mardi 28 février 2012

8 ANO C - FABLÍCIA

5 AULA - ETIÓPIA / AXUM

NOTA É 8,0

Parabéns, você produziu um texto simples, resumido, mas com fidelidade aos eventos que narrei em sala de aula. Deveria ter se prolongado mais no assunto.

6 AULA

FABLICIA

SUA NOTA É 9,0


----------------------------------------

professor meu trabalho . A lan house onde estou está com pro blema na impressora e por isso eu mando a vc para eu não ficar sem nota dessa aula.

Quarta - feira _ 25 de abril de 2012 Trbalho de história - Fablícia -8º c - 18º aula.
Língua tupi
O tupi é uma língua indígena extinta, originária do povo tupi e falada pelo povo tupinambá, tupiniquim, caetés, tamoios e potiguara, que teve sua gramática estudada pelos jesuítas, e que deu origem a dois dialetos, hoje considerados línguas independentes: a língua geral paulista, e o nheengatu (língua geral amazônica). Esta última ainda é falada na Amazônia.
Vários nomes tupis que encontramos na geografia brasileira, nas denominações dos animais, plantas etc., são quase sempre descrições das coisas a que se referem e envolvem uma explicação inteira. Cada palavra é uma verdadeira frase. Decifrar o significado das palavras, recorrendo, inclusive, a uma visita ao local. Um bom exemplo disso é: Paranapiacaba = paraná + epiak + -(s)aba, "mar" + "ver" + "lugar onde" = "lugar de onde se vê o mar".
A língua tupi é aglutinante, não possui artigos (assim como o latim) e não flexiona em gênero nem em número.
A fonologia, o alfabeto e as várias "ortografias" do tupi
Levantar informações confiáveis sobre a fonologia da língua tupi para uma possível reconstrução fonológica seria uma tarefa difícil ou até mesmo impraticável, não tivesse o tronco tupi, e mais especificamente a família tupi-guarani, da qual o tupi faz parte, uma ampla distribuição geográfica. Preponderante a uma reconstrução fonológica, já realizada, foi o fato de o nheengatu, língua que descende do tupi, também conhecido como tupi moderno, ser falado ainda hoje na Amazônia. Somando-se a este fato, já bastante favorável, não se pode deixar de citar a continuidade do guarani antigo, língua distinta mas muito próxima ao tupi, no guarani-mbyá, guarani-nhandéva, guarani-kaiowá e guarani paraguaio e a existência de um método científico-investigativo para se formular uma hipótese fonológica como fatores também preponderantes. Sendo tão fortes os pontos favoráveis, tornou-se factível a reconstrução da fonologia tupi.
O tupi identifica um conjunto de 31 fonemas, dos quais doze são vogais, três semivogais e dezesseis consoantes. Característica notória de sua fonologia é, sem dúvida, o seu caráter gutural. Uma outra, os abundantes metaplasmos.
Tupis
Em etnologia, o termo tupi remete a grupos indígenas cujas línguas pertencem ao tronco tupi. A referência clássica designa os povos que habitavam a estreita faixa da planície litorânea atlântica, desde o estado do Rio Grande do Sul, para o Norte, até o estado da Bahia, ou segundo alguns autores, até o Estado do Pará ou Amazonas.
Em um sentido mais amplo, por suas similitudes culturais e étnicas, foram reunidos aos guaranis que se restringiam ao sul e sudoeste do Brasil, (inclusive Paraguai e Bolívia) no grande grupo étnico e linguístico denominado "Tupi-Guarani".


1 commentaire:

  1. Aula 36º-História da Maconha. Fablícia 8º C. N° 9.


    A maconha é um nome genérico, o nome original é chamado de canhamo.1° foi feito a folha da maconha
    pelo Guttembeg ela contém um produto Cannabis ativa. Na Califórnia se movimentão 14 bilhões de dolares. Nos Estados Unidos é o lugar ondde é mais produzido trigo e milho . As pesquisas mostram que 10% dos Americanos eles fumam maconha . A maconha se popularizou por causa dos famosos.

    RépondreSupprimer