mardi 7 février 2012

8 ANO (2 AULA) EGIPTOLOGIA





INTRODUÇÃO A EGIPTOLOGIA

INTRODUÇÃO

O CHAMADO PAI DA EGIPTOLOGIA FOI SIR FLINDERS PETRIE, FOI ELE QUEM FORMULOU AS DIVISÕES E DATAÇÕES DA PRÉ-HISTÓRIA EGÍPCIA. O NOME EGITO É DERIVADA DA PALAVRA GREGA: “aigyptos”, PROVAVELMENTE ESTE NOME É UMA CORRUPTELA DA PALAVRA EGÍPICIA “Ht’k3’pth” QUE SIGNIFICA “A CASA DE PTAH”. O POVO DE ISRAEL CHAMAVA O EGITO DE “misrayim”

AS GRANDES PIRÂMIDES EM GIZÉ




AS PIRÂMIDES DO EGITO
AS PIRÂMIDES DE GIZÉ SÃO UMA DAS SETE MARAVILHAS DA ANTIGUIDADE, O REVESTIMENTO EXTERNO PRATICAMENTE FOI TODO PILHADO PELOS LADRÕES DE PIRÂMIDES. SÃO ESTRUTURAS SÓLIDAS QUE NÃO SOFRERAM NENHUM DESGASTE NESTES MILHARES DE ANOS DE SUA EXISTÊNCIA.
É a mais velha, porém a única que resta das Sete Maravilhas da Antigüidade.

AS TRÊS GRANDES PIRÂMIDES ESTÃO A QUINZE QUILOMETROS DO CAIRO, ATUAL CAPITAL DO EGITO E MEDEM :
QUÉPOS 137,2 METROS
QUÉFREN 136,5 METROS
MIKERINOS 66 METROS


Quéops, Quefrem e Mikerinos eram Reis (Pai, Filho e Neto)



"O homem teme o tempo, assim como o tempo teme as pirâmides", diz um antigo ditado árabe. A grande pirâmide serviu de modelo para as dezenas de outras pirâmides menores que existe no Egito




As três pirâmides do Egito: Quéopes, Quéfren e Miquerinos em Gizé, seguem o alinhamento das 3 Marias, estrelas da constelação de Órion, seus nomes são: Mintaka, Alnilan e Alnitaka

Há fortes indícios que os construtores das três pirâmides as construiram com bases em conhecimentos astronômicos elevado, oque sugerem alguns que as piramides podem ter sido mesmo construidas por alienígenas. Apesar de parecer absurda, nada estaa descartado, porque as teorias sobre como os homens conseguiram construir estes momumentos não estão bem claras ainda.



a foto acima mostra que os construtores das três pirâmides tinha um conhecimento astronômico sobre a posição da sombra do sol em determinada estação do ano, dando sombra em apenas um lado das pirâmides. estas são imagens do satélite QuickBird.

----------------------------------
As teorias sobre a construção da Esfige de Gizé e seus significados, estão longe de serem conclusivas. Praticamente não sabemos nada sobre quem construiu a grande Esfinge, qual o seu significado. Um relato da antiguidade fala que certa vez a esfinge falou em sonho com um egípcio e disse para ele retirar a areia que a estava encobrindo, que ela o faria se tornar um faraó. Assim aconteceu. Quem é a Esfinge?????.















Exercício
Alunos do oitavo ano façam seus comentários, pesquisas e descrevam o que vocês descobriram sobre as três pirâmides do Egito. Assistam algum video no Yotube e ponham o link para os demais colegas consultarem.
(Comentários devem ter no mínimo 5 linhas e devem ser postados até o dia 26/02/2012 - Podem publicar mais de um comentário)


---------------------------------------------------

--------------------------------

Juliana Camilla 8ºC

Pirâmides de Gizé:
1º Teoria:

A piramide de Quéops foi construida para ser a tumba do Faraó Queops da quarta dinastia.Foi preciso uma força de trabalho de 84.000 pessoas que foram empregadas durante 20 anos.Ela é a maior das 3 piramides de Gizé: Ela media 146,6 metro de altura,atualmente ela mede 137,16 m. A pirâmide de Quéops tem 4 lados cardeais,ela é perfeitamente geométrica com o prolongamento das duas diagonais e dividindo-o em 2 partes iguais seguindo o eixo da pirâmide;ou seja: a vara egipcia mede 0,525 m,o lado da base da pirâmide tem 400 varas,e a sua altura é de 80 varas.Essas amplitudes têm dado lugar a especulações matemáticas muito complexas,pois é reconhecido que tera relação com o posterior desenvolvimento das matemáticas Pitagóricas. Esta pirâmide marca o grau mais elevado da época de tais construções,tanto que serefere ao tamanho quanto a qualidade do trabalho.Ela tem uma superficie que cobre praticamente 53.000 m²,é o monumento mais polêmico de toda a antiguidade. http://www.g-sat.net/monumentos-internacionais-1579/piramides-de-queops-quefren-e-miquerinos-25584.html

2º Teoria:

As pirâmides de Gisé (Guiza)que pertencem a dinastia IV (2680-2650 a.C. Aprox.),são as de Quéops,Quéfren e Miquerinos.Elas foram construidas sobre o plató de Guiza,quendo naquela época a margem do Rio Nilo ficava mais proxima da planicie do que atualmente. As pirâmides de Quéops são uma das 7 Maravilhas do Antigas do Mundo,é a mais completa e perfeita No antigo Egipto,também chamada de Grande Pirâmide de Guiza.Foi construida para ser o túmulo do Rei Quéops sob a supervisão do vizir Henmu. Parece que foi construida pelo homem,e foi a moior construção que ele ja fez,que ainda está em pé por cerca de 5.000 anos.Dizem que na realidade,o núcleo da pirâmide é um rocheado,isto significa que a pirâmide foi construida sobre uma base sólida de rochas.A pirâmide de Quéops foi construida de perdras calcárias locais da memsma planicie,revestida por fora de umacamada de pedras calcárias lisas procedidas da região de Tura( no sul do Cairo Atual)A fechada externa era coberta de gravuras e inscrições hieroglificas,mas, infelizmente essa cama eterna desapareceu por distintas razões. Diz-se que as pedras polidas da camada externa das Pirâmides de Guiza eram exploradas como uma pedreira que forneciam pedras a partir do século XIII d.C, e outra vez eram usados para costruir edifícios, palácios, mansões, casas, muralhas, aqueductos etc. http://www.descobriregipto.com/piramides-de-Gize.html

RESPOSTA DO PROFESSOR VALDEMIR MOTA DE MENEZES:

Camilla, creio que você não entendeu bem o que foi pedido no trabalho. Sua pesquisa sobre as pirâmides de Gizé deveria ser apresentado com suas palavras, com palavras e frases formuladas por você, após leitura dos textos consultados na internet. Você deveria ler estes dois textos e depois escrever com suas palavras. Assim seu trabalho fica caracterizado como COLA DA WEB.

SUA NOTA É 2 NESTE TRABALHO (Você pode melhorar esta nota se postar um novo trabalho com um texto da sua criação.)

----------------------------------------------


1 commentaire:

  1. Algumas teorias sobre a construção das pirâmides abrange idéias ufológicas, civilizações perdidas, paranormalidade, sobrenatural e uso de mão de obra e recursos econômicos nacional de todo o Egito antigo para construir as pirâmides e esfinge de Gizé. Pesquisem sobre o assunto e comentem aqui.

    RépondreSupprimer