mardi 8 mai 2012

9 ANO (20 AULA) GETÚLIO VARGAS

20 AULA – GETÚLIO VARGAS

Breve cronologia de Getúlio:

Nasceu em 19/04/1882 em São Borja/RS e morreu no dia 24/08/1954 no Rio de Janeiro, no palacio do Catete

Governou o Brasil entre:1930 a 1945 e depois eleito presidente entre 1951 a 1954

Foi o mais controvertido líder político brasileiro

Foi um ditador do bem, lutou contra os poderosos e criou inúmeras leis e órgãos públicos para o bem comum da população.

Ficou conhecido na história como o PAI DOS POBRES.

Dois partidos políticos atuais invocam que são heranças políticas de Vargas:
PTB – Partido Trabalhista Brasileiro
PDT – PARTIDO Democratico Trabalhista

Gétulio Vargas foi declarado HEROI DA PÁTRIA em 15/09/201º pela Lei 12.326/10


------------------------------------------




As realizações do Governo Provisório















Durante o governo provisório, Getúlio Vargas deu início à modernização do Estado brasileiro.







# Para fiscalizar essa Policia Civil do Distrito Federal, foi criado, pelo decreto-lei nº 5.504, de 20 de maio de 1943, a Corregedoria de Polícia do Distrito Federal







REALIZAÇÕES NO ESTADO NOVO




No Estado Novo foram criados o Conselho Nacional do Petróleo[144], o Departamento Administrativo do Serviço Público pelo decreto-lei nº 579[145], de 30 de julho de 1938, com o objetivo de racionalizar a administração pública e que foi extinto, pelo decreto nº 93.211[146], de 3 de setembro de 1986, a Companhia Siderúrgica Nacional[147], a Companhia Nacional de Álcalis pelo decreto-lei nº 5.684[148], de 20 de julho de 1943, a Companhia Vale do Rio Doce pelo decreto-lei nº 4.352[149], de 1 de junho de 1942, o Instituto de Resseguros do Brasil pelo decreto-lei nº 1.186[150], de 3 de abril de 1939, a Companhia Hidrelétrica do São Francisco, o Conselho Federal do Comércio Exterior, a lei da sociedade anônima[151] e a Estrada de Ferro Central do Brasil, através do decreto-lei nº 3.306, de 24 de maio de 1941, foi reorganizada como autarquia e ampliada sua funções.







CARTA TESTAMENTO
Deixo à sanha de meus inimigos, o legado de minha morte. Levo o pesar de não ter podido fazer, por este bom e generoso povo brasileiro, e principalmente pelos mais necessitados, todo o bem que pretendia.
A mentira, a calúnia, as mais torpes invencionices foram geradas pela malignidade de rancorosos e gratuitos inimigos, numa publicidade dirigida, sistemática e escandalosa.
Acrescente-se na fraqueza dos amigos que não defenderam, nas posições que ocupavam, à felonia de hipócritas e traidores a quem beneficiei com honras e mercês, à insensibilidade moral de sicários que entreguei à Justiça, contribuindo todos para criar um falso ambiente na opinião pública do país contra a minha pessoa.
Se a simples renúncia ao posto a que fui levado pelo sufrágio do povo me permitisse viver esquecido e tranquilo no chão da pátria, de bom grado renunciaria. Mas tal renúncia daria apenas ensejo para, com mais fúria, perseguirem-me e humilharem-me. Querem destruir-me a qualquer preço. Tornei-me perigoso aos poderosos do dia e às castas privilegiadas.
Velho e cansado, preferi ir prestar contas ao Senhor, não dos crimes que não cometi, mas de poderosos interesses que contrariei, ora porque se opunham aos próprios interesses nacionais, ora porque exploravam, impiedosamente, aos pobres e aos humildes. Só Deus sabe das minhas amarguras e sofrimentos. Que o sangue dum inocente sirva para aplacar a ira dos fariseus.
Agradeço aos que de perto ou de longe me trouxeram o conforto de sua amizade. A resposta do povo virá mais tarde..."







FRASES FAMOSAS DE GETULIO VARGAS




Eles me trazem sugestões, discutem medidas que lhes parecem úteis e oportunas. Eu escuto atentamente, demonstrando interessarme, mas o que mais me interessa realmente é conhecê-los melhor para saber como tratá-los..












Não temos mais problemas regionais; Todos são nacionais, e interessam ao Brasil inteiro!








A Polícia Civil do Distrito Federal, sob o governo revolucionário, redimiu-se perante a opinião pública; era, em verdade, um dos departamentos que mais baixo desceram no conceito geral do país. Esse departamento deixara, há muito, de ser o aparelho da ordem, para se transformar numa organização terrorista, cuja fama já se estendia, com o prestígio de coisas sinistras, para além de nossas fronteiras!





8 commentaires:

  1. Gabriela Chagas Rosa 9ª A

    20- AULA- Getulio Vargas

    Nasceu no dia 19/04/1882 em São Borjas/RS e morreu em 1954. ele governouo brasil em 1930-1945, 1951-1954. Antes não tinha folga para os trabalhadores, sabado e domingo eles trabalhava , ai o Getulio Vargas ele criou as leis, os trabalhadores tinha horario para trabalhar, e sabado e domingo não trabalhava, e ganhava um tanto de quantia. CLT ( consolidação das leis trabalhista) 2010- "Heroi da Patria" OAB - Ordem das advogados do Brasil. O Getulio Vargas inventou os Tiradentes, Correio, Aviação Civil, Universaidade, Dep Nac. Cafe. e ele inventou também o horario de verão. As profissões que ele reguloquitou foi o dotologista, Veterinaria, Enfermagem, e Farmacultica. CTPS -Carteira de trabalho.
    8 horas de trabalhos , INTITUTO ACVCAR E ALCOOL - Codigo florestal, IBGE, ele criou o ENPC ( Petroleo), CSN ( cia Siderencica nacional,) Cia Vale do rio doce. Intituto Resseguro, Cia Hideoletrica Francisco, e criou também a Entrada de Ferro - Cental do Brasil.

    RépondreSupprimer
  2. Tatiane Garcia Guerreiro 9º ano B
    20ª aula - Getulio Vargas


    Getulio Vargas nasceu 19/04/1.882 e faleceu em 24/08/1.954.
    Ele governou de 1.930 à 1.945, chamado de 1º período da era Vargas. Retornou a governar em 1.951 até 1.954, o 2º período.
    Ficou conhecido como “pai dos pobres”, criou o CLT (Consolidação das leis trabalhistas). O PTB e o PDT são partidos que ele ajudou, chamado “Getulistas”, seguem o pensamento de Getulio.
    Em 15/09/2010, houve uma lei que o nomeou Herói da pátria.
    Vargas fez muitas realizações, por exemplo, o OAB(ordem dos advogados brasileiros), em 1.931 criou o correio militar, no mesmo ano criou o departamento nacional do café, criou o horário de verão. Regulamentou várias profissões, como: odontologia, medicina, veterinária, enfermagem...
    Inventou o CTPS( carteira de trabalho previdência social), 8 horas dias/ 48 horas semanais. Também criou o instituto nacional de açúcar e álcool, criou o código florestal. O IBGE (Instituto brasileiro geografia e estatística) também foi criado por Getulio.
    Criou o código de minas, as corregedorias de policia, o CSN(Campania siderúrgica nacional), a compania Vale do Rio Doce, hidrelétrica de São Francisco, a Central do Brasil.
    Carlos Lacerda vivia falando mal de Getulio, então segurança de Getulio foi matar Carlos, mas errou o tiro e matou o segurança de Lacerda. Falaram que Getulio que mandou matar, vendo que ia ter que renunciar, Getulio escreveu uma carta, foi para a reunião onde renunciou. Depois que saiu, atirou em sua própria cabeça e morreu.
    O povo se revoltou com Lacerda, que ele teve que fugir do Brasil.

    RépondreSupprimer
  3. Isabella Santos Lima,Nº10 - 9ºB

    20ª Aula- Getulio Vargas

    Getúlio Vargas foi um advogado e político brasileiro, líder civil da Revolução de 1930, que pôs fim à República Velha, depondo seu 13º e último presidente Washington Luís e impedindo a posse do presidente eleito em 1 de março de 1930, Júlio Prestes.

    Foi presidente do Brasil em dois períodos. O primeiro de 15 anos ininterruptos, de 1930 a 1945, e dividiu-se em 3 fases: de 1930 a 1934, como chefe do "Governo Provisório"; entre 1934 e 1937 governou o país como presidente da república do Governo Constitucional, tendo sido eleito presidente da república pela Assembleia Nacional Constituinte de 1934; e de 1937 a 1945, enquanto durou o Estado Novo implantado após um golpe de estado.
    Nasceu em 19 de abril de 1882,Sçao Borjas-RS E falesceu em 24 de agosto de 1954 com 72 anos no Rio de Janeiro, antigo DF.

    RépondreSupprimer
  4. nome:ISABELLY BRITO 9 ANO A

    20 AULA- GETULIO VARGAS

    NASCEU EM 19/04/1882 EM SÃO BORJA,FALECEU EM 1954.
    GORVERNOU O BRASIL EM 1913-1945 E DEPOIS FOI ELEITO A PRESIDENTE EM 1951 A 1954.
    ELE ERA CONHECIDO COMO PAI DOS POBRES CRIOU A CLT (CONSOLIDAÇÃO DAS LEIS DOS TRABALHADORES.) E TAMBEM A O.A.B (ORDEM DOS ADVOGADOS) EM 2010 FOI CONSIDERADO " HEROI DA PATRICIA."
    EM 2010 FOI CONSIDERADO " HEROI DA PATRIA."
    ELE CRIOU A HORARIO DE VERÃO,REGULAMENTOU VARIOS,PROFISSOES ELE REMOVEU ALGUNS FERIADOS,É CRIOU ALGUMAS UNIVERSIDADESMCRIOU O CLTPS (CARTEIRA DE TRABALHO PREVIDENCIA SOCIAL) 8 HORAS DE TRABALH DIARIO,INSTITUIDO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATISTICAS,A CNP É OUTRO.
    ELE SE MATOU POR CAUSA DOS FATOS OCORRIDOS E PELA MORTE DE SE OPONENTE POLITICOS,TODOS PENSARÃO QUE CULPADO ERA ELE,O CLIMA NÃO ESTÁVA BOM,AS PAREDES FORÃO SE FICHANDO E ELE ACABOU SE SUICIDANDO.

    RépondreSupprimer
  5. isabelly brito 9 ano A
    24 aula- holocausto judeu.

    O holocausto judeu foi ocorrido na segunda guerra mundial e teve 50 milhoes de mortes Hitler mandou matar 6 milhoes de genocidio " JUDEUS" existe varios maneras de ser governa " teocracia" monarquia, Parlamentarismo,anarquia,democracia,Hitles criou a solução final,matos todos os judeus,Hitler criou a industria da morte,para matar mais rapido mais ainda tava dando muito trabalho, ai eles criarão as cameras de gas e crematorios,muitas vezes a historia os judeus tinha muito dinheiro, e eles falam tambem que judeus,foi responsavel pela morte de Jesus,hoje passamos 60 anos da segunda guerra mundial.
    Aushilitiz no dia 8 e 9 de novembro de 1938 teve ( a noite dos cristais) os alemoes sairão na rua e roubarão muitas casas de judeus e 236 sinagogas.

    RépondreSupprimer
  6. NOME: ISABELLY BRITO 9 ANO A
    23 AULA

    FERNANDO HENRIQUE CARDOSO

    FERNANDO HENRIQUE CARDOSO FEZ MUITAS COISAS ELE FOI PRESIDENTE DUAS VEZES,ELE VENCEU MUITAS ESTATAIS DO GOVERNO.ELE FEZ UMA GRANDE OBRA A ABERTURA DAS TELECOMUNICAÇÃO ,ELE GOVERNOU O BRASIL EM 1994 A 2002 FERNANDO CRIOU TAMBEM A LEI DA RESPONSABILIDADE FISCAL,O BRASIL TINHA MUITO # MONOPOLIO ( ALGUEM QUEM TEM PODER ELE MANDA,FERNANDO HENRIQUE TROUXE,CAPITAL ESTRANGEIRO (EMPRESAS DE OUTROS PAISES ) FERNANDO ABOLIO OS COMENCIOS DE CIGARRO (COMBATES O TABACO) ELE TAMBEM VEZ O LEI DO MEDICAMENTO GENERICO,ELE CRIOU A LEI QUE REMEDIO TEM A MESMA SUBSTANCIA MAS E MAIS BARATO,ELE CIROU A BOLSA-ESCOLA BOLSA ALIMENTO,AUXILO GAS.
    FERNANDO CRIOU A LEI DE ACESSIBILIDADE PARA DEFIÇOENTE,ELE TAMBEM CRIOU LUZ NO CAMPOS (AUXILIO PARA PESSOAS MAIS POBRES) ELE TAMBEM CRIOU O SIVAM SISTEMA AEREO DA AMAZONIA" FERNANDO CRIOU OS LUZ DE CRIMES AMBIENTAIS,E PROIBIO VERNDER TODOS OS ANIMAIS,QUE FAZEM PARTE DA FALNA BRASILEIRA.ELE CRIOU TAMBEM O CODIGO DE TRANSITO.

    RépondreSupprimer
  7. 24° aula - Holocausto Judeu.

    6 milhões de judeus morreram durante o Holocausto Judeu. Hitler acabou causando a morte de 50 milhões de pessoas (de 1933 á 1945). Durante essa época houve também um suicídio coletivo, Hitler deu uma capsula de veneno e um revolver para cada um, que então mataram a si próprios e a única sobrevivente foi a sua secretaria. E os judeus que não tivessem nome judeu deveriam acrescentar o nome de ISRAEL a seu nome e no caso das mulheres o nome de SARA. A chamada Noite dos Cristais Entre os dias oito e nove de novembro de 1938 milhares de alemães saíram nas ruas quebrando milhares de vitrines das casas dos judeus. Destruíram 236 sinagogas e queimaram suas casas e houve muitas mortes. Entre cinco ou seis anos o governo e os povos alemães estavam estruturando o holocausto judeu.

    RépondreSupprimer
  8. Kevin Kleyn Arantes C. Aguiar. 9°A


    O Japão,a Itália e a Alemanha se juntaram para dominar o mundo. 11 navios invadiram os países junto de 188 aviões causando 2400 mortes. Dentre esses países estavam China,Coréia, Laos, Camboja, Vietnã, Arizona etc. A maior perda dos EUA foi o Couraçado, uma espécie de navio importante. Os judeus já habitavam a Alemanha a 600 anos.
    A maior fabrica de morte da historia da humanidade fica no território da Polônia, onde os judeus eram executados sistematicamente.
    Vários documentos comprovam o maior genocídio da historia, inclusive o filma A lista de Schindler é baseado em fatos reais.

    RépondreSupprimer