vendredi 25 mai 2012

9 ANO (17a AULA) REVOLUÇÃO DE 1930

Revolução de 1930

3 de novembro de 1930 Getulio assume o poder, após golpe de Estado que impede a posse do presidente do Brasil eleito, Julio Prestes e aida depõe o presidente Washington Luis.

MAÇONARIA E A POLÍTICA BRASILEIRA

Esta crise política em São Paulo originou-se em uma crise da maçonaria paulista presidida pelo Dr. José Adriano de Marrey Júnior. São Paulo, então, chegou dividido às eleições de 1930.

Dos 12 presidente da Republica Velha, 8 eram maçons.

Diante disso tudo, no mês seguinte, a 6 de novembro de 1934, o Grande Oriente do Brasil, expedia, a todas as Lojas de sua jurisdição, assinada pelo Grande Secretário Geral, uma circular, onde informava que "o Conselho Geral da Ordem, em resolução referente a consultas de diversas Oficinas, em relação a respectiva atitude em face do partido integralista, aprovou o parecer da Comissão de Justiça seguinte: o integralismo e a maçonaria são instituições que se repelem ;

25 de outubro de 1937 Getulio fecha todas as Lojas Maconicas por 2 anos e 9 meses

TRES ESTADOS REVOLUCINARIOS

Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Paraíba uniram-se a políticos de oposição de diversos estados, inclusive do Partido Democrático de São Paulo, para se oporem à candidatura de Júlio Prestes, formando, em agosto de 1929, a Aliança Liberal.

Getulio era presidente do Rio Grande do Sul

As eleições foram realizadas no dia 1º de março de 1930 e deram a vitória a Júlio Prestes, que obteve 1.091.709 votos, contra apenas 742.794 dados a Getúlio. Notoriamente, Getúlio teve quase 100% dos votos no Rio Grande do Sul.

CAUSAS DA REVOLUÇÃO:

1 - As acusações de fraude e

2 - a degola arbitrária de deputados mineiros e de toda a bancada da Paraíba da Aliança Liberal,

3 - o descontentamento popular devido à crise econômica causada pela grande depressão de 1929,

4 - o assassinato de João Pessoa e

5 - o rompimento da política do café com leite foram os principais fatores, que criaram um clima favorável a uma revolução.

COMO OCORREU A REVOLUÇÃO

A revolução de 1930 iniciou-se, finalmente, no Rio Grande do Sul em 3 de outubro, às 17 horas e 25 minutos

Oito governos estaduais no Nordeste foram depostos pelos tenentes.

Às 3 horas da tarde de 3 de novembro de 1930, a junta militar passou o poder, no Palácio do Catete, a Getúlio Vargas, encerrando a chamada República Velha, derrubando todas as oligarquias estaduais exceto a mineira e a gaúcha.

COMO FICOU APÓS AREVOLUÇÃO

A constituição de 1891 foi revogada e Getúlio passou a governar por decretos. Getúlio nomeou interventores para todos os Governos Estaduais, com exceção de Minas Gerais. Esses interventores eram na maioria tenentes que participaram da Revolução de 1930.

O que estava acontecendo no mundo repercutia no Brasil. O governo Vargas era apoiado por facções opostas que não se entendiam (o Tenentismo, simpático ao fascismo de Hitler e Mussolini, os trabalhadores, seduzidos pelo comunismo, e a nova classe média, os industriais e fazendeiros, que queriam uma política liberal).
Foi a política conciliatória de Vargas, tentando acomodar tudo dentro de um mesmo saco que preparou o campo para a revolução de 1932.

Os efeitos da Revolução demoram a aparecer. A nova Constituição só é aprovada em 1934, chamada Constituição de 1934, depois de forte pressão social, como a Revolução Constitucionalista de 1932. Mas a estrutura do Estado brasileiro modifica-se profundamente depois de 1930, tornando-se mais ajustada às necessidades econômicas e sociais do país.

VARGAS APÓS A REVOLUÇÃO

Nunca mais os politicos da Republica Velha participaram do governo brasileiro.

A qualquer observador de bom senso não escapa a evidência do progresso que alcançamos no curto prazo de 15 anos. Éramos, antes de 1930, um país fraco, dividido, ameaçado na sua unidade, retardado cultural e economicamente, e somos hoje uma nação forte e respeitada, desfrutando de crédito e tratada de igual para igual no concerto das potências mundiais! (Getulio Vargas)

OS SUCESSORES DE VARGAS

Três ex-ministros de Getúlio Vargas chegaram à Presidência da República: Eurico Dutra, João Goulart e Tancredo Neves. Este último não chegou a assumir o cargo, pois, na véspera da posse, sentiu fortes dores abdominais sequenciais durante uma cerimônia religiosa no Santuário Dom Bosco diagnosticada como uma "diverticulite", que o levou à morte em 21 de abril de 1985, em São Paulo.

Três tenentes de 1930 chegaram à Presidência da República: Castelo Branco, Médici e Geisel.

Nunca mais um paulista assumiu a presidencia do Brasil.

"Trabalhadores do Brasil"

Era com esta frase que Getúlio iniciava seus discursos

Aucun commentaire:

Enregistrer un commentaire