jeudi 9 février 2012

8 ANO (3 AULA) ESCRAVIDÃO AFRICANA E DROGAS

ESCRAVIDÃO AFRICANA E DROGAS

Os senhores de engenho começaram a exportar, clandestinamente, a bebida para Angola – onde era trocada por escravos. Os ingleses também faziam isso, e muito: entre 1680 e 1713, trocaram 5,2 milhões de litros de bebida por 60 mil africanos (cada escravo valia 86 litros de rum, o que dá R$ 850 em valores atuais).

http://super.abril.com.br/saude/dez-mil-anos-pileque-historia-bebida-447717.shtml

Os traficantes coloniais se utilizavam de diversas técnicas para poder arrematar os negros:

Chegavam de assalto e prendiam os mais jovens e mais fortes da tribo, que viviam principalmente no litoral Oeste, no Centro-oeste, Nordeste e Sul da África.
Trocavam por mercadoria: espelhos, facas, bebidas, etc. Os cativos de uma tribo que fora vencida em guerras tribais ou corrompiam os chefes da tribo e financiavam as guerras e fazia dos vencidos escravos.

http://genildooxossi.blogspot.com/2011/04/ser-medium-dentro-da-umbanda.html

Os comandantes faziam negócios em cada ponta do triângulo. Os navios zarpavam de portos europeus carregados de mercadorias, como tecidos, ferro, armas de fogo e bebidas alcoólicas. Ao chegarem à costa ocidental da África, os comandantes trocavam esses produtos por escravos fornecidos por traficantes africanos.

Fonte(s): revista Despertai (http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20090704121552AAPL1Nr)

---------------------------------------





As drogas são substâncias naturais ou sintéticas que distorcem os sentidos, confundem o cérebro, produz perda de concentração e gera dificuldades na coordenação dos pensamentos e na comunicação. As drogas escravizam o homem. A escravidão dos negros na África estava relacionada com o uso de substâncias alucinógenas, pois os negros, capturavam outros negros e os vendiam aos traficantes de escravos, cujo pagamento era feito em bebida alcoólica. (Texto do Professor Valdemir Mota de Menezes)

------------------------

EXERCÍCIO:


Considerando o poder devastador das drogas na humanidade.

Considerando que a bebida alcoólica é uma droga legalizada, mas que produz vício no sistema nervoso.

Considerando que na História da África, o vício do alcoolismo serviu como um dos fatores motivador do tráfico de escravos.

Considerando ainda o continuísmo histórico do consumo de drogas como forma de alienação mental e escravidão pessoal;

Solicito aos alunos:

Cada aluno deve postar um comentário neste artigo, tecendo comentários sobre algum tipo de droga e seus efeitos nefastos. O trabalho pode consistir em um depoimento pessoal do aluno, testemunhando e nos contando alguma história de um vizinho, amigo, colega, ou parente que se envolveu com drogas, e que resultado prejudicial trouxe para a vida desta pessoa. O nome e dados pessoais da pessoa que você irá nos contar a experiência dela devem ser substituídos por um pseudônimo para preservar a imagem e a identidade da pessoa.



-----------------------------------------

Juliana Camilla 8º C



Não conheço ninguém que se envolveu com drogas,que eu saiba não,mas posso falar do livro que eu li ! "Droga disfarçada de estudante": É uma história real,de um adolescente que chamavam de Passarinho,e que ele era um ótimo filho,era estudioso,até que ele começou a andar com um grupo que se envolvia com droga e bebida,ai em uma festa ele decidiu experimentar e ficou viciado,a maioria dos amigos dele morreram, algumas meninas engravidaram,tudo por causa dos efeitos da droga,o Passarinho foi para um lugar onde ele iria se recuperar,e onde outros dependentes de drogas,e ele conseguiu se recuperar e até casou com uma moça que também foi dependente de drogas !

RESPOSTA DO PROFESSOR VALDEMIR MOTA DE MENEZES:

Parabéns Camila, sua história é interessante. Muitas vezes as mulheres que ficam viciadas, acabam por se descuidar e acabam engravidando, pois perdem o senso de responsabilidade e passam a ter filhos sem planejamento familiar.


SUA NOTA É 10 NESTE TRABALHO



2 commentaires:

  1. Juliana Camilla 8º C
    Não conheço ninguém que se envolveu com drogas,que eu saiba não,mas posso falar do livro que eu li ! "Droga disfarçada de estudante":
    É uma história real,de um adolescente que chamavam de Passarinho,e que ele era um ótimo filho,era estudioso,até que ele começou a andar com um grupo que se envolvia com droga e bebida,ai em uma festa ele decidiu espermentar e vicio,a maioria dos amigos dele morreram,algumas meninas engravidaram,tudo por causa dos efeitos da droga,o Passarinho foi para um lugar onde ele iria se recuperar,e onde outros dependentes de drogas,e ele conseguiu se recuperar e até casou com uma moça que também foi dependente de drogas !

    RépondreSupprimer
  2. Nome: Arthur Silva Valeira
    Aula: 25ª
    Data: 15/01/2012
    Nota pelo professor: 10


    APACHES


    Os " Apaches vermelhos " são dos Estados Unidos, os ingleses criaram várias reservas para os índios, por isso ouve muitas guerras, séculos de guerras.

    O Maior Lider dos Apaches era o Gerônimo que teve a sua família morta por americanos, existem 1,5 milhões de Apaches nos Estados Unidos da América e também existem 200 mil Apaches no Canadá.

    Os Apaches fizeram muitas guerras, entre elas os Apaches fizeram guerra com os Americanos, Mexicanos e Espanhóis.

    Os Apaches ainda querem a cabeça do Gerônimo, que está cozida em um mantimento.

    Em 1851 os Garimpeiros invadiram a reserva e pegaram o " mangas " o amarraram em uma árvore e logo após o espancou.

    Em 1860 aconteceu uma guerra que se chamou caso Bascom, 1869 a guerra deu fim.

    Os Apaches massacravam as cidades e retalha-vão.

    Em 1864 os Americanos mataram um grande líder chamado Camisa de Ferro que era um Apache e foi morto.

    Em 1871 os Brancos mataram 150 índios em uma reserva.

    Em 1881 eles fizeram um forte apache, que era uma fortaleza de madeira.

    RépondreSupprimer