lundi 21 mai 2012

9 ANO B - PALOMA DE PAULA

Professor Valdemir, eu entreguei umas de minhas tarefas pelo pen drive na sala de aula, mais até agora não encontrei nenhuma no site e gostaria de comunicar também que tem algumas tarefas que não aparecem no meu computador, que é a 16, 17, 18 e 19. Gostaria que o senhor tomasse providencias sobre isso, desde já, obrigada.

Paloma de Paula Gonçalves - 9° ano B
e-mail: palominha_paula@hotmail.com


-------------------------------------------------


Governos Oligarquicos – Marechal Rondon
Nascido na cidade de Mimoso no dia 5 de maio de 1865. Seu pai descendia de portugueses e sua mãe de índios bororós. Rondon perdeu o pai aos 2 anos de idade desde então sua vida escolar foi guiada apenas por seu tio. Logo ao se formar tornou-se professor e tempos depois se ingressou no Regimento de Cavalaria, no anos de 1881 e após alguns tempos matriculou-se na Escola Militar do Rio de Janeiro.
Cuidava dos índios e por isso sempre foi visto como um grande chefe, pelos civilizados de “Marechal da Paz” pois uma de suas frases mais conhecidas era “Matar nunca, morrer se necessário”. Rondon faleceu no dia 19 de Janeiro e como uma grande homenagem a ele, foi dado ao Território do Guarapé seu nome hoje em dia mais conhecido como Estado de Rondônia.


-------------------------------------------------

Coronelismo
Hoje em dia os políticos compram os votos das pessoas facilmente, pois elas não tem conhecimento e isso acontece há muito tempo. Os métodos mais usados são primeiramente as falsas promessas eles falam aquela ladainha toda e nada acontece, isso já virou costume, outro método muito conhecido é dar brindes de sua campanha como: camisetas, chaveiros e vários outros objetos.
Já é normal isso acontecer, as pessoas se vendem por objetos que perto do seu direito de cidadão nada valem, algumas vezes até valem, mais fazendo isso você deixa eles roubarem o seu direito como cidadão, roubarem a possibilidade de um país melhor e roubarem a sua dignidade !
-----------------------------------------------


O Progresso
Acredito que a evolução do mundo nos favorece em vários aspectos e ao mesmo tempo prejudica a tudo que há nele, a natureza, os animais e aos homens. As pessoas deveriam ter respeito pelo planeta em que vivemos, pois é um dever de todos nós cuidar dele e dos animais, preservar o meio ambiente e pensar nas nossas próximas gerações e no que nós iremos deixar para eles. As pessoas deviam pensar na possibilidade de desenvolver um planeta sustentável melhoraria todo o nosso planeta. Todos deveriam criar mínimo de caráter e deixassem de ser tão gananciosos, tudo seria muito diferente e isso melhoria muito o nosso modo de viver junto a natureza.


---------------------------------------------

6° Aula - 18 do Forte.



Os 18 do Forte de Copacabana ocorreu em 5 de Julho de 1922, na cidade do Rio de Janeiro. Começou pois os tenentes não concordavam com a política do café – com – leite e por isso eles planejavam matar o presidente Artur Bernardes. Como o 1° movimento Tenentista ocorrido na República Velha. Todo o planejamento foi por água abaixo, dois dos que sobreviveram foram presos, Eduardo Gomes e Siqueira Campos, os outros dezesseis foram mortos.
Acredito que devemos investir nas forças armadas, até por que eles estão aqui para nos proteger e se não fossem as forças armadas não imaginamos nem o que seria do Brasil hoje.


-------------------------


Primeira Republica – Deodoro da Fonseca
O militar Deodoro da Fonseca nasceu em Alagoas no dia 5 de agosto no ano de 1827. Foi responsável pela proclamação da republica, estudou em escola militar e tornou-se artilheiro. Participou de muitas lutas como a de Pernambuco, o cerco Montevidéu e muitas outras.
Foi traído e perseguido pelas tropas do imperador que queria prende-lo. Apoiado pela população tornou-se o 1° Presidente do Brasil, mais seu governo não durou muito tempo, acabou no dia 23 de novembro de 1891, por problemas econômicos e políticos.
Deodoro morreu no dia 23 de agosto de 1892, por dificuldade em sua respiração. Foi por esses motivos que se tornou uma das maiores figuras da política brasileira.
--------------------------------------------------------------------------------
Italianos
1. Franco Baresi
2. Simone Perrotta
3. Gianluigi Buffon
4. Alessandro Gamberini
5. Luca Toni
6. Antonio Di Natale
7. Fabio Quagliarella
8.Giovanni Capelotti
9. Pietro Menegaro
10.Lorenzo Pieruzzi
11. Gustavo Revelli
12.Filippo Gonstavó
13.Giuliana Cassol
14. Giorgio Marconni
15.Valentina Pieroblon
16. Carlotta Hures
17.Giuseppi Mussolini
18.Bacco Rossi
19.Sebastiano Bonfá
20.Carmen Della Marchina
Espanhóis
1.Rosalía Martinez
2.Estela Aguiar
3.Alfonso Perón
4.Esperanza De La'Vega
5.Javier Pina
6.Teresa Benitez
7. Cristobal Sanchez
8.Margarida Andres
9.Francisco Juan
10.Lana Del Rei
11.Carmo Bueno
12 .Ivanna Baquero
13.Eduardo Del Toro
14.Milla Mena
15.Frederson Zenon
16.Laguna Rodríguez
18.Paloma González
19.Consuelo Hernandez
20.Santana Lopez
Alemães
1.Kurt Hummel
2.Patrick Sükind
3.Friederich Nietzche
4.Johann Sebatian Bach
5.Burt Dietrich
6.Betrolt Breach
7.Otto Ludueing
8.Fritz Lang
9.Carl Orff
10.Eric Fromm
11.Hebert Marcuse
12.Ferdinand Von Zappelin
13.Immanuel Kant
14.Anne Weill
15.Peter Weiss
16.Werner Herzong
17.Nicole Bohrer
18.Kristen Streicher
19.Günter Shimirtch
20.Oliver Hauer
Japoneses
1.Emiko Yoshida
2.Kudo Tonan
3.Shugiro Tang
4.Sayumi Sato
5.Leika Kodashi
6.Keiko Tetsuto
7.Sakura Kobayashi
8.Naoko Yokoyama
9.Aiko Ikeda
10.Megumi Sakai
11.Ayumi Yamamotoyama
12.Hitomi Ito
13.Kazuko Aoki
14.kaoru Watanabe
15.Ken Tanaka
16.Ryu Chang
17.Mazako Hiro
18.Goku Okamoto
19.Sakura Takeshi
20.Kazuha Sugahara
Sírio - Libanes
1.Aydah Bou Rached
2.Nadine Fakih
3.Maomé Azar
4.Walid Gholmieh
5.Sayde Raichramy
6.Braihim Famieh
7.Haifa Wehbe
8.Muhammad Zurad
9.Latif Rachan
10.Ibrahim Maalouf
11.Abdel Rahmam
12.Zafir Ayach
13.Rabah Elbacha
14.Tamir Fazar
15.Hassan Rizk
16.Nair Akih
17.Zafira Farrouk
18.Quirá Murad
19.Esam Imadnuh
20. Moustafa Jhabir

------------------------------

Revoltas Populares
Faz parte da rotina de qualquer pessoa ouvir alguém dizendo na rua que foi assaltado, mas nós não devemos nos acostumar com isso. Todos falam dos marginais que roubam celulares e blá, blá, blá, ta certo, eles são criminosos, mais todos esquecem aqueles criminosos do colarinho branco que pagam uma quantia e fica tudo transparente, como se não houvesse crime algum, são essas horas que eu me pergunto cadê a justiça desse país ?
Homens (se é que podemos chamar assim) que abandonam seus filhos os deixam largados sem carinho e sem suporte financeiro, não pagam a pensão e nenhuma providencia é tomada.
No trânsito, pra ser sincera o menor problema é passar no sinal vermelho, as pessoas não seguem as leis e acabam prejudicando ou tirando a vida de uma pessoa inocente e mais uma vez nada é feito.
A punição em nosso país deveria ser mais rigorosa e todos devem tomar uma atitude, essas pessoas devem ser castigadas , punidos pelos seus crimes, a verdade é que não há justiça no nosso país, sabe por que? Por que ninguém se importa.



-----------------------

Paloma de Paula Gonçalves 9° ano B

13° Aula - Islamismo e a África


O Islamismo é uma religião que surgiu na Arábia Saudita, pregada por Maomé (profeta) e que vem crescendo rapidamente. O livro sagrado deles é o Corão e o nome do seu único Deus é Alá. Apesar de essa religião ser horrível e ter como intuito humilhar as mulheres elajá se espalhou pelo oriente médio, áfrica e parte da europa. Os outros países devem tomar medidas drásticas rapidamente pois o Islamismo coloca a vida das mulheres do Afeganistão em risco.

---------------------------------


1° Guerra Mundial
Eu entendi que um dos primeiros motivos foi a concorrência econômica Europeia o nacionalismo e a rivalidade entre as nações. Tudo piorou com o assassinato do príncipe Francisco Ferdinando (herdeiro do trono austríaco). Logo a guerra espalhou-se por todas as nações do mundo, inclusive a Europa, com todo esse tumulto começaram as formações de alianças como a Itália, Alemanha e o Império Austro – Húngaro contra Inglaterra, França e Rússia. Após um tempo o Brasil entra junto com a Itália, Alemanha e o Império Austro – Húngaro, os ajudando enviando remédios e enfermeiros.
As inovações tecnológicas chegaram nas guerras como as armas e as bombas, com uma grande participação das mulheres como operárias nas industrias de armamento, logo começaram a usar submarinos, aviões e tanques de guerra.
No ano de 1917, entra também na guerra o Estados Unidos e também no mesmo ano é derrotada a aliança da Itália, Alemanha e o Império Austro – Húngaro.
O fim da Guerra se resultou em imposições feitas aos derrotados e cerca de 10 milhões de pessoas mortas e destruição de cidades e campos.
-----------------------

Albert Einstein.
Albert Einstein nasceu no dia 14 do mês 3 de 1879, aos 3 anos de idade Einstein ainda não falava.Nasceu na Alemanha e Ra Judeu. Logo que a cidade de Israel no ano de 1948 Einstein foi chamado para ser o presidente de Israel mas não aceitou ao invés disso se tornou profº na Universidade Hebraica de Jerusalém.Ele tinha tripla,alemã,americana e israelense. Apesar de ser extremamente inteligente em matemática, ele reprovou nas matérias de ciências sociais e biologia.Ele viveu 2 anos de miséria.
Entrou no projeto manhatam em 1941 para a criação da bomba atômica e depois da guerra saiu no ano de 1944.Criou as teorias:fotoelétricos, átomo, teoria da relatividade e massa inercial e criaram contra ele o livros “ Os cem contra Einstein’’. Em 1921 ganhou o premio Nobel ganhou também em um leilão 6 milhões (foi leiloado um mano - escrito feito por ele)que foram doados a todas as vitimas da 2º Guerra mundial . Fugiu da Alemanha por causa da Hitler no ano de1983, conheceu Marechal Rondon em 1925. No dia 14 de abril de 1955 Einstein morre nos Estados Unidos.

---------------------------------



Revolução industrial brasileira
Eu entendi que nos anos de 1940 e na metade de 1950 o setor industrial começou a ser o grande chefe da economia brasileira. E durante o período colonial, não podia ser colocado no Brasil nada que atrapalhasse as atividades de comercia da metrópole. Já no ano de 1785 o governo Português proibiu o funcionamento de fabricas, para não atrapalhar a comercialização de roupas e tecidos feito por eles (portugueses).
No começo do século XX, a maioria das industrias brasileiras se resumiam apenas em moinhos de trigo, fiações, fabricas de bebidas, etc. O país importava, máquinas, equipamentos entre outros bens de consumo.
Foram tomadas medidas concretas durante o Estado novo. Começou a ser operado o 1° alto forno da Companhia Siderúrgica Nacional em 1946, em Volta Redonda, Rio de Janeiro. Entre 1956e 1961, Vargas foi trocado pelo desenvolvimento de Juscelino, atraindo o capital estrangeiro e engrandecendo o nacional, com medidas de proteção para o mercado, além disso, JK, colocou a industria de bens duráreis, como, veículos e eletrodomésticos, como intuito de aumentar o número de fabricação da economia brasileira, que trouxe o aumento da produção de equipamentos pesados e máquinas para ajudar a mecanização agrícola, fabricando, fertilizantes, transporte ferroviário e outros. Quando começou os anos 60 o setor industrial ultrapassou a média de crescimento comparado aos outros setores da economia brasileira.


----------------------------------------

Genocidio Armênio
Perto dos anos 500 houve o extermínio do povo Armênio, cerca de um milhão e meio de Armênios mortos. Antes do massacre fugiram cerca de 8 milhões de pessoas, muitos armênios fugiram para os EUA e outros 25 mil foram para o Brasil.Esse foi o 2° maior genocídio já ocorrido na terra.
Atualmente há um grande confeito entre países que não assumem o caso ‘’ Genocidio Armêmio’’
No ano de 1915,12 mil criminosos foram libertatos para matar os armênios no mesmo ano 250 líderes Armênios, foram mortos. Também foram encontrados, vários telegramas dizendo que eram obrigações matar os armênios, incluindo mulheres e crianças.
Foi um grande massacre, que não foi tão reconhecido como a morte dos judeus, mais atualmente depois de cerca de 100 anos, ainda é lembrado e lamentado.

------------------------------------------------------------------------



2 TRIMESTRE




--------------------------------------------------------------------------



Revolução de 1930



No dia 3 de Outubro de 1930, o poder é assumido por Getulio que destruiu Washington e impediu a posse de Julio Prestes. Com a politica do café com leite e dois estados mais fortes que eram: São Paulo e Minas Gerais, que juntavam-se para eleger um só presidente para ficar no poder. As pessoas estam revoltadas com toda a situação do Coronelismo pois a politica era péssima. Forças militares nas épocas de eleições apoiavam Getulio e Julio Prestes. Julio Prestes ganhou pela colaboração das forças militares, por isso foram trocados 17 governadores por tenentes. Getulio foi contra toda a politica e deu fim ao Coronelismo, esse foi um de seus primeiros atos. Julio Prestes ganhou apenas por causa de toda a corrupção, mais logo após isso Getulio assumiu toda a força, ele ficou por cerca de 20 anos. Ele era chamado de "O pai dos pobres". 3 tenentes da época de Getulio tornaram-se presidente. O sistema de Getulio era totalmente contra o regionalismo. Getulio perdeu uma de suas eleições por corrupção e seu nº de votos era de 742.791, já o Julio Prestes teve 1091.709 votos. Ele criou o CTL que após isso todos os trabalhadores tinham direito se horario de trabalho, hora de comer e vários outros.

-----------------------------------



Nome : Paloma de Paula      24       9° B


                 Revolução Chinesa


                A Revolução Chinesa começou entre os anos de 1944 á 1912 que trouxe a dinastia Quing, mas a monarquia que dominava toda a situação.De etnia Machuie, a família Quing era uma minoria muito privilegiada e por serem poucos, a raça Han já estava extremamente revoltada. Considerada uma prioridade privada, em 1905, criaram a estrada de ferro, logo depois o governo viu que a ferrovia dava lucro,e a tomou de seus donos e no ano de 1911 a ferrovia tornou-se nacional. Ainda em 1911, houve a tragédia natural onde morreram cerca de 100 mil pessoas. Então foi declarado pelo povo que a tragédia era um sinal de que deveriam dar um fim em toda monarquia. Como não havia outra opção, o Rei pediu para o general Yuan Shinkai trazer de volta a monarquia, sem causar muitas mortes, mas Yuan fez um trato com o povo e traiu o Rei.
              A conferência para criar um governo provisório aconteceu no dia 30 de novembro de 1911, onde entrou o tão grande revolucionário sem Uat-Sen.
               O Rei deixou o trono no dia 12 de fevereiro de 1912, e passou a receber uma pensão, fazendo com que Sun assumisse o trono, mas Sun ofereceu o cargo ao general Yuan, que foi tirado do trono no ano de 1912.






---------------------------------------


Revolução Russa - 9ºB - Paloma de Paula




A Revolução Russa iniciou-se no ano de 1914 e teve seu fim no ano de 1991. Tudo começou por que as pessoas estavam inconformadas com os desmandos e com a queda de Cezar Russo Nicolau II. Foi criado um governo provisorio que foi derrotado pelas forças dos Bolchevistas comandado por Lênin. A Russia estava estava começando no mundo industrializado, no começo do século XX e também Nicolau II, abria a Russia para um capitão, em pouco tempo havia cerca de 3 milhões de operários nas maiores cidades do país, entre tanto eles tinham pessimas condições de trabalho, eles trabalhavam entre 12 a 16 horas por dia, não tinham direito a refeições e recebiam um salario extremamente baixo. Os lideres do partido operário eram Trotski e Lênin, eles que elaboraram a Revolução Russa, espelharam-se no "Marxismo" uma das correntes politicas, ao longo de tudo isso muitos dos antigos proprietarios se refugiaram para o exterior. Quando Lênin para a Russia ele passa a usar a nacionalização dos bancos e da propriedade privada, na época a cidade que era capítal da Russia chamava-se Petrogrado, atualmente conhecida como Petersburgo e é localizada em Moscou. Quando estava no comando Lênin tomou algumas atitude a 1º era que um tratado de paz com a Alemanhã, retirando-se da 1º Guerra Mundial a 2º é que fossem confiscadas as propriedades privadas e também todos os bens da igreja Ortodoxa, já a 3º eram as Estalizações da economia. O governo da União que o órgão era "Soviet Supremo Legislativo", logo após passou a ser um grupo representado por várias republicas. Lutava ao governo da União com alguns deveres relativos a planificação da economica, comercio exterior, politica internacional e outros. O governo também afirmava para a população sobre a difusão das ideologias chegadas da alta cúpula. Entre os anos de 1924 até 1953, Stalin governou, de toda a história da nossa humanidade, ele foi um dos homens mais ruins, desde patriotras russos e alguns colegas de Lênin, todos os que eram contra o comunismo ele mandava torutar e matar.


------------------------------------------



Nome : Paloma de Paula      24      9°B



               
Fernando Henrique Cardoso.


       Presidente da republica ( Brasil ) duas vezes seguidas antes do Lula, Fernando Henrique Cardoso gerou muitas mudanças no nosso país, ele começou vendendo muitas empresas brasileiras , que por 10 mil ele vendeu a Companhia Vale do Rio Doce.
       Deu inicio as telecomunicações para que outros países pudessem instalar  suas empresas no Brasil.Criou o capital estrangeiro, as leis de responsabilidade fiscal. Deu inicio a produção de medicamentos genéricos, com bateu o tabaco, bolsa escola, bolsa família, auxilio gás e possibilitou a ida de alunos de inclusão nas escolas com a lei de acessibilidade. também criou o Código Nacional de Trânsito , muitas leis de crimes ambientais , o SIVAM ( sistemas de aviação aérea Amazônica) e Bolívia Brasil. Fernando Henrique Cardoso, foi um bom presidente, ele nasceu em 18 de junho de 1931.



---------------------------------------------




Nome: Paloma de Paula            24             9° B



               
                       
Getúlio Vargas.


    
Getúlio nasceu no Rio Grande do Sul, no dia 19 de abril de 1882.Em uma certa época foi estudar um Ouro Preto, mas logo voltou para sua cidade, e se tornou soldado aos 16 anos. Formou-se em direito e trabalhou na promovia pública do fórum de Porto Alegre, e novamente voltou para Rio Grande do Sul.
      Seu 1 avanço econômico aconteceu de 1930 á 1945 e em 1951 começou o seu 2 período de governação. Após ter criado CLT - Consolidação das leis trabalhistas Getúlio era considerado o ''pai dos pobres'' foi criada em 15 de setembro de 2010.
      Getúlio realizou muitas coisas como o C T P S- Carteira de trabalho e previdência social que fez com que  tivesse - mos 8 horas de trabalho por dia, geografia e estatística o CNS- companhia siderúrgica nacional e muitas outras coisas que ajudaram muito a população Brasileira. 1954, Houve seu suicídio onde Getúlio deixou apenas uma carta e atirou em sua própria cabeça.


-------------------------------------------



 Nome:  Paloma de Paula        n° 24        6°B



                          
Holocausto Judeu


     
O Holoucasto Judeu, comandado por Hitler, um sociopata que quis culpar os Judeus pela má situação da Alemanha depois da 1° guerra mundial, causou a morte de cerca de 50 milhões de pessoas entre os anos 1933 á 1945. Uma das maquinas de morte mais conhecida é a Aushutz, para ela eram levados os Judeus depois de um certo, lá cremavam os corpos para poupar tempo e trbalho. Quando o reinado de Hitler está indo por água abaixo, ele da uma capsula de veneno e um revolver para cada um ( sua familia) para que naquele momento houvesse um suícidio coletivo, a única sobrevivente foi sua secretária, que contou como tudo aconteceu.
         A ONU retornou um 1948 levando os Judeus de volta para sua terra natal e então formam Israel. No fim da Guerra a Alemanha teve que assinar um tralado de paz, e tiveram também que pagar a indenização dos países prejudicados, sem contar que eles não podiam ter forcas armadas. no dia 8 de novembro de 1938 aconteceu a noite dos cristais, os alemães sairam na rua e roubaram muitas casas de Judeus e 236 sinagogas. Hoje mesmo com todas as confusões, a Alemanha ainda está entre os países mais ricos do mundo.




----------------------




Nome: Paloma de Paula       24          9°B


                         


                             
Maremoto


          A palavra Maremoto vem do latim que é '' Maré Motus '', já no novo vocabulário Japonês é Tsunami que significa '' onda contra o porto ''.O Maremoto pode ser provocado por várias atividades naturais como a queda de um meteoro, uma erupção vulcânica, um terremoto ou algum grande desabamento.
          Apenas um maremoto consegue fazer um estrago feito por milhares de bombas atômicas. Quando há o deslocamento das placas tectônicas, é quando ocorrem os maremotos oriundos, causando tremores na superfície.
          Os principais maremotos da História; 5 de maio de 1202 houve um maremoto no mediterrâneo oriental que devastou vários países da costa do mar Mediterrâneo. Pelo que consta os documentos que restaram da época cerca de um milhão e duzentas mil pessoas morreram na tragédias. Em 1755 um terremoto em Lisboa provocou ondas que mataram 55 mil pessoas na cidade e mais 10 pessoas em Marrocos. Também no dia 23 de dezembro de 2004 o segundo mais devastador maremoto de toda a historia matou cerca de 300 mil pessoas de diversos países, todos os países do Suldeste da Ásia foram atingidos morreram pessoas até na África e na Somála. E em 11 de março de 2011. com cerca de 10 mil pessoas mortas, o maremoto mais documentado em vídeo causou o prejuízo de bilhões de dólares no Japão.

                 

-----------------------------------------------------------------


Nome: Paloma de Paula Nº 24 9ºB
Pear Harbor
O ataque do Japão a Pear Harbor Decretou a entrada dos Estados Unidos das Américas na 2º Guerra Mundial. O ataque foi realizado no dia 7 de Dezembro de 1947. Eles destruíram cerca de 11 navios e 188 aviões, houveram 2400 mortos. Em Pear Harbor tinha um reservatório de combustível mais felizmente ele não foi atingido, pois as proporções de um estrago seriam imensas . O Japão já vinha com uma política de expanção territorial.o Japão estava enfrentando os Estados Unidos, mais não conseguiu nada com isso e acabou saindo da Liga das Nações. Logo depois o Japão invadiu a Camboja e o Vietnã sur 9

-------------------------------------------


Nome: Paloma de Paula nº24 9ºB

Demografia Humana.

 A demografia é o estudo do crescimento da população. Hoje em dia já temos no mundo 7 bilhões de pessoas quando já comprovado por estudos que o ideal seria meio bilhão. Por isso são acrescentados no mundo 20 milhões de pessoas e os ciêntistas acham que em pouco tempo vai ser necessário o extermínio de algumas pessoas pra poder poupar água, comida, petróleo e outros recursos que podem se esgotar. sur 9


====================================


Nome: Paloma de Paula nº24 9ºB Professor Valdemir, infelizmente eu não pude entregar-lhe as 80 questões pessoalmente por motivos pessoais, mais ficaria muito grata se o senhor as aceitasse pelo blog e me desse a nota da mesma forma. Obrigada! 80 Questões 1.Porque os anos de 1930 são considerados como "Era do Radio"? R: Por causa que nessa época as transmissões radiofônicas marcavam muito a vida das pessoas. 2.Por que os anos de 1914 á 1945 eram chamados de "Era das Catástrofes"? R: Por causa das Guerras que acorriam na época. 3.Quem era Eric J. Hobsbawm? R: Um historiador que estudava os séculos. 4.Explique o Breve século XX: R: O século XX começou em 1914 com o início da 1º Guerra Mundial e em 1991 quando a URRS cai ele termina. 5.Para que era utilizado o Muro de Berlim? R: Para fazer a divisão da Alemanha capitalista da socialista. 6.Em que ano ele foi destruído? R: Em 1989 7.Explique o Governo Provisório: R: Foi quando os Militares e civis que sur 9


(Continuação 80 Questões) 21.Quem eram os dois blocos antagônicos? R: O 1º Liderado pela União Soviética reunia os países Socialistas - O 2º Liderado pelos Estados Unidos reunia os países capitalista. 22.Qual foi a data da Revolução Russa? R: 25 de Outubro de 1917 segundo o velho calendário 7 de Novembro de 1917 segundo o novo calendário 23.Logo após a guerra, muitos dos países europeus mantiveram ou adotaram formas liberais do governo constitucional. Cite um exemplo: R: A adoção do voto feminino pelo Reino Unido, na Alemanha e nos Estados Unidos da América. 24.O que foi a crise de super produção? R: Foi a época em que os Estados Unidos começou a produzir muitos produtos variados para vender, mais o povo não tinha condições de pagar. 25.O que foi o "Crack da Bolsa de New York"? R: Depois de vários caimentos no valor das ações negociadas na Bolsa de Valores de NY, sobreveio a grande crise. No dia 24 de Outubro de 1929, os negociadores de ações não encontraram computadores sur 9


(Continuação 80 Questões) 41.Em 1936 os países participantes do Eixo assinaram o pacto Anti-komintern. Oque ele dizia? R: Que agora os países se uniriam para imperdir a difusão do comunismo. 42.Quando começou a 2º Guerra Mundial? R: 3 de Setembro de 1939 43.Quanto tempo durou o avanço do Eixo? R: De 1959 á 1941 44.Em 1941 o Governo de Hitler colocou em pratica o plano Barba Ruiva. Qual foi a sua ação? R: Rompeu o pacto Germânico-Soviético e invadiu a União Soviética sem declarar guerra. 45.Quando foi que os Estados Unidos atacou o Oriente? R: Em 1942 46.Quando foi que jogaram uma bomba atômica em Hiroshima? R: Em 6 de Agosto de 1945. 47.Quando foi que o Brasil se retirou do Eixo? R: Em 1942 48.Quando ocorreu a queda de Getúlio Vargas? R: Em 1945 49.Quando ocorreu a conferência de Yalta? R: Em 1945 50.Quais países estavam presentes? R: Estados Unidos, Inglaterra e União Soviética. 51.E o que foi decidido? R: A Partilha Mundial. 52.Qual foi o sur 9


(Continuação 80 Questões) 61.Quando ocorreu á Conferência de Bandung? R: Em 1955 62.Quantos países estavam envolvidos ? R: 24 países afro - asiaticos. 63.E oque foi decidido ? R: Decidiram pela criação de um bloco não alinhado, ás duas superpotências ,mundias da época : Estados unidos, União Soviética. E esse foi o bloco de Terceiro Mundo. 64.O movimento de libertação da Índia teve ajuda de um grande figurino. Quem foi ? R: Mahatma Gandhi. 65.Quantas pessoas participaram desse movimento? R: 400 milhões. 66.E quando ocorreu independência? R: Em 1947 67.Quem governou o Irã em 1925? R: A dinastia Pahlavi 68.Quem foi o país que mais sofreu com o embarque econômico Norte-Americano ? R: O Iraque 69.Quando Mikhail Gorbachev assumiu o comando politico da União Soviética? R: Em 1985 70.Quando ocorreu a Revolução Russa? R: Em 1966 71.Descreva-a: R: Um grande movimento de fundo doutrinário que envolveu toda a China e fortaleceu o comando sur 9

8 commentaires:

  1. Revolução Russa - 9ºB - Paloma de Paula




    A Revolução Russa iniciou-se no ano de 1914 e teve seu fim no ano de 1991. Tudo começou por que as pessoas estavam inconformadas com os desmandos e com a queda de Cezar Russo Nicolau II. Foi criado um governo provisorio que foi derrotado pelas forças dos Bolchevistas comandado por Lênin. A Russia estava estava começando no mundo industrializado, no começo do século XX e também Nicolau II, abria a Russia para um capitão, em pouco tempo havia cerca de 3 milhões de operários nas maiores cidades do país, entre tanto eles tinham pessimas condições de trabalho, eles trabalhavam entre 12 a 16 horas por dia, não tinham direito a refeições e recebiam um salario extremamente baixo. Os lideres do partido operário eram Trotski e Lênin, eles que elaboraram a Revolução Russa, espelharam-se no "Marxismo" uma das correntes politicas, ao longo de tudo isso muitos dos antigos proprietarios se refugiaram para o exterior. Quando Lênin para a Russia ele passa a usar a nacionalização dos bancos e da propriedade privada, na época a cidade que era capítal da Russia chamava-se Petrogrado, atualmente conhecida como Petersburgo e é localizada em Moscou. Quando estava no comando Lênin tomou algumas atitude a 1º era que um tratado de paz com a Alemanhã, retirando-se da 1º Guerra Mundial a 2º é que fossem confiscadas as propriedades privadas e também todos os bens da igreja Ortodoxa, já a 3º eram as Estalizações da economia. O governo da União que o órgão era "Soviet Supremo Legislativo", logo após passou a ser um grupo representado por várias republicas. Lutava ao governo da União com alguns deveres relativos a planificação da economica, comercio exterior, politica internacional e outros. O governo também afirmava para a população sobre a difusão das ideologias chegadas da alta cúpula. Entre os anos de 1924 até 1953, Stalin governou, de toda a história da nossa humanidade, ele foi um dos homens mais ruins, desde patriotras russos e alguns colegas de Lênin, todos os que eram contra o comunismo ele mandava torutar e matar.

    RépondreSupprimer
  2. Revolução de 1930



    No dia 3 de Outubro de 1930, o poder é assumido por Getulio que destruiu Washington e impediu a posse de Julio Prestes. Com a politica do café com leite e dois estados mais fortes que eram: São Paulo e Minas Gerais, que juntavam-se para eleger um só presidente para ficar no poder. As pessoas estam revoltadas com toda a situação do Coronelismo pois a politica era péssima. Forças militares nas épocas de eleições apoiavam Getulio e Julio Prestes. Julio Prestes ganhou pela colaboração das forças militares, por isso foram trocados 17 governadores por tenentes. Getulio foi contra toda a politica e deu fim ao Coronelismo, esse foi um de seus primeiros atos. Julio Prestes ganhou apenas por causa de toda a corrupção, mais logo após isso Getulio assumiu toda a força, ele ficou por cerca de 20 anos. Ele era chamado de "O pai dos pobres". 3 tenentes da época de Getulio tornaram-se presidente. O sistema de Getulio era totalmente contra o regionalismo. Getulio perdeu uma de suas eleições por corrupção e seu nº de votos era de 742.791, já o Julio Prestes teve 1091.709 votos. Ele criou o CTL que após isso todos os trabalhadores tinham direito se horario de trabalho, hora de comer e vários outros.

    RépondreSupprimer
  3. Nome: Paloma de Paula nº24 9ºB

    Professor Valdemir, infelizmente eu não pude entregar-lhe as 80 questões pessoalmente por motivos pessoais, mais ficaria muito grata se o senhor as aceitasse pelo blog e me desse a nota da mesma forma. Obrigada!

    80 Questões

    1.Porque os anos de 1930 são considerados como "Era do Radio"?
    R: Por causa que nessa época as transmissões radiofônicas marcavam muito a vida das pessoas.

    2.Por que os anos de 1914 á 1945 eram chamados de "Era das Catástrofes"?
    R: Por causa das Guerras que acorriam na época.

    3.Quem era Eric J. Hobsbawm?
    R: Um historiador que estudava os séculos.

    4.Explique o Breve século XX:
    R: O século XX começou em 1914 com o início da 1º Guerra Mundial e em 1991 quando a URRS cai ele termina.

    5.Para que era utilizado o Muro de Berlim?
    R: Para fazer a divisão da Alemanha capitalista da socialista.

    6.Em que ano ele foi destruído?
    R: Em 1989

    7.Explique o Governo Provisório:
    R: Foi quando os Militares e civis que comandaram o golpe de 15 de Novembro estabeleceram o Governo Provisório.

    8.Quem foi Benjamim Constant?
    R: Um professor da Escola Militar do Rio de Janeiro e criador do lema "Ordem e Progresso".

    9.Quem foi Rui Barbosa?
    R: Foi ministro da Fazenda no governo Deodoro e concorreu á eleição para o cargo de Presidente da República em 1910 e 1919, e a também representou o Brasil o Brasil na conferencia da paz de Haia na Holanda em 1907.

    10.Explique a constituição de 1891:
    R: A constituição se resumiu em : - O Brasil passaria a ser uma República. - O Estado Brasileiro ficava estruturado em três poderes independentes legislativo e judiciário.

    11.Oque foi a Revolução Federalista?
    R: A Revolução Federalista é um movimento revoltoso desenvolvido entre facções politicas rivais encontradas no governo do Rio Grande do Sul.

    12.Explique a República café com leite:
    R: A politica do café com leite foi um acordo feito entre as Oligarquias e o Governo Federal durante a República velha para que os presidentes da República fossem escolhidos entre os políticos de São Paulo e Minas Gerais.

    13.O que foi a revolta da vacina?
    R: Foi quando o Governo Brasileiro distribuiu vacinas gratuitamente, mas como povo não sabia de que tratava se revoltaram contra o governo.

    14.O que foi a revolta da Chibatada?
    R: A Revolta das Chibatadas foi um importante movimento, acorrido no início do século XX, na cidade do Rio de Janeiro. Começou no dia 22 de Novembro de 1910. Neste período, os marinheiros brasileiros eram punidos com castigos físicos. As faltas graves eram punidas com 25 chicotadas. Esta situação gerou uma imensa revolta entre os marinheiros.

    15.O que foram as Revoltas do Campo?
    R: Varias revoltas ocorridas por diversos motivos pela população rural.

    16.O que foi Belle e porque?
    R: Foi instalada lentamente no Brasil por meio de uma breve introdução que começa em meados de 1880 e depois ainda sobrevivi até 125, sendo aos poucos minadas por novos movimentos culturais.

    17.Antes da 1º Guerra Mundial a Europa era divida em dois blocos. Quem os formavam?
    R: a Tríplice Aliança (Alemanha, Áustria-Hungria e Itália) e a Tríplice Entente (Inglaterra, Rússia e França)

    18.Quando foram assinados os tratados de paz?
    R: Em 1919

    19.Qual país foi lider dessa reunião?
    R: Paris

    20.Durante o início do século XIX o papel da Mulher sofreu algumas mudanças. Qual foram essas mudanças?
    R: A sua vestimenta elas ganharam o direito de votar, e mudaram o jeito de serem vistas pelos homens.

    RépondreSupprimer
  4. (Continuação 80 Questões)



    21.Quem eram os dois blocos antagônicos?
    R: O 1º Liderado pela União Soviética reunia os países Socialistas - O 2º Liderado pelos Estados Unidos reunia os países capitalista.

    22.Qual foi a data da Revolução Russa?
    R: 25 de Outubro de 1917 segundo o velho calendário 7 de Novembro de 1917 segundo o novo calendário

    23.Logo após a guerra, muitos dos países europeus mantiveram ou adotaram formas liberais do governo constitucional. Cite um exemplo:
    R: A adoção do voto feminino pelo Reino Unido, na Alemanha e nos Estados Unidos da América.

    24.O que foi a crise de super produção?
    R: Foi a época em que os Estados Unidos começou a produzir muitos produtos variados para vender, mais o povo não tinha condições de pagar.

    25.O que foi o "Crack da Bolsa de New York"?
    R: Depois de vários caimentos no valor das ações negociadas na Bolsa de Valores de NY, sobreveio a grande crise. No dia 24 de Outubro de 1929, os negociadores de ações não encontraram computadores o que provocou uma vertiginosa queda nos preços desses títulos. De um dia para o outro, muitos acionistas não tinham mais que papéis sem valor nas mãos.

    26.No que se consistia o New Deal?
    R: Sobretudo, no intervencionismo estatal na economia abandonando-se os propostos tradicionais do liberalismo.

    27.Quem foi Delano Roosevelt?
    R: Um presidente Norte-Americano e o responsável pelo New Deal.

    28.Quem foi o maior culpado pelo movimento nazista na Alemanha?
    R: Adolf Hitler

    29.Como podíamos identificar um nazista?
    R: Todos os nazistas carregavam o simbolo do nazismo no braço.

    30.Enquanto estava preso Hitler escreveu um livro. Qual o nome?
    R: "Minha Luta"

    31.Porque Hitler foi preso?
    R: Por tentar aplicar um golpe de estado na Alemanha, que ficou conhecido com "Putsch de Munique"

    32.Quanto tempo durou a Guerra Civil Espanhola?
    R: Cerca de 4 anos

    33.Quanto tempo durou a era Vargas?
    R: De 1930 á 1945, 15 anos.

    34.O que era a Ação Integralista Brasileira?
    R: Organização de inspiração apoiada por grandes proprietários, empresários, elementos de classe média e oficiais da Forças Armadas. Seus defensores pregaram a criação no Brasil, de um estado integral, ou seja, uma ditadura nacionalista, de partido único.

    35.Oque foi o "Plano Cohen"?
    R: Foi um plano que ficou conhecido assim por ter sido um assinado por um suposto Judeu chamado Cohen, foi na verdade, uma farça criada por alguns militares integralistas que desejavam instalar no país um regime ditatorial de direita.

    36.Oque era a "Caixa de Socorro"?
    R: Recurso para atender seus membros nas dificuldades cotidianas em situações de conflito com os patrões.

    37.Oque era "Hora do Brasil"?
    R: O Governo lançou o programa e encapou a Radio Nacional para divulgar a ideologia do governos, fez uso ainda empresa e do cinema, bem como da organização de diversas manifestações públicas em dias comemorativos.

    38.Qual é a comemoração de 1º de Maio?
    R: O dia do Trabalho

    39.A industcar os produtos Importados pelos Nacionais. Oque causou isso?
    R: O início da 2º Guerra Mundial.

    40.Para que foi criada a "Companhia Vale do Rio Doce"?
    R: Ela foi criada em 1942 para obter matéria prima


    RépondreSupprimer
  5. (Continuação 80 Questões)


    41.Em 1936 os países participantes do Eixo assinaram o pacto Anti-komintern. Oque ele dizia?
    R: Que agora os países se uniriam para imperdir a difusão do comunismo.

    42.Quando começou a 2º Guerra Mundial?
    R: 3 de Setembro de 1939

    43.Quanto tempo durou o avanço do Eixo?
    R: De 1959 á 1941

    44.Em 1941 o Governo de Hitler colocou em pratica o plano Barba Ruiva. Qual foi a sua ação?
    R: Rompeu o pacto Germânico-Soviético e invadiu a União Soviética sem declarar guerra.

    45.Quando foi que os Estados Unidos atacou o Oriente?
    R: Em 1942

    46.Quando foi que jogaram uma bomba atômica em Hiroshima?
    R: Em 6 de Agosto de 1945.

    47.Quando foi que o Brasil se retirou do Eixo?
    R: Em 1942

    48.Quando ocorreu a queda de Getúlio Vargas?
    R: Em 1945

    49.Quando ocorreu a conferência de Yalta?
    R: Em 1945

    50.Quais países estavam presentes?
    R: Estados Unidos, Inglaterra e União Soviética.

    51.E o que foi decidido?
    R: A Partilha Mundial.

    52.Qual foi o período da Guerra Fria?
    R: De 1945 ao final de 1980, durou 35 anos.

    53.Porque ela recebeu esse nome?
    R: Por não ter havido nenhum topo de contato direito.

    54.Quando ocorreu a Revolução Chinesa?
    R: Durante o século XIX.

    55.E a Guerra Apoio?
    R: No início dos anos 1840.

    56.Quando ocorreu a Longa Marcha?
    R: De 1934 á 1935.

    57.Onde ela ocorreu?
    R: Na China, na Cidade de Yanan e Kiangsi.

    58.Quando ocorreu a Guerra do Vietnã?
    R: De 1959 á 1975

    59.Cite uma das causas:
    R: A disputa pela Hegemonia do Pacífico Norte.

    60.Quando ocorreu os anos Rebeldes?
    R: Em 1960

    RépondreSupprimer
  6. (Continuação 80 Questões)


    61.Quando ocorreu á Conferência de Bandung?
    R: Em 1955

    62.Quantos países estavam envolvidos ?
    R: 24 países afro - asiaticos.

    63.E oque foi decidido ?
    R: Decidiram pela criação de um bloco não alinhado, ás duas superpotências ,mundias da época : Estados unidos, União Soviética. E esse foi o bloco de Terceiro Mundo.

    64.O movimento de libertação da Índia teve ajuda de um grande figurino. Quem foi ?
    R: Mahatma Gandhi.

    65.Quantas pessoas participaram desse movimento?
    R: 400 milhões.

    66.E quando ocorreu independência?
    R: Em 1947

    67.Quem governou o Irã em 1925?
    R: A dinastia Pahlavi

    68.Quem foi o país que mais sofreu com o embarque econômico Norte-Americano ?
    R: O Iraque

    69.Quando Mikhail Gorbachev assumiu o comando politico da União Soviética?
    R: Em 1985

    70.Quando ocorreu a Revolução Russa?
    R: Em 1966

    71.Descreva-a:
    R: Um grande movimento de fundo doutrinário que envolveu toda a China e fortaleceu o comando maoista.

    72.Como foi marcado esse período?
    R: Por excesso de violência, tortura e morte de vários intelectuais e artistas que se opunham aos rumos dos processos

    73.Quando Mao Tse Tung morreu?
    R: Em 1976

    74.Oque foi o Neo Liberalismo?
    R: É um conjunto de ideias que defendem um mercado livre e global, em oposição ao intervencionismo econômico estatal.

    75.Dentre todos os resultados da globalização quais mais se destacaram?
    R: A exclusão e a miséria

    76.Oque ocorreu em 11 de Setembro de 2001 nos EUA?
    R: Três aviões destruíram completamente as torres do World Trade Center, em New York e parte do Pentágono, nos arredores de Washington, além de derrubar outro avião de passageiros na Pensilvânia.

    77.Quem liderou esses ataques?
    R: Grupos suicídios.

    78.Existem quantos blocos Econômicos?
    R: 4 blocos

    79.Quais são eles?
    R: Nafta, Cariocom, Comunidade Andina e Mercosul.

    80.Quem os formam?
    R:

    *Nafta : Canadá, Estados Unidos e México
    *Cariocom : Cuba, Haiti, República Dominicana e Bélgica
    *Comunidade Andina : Venezuela, Colômbia, Equador, Peru e Bolívia
    *Mercosul : Brasil, Paraguai, Chile, Uruguai e Argentina.

    RépondreSupprimer
  7. Nome: Paloma de Paula nº24 9ºB


    Demografia Humana.


    A demografia é o estudo do crescimento da população. Hoje em dia já temos no mundo 7 bilhões de pessoas quando já comprovado por estudos que o ideal seria meio bilhão. Por isso são acrescentados no mundo 20 milhões de pessoas e os ciêntistas acham que em pouco tempo vai ser necessário o extermínio de algumas pessoas pra poder poupar água, comida, petróleo e outros recursos que podem se esgotar.

    RépondreSupprimer
  8. Nome: Paloma de Paula Nº 24 9ºB


    Pear Harbor

    O ataque do Japão a Pear Harbor Decretou a entrada dos Estados Unidos das Américas na 2º Guerra Mundial. O ataque foi realizado no dia 7 de Dezembro de 1947. Eles destruíram cerca de 11 navios e 188 aviões, houveram 2400 mortos. Em Pear Harbor tinha um reservatório de combustível mais felizmente ele não foi atingido, pois as proporções de um estrago seriam imensas . O Japão já vinha com uma política de expanção territorial.o Japão estava enfrentando os Estados Unidos, mais não conseguiu nada com isso e acabou saindo da Liga das Nações. Logo depois o Japão invadiu a Camboja e o Vietnã

    RépondreSupprimer