4ª AULA 9 ANO – O PROGRESSO DA CIVILIZAÇÃO MODERNA
DIA 15/02/2012
Considerando que no final da Monarquia brasileira e durante a Velha República, o mundo em que vivemos passou a sofrer uma grande mudança com a Revolução Industrial, e o rápido desenvolvimento urbano, passemos a discutir a relação do progresso da civilização moderna e o meio ambiente.
Escreva a letra da música de Roberto Carlos: O PROGRESSO
Transformar coisa impossível: Nelson Mandela.
Não ver nuvens escuras nos ares – Poluição, as grandes potências relutam em assinar tratados de contenção da poluição.
Manchas de óleos nos mares – Exploração de petróleo.
As baleias desaparecendo – caça predadora, trafego marítimo – as baleias estão com dificuldades para conversar.
O verde da Terra morrendo – incêndios florestais dia e noite, para dizimar florestas, como forma de colheita de cana.
Dos rios os peixes desaparecendo – rios contaminados por resíduos industriais e domésticos.
Ouro negro é negro veneno – Petróleo além da poluição, guerras.
Estamos vivendo bem menos - fim da vida natural, agora vida artificial com comidas industrializadas.
Comercio das armas da morte vivendo –
Falar de alegria em vez de tristeza, mas não sou capaz –
Não sou contra o progresso, mas apelo para o bom senso –
Um erro não conserta o outro –
----------------------------------------------------------------------------
EXERCÍCIO
Escreva em seu caderno de exercício a Letra completa da música O PROGRESSO e em seguida em 10 linhas faça uma proposta de como podemos conciliar o progresso e o meio ambiente:
O Progresso
Eu queria poder afagar uma fera terrível
Eu queria poder transformar tanta coisa impossível
Eu queria dizer tanta coisa
Que pudesse fazer eu ficar bem comigo
Eu queria poder abraçar meu maior inimigo
Eu queria não ver tantas nuvens escuras nos ares
Navegar sem achar tantas manchas de óleo nos mares
E as baleias desaparecendo
Por falta de escrúpulos comercias
Eu queria ser civilizado como os animais
Eu queria ser civilizado como os animais
Eu queria não ver todo o verde da terra morrendo
E das águas dos rios os peixes desaparecendo
Eu queria gritar que esse tal de ouro negro
Não passa de um negro veneno
E sabemos que por tudo isso vivemos bem menos
Eu não posso aceitar certas coisas que eu não entendo
O comércio das armas de guerra da morte vivendo
Eu queria falar de alegria
Ao invés de tristeza mas não sou capaz
Eu queria ser civilizado como os animais
Eu queria ser civilizado como os animais
Eu queria ser civilizado como os animais
Não sou contra o progresso
Mas apelo pro bom senso
Um erro não conserta o outro
Isso é o que eu penso
Eu não sou contra o progresso
Mas apelo pro bom senso
Um erro não conserta o outro
Isso é o que eu penso
---------------------------------------
Matheus Rocha de Moraes 9° ano B
O Progresso Devemos sim, se empenhar para o progresso em nosso meio, porém com atitudes responsáveis, respeitando a natureza e todo o meio ambiente, procurando sempre em nossas atitudes zelar pelo planeta com projetos inovadores em nossas casas, escolas, ou seja, em todo os locais que frequentamos em nosso dia a dia, afim de que caminhem à favor da sustentabilidade do planeta, pois só assim estaremos efetivamente contribuindo. Esta é uma atitude que temos o compromisso com o planeta e seu meio ambiente de passar a todos os que conhecemos, para que o progresso aconteça com responsabilidade.
--------------------------------------------------
O PROGRESSO
Hoje o homem vem evoluindo cada vez mais, mas junto com as vontades de melhorar o planeta, ele acaba contribuindo para a destruição da natureza e é justamente ai que o progresso acaba se tornando ruim. A quantidade de poluição, não somente com lixo, mas também a poluição sonora e visual veem fazendo com que o meio ambiente se acabe, tornando a convivência perto de lagos,rios e morros perigosos por causa das enchentes. Nós devemos começar a pensar no próximo e contribuir para um mundo melhor, reduzindo a quantidade de lixo, usando sacolas reutilizáveis, reciclando, depositando pilhas e baterias velhas em postos de coleta e até sendo voluntario em campanhas de limpeza de praias e parques.
Thayna Pires da Silva - thaynapiresilva@hotmail.com - 9° ano B
SUA NOTA É 10
RESPOSTA DO PROFESSOR VALDEMIR MOTA DE MENEZES
Tainá, conto com você para ajudar o planeta Terra. Começe ajudando suas colegas a estudarem e a fazerem as tarefas escolares. Gostaria de aprovar todos os alunos com 10, não porque isso é bonito, mas porque eu acredito que você podem dar o máximo de si para serem os melhores alunos do mundo.
Matheus Rocha de Moraes 9° ano B
RépondreSupprimerO Progresso
Devemos sim, se empenhar para o progresso em nosso meio, porém com atitudes responsáveis, respeitando a natureza e todo o meio ambiente, procurando sempre em nossas atitudes zelar pelo planeta com projetos inovadores em nossas casas, escolas, ou seja, em todo os locais que frequentamos em nosso dia a dia, afim de que caminhem à favor da sustentabilidade do planeta, pois só assim estaremos efetivamente contribuindo. Esta é uma atitude que temos o compromisso com o planeta e seu meio ambiente de passar a todos os que conhecemos, para que o progresso aconteça com responsabilidade.
Hoje o homem vem evoluindo cada vez mais, mas junto com as vontades de melhorar o planeta, ele acaba contribuindo para a destruição da natureza e é justamente ai que o progresso acaba se tornando ruim. A quantidade de poluição, não somente com lixo, mas também a poluição sonora e visual veem fazendo com que o meio ambiente se acabe, tornando a convivência perto de lagos,rios e morros perigosos por causa das enchentes. Nós devemos começar a pensar no próximo e contribuir para um mundo melhor, reduzindo a quantidade de lixo, usando sacolas reutilizáveis, reciclando, depositando pilhas e baterias velhas em postos de coleta e até sendo voluntario em campanhas de limpeza de praias e parques.
RépondreSupprimerThayna Pires da Silva - thaynapiresilva@hotmail.com - 9° ano B
Para nós nos reconciliar com nosso planeta é preciso ter muita força de vontade e saber que isso exige muita responsabilidade. Ajudar a melhorar o meio ambiente do nosso planeta é sempre um grande prazer para as pessoas que querem melhorar o nosso futuro, pois o nosso planeta foi o que DEUS deixou para nós e devemos dar valor a ele e não destruir. Existe muitas formas de melhorar o meio ambiente e um exemplo é informar o conhecimento de melhorar o meio ambiente para todos, pois trabalhando juntos conseguimos ajudar o meio ambiente mais rápido e perfeitamente, porque cada um fazendo a sua parte nem que seja uma mínima coisa, como por exemplo jogar o lixo no lixo, dará uma grande diferencia ao nosso meio ambiente no futuro.ASS: Karen Bichiarov♥ 9ºB
RépondreSupprimerEMAIL e FACEBOOK:ky-mn@hotmail.com
Nome: Fernanda Alzira Pereira Hora - 9 Ano A (4 AULA)
RépondreSupprimerEquilíbrio
Eu acredito que deve-se crescer sim, o progresso é algo propício para o ser humano e a vida urbana/social, mas, para podermos conciliar bem, devemos encontrar harmônia e equilíbrio entre o meio ambiente e progresso.Como? Bem, uma atitude que poderia ajudar seria que, se for para derrubar árvores, que sejam plantadas outras mais tarde em algum outro lugar talvez, para repôr as que foram desmatadas. As empresas que usam a madeira das árvores como matéria prima de seus produtos, deveriam plantar e semear as próprias árvores que irão derrubar, contribuindo assim para um ar puro melhor para a humanidade já que não vai desmatar as florestas naturais, além de que a paisagem verde é mais bonita do que a de fumaças poluentes. Aliás, outra coisa, as empresas petroquímicas deveriam usar produtos menos nocivos ao meio ambiente e que o lixo produzido por essas empresas não fosse parar no mar por meio de esgotos, ou nos rios, contribuindo assim para a morte de animais aquáticos.
Acredito que a principal maneira de fazer progresso e ajudando o meio ambiente é por meio da reciclagem. Sim, ela é propícia para ambos os lados, porque ajuda na preservação da natureza, e pode também ajudar várias empresas. Deveriam existir mais comércios de produtos feitos com lixo reciclável. Ajuda inclusive, empresas de lixo também. É um ciclo, o produto feito com reciclagem é utilizado, depois é reutilizado como outra coisa. Ajuda as empresas e a natureza! Outra coisa que também é legal, é que em cidades pequenas, o uso de bicicletas poderia ser influênciado para a população. Assim, as pessoas não poluiriam o ar, e além disso, ficariam mais saudáveis, dexiariam de ser sedentárias, gastariam bem mais energia, seriam mais felizes e reduziria talvez, a população obesa! Isso também pode ajudar nas empresas de bicicletas.
São atitudes simples que podem transformar nosso planeta. Porém, as pessoas deveriam focar que o progresso significa qualidade de vida para as pessoas, e qualidade de vida, também é um convívio maior com a natureza, também é ajudar o meio ambiente para que, no futuro, possamos ter uma geração de humanos mais saudáveis e mais felizes.
Tatiane Garcia Guerreiro 9º ano B
RépondreSupprimer4º aula - O progresso.
O homem com sua idéia de progresso, acaba destruindo a natureza, enquanto acham que estão melhorando o planeta, estão cada vez mais acabando com o meio-ambiente. Acabando com rios, florestas etc, acabando com espécies de animais. Ocasionando enchentes, desabamentos de morros etc. Devemos reciclar, jogar cada lixo em seu devido lugar, reduzindo a quantidade de lixo.
Devemos ajudar o planeta, para que a próxima geração possa desfrutar do que há de melhor.
Thaylor Andrade dos Santos Silva 9°B
RépondreSupprimer4° Aula - O progresso
O mundo em que vivemos, (para mim) é uma catástrofe, essa história de querer inovar as coisas , acaba dificultando a vida da Mãe Natureza (em geral). O que gera transtornos de modo geral, tanto como secas, queimadas, extinções de animais e de vegetais, isso acaba prejudicando a natureza como a população também.
Minha proposta é: Respeitar mais a natureza, ter mais cautela ,mais consideração. Construir casas sem destruir matas, menas poluição nos ares , nos rios e nas terras, ter amor ao próximo, ser mais educado com tudo e com todos . Porque o que nos move , é a educação, responsabilidade e amor ao próximo.