16ª AULA - HISTÓRIA DA AVIAÇÃO
DIVIDIDA EM SETE PERIODOS:
1 - PERÍODO ANTERIOR DA SÉCULO XX
A lenda de Icaro
As tentativas de Leonardo da Vinci
1783 criação do balão e o dirigível a hidrogênio.
George Cayley (britânico) foi quem percebeu que era inútil tentar imitar o voou dos pássaros batendo as asas.
1863 Gabriel de la Lendalle cria o termo AVIAÇÃO.
1871 Francis Herbert inventa o túnel de vento para testar protótipos.
14/10/1897 – O francês Clément Ader faz o primeiro voou motorizado, mas nao controlado, com aparelho mais pesado do que o ar.
17/12/1903 os irmão Wright com o avião Flyer teriam feito o primeiro voou motorizado e controlado, mas a demonstração pública só ocorreria em 1909 na França. Os irmãos Wright não queriam publicidade, queriam a patente para poder vender para as forças armadas dos EUA e outros países europeus (Ao contrário, Santos Dumont colocava suas inveções na área do domínio público). Os irmãos Wright eram fabricantes de bicicletas antes de entrarem no negócio de aviões.
No Flyer o piloto dirigia deitado e manobrava o avião com cordas amarradas nas pontas das asas. No primeiro vôo o Flyer consegui a velocidade de 48km/h e ficou no ar por 12 segundos. Em 1905 consegue voar por 39 minutos, percorrendo
1905 Robert Esnault inventa o motor em estrela.
23/10/1906 Santos Dumont voa
Em 1907 Paul Cornu registra o primeiro helicóptero
Em 1908 os irmão Wright fizeram o primeiro vôo levando duas pessoas.
1909 Luis Paulhan alcança o record de
1910 – Um francês, Henri Fabre voa com o primeiro hidroavião.
Em 07/11/1910 os irmãos Wright fazem o primeiro vôo comercial entre Dayton e Columbus, alcançando a velocidade de
Em 1911 Calbraith fez o primeiro vôo transcontinental, de Nova Yorque a outra ponta dos Estados Unidos, na Califórnia, demorou 84 dias, com varias escalas.
Primeiro o avião foi usado militarmente, depois para os correios e finalmente a aviação civil. O primeiro país a usar o avião como arma de guerra foi a Itália em 01/11/1911 quando atacou os Otomanos.
A era dos Dirigíveis – em 1929 o Zepellin deu a volta ao mundo. Só houve um acidente fatal com Dirigíveis (1937) e nunca mais a humanidade usou este transporte mais leve que o ar.
Na Primeira Guerra Mundial chegou-se a produzir 1000 aviões do mesmo tipo. No começo a Primeira Guerra mundial os aviões conseguiam voar a
O maior Ás da avião foi o Barão Vermelho, abateu cerca de 80 aviões até que foi derrubado em 1918.
Em 1930 o Britânico Frank Whittle criou a turbina a jato
Em
Em 1936 o Douglas DC-3 velocidade de
Ao final da Segunda Guerra já se voava com radar
Com a tecnologia aeronaval já dava para voar sem visibilidade
NO começo da Segunda Guerra Mundial, um caça voava a
Em 1940 criou-se a cabine pressurizada, pois os aviões voam cada vez mais alto e faltava oxigênio nas alturas.
Ao final da Segunda Guerra se estabeleceu as linhas comerciais no mundo..
Em 14/10/1947 Charles Yeager o primeiro homem a ultrapassar a velocidade do som (
O boeing 377 foi o primeiro avião de dois andares e a transportar mais de cem passageiros.
Em seguida vieram os aviões supersônicos que voavam mais rápido que o som.
O primeiro avião a jato foi o Comet, dos britânicos, em 1952
Em
O Boeing 747 (Jumbo) o primeiro Widebody, com três fileiras de assento e com mais de quinhentos passageiros.
No século XXI os avanços não são nas aeronaves, mas na gestão de trafego aéreo, e meios de navegação.
No campo militar se investe mais em vôos automáticos, sem pilotos.
Nunca mais os politicos da Republica Velha participaram do governo brasileiro.
A qualquer observador de bom senso não escapa a evidência do progresso que alcançamos no curto prazo de 15 anos. Éramos, antes de 1930, um país fraco, dividido, ameaçado na sua unidade, retardado cultural e economicamente, e somos hoje uma nação forte e respeitada, desfrutando de crédito e tratada de igual para igual no concerto das potências mundiais! (Getulio Vargas)
OS SUCESSORES DE VARGAS
Três ex-ministros de Getúlio Vargas chegaram à Presidência da República: Eurico Dutra, João Goulart e Tancredo Neves. Este último não chegou a assumir o cargo, pois, na véspera da posse, sentiu fortes dores abdominais sequenciais durante uma cerimônia religiosa no Santuário Dom Bosco diagnosticada como uma "diverticulite", que o levou à morte em 21 de abril de 1985, em São Paulo.
Três tenentes de 1930 chegaram à Presidência da República: Castelo Branco, Médici e Geisel.
Nunca mais um paulista assumiu a presidencia do Brasil.
"Trabalhadores do Brasil"
Era com esta frase que Getúlio iniciava seus discursos
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