vendredi 25 mai 2012

8 ANO (23a AULA) TABAJARAS E POTIGUARES

23 – AULA – TABAJARAS E POTIGUARES

Este povo habitava a costa nordestina brasileira, habitando a zona da mata e o agreste.

Os tabajaras eram inimigos históricos das tribos potiguares, como os tabajaras se davam bem com os europeus, fizeram aliança com os portugueses, estes por sua vez não gostavam dos potiguares, pois estes índios ofereciam resistência a colonização portuguesa.

Desde 2008 diversas famílias no municípios de Conde, Alhandra, Pitimbu e João Pessoa vem rivindicando o reconhecimento étnico oficial de sua condição de indígenas

Os tabajaras estão atualmente em dois Estados, Paraíba e Ceará.

Na cidade do Cratéus do Ceará, em 2004, os Tabajaras contavam com cerca de 10 famílias que conseguiram 10 mil hectares de terra para viverem

Na cidade de Monsenhor Tabosa(Ce) existem 13 familia e em Grota Verde mais 25 familias.

Em Poranga (Ce) são nove familias que vivem em 4.400 hectares.

Hoje existem cerca de 3 mil indios Tabajaras no Ceará.

POTIGUARES

Esta palavra significa: “comedor de camarão”. Massiçamente estão na Paraíba.

Esta etnia foi a que mais resistiu aos ataques dos portugueses, muitas batalhas foram ganhas por esta etnia que resistia a colonização portuguesa. Muitas vezes fizeram alianças com os franceses. Chegaram mesmo a invadir uma vila e matar seus habitantes. Os potiguares promoveram a maior chacina contra os portugueses, mas nada perto do que os portugueses cometeram contra todos os povos indígenas.

Estes são um dos povos indígenas mais numerosos do Brasil. São cerca de 13.500 indivíduos distribuídos em 37 localidades.

Um povoado indígena só é considerado aldeia quando possui um cacique.

Algumas aldeias potiguares: Engole Vivo e Mata Escura.

As terras dos potiguares possuem cerca de 34 mil hectares, dividas em três municípios.

Nas terras indígenas existem 19 igrejas, sendo 9 da Assembléia de Deus, e templos de outros cultos cristãos, também tem a chamada “macumba” com invocação dos caboclos.

Os potiguares vivem em intenso contato com o meio externo, Muitas das suas aldeias tem linha de ônibus regular, feira de artesanato para turistas, e balneário de praia entre Natal e João Pessoa que atrai banhistas.

A miscigenação tem proporcionado o surgimento de índios louros e negros.

1 commentaire:

  1. Nome: Juliana Camila.
    Ano: 8ºC
    Numero da Aula: 33
    Data: 04/09/12
    Nota: 12

    HISTÓRIA DOS METODOS ANTICONCEPCIONAIS

    A mulher, todo mês que mestrua faz um ovo, a mulher quandoc mestrua quer dizer que ela está madura sexualmente. Anticoncepcionais são metodos para impedir e gravidez. Existem metodos naturais: - Não fazer sexo ou seja abestinência sexual; - Coito interrompido, é quandso o homem tira seu orgão masculino da mulher e ejacula fora; - Lavagem Vaginal. Exitem também metodos da antiguidade egipcia: - As mulheres egipcias uzavam as fezes do crocodilo, as feses dos crocodilos são alcalinas. Metodos dos Chineses antigos: - As mulheres bebiam chumbo com mercurio, os dois juntos contem esterelidade. As mulheres da Ásia antiga: - As mulheres da Ásia Antiga usavam Papel com óleo. Na Europa antiga: - As mulheres colocavam cera de abelha. Supertições na Europa: - As mulheres matavam uma doninha, e após sur 8

    RépondreSupprimer