vendredi 25 mai 2012

9 ANO (21a AULA) MAREMOTO

21ª AULA – HISTÓRIA DOS MAREMOTOS

Palavra latina: “Maré motus” e novo vocabulário japonês: Tsunami que significa “onda contra o porto”.

O maremoto é o deslocamento de uma grande quantidade de água que pode ser provocado por:

Terremoto

Erupção vulcânica

Queda de meteoro.

Grande desabamento

Um poderoso maremoto equivale a explosão de milhares de bombas atômicas.

Os maremotos oriundos de terremotos ocorrem quando há deslocamento de placas tectônicas em baixo da crosta terrestre, provocando tremores na superfície. Se o epicentro destes tremores for no oceano, existe o risco de maremoto e seu efeito no litoral vai depender da intensidade dos tremores.

PRINCIPAIS MAREMOTOS DA HISTÓRIA

365 d.C. um maremoto destruiu Alexandria no Egito e morreram 50 mil pessoas.

Em 11 de fevereiro de 1169, morreram vinte mil pessoas na Catania.

Em 05 de maio de 1202, uma maremoto na falha geológica no mediterrâneo oriental devastou vários paises da costa do mar Mediterrâneo; Segundo os documentos da época, estima-se que morreram Um milhão e duzentas mil pessoas.

Em 1309 um maremoto na Ilha de Creta, derrubou o Farol de Alexandria, uma das maravilhas do mundo antigo.

Em 1537, um maremoto em São Vicente (Brasil), destruiu a primeira cidade brasileira, a antiga Igreja Matriz foi engolida pelo mar e a biblioteca da cidade foi perdida. A cidade foi reconstruída no novo leito do mar.

Entre os dias 09 e 11 de Janeiro de 1693, um maremoto matou cerca de 60 mil pessoas na na Itália e na Grécia.

Em 1755 um terremoto em Lisboa, provocou ondas que mataram 55 mil pessoas na cidade e mais 10 pessoas em Marrocos

Em 1883m na Indonésia o famoso vulcão de Krakatoa entrou em erupção e provocou um maremoto com ondas de 40 metros que atingiram Java e Sumatra.

O maremoto que teve a maior onde foi o de 9 de Julho de 1958 no Alasca na baía de Lituya Bay, a onda alcançou incrível 525 metros de altura. Ele foi provocado porque 30 milhões de metros cúbico de rochas desabaram na água.

26 de dezembro de 2004 o segundo mais devastador maremoto da história, morreram cerca de 300 mil pessoas. Vários países do sudeste da Ásia foram atingidos, e morreu pessoas até na Somália, na África.

Em 11 de março de 2011, o maremoto mais documentado em vídeo abateu-se sobre o Japão, cerca de 10 mil pessoas morreram e provocou bilhões de dólares em prejuízo.

PREVENÇÃO

O maremoto ocorre logo após o abalo sísmico e é preciso que o epicentro do tremor ocorra pelo menos a mil quilômetros da costa para dar tempo de soar um alarme eficaz para evacuação da área. Atualmente o Japão, Havaí e Tailândia possuem sistemas de alerta de evacuação. O sistema tailandês implantado após o tsunami de 2004 faz o alerta por meio de uma emissora de radio, milhões de sms instantâneo para os celulares., sirenes, alto-falantes que alertaram em varias línguas e projeção de luzes vermelhas (caso ocorra a noite).

1 commentaire:

  1. Thaylor Andrade - 9ºB
    21 - Maremoto
    Os maremotos são o conflito de placas
    tectônicas ou Asteroide que caem na terra causando os maremotos.
    No dia 9 de julho de 1958 aconteceu a queda de 30 milhões de m³ de massa de gelo, causando a maior onda do mundo.
    O Planeta é formado por placas litosfericas , e quando elas se chocam causa um tremor na teerra , e esse tremor chama-se maremoto.

    RépondreSupprimer