mardi 7 février 2012

AULAS DO DIA 07/02/2012

AULAS DO DIA 07/02/2012

Nas aulas de hoje que lecionei para as turmas do oitavo e nono ano, aproveitei para apresentar-me e para conhecer um poucos os alunos. Persiste o grande desafio dos professores dos dias modernos que é prender a atenção dos alunos.

Como ainda não começamos para valer o ano letivo, aproveitei para falar com os alunos sobre os outros tipos de histórias, como aquelas histórias que não são estudadas na grade curricular do Estado como: Biografias, História das Invenções e sobre a importância do ensino de História dentro da Historiografia.

BIOGRAFIA

Falei sobre Einstein e Chapolion. Enquanto Einstein era um aluno mediano na escola, quando este descobriu sua curiosidade aguçada por física, este destacou no campo desta ciência, tendo cem cientistas escrito um livro contra Einstein, mesmo assim a teoria de Einstein sobre a Relatividade prevaleceu.

Chapolion tinha tudo para ser um derrotado, mas tornou-se um excepcional e depois de milênios, ele foi o homem que desvendou os significados dos hieróglifos.

HISTÓRIA DAS INVEÇÕES

Mostrei aos alunos como a história está inserida em todos os campos da vida humana. Tudo em termos cultural possui uma história, Dei como exemplo os retrovisores que os carros portam como equipamento obrigatório e mostrei a sua relação com o crescimento demográfico. À medida que aumentou o número de veículos circulando, era necessário o retrovisor para ajudar os condutores de veículos a ver ao seu lado direito e esquerdo bem como a sua traseira.

Demonstrei aos alunos que o estudo da história nos ajuda a compreender o futuro. Começamos escrevendo em pedra (Litografia) depois passamos a escrever em papiro, em seguida, escrevemos em pergaminho e atualmente já estamos abandono o uso centenário do papel e passamos agora a digitar, registrando nossos documentos em memórias virtuais de HD, chips e cartões de memórias.

O futuro nos levará inexoravelmente para os cursos universitários e profissionalizantes virtuais, os trabalhos serão cada vez mais em frente a uma tela de computador. Os trabalhos com força física estão cada vez mais escassos. Isto explica o número crescente de academias para exercitar o corpo.

Aucun commentaire:

Enregistrer un commentaire