colônia, no Império ou na República.
Os primeiros representantes da Igreja Católica, os padres jesuítas, chegaram ao Brasil em 1549, com o primeiro Governador Geral, Tomé de Souza, e fundaram o primeiro bispado na cidade de Salvador, então capital da colônia.
A expansão da Igreja acompanhou a própria expansão da colonização na medida em que, a cada nova Vila fundada, uma capela era erguida.
No entanto, a principal ação dos jesuítas deu-se frente aos indígenas, que deveriam ser catequizados como parte do movimento de Contra Reforma, que seguindo as decisões do Concílio de Trento, procurava expandir o catolicismo para os vários povos de todos os continentes. A ação de catequese junto aos índios foi possível na medida em que a
Igreja de Roma havia chegado a conclusão de que os silvícolas possuíam alma, portanto poderiam ser salvos.
A partir de então, os jesuítas preocuparam-se em levar aos povos indígenas os ensinamentos cristãos e para isso foram organizadas as missões ( ou reduções) onde os indígenas aprendiam a língua portuguesa, os costumes e a moral católica, aprendiam ainda a trabalhar com os instrumentos trazidos pela nova cultura, apresentada como superior e responsável pela desagregação de várias tribos.
A força e influência política dos jesuítas e os interesses no tráfico de escravos negros, fez com que o Estado proibisse a escravidão indígena, permanecendo porém essa possibilidade a partir da "guerra justa", responsável pela escravidão do índio, mesmo que em menor número quando comparado com a escravidão negra.
A presença do jesuíta também teve grande importância nas cidades coloniais, onde as poucas escolas que existiam eram controladas por eles. Dessa forma, os filhos dos fazendeiros eram educados pelos padres e em parte essa situação reproduzia o que ocorria na metrópole, homens que ocupariam cargos públicos, explicando a atitude do Marquês de Pombal em 1759, que expulsou os jesuítas de Portugal e de todas as suas
colônias.
Durante o Primeiro Reinado (governo de D. Pedro I entre 1822 e 1831), a Constituição outorgada de 1824, determinou o catolicismo como religião oficial, ou seja, imposta e controlada pelo Estado, sendo que esta situação foi mantida até a Proclamação da República.
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