vendredi 17 février 2012

9 ANO B - MATHEUS ROCHA DE MORAES

Eu entendi que a Oligarquia e um governo de poucas pessoas.Ocorre quando um pequeno grupo de pessoas de uma família,de um grupo economico ou de um partido que governa um país,estado,ou município.As caracteristicas desta forma do governo é o interesse pela economia,pelos políticos do grupo que esta no poder e se prevalecem sobre a maioria das pessoas pobres.Então os ricos que se elegiam beneficiavam os outros ricos.Ou seja, o resto da população pobre nao tinha nem um poder político e também não compartilhava benefícios contruidos pelos políticos.
Consegui entender isso sobre a oligarquia e achei muito interessante.
matheus_sasukebr@hotmail.com
9° ano B

RESPOSTA DO PROFESSOR VALDEMIR MOTA DE MENEZES:

Parabéns Matheus,

Em síntese é isso ai, os ricos e poderosos não tem interesse que haja mobilidade social, que ricos fiquem pobres e que pobres fiquem ricos. Assim estes procuram criar leis e regras que perpetue a desigualdade, pois ela lhe é favorável.

SUA NOTA É 10

---------------------------------------------------
------------------------------------------------------

EUCLIDES DA CUNHA

Matheus Rocha de Moraes 9°B

Guerra dos Canudos,Euclides da Cunha.

Euclides Rodrigues Pimentel da Cunha nasceu no dia 20 de janeiro de 1866 na fazenda Saudades, em Cantagalo(Rio De Janeiro)filho de Manuel Rodrigues da Cunha Pimenta e Eudóxia Alves Moreira da Cunha. Órfão de mãe desde os 3 anos de idade.
Na Vida ele foi um escritor, sociólogo, repórter jornalístico, historiador, geógrafo, poeta e engenheiro brasileiro.Euclides Rodrigues morou em varias cidades mas no fim se mudou para São Paulo e participou de campanhas.

Ele era casado com Anna de Assis.Anna tinha um caso com um jovem de 18 anos. A 15 de agosto de 1909, um domingo , morre Euclides da Cunha, em consequência de uma troca de tiros com o cadete Dilermando de Assis, então amante de sua esposa, na casa deste, onde o casal se abrigava, na Estrada Real de Santa Cruz.
Minha Opinião:Euclides da Cunha fez muitos textos,artigos e livros mas o melhor livro que ele fez foi Os Sertões em 1902 que e o unico livro que falou sobre a Guerra dos Canudos foi um dos principais confrontos que aconteceu no sertão

Fontes > http://pt.wikipedia.org/wiki/Euclides_da_Cunha
http://educacao.uol.com.br/biografias/euclides-da-cunha.jhtm

matheus_sasukebr@hotmail.com

RESPOSTA DO PROFESSOR:

Parabéns Matheus Rocha!!!


Seu trabalho contemplou o lado pessoal da vida de Euclides da Cunha e apresentou o curriculo porofissional do Escritor do livro "OS SERTÕES". Realmente Euclides da Cunha tinha muitas aptidões profissionais. Lamentável a tragédia pessoal que viveu e que acabou tirando-lhe a vida.

SUA NOTA É 10




-------------------------------------


Matheus Rocha de Moraes 9° ano B





O Progresso







Devemos sim, se empenhar para o progresso em nosso meio, porém com atitudes responsáveis, respeitando a natureza e todo o meio ambiente, procurando sempre em nossas atitudes zelar pelo planeta com projetos inovadores em nossas casas, escolas, ou seja, em todo os locais que frequentamos em nosso dia a dia, afim de que caminhem à favor da sustentabilidade do planeta, pois só assim estaremos efetivamente contribuindo. Esta é uma atitude que temos o compromisso com o planeta e seu meio ambiente de passar a todos os que conhecemos, para que o progresso aconteça com responsabilidade.


SUA NOTA É 10

---------------------------
Matheus Rocha de Moraes 9° Ano B / 5 Aula

Eu acho que a puniçao criminal,civil,multas de transito,deve ser permanecida por que regra e regra,como multas de transito se a pessoa está no celular vai se distrair e pode até cometer um acidente,a prisão criminal dever permanecer também porque quando o cara roba ele tem que esta ciente que do que ele esta fazendo porque pode ser preso, a prisão civil tem que continuar por que o povo tem que estar ciente que jogando lixo, sujando mares causa muitos danos ao meio ambiente e a prisão alimenticia acho que nao deve continuar, porque se você ta casado se a mulher quer se separar de você e quiser pensão e se o cara nao pagar tem que ser preso nao tem nada haver,entao acho que a maioria tem que continuar

5 AULA - SUA NOTA É 10



----------------------------------------------


9 ano (6 AULA) 18 DO FORTE - AS FORÇAS ARMADAS" :

Matheus Rocha de Moraes
9° Ano B /
6° aula



NOTA 10, 10, 10, 10, 10,

-------------------------------------
Matheus Rocha de Moraes

9° Ano B

Coronelismo

A mais ou menos um século havia o período republicano (coronelismo).

O coronelismo foi um período de violência comandada pelos coronéis, os coronéis eram muito violentos com as pessoas da região, e eles obrigavam as pessoas a fazer o que ele mandasse fazer, quando havia eleições para eleger os coronéis eles faziam negociações para o povo dando a eles benefícios como dinheiro,cesta básica e outras coisas e se não colaborasse eles ameaçava de matar, mas antigamente se o povo não votasse era muito fácil se eleger porque as pessoas escreviam o nome no papel e era muito fácil de trocar, subornando quem levava os votos.


O coronelismo acabou com a revolução em 1930 quando Getúlio Vargas e a Republica fez com que o coronelismo deixasse de existir, mas em muitos lugares ainda existe o coronelismo, mas se descobrirem pode ser preso.

--------------------------------------

Matheus Rocha de Moraes 9° Ano B / 10° aula

Portugal era tão arrogante com o Brasil que não deixava o Brasil crescer com indústrias, então eles vendiam tudo para o Brasil desde comida a roupas para ficar com a maioria da riqueza do Brasil. A única coisa que eles deixavam que o Brasil tivesse era o pano grosso para fazer roupas para os escravos que trabalhavam.
Um dia Napoleão Bonaparte que foi um grande líder político e militar durante os últimos estágios da Revolução Francesa decidiu invadir Portugal com suas tropas, fazer eles de escravos e tentar matar a Família Real.
Em 1808 a família real portuguesa veio para o Brasil, estava fugindo de Napoleão Bonaparte que já tinha dominado Portugal. Como Portugal não estava sobre o comando da família real portuguesa o Brasil começou a importar da Inglaterra.
Em 1850 surgiu à lei Eusébio Queiroz para não haver o trafico de escravos então a população teve que agir e começar a investir nas indústrias e os ricos ajudavam.
Getúlio Vargas reprimiu as oligarquias exploradoras e passou a incentivar as indústrias nacionais e a contratação de mão-de-obra de brasileiros, Getúlio Vargas fez muitas criações no Brasil, ele foi o homem que mudou o Brasil e tirou ele da pobreza, mais ele fez uma lei que mudou tudo que se chamava Consolidação das leis trabalhistas.


NOTA 10

Parabéns mais uma vez Matheus. O seu raciocínio, em escutar a aula e colocar no papel como você entendeu-a, é muito aguçado.


----------------------------------------


Matheus Rocha De Moraes 9° Ano B/ 11° Aula

1° Guerra Mundial
Matheus Rocha De Moraes 9° Ano B/

11° Aula 1° Guerra Mundial

A primeira Guerra Mundial ocorreu em 1914 a 1918. Ocorreu Por que o herdeiro do trono Austro húngaro Francisco Ferdinando Foi assinado por terroristas,e depois a Áustria Hungria exigiu uma satisfação do crime para a Sérvia, e também pelas liderança dos continentes que ainda não havia colonização.Na primeira guerra mundial as guerras eram decididas nos mares e na terra, porque eles não tinham a tecnologia de aviões, tanques, armas pesadas. Eles tinham armas, mais eram simples.

Como começou a guerra: quando a Servia rejeitou a proposta da Alemanha e decretou a mobilização geral. Alemanha aliada da Áustria declarou guerra contra Rússia e depois a França,e assim veio vários países um para ajudar o outro assim começou a 1° Guerra Mundial. Nessa guerra tinha muitos países participando Inglaterra, França, Rússia, Itália, Europa, Alemanha, Austro Húngaro, Turco-Otomano e outros. Muitos Países não tinham navios então decidiam na terra com soldados. No final da guerra morreram muitas pessoas e soldados, cerca de 19 milhões tinham morrido. Já na segunda Guerra Mundial tinha mais tecnologia, como Carros-tanques, aviões com metralhadoras, Dirigíveis, Arame farpado, Gases letais, mais isso e outro assunto mais estou acrescentando.
Par os cite sur 9 ANO B - MATHEUS ROCHA DE MORAES le 10/05/12


---------------------------------------

Matheus Rocha de Moraes 9° Ano B/ 12° Aula


Genocídio Armênio foi uma ameaça tão grande para a armênia, ele exterminou mais de milhões de armênio e isso foi um desastre para a Armênia só dor e sofrimento para esse povo. Desde o século 15 que os armênios estavam sob o domínio da Turquia, mas a Turquia se revoltou e soltou em cerca de 10 a 12 mil criminosos para acabar com os armênios, os Turcos mataram mais de 20 mil armênios e entre eles 250 lideres. Muitos armênios conseguiram fugir para os Estados Unidos (EUA) que era o pais mais perto que tinha e lá tiveram uma vida boa, sem mortes, mais poucos armênios escaparam desse desastre E no final a cidade de Alego caiu na mão dos britânicos e foram encontrados muitos documentos que confirmavam que o extermínio dos armênios teria sido organizado pelos turcos.
Par os cite sur 9 ANO B - MATHEUS ROCHA DE MORAES le 10/05/12
-----------------------------


Matheus Rocha de Moraes 9° Ano B

Islamismo


Entendi que o islamismo tem uma religião que eu acho sobre humano eu detestei essa religião que foi criada por Maomé um homem que eu achei terrível.Nessa religião as mulheres não podem estudar, mostrar o corpo, até mesmo não pode mostrar nem o rosto, se sair na rua e não tiver usando um vél pode ser alvo de militares ou ser apedrejada pela população mesmo.Se o marido chega em casa e vê que ela fez algo errado ou ruim, fez uma janta ou almoço ruim ele pode matar ela, se ela tiver grávida e nascer uma filha pode ser morta, o marido quer que o nasça um filho para ter orgulho. Se a mulher for estrupada ela tem que ter no mínimo cinco testemunhas para provar que ela foi realmente estrupada e se não provar pode ser presa mais de qualquer jeito vai ter um lado ruim, por que o pai vai ver que ela desonrou a imagem da família. O que mais, se alguém não se converter para a religião pode ser apedrejado, morto ou ser um escravo pelo resto da vida. Eu acho que essa religião e muito violenta e tem muitas mortes.

--------------------------------------

Matheus Rocha de Moraes. 9° Ano B /14° Aula/ Revolução Russa

Este foi um dos eventos mais significativo do século XX. Começou em 1914 e terminou em 1991.O povo inconformado com os desmandos dos Czares fez uma revolta popular que culminou com a queda do Czar Russo Nicolau II. Logo se estabeleceu um governo provisório que também foi derrotado pelas forças dos Bolchevistas, liderados por Lênin. No início do século XX a Rússia estava entrando no novo mundo industrializado, o Czar Nicolau abriu a Rússia para o capital estrangeiro e logo a Rússia tinha 3 milhões de operários nas grandes cidades, porem as condições dos trabalhadores eram horríveis: trabalhavam 12 a 16 horas por dia, o salário era extremamente baixo e nem mesmo recebiam refeições. Lênin e Trotski foram os lideres do partido Operário que fomentaram e articularam a Revolução Russa, baseados na nova corrente política: o Marxismo. Muitos dos antigos proprietários fugiram para o exterior. Lênin retorna a Rússia e passa a pregar a nacionalização dos bancos e da propriedade privada. Neste clima, muitos dos sustentadores do antigo regime saem do país. Na época a capital da Rússia era Petrogrado (hoje a cidade se chama: Petersburgo) e a capital atualmente é em Moscou. No poder Lênin tomou as seguintes decisões: 1 – Rússia assina tratado de paz com a Alemanha e sai da Primeira Guerra Mundial. 2 – Confisca as propriedades privadas e os bens da igreja Ortodoxa. 3 – Estatização da economia. O governo da União, cujo órgão máximo era o Soviete Supremo (Legislativo), passou a ser integrado por representantes das diversas republicas. Competia ao governo da União as grandes tarefas relativas ao comércio exterior,politica internacional, planificação da economia, defesa nacional, entre outros. Também assegurava à população a difusão das ideologias vindas da alta cúpula. Stalin governou entre 1924 a 1953, foi um dos homens mais cruéis da História da humanidade, mandou matar e torturar todos os inimigos do comunismo, desde companheiros de Lênin, e patriotas russos, até os praticantes de qualquer religião e os que eram contra o regime comunista.


-----------------------------------------

Matheus Rocha de Moraes. 9°Ano B /15° Aula/

Biografia de Albert Einstein

Nasceu em 14.13.1879 e morreu em 14.04.1955, Einstein como três anos de idade não sabia falar ainda, nasceu na Alemanha mais era Judeu e depois teve a cidadania Suíça e Americana.
Einstein era um aluno brilhante (um gênio) mais ele não sabia ciências sociais e biologia.
Depois do colégio, Albert Einstein não conseguiu arranjar emprego e acabou passando dois anos na miséria e só mostrava interesse por temas universitários.
Depois de um tempo arranjou um trabalho e começou a escrever as suas teorias de física e mostrá-las para todos.
Depois disso todos começaram a ficar contra Einstein e escreveram ate um livro ‘Os 100 contra Einstein’.

Em 1906 consegue titulo de doutorado e vários árticos científicos que ele escreve são publicados.

Em 1909 é condecorado “doutor honores causa” da Universidade de Genebra e passa a ficar famoso;

Em 1914 a Alemanha entra na Primeira Guerra Mundial e Einstein ajuda.

Em1915 Albert Einstein desenvolve a teoria da Relatividade Geral.

Em 1921 recebeu o premio Nobel em Física devido a sua Teoria da Relatividade. Sendo reconhecido e aclamado mundialmente como um dos maiores gênios da Física.

Em 1921 Einstein faz parte de uma delegação para criar uma Universidade para judeus em Jerusalém onde não seriam discriminados.

Entre 1925 a 1928 Einstein se torna presidente da Universidade Hebraica de Jerusalém.

Em 1925 Einstein visita o Brasil. Ele escreveu ao comitê do premio Nobel indicando Marechal Rondon para o premio Nobel da Paz, pelos seus trabalhos com os indígenas.

Em 1933 foge da Alemanha, pois Hitler queria matá-lo, vai para os EUA e nunca mais retornaria para a Europa.

E assim vão muitos objetivos e ações que Einstein fez em sua vida.

Mas quando Albert Einstein morreu cientistas usaram o cérebro dele como estudo.






--------------------------------------------

Matheus Rocha de Moraes. 9°Ano B / 16 Aula/

Aviação

O homem dominou a terra e depois os mares e depois disso dominou os céus com varias e varias tentativa.

Em 1783 Gabriel Lendallé que inventou o dirigível movido a hidrogênio,no mesmo ano aconteceu um acidente grave com o dirigível, matando 36 pessoas.

Em 1871 foi inventado o túnel de vento, uma oficina para testes antes de vôos. Em 1897 começou o vôo motorizado, mas não controlado, não tinham muito controle sobre seus vôos.

Em 1903 os irmãos Wright conseguiram o vôo motorizado usando uma catapulta, seu avião chamado flyer vu ou 12 segundos no primeiro teste, mas em 1905 seu recorde aumentou 39 minutos a 40 km.

Santo Dumont fez um avião chamado “14 bis” ele alcançou 60 metros a 3 metros do chão.

Em 1909 Santo Dumont se suicidou em Guarujá.

E em 1907 foi inventado o helicóptero.

Em 1908 os irmãos Wright fizeram o vôo com duas pessoas.

Em 1909 Luiz fez o Recorde voando 150 metros de altura.

Em 1910 foi inventado o hidroavião avião que pode pousar na água. E no mesmo ano os Wright inventou o vôo comercial a 97 kMc.

Em 1911 foi o primeiro vôo transcontinental que demorou 84 dias.

Em 1930 foram inventadas as turbinas.

Na 2° guerra mundial os aviões tinham radar, mas sem visibilidade.


Em 14/10/1947 o avião ultrapassa a velocidade do som e foi chamado de super iônico. Boenging 477 foi o primeiro avião de 2 andares e a transportar 100 pessoas.

E em 1952 foi inventado o jato.

Em 1958 começaram a investigar em avião sem piloto.
A operação Salomão, o avião forales tem o recorde de pessoas em um avião e de 1100 pessoas.


-------------------------------


Matheus Rocha de Moraes. 9°Ano B /17°Aula/

Revolução de 1930

Em 03 de novembro de 1930 Getúlio Vargas assume o poder através da política café com leite entre São Paulo e Minas Geral dois estados que era forte em poder, e um ajudava ao outro para eleger o presidente que iria ficar no poder.

O povo estava ficando revoltado por causa do coronelismo, Por que a política do pais era muito injusta e ruim.

Nas eleições força militares apoiavam o Getúlio Vargas e os políticos apoiavam Julio Preste.

Por causa da ajuda da força militar ele assumiu o cargo, e assim 17 governadores foram trocados por tenentes, Getúlio foi contra a política.
E a primeira coisa que ele fez foi acabar com o coronelismo. Mais por causa da corrupção Julio Preste ganhou.

Depois que Getúlio assumiu a força no posto, ele ficou quase 20 anos.

Chamava-o ele de “O PAI DOS POBRES”. Antes do Getulio vieram 12 presidentes, e oito eram nacos, e o sistema de Getulio que era contra o sistema regionalismo. Nas eleições que ele perdeu por causa da corrupção, Getulio teve 742.791 votos e o Julio Preste teve 1091.709 votos. (Achei uma injustiça).

Depois Getulio Vargas criou a lei CLT que agora todos que trabalham têm hora para comer e descansar e descansar. ( cada trabalhador só podia trabalhar 8 horas por dia.)

---------------------------------

Matheus Rocha de Moraes. 9° Ano B /18°Aula/ A Grande Depressão

No dia 24 de outubro em 1929 houve uma enorme queda na bolsa de valores. As pessoas usavam “papéis pobres”. Houve investimento especulativo, os fazendeiros também não pagavam seus empréstimos, além da retirada em massa de dinheiro dos bancos. Até 1940, o número de bancos fechados chegou a 14mil! Isso foi durante o governo de Herbert Hoover, presidente dos Estados Unidos. Ocorreu um "ato alfandegário" também. Com a queda da bolsa, além de tudo isso, ocorreu um alto índice de desempregos, porque o mundo todo é interligado e um país depende do outro, então a queda na bolsa causou um "efeito dominó" no mundo inteiro. Caíram 70% a produção de carros, 50% de pecuária, os salários diminuíram.


0000000000000000000000000000


2 TRIMESTRE


000000000000000000000000000000000

Getulio Vargas nasceu em 19/04/1882 e morreu em 24.08.1954. Getulio Vargas ficou na presidencia por dois periodos, 1: 1930-1945 e 2: 1951-1954 e foi o homen que ficou mais tempo na presidencia e foi conhecido como "pai dos pobres". E uma das melhores coisas que ele fez na presidencia foi a CTL (Consideraçao das Leis Trabalhistas). No dia 15.09.10 ja morto Getulio Vargas foi reconhecido como heroi da patria. As realizações de Vargas Getulio Vargas criou o correio militar,OAB,departamento nacional do cafe, horario de verao, regularmentou ás profissoes, CTPS (Carteira de Trabalho presidenciasocial), tambem acabou com os horarios de trabalho de 24 horas por dia, agora é 8 horas por dia e outros: -Inst Nac (Açucar e Alcool) -Codigo Florestal -IBGE -Código de Minas -Corregendoia de policia -CSN (Compania Siderágica Nacional) -Cia Vale do Rio Doce -Hidroeletrica de Sao Francisco -Cental do Brasil ( No Rio de Janeiro. rede de trem) Getulio Vargas(quando morreu) ele se matou mais antes sur 9



----------------------------------------------------




Nome: Matheus Rocha de Moraes Ano: 9° B N°: 

21 .Revolução Chinesa. 

A revolução Chinesa começou por volta de 1912. Antes da revolução havia a Dinastia Quing que foi de 1644 a 1912. A china era dominada pela etnia Mandchuie e o povo insatisfeito, querendo a justa distribuição de terra entre todos. Em mais ou menos 1890 os chineses fizeram uma sociedade chamada Tongmenghui para promover a insurreição popular. Em 1905, empresários chineses resolveram fazer uma estrada de ferro e em 1911 o Governo nacionalizou a estrada de ferro. Em julho de 1911 um desastre aconteceu e mataram 100 mil chineses, o povo entendeu aquilo como um sinal que veio do céu, dizendo que a monarquia estava terminando. Li Yuanhong telegrafa a todos os lideres revoltosos para uma conferencia em 30 de novembro para estabelecer um governo provisório. Em 01 de janeiro de 1912 Sun Yat-sen proclama a sur 9 A

--------------------------------------------------------


Nome: Matheus Rocha de Moraes Ano: 9° B N°: 21 .Maremoto. O maremoto é uma grande quantidade de água que pode ser provocado por: Terremotos Erupçoes vulcânicas Quedas de meteoros. Grandes desabamentos Um poderoso maremoto equivale a explosão de mais de milhares de bombas atômicas. Ocoreram Varios Teremostos mais os principais foram: Em 11 de fevereiro de 1169 morreram mais ou menos vinte mil pessoas na Catania. No dia 5 de maio de 1202 um maremoto na falha geológica no mediterrâneo oriental devastou muitos paises da costa do mar Mediterrâneo. Segundo a arquivos antigos disseram que morreram mais de milhoes de pessoas. Em 1309 um maremoto na Ilha de Creta, derrubou o Farol de Alexandria. Em 1537 um maremoto em São Vicente (Brasil) destruiu uma cidade e a antiga Igreja Matriz foi devastada pelo mar e a biblioteca da cidade foi perdida. No dia 9 de Janeiro de 1693 um maremoto matou em sur 9

-------------------------------------------------------


Nome: Matheus Rocha de Moraes Ano: 9° B N°: 21 .Holocausto Judeu. O extermínio de 6 milhões de judeus que ocorreu por volta de 1933 a 1945 e provocou vários debates na ONU o qual serviu para definir o conceito de crime contra a humanidade. No dia 13 de setembro de 1935 foi divulgada a lei de Nuremberg (lei racista contra os judeus). A cidadania Alemã proibiu qualquer relação sexual de judeus com não judeus. E os judeus que não tivessem nome judeu deveriam acrescentar o nome de ISRAEL a seu nome e no caso das mulheres o nome de SARA. A chamada Noite dos Cristais Entre os dias oito e nove de novembro de 1938 milhares de alemães saíram nas ruas quebrando milhares de vitrines das casas dos judeus. Destruíram 236 sinagogas e queimaram suas casas e houve muitas mortes. Entre cinco ou seis anos o governo e os povos alemães estavam estruturando o holocausto judeu, até que em sur 9 A

-------------------------------------------------------


Nome: Matheus Rocha de Moraes Ano: 9°B N: 21 .Ataque a Pear Harbor. O Ataque a cidade de Pear Harbor fez com que os Estados Unidos entrassem pra 2° guerra mundial Pear Harbor era uma base militar americana no Pacífico ( onde se concentrava os suprimentos de guerra) Sem Declaração de Guerra, os Japoneses atacaram a base americana no dia sete de dezembro de 1941 com as conseqüências de: - 11 Navios destruídos - 188 Aviões - 2400 Mortos Os japoneses efetuaram guerras contra a Rússia, China e Coréia antes de atacar os Estados Unidos na Segunda Guerra Mundial. Os Estados Unidos vinha fazendo pressão diplomática contra o Japão pelas suas incursões militares na Ásia. As crises diplomáticas entre os dois países vinham aumentando e os Estados Unidos proibiu a passagem de navios japoneses pelo canal do Panamá. Os Estados Unidos proibiu a venda de petróleo para o Japão e a guerra do Japão só dependia do petróleo americano. O Japão viu que sua sur 9 AN

-----------------------------------------------------


Nome:Matheus Rocha de Moraes Ano: 9° B .Historia da Demografia Humana. casas e outros,empresas e campos para a agricultura e pecuária.1° Quanto mais pessoas no mundo maior a necessidade de desmatar para construir prédios 2° Com a redução das florestas e dos ecossistemas naturais, muitos animais foram extintos e outros estão em risco de extinção. 3°Com este número de alta quantidade de humanos, a especulação imobiliária tem feito um pequeno terreno custar uma fortuna. As pessoas passam boa parte da vida pagando por um espaço (muitos nem compram um pedaço de chão), mas um apartamento, que é um espaço no ar. 4°Os políticos ficam inventando ideias mirabolantes para um mundo sustentável (como a proibição de sacolinhas plásticas nos supermercados) e a Eco-92, Rio-2000 não discutiram a urgência em planejamento familiar para reduzir a população de humanos. 5°Os ricos e poderosos só pensam em palavrinhas mágicas como “DESENVOLVIMENTO sur 9 A

15 commentaires:

  1. Matheus Rocha de Moraes 9° Ano B
    Coronelismo
    A mais ou menos um século havia o período republicano (coronelismo).
    O coronelismo foi um período de violência comandada pelos coronéis, os coronéis eram muito violentos com as pessoas da região, e eles obrigavam as pessoas a fazer o que ele mandasse fazer, quando havia eleições para eleger os coronéis eles faziam negociações para o povo dando a eles benefícios como dinheiro,cesta básica e outras coisas e se não colaborasse eles ameaçava de matar, mas antigamente se o povo não votasse era muito fácil se eleger porque as pessoas escreviam o nome no papel e era muito fácil de trocar, subornando quem levava os votos.
    O coronelismo acabou com a revolução em 1930 quando Getúlio Vargas e a Republica fez com que o coronelismo deixasse de existir, mas em muitos lugares ainda existe o coronelismo, mas se descobrirem pode ser preso.

    RépondreSupprimer
  2. Matheus Rocha De Moraes 9° Ano B/ 11° Aula

    1° Guerra Mundial

    A primeira Guerra Mundial ocorreu em 1914 a 1918.

    Ocorreu Por que o herdeiro do trono Austro húngaro Francisco Ferdinando Foi assinado por terroristas,e depois a Áustria Hungria exigiu uma satisfação do crime para a Sérvia, e também pelas liderança dos continentes que ainda não havia colonização.Na primeira guerra mundial as guerras eram decididas nos mares e na terra, porque eles não tinham a tecnologia de aviões, tanques, armas pesadas. Eles tinham armas, mais eram simples.

    Como começou a guerra: quando a Servia rejeitou a proposta da Alemanha e decretou a mobilização geral. Alemanha aliada da Áustria declarou guerra contra Rússia e depois a França,e assim veio vários países um para ajudar o outro assim começou a 1° Guerra Mundial.

    Nessa guerra tinha muitos países participando Inglaterra, França, Rússia, Itália, Europa, Alemanha, Austro Húngaro, Turco-Otomano e outros.

    Muitos Países não tinham navios então decidiam na terra com soldados. No final da guerra morreram muitas pessoas e soldados, cerca de 19 milhões tinham morrido.

    Já na segunda Guerra Mundial tinha mais tecnologia, como Carros-tanques, aviões com metralhadoras, Dirigíveis, Arame farpado, Gases letais, mais isso e outro assunto mais estou acrescentando.

    RépondreSupprimer
  3. Matheus Rocha de Moraes 9° Ano B/ 12° Aula

    Genocídio Armênio

    Genocídio Armênio foi uma ameaça tão grande para a armênia, ele exterminou mais de milhões de armênio e isso foi um desastre para a Armênia só dor e sofrimento para esse povo.

    Desde o século 15 que os armênios estavam sob o domínio da Turquia, mas a Turquia se revoltou e soltou em cerca de 10 a 12 mil criminosos para acabar com os armênios, os Turcos mataram mais de 20 mil armênios e entre eles 250 lideres.

    Muitos armênios conseguiram fugir para os Estados Unidos (EUA) que era o pais mais perto que tinha e lá tiveram uma vida boa, sem mortes, mais poucos armênios escaparam desse desastre
    E no final a cidade de Alego caiu na mão dos britânicos e foram encontrados muitos documentos que confirmavam que o extermínio dos armênios teria sido organizado pelos turcos.

    RépondreSupprimer
  4. Matheus Rocha de Moraes 9° Ano B
    Islamismo
    Entendi que o islamismo tem uma religião que eu acho sobre humano eu detestei essa religião que foi criada por Maomé um homem que eu achei terrível.Nessa religião as mulheres não podem estudar, mostrar o corpo, até mesmo não pode mostrar nem o rosto, se sair na rua e não tiver usando um vél pode ser alvo de militares ou ser apedrejada pela população mesmo.Se o marido chega em casa e vê que ela fez algo errado ou ruim, fez uma janta ou almoço ruim ele pode matar ela, se ela tiver grávida e nascer uma filha pode ser morta, o marido quer que o nasça um filho para ter orgulho. Se a mulher for estrupada ela tem que ter no mínimo cinco testemunhas para provar que ela foi realmente estrupada e se não provar pode ser presa mais de qualquer jeito vai ter um lado ruim, por que o pai vai ver que ela desonrou a imagem da família. O que mais, se alguém não se converter para a religião pode ser apedrejado, morto ou ser um escravo pelo resto da vida.
    Eu acho que essa religião e muito violenta e tem muitas mortes.

    RépondreSupprimer
  5. Matheus Rocha de Moraes. 9°Ano B /15° Aula/

    Biografia de Albert Einstein

    Nasceu em 14.13.1879 e morreu em 14.04.1955, Einstein como três anos de idade não sabia falar ainda, nasceu na Alemanha mais era Judeu e depois teve a cidadania Suíça e Americana.
    Einstein era um aluno brilhante (um gênio) mais ele não sabia ciências sociais e biologia.
    Depois do colégio, Albert Einstein não conseguiu arranjar emprego e acabou passando dois anos na miséria e só mostrava interesse por temas universitários.
    Depois de um tempo arranjou um trabalho e começou a escrever as suas teorias de física e mostrá-las para todos.
    Depois disso todos começaram a ficar contra Einstein e escreveram ate um livro ‘Os 100 contra Einstein’.

    Em 1906 consegue titulo de doutorado e vários árticos científicos que ele escreve são publicados.

    Em 1909 é condecorado “doutor honores causa” da Universidade de Genebra e passa a ficar famoso;

    Em 1914 a Alemanha entra na Primeira Guerra Mundial e Einstein ajuda.

    Em1915 Albert Einstein desenvolve a teoria da Relatividade Geral.

    Em 1921 recebeu o premio Nobel em Física devido a sua Teoria da Relatividade. Sendo reconhecido e aclamado mundialmente como um dos maiores gênios da Física.

    Em 1921 Einstein faz parte de uma delegação para criar uma Universidade para judeus em Jerusalém onde não seriam discriminados.

    Entre 1925 a 1928 Einstein se torna presidente da Universidade Hebraica de Jerusalém.

    Em 1925 Einstein visita o Brasil. Ele escreveu ao comitê do premio Nobel indicando Marechal Rondon para o premio Nobel da Paz, pelos seus trabalhos com os indígenas.

    Em 1933 foge da Alemanha, pois Hitler queria matá-lo, vai para os EUA e nunca mais retornaria para a Europa.

    E assim vão muitos objetivos e ações que Einstein fez em sua vida.

    Mas quando Albert Einstein morreu cientistas usaram o cérebro dele como estudo.

    RépondreSupprimer
  6. Matheus Rocha de Moraes. 9°Ano B / 16 Aula/

    Aviação

    O homem dominou a terra e depois os mares e depois disso dominou os céus com varias e varias tentativa.

    Em 1783 Gabriel Lendallé que inventou o dirigível movido a hidrogênio,no mesmo ano aconteceu um acidente grave com o dirigível, matando 36 pessoas.

    Em 1871 foi inventado o túnel de vento, uma oficina para testes antes de vôos. Em 1897 começou o vôo motorizado, mas não controlado, não tinham muito controle sobre seus vôos.

    Em 1903 os irmãos Wright conseguiram o vôo motorizado usando uma catapulta, seu avião chamado flyer vu ou 12 segundos no primeiro teste, mas em 1905 seu recorde aumentou 39 minutos a 40 km.

    Santo Dumont fez um avião chamado “14 bis” ele alcançou 60 metros a 3 metros do chão.

    Em 1909 Santo Dumont se suicidou em Guarujá.

    E em 1907 foi inventado o helicóptero.

    Em 1908 os irmãos Wright fizeram o vôo com duas pessoas.

    Em 1909 Luiz fez o Recorde voando 150 metros de altura.

    Em 1910 foi inventado o hidroavião avião que pode pousar na água. E no mesmo ano os Wright inventou o vôo comercial a 97 kMc.

    Em 1911 foi o primeiro vôo transcontinental que demorou 84 dias.

    Em 1930 foram inventadas as turbinas.

    Na 2° guerra mundial os aviões tinham radar, mas sem visibilidade.


    Em 14/10/1947 o avião ultrapassa a velocidade do som e foi chamado de super iônico. Boenging 477 foi o primeiro avião de 2 andares e a transportar 100 pessoas.

    E em 1952 foi inventado o jato.

    Em 1958 começaram a investigar em avião sem piloto.
    A operação Salomão, o avião forales tem o recorde de pessoas em um avião e de 1100 pessoas.

    RépondreSupprimer
  7. Matheus Rocha de Moraes. 9°Ano B /17°Aula/

    Revolução de 1930

    Em 03 de novembro de 1930 Getúlio Vargas assume o poder através da política café com leite entre São Paulo e Minas Geral dois estados que era forte em poder, e um ajudava ao outro para eleger o presidente que iria ficar no poder.

    O povo estava ficando revoltado por causa do coronelismo, Por que a política do pais era muito injusta e ruim.

    Nas eleições força militares apoiavam o Getúlio Vargas e os políticos apoiavam Julio Preste.

    Por causa da ajuda da força militar ele assumiu o cargo, e assim 17 governadores foram trocados por tenentes, Getúlio foi contra a política.
    E a primeira coisa que ele fez foi acabar com o coronelismo. Mais por causa da corrupção Julio Preste ganhou.

    Depois que Getúlio assumiu a força no posto, ele ficou quase 20 anos.

    Chamava-o ele de “O PAI DOS POBRES”. Antes do Getulio vieram 12 presidentes, e oito eram nacos, e o sistema de Getulio que era contra o sistema regionalismo. Nas eleições que ele perdeu por causa da corrupção, Getulio teve 742.791 votos e o Julio Preste teve 1091.709 votos. (Achei uma injustiça).

    Depois Getulio Vargas criou a lei CLT que agora todos que trabalham têm hora para comer e descansar e descansar. ( cada trabalhador só podia trabalhar 8 horas por dia.)

    RépondreSupprimer
  8. Matheus Rocha de Moraes. 9° Ano B /14° Aula/
    Revolução Russa
    Este foi um dos eventos mais significativo do século XX. Começou em 1914 e terminou em 1991.O povo inconformado com os desmandos dos Czares fez uma revolta popular que culminou com a queda do Czar Russo Nicolau II. Logo se estabeleceu um governo provisório que também foi derrotado pelas forças dos Bolchevistas, liderados por Lênin.
    No início do século XX a Rússia estava entrando no novo mundo industrializado, o Czar Nicolau abriu a Rússia para o capital estrangeiro e logo a Rússia tinha 3 milhões de operários nas grandes cidades, porem as condições dos trabalhadores eram horríveis: trabalhavam 12 a 16 horas por dia, o salário era extremamente baixo e nem mesmo recebiam refeições.

    Lênin e Trotski foram os lideres do partido Operário que fomentaram e articularam a Revolução Russa, baseados na nova corrente política: o Marxismo. Muitos dos antigos proprietários fugiram para o exterior.
    Lênin retorna a Rússia e passa a pregar a nacionalização dos bancos e da propriedade privada. Neste clima, muitos dos sustentadores do antigo regime saem do país.
    Na época a capital da Rússia era Petrogrado (hoje a cidade se chama: Petersburgo) e a capital atualmente é em Moscou.
    No poder Lênin tomou as seguintes decisões:
    1 – Rússia assina tratado de paz com a Alemanha e sai da Primeira Guerra Mundial.
    2 – Confisca as propriedades privadas e os bens da igreja Ortodoxa.
    3 – Estatização da economia.
    O governo da União, cujo órgão máximo era o Soviete Supremo (Legislativo), passou a ser integrado por representantes das diversas republicas.
    Competia ao governo da União as grandes tarefas relativas ao comércio exterior,politica internacional, planificação da economia, defesa nacional, entre outros. Também assegurava à população a difusão das ideologias vindas da alta cúpula.
    Stalin governou entre 1924 a 1953, foi um dos homens mais cruéis da História da humanidade, mandou matar e torturar todos os inimigos do comunismo, desde companheiros de Lênin, e patriotas russos, até os praticantes de qualquer religião e os que eram contra o regime comunista.

    RépondreSupprimer
  9. Matheus Rocha de Moraes. 9° Ano B /18°Aula/

    A Grande Depressão


    No dia 24 de outubro em 1929 houve uma enorme queda na bolsa de valores. As pessoas usavam “papéis pobres”. Houve investimento especulativo, os fazendeiros também não pagavam seus empréstimos, além da retirada em massa de dinheiro dos bancos. Até 1940, o número de bancos fechados chegou a 14mil! Isso foi durante o governo de Herbert Hoover, presidente dos Estados Unidos. Ocorreu um "ato alfandegário" também. Com a queda da bolsa, além de tudo isso, ocorreu um alto índice de desempregos, porque o mundo todo é interligado e um país depende do outro, então a queda na bolsa causou um "efeito dominó" no mundo inteiro. Caíram 70% a produção de carros, 50% de pecuária, os salários diminuíram.

    RépondreSupprimer
  10. Nome: Matheus Rocha de Moraes Ano: 9° B N°: 21
    .Revolução Chinesa.
    A revolução Chinesa começou por volta de 1912.
    Antes da revolução havia a Dinastia Quing que foi de 1644 a 1912. A china era dominada pela etnia Mandchuie e o povo insatisfeito, querendo a justa distribuição de terra entre todos.
    Em mais ou menos 1890 os chineses fizeram uma sociedade chamada Tongmenghui para promover a insurreição popular.
    Em 1905, empresários chineses resolveram fazer uma estrada de ferro e em 1911 o Governo nacionalizou a estrada de ferro.
    Em julho de 1911 um desastre aconteceu e mataram 100 mil chineses, o povo entendeu aquilo como um sinal que veio do céu, dizendo que a monarquia estava terminando.
    Li Yuanhong telegrafa a todos os lideres revoltosos para uma conferencia em 30 de novembro para estabelecer um governo provisório.
    Em 01 de janeiro de 1912 Sun Yat-sen proclama a República da China e o imperador Puyi só controla a região da Manchúria e o entorno de Pequim. Sun Yat-sen oferece o cargo de presidente ao General Yuan Shinkai se este convencesse a família real a voltar ao trono imperial.
    E no final (de 1913) Yuan Shinkai é suspeito de ter matado um Primeiro-Ministro e resolve estabelecer uma ditadura militar.

    RépondreSupprimer
  11. Getulio Vargas nasceu em 19/04/1882 e morreu em 24.08.1954.
    Getulio Vargas ficou na presidencia por dois periodos, 1: 1930-1945 e 2: 1951-1954 e foi o homen que ficou mais tempo na presidencia e foi conhecido como "pai dos pobres". E uma das melhores coisas que ele fez na presidencia foi a CTL (Consideraçao das Leis Trabalhistas).
    No dia 15.09.10 ja morto Getulio Vargas foi reconhecido como heroi da patria.
    As realizações de Vargas
    Getulio Vargas criou o correio militar,OAB,departamento nacional do cafe, horario de verao, regularmentou ás profissoes, CTPS (Carteira de Trabalho presidenciasocial), tambem acabou com os horarios de trabalho de 24 horas por dia, agora é 8 horas por dia e outros:
    -Inst Nac (Açucar e Alcool)
    -Codigo Florestal
    -IBGE
    -Código de Minas
    -Corregendoia de policia
    -CSN (Compania Siderágica Nacional)
    -Cia Vale do Rio Doce
    -Hidroeletrica de Sao Francisco
    -Cental do Brasil ( No Rio de Janeiro. rede de trem)
    Getulio Vargas(quando morreu) ele se matou mais antes deixou uma carta de despedida.

    RépondreSupprimer
  12. Nome: Matheus Rocha de Moraes Ano: 9° B N°: 21
    .Maremoto.
    O maremoto é uma grande quantidade de água que pode ser provocado por:
    Terremotos
    Erupçoes vulcânicas
    Quedas de meteoros.
    Grandes desabamentos
    Um poderoso maremoto equivale a explosão de mais de milhares de bombas atômicas.
    Ocoreram Varios Teremostos mais os principais foram:
    Em 11 de fevereiro de 1169 morreram mais ou menos vinte mil pessoas na Catania.
    No dia 5 de maio de 1202 um maremoto na falha geológica no mediterrâneo oriental devastou muitos paises da costa do mar Mediterrâneo. Segundo a arquivos antigos disseram que morreram mais de milhoes de pessoas.
    Em 1309 um maremoto na Ilha de Creta, derrubou o Farol de Alexandria.
    Em 1537 um maremoto em São Vicente (Brasil) destruiu uma cidade e a antiga Igreja Matriz foi devastada pelo mar e a biblioteca da cidade foi perdida.
    No dia 9 de Janeiro de 1693 um maremoto matou em mais ou menos uma quantidade de 60 mil pessoas na na Itália e na Grécia.
    Em 1755 um terremoto em Lisboa provocou ondas que mataram em cerca de 55 mil pessoas na cidade.
    Em 1883 na Indonésia o famoso vulcão de Krakatoa entrou em erupção e provocou um maremoto com ondas de 40 metros que atingiram Java e Sumatra.
    Um maremoto que teve a maior onde foi o do dia 9 de Julho de 1958 no Alasca da baía de Lituya Bay, a onda alcançou em cerca de 525 metros de altura. Ele foi provocado porque 30 milhões de metros cúbico de rochas desabaram na água.
    26 de dezembro de 2004 o segundo mais devastador maremoto da história, morreram cerca de 300 mil pessoas, vários países do sudeste da Ásia foram atingidos e destruidos.

    RépondreSupprimer
  13. Nome: Matheus Rocha de Moraes Ano: 9° B N°: 21
    .Holocausto Judeu.
    O extermínio de 6 milhões de judeus que ocorreu por volta de 1933 a 1945 e provocou vários debates na ONU o qual serviu para definir o conceito de crime contra a humanidade.
    No dia 13 de setembro de 1935 foi divulgada a lei de Nuremberg (lei racista contra os judeus).
    A cidadania Alemã proibiu qualquer relação sexual de judeus com não judeus.
    E os judeus que não tivessem nome judeu deveriam acrescentar o nome de ISRAEL a seu nome e no caso das mulheres o nome de SARA.
    A chamada Noite dos Cristais
    Entre os dias oito e nove de novembro de 1938 milhares de alemães saíram nas ruas quebrando milhares de vitrines das casas dos judeus. Destruíram 236 sinagogas e queimaram suas casas e houve muitas mortes.

    Entre cinco ou seis anos o governo e os povos alemães estavam estruturando o holocausto judeu, até que em 1939 começou a execução do plano conhecido como (Solução Final).

    Aushwitz Este é um dos lugares mais intenso do planeta Terra que fica no território Polonês onde os nazistas levavam os judeus e inimigos para serem executados sistematicamente. A maior fábrica de morte da história da Humanidade.

    Em Babi Iar, numa ravina próxima de Kiev, numa única noite, entre 29 e 30 de setembro de 1941, foram mortos mais de 33.771 judeus.


    O sistema de matar judeus não estava sendo bom para o Governo Alemão porque estava gerando gastos muito grandes com o exército de assassinos, além do mais havia o problema psicológico com os assassinos que estavam se exagerando no álcool devido o constante estresse de matar diariamente mães com os filhos no colo, matar homens orando e crianças pequenas que acabam de nascer.

    O Holocausto Judeu só ocorreu porque além de Hitler e seu exercito, boa parte da sociedade civil alemã estava contribuindo para o extermínio em massa. Médicos, Engenheiros e toda uma logística que envolveu milhares de funcionários foram necessários para construírem as Fábricas de Morte.

    Usaram diferentes métodos para matar os Judeus:
    - Escapamento de carro, matando por asfixia com gás carbono

    - Pesticida Ziklon B

    Nas Câmeras de Gás de Birkenau chegaram a matar 25 mil judeus por dia, o gás saia de chuveiros para evitar o pânico nos condenados.

    RépondreSupprimer
  14. Nome: Matheus Rocha de Moraes Ano: 9°B N: 21

    .Ataque a Pear Harbor.

    O Ataque a cidade de Pear Harbor fez com que os Estados Unidos entrassem pra 2° guerra mundial
    Pear Harbor era uma base militar americana no Pacífico ( onde se concentrava os suprimentos de guerra)

    Sem Declaração de Guerra, os Japoneses atacaram a base americana no dia sete de dezembro de 1941 com as conseqüências de:
    - 11 Navios destruídos
    - 188 Aviões
    - 2400 Mortos
    Os japoneses efetuaram guerras contra a Rússia, China e Coréia antes de atacar os Estados Unidos na Segunda Guerra Mundial.
    Os Estados Unidos vinha fazendo pressão diplomática contra o Japão pelas suas incursões militares na Ásia.
    As crises diplomáticas entre os dois países vinham aumentando e os Estados Unidos proibiu a passagem de navios japoneses pelo canal do Panamá.
    Os Estados Unidos proibiu a venda de petróleo para o Japão e a guerra do Japão só dependia do petróleo americano.
    O Japão viu que sua única chance de atacar os Estados Unidos em uma guerra só seria possível se efetuassem um ataque surpresa. Os japoneses partiram em silencio para Pear Harbor, sem ao menos se comunicarem via radio para não terem a conversa interceptada.
    O Serviço de Inteligência americano tinha informações de que Pear Harbor ia ser atacado, inclusive no dia do ataque varias mensagens chegaram à base militar, mas eles não se prepararam.
    A base militar americana deveria ter colocado redes anti-torpedos para impedir o ataque pelo mar dos seus navios.
    A maior perda americana aconteceu com a explosão do Encouraçado ARIZONA em que sucumbiram mil pessoas.
    No dia seguinte os Estados Unidos através do presidente Roosevelt declara guerra ao Japão.

    RépondreSupprimer
  15. Nome:Matheus Rocha de Moraes Ano: 9° B
    .Historia da Demografia Humana.
    casas e outros,empresas e campos para a agricultura e pecuária.1° Quanto mais pessoas no mundo maior a necessidade de desmatar para construir prédios
    2° Com a redução das florestas e dos ecossistemas naturais, muitos animais foram extintos e outros estão em risco de extinção.
    3°Com este número de alta quantidade de humanos, a especulação imobiliária tem feito um pequeno terreno custar uma fortuna. As pessoas passam boa parte da vida pagando por um espaço (muitos nem compram um pedaço de chão), mas um apartamento, que é um espaço no ar.
    4°Os políticos ficam inventando ideias mirabolantes para um mundo sustentável (como a proibição de sacolinhas plásticas nos supermercados) e a Eco-92, Rio-2000 não discutiram a urgência em planejamento familiar para reduzir a população de humanos.
    5°Os ricos e poderosos só pensam em palavrinhas mágicas como “DESENVOLVIMENTO E CRESCIMENTO ECONÔMICO”, estamos caminhando para um colapso e todos irão sofrer as conseqüências disto.
    6°A busca por fontes de alimentos, água e energia têm provocado conflitos em todo o planeta porque estamos esgotando os recursos naturais.
    7° Antigamente os humanos para se alimentarem apenas caçavam, pescavam e colhiam, porque a natureza tinha abundancia de alimentos. Com o crescimento populacional passamos a plantar aquilo que nos servia de alimento e criar animais para nos alimentarmos. Em dado momento, isso já não era mais suficiente, hoje vivemos um tempo de alta tecnologia no campo da agropecuária para produção de alto-rendimento, inclusive com alimentos transgênicos (manipulados geneticamente, tanto plantas como animais).
    8°Em gerações passadas as pessoas tinham mais de dez filhos, com o adventos de novos métodos anticoncepcionais reduzimos o numero de filhos por família. Nos países desenvolvidos cada casal tem uma média de 2 filhos. Mas nos países subdesenvolvidos e miseráveis, estes números continuam alarmantes, com uma média de mais de cinco filhos.
    9°Com a atual densidade demográfica, os animais exóticos de grande porte só irão existir em zoológicos e reservas ambientais, não temos mais populações de animais selvagens, apenas amostras, verdadeiras relíquias.
    10°Por falta de espaço, os humanos passaram a viver verticalmente, muitos trabalham em prédios, moram em prédios e se divertem em prédios. A humanidade tinha que encher a terra e não o ar.
    A soluçao para este problema é que temos que reduzir a populaçao humana de forma inteligente.

    RépondreSupprimer