lundi 19 mars 2012

8 ANO (14a AULA ) ANNA MOLLEL / TANZÂNIA


SÍNTESE DA AULA : ANNA MOLLEL / TANZÂNIA

- TANZÂNIA

Pobreza - renda per capita de U$ 1000 anuais

- Soberano em 1961 (antes foi colonia alemã e inglesa)

- 15 parques ecológicos (peregrinação anual de gnus e zebras)

- Em 1977 o Serviço de Saúde Privado foi proibido, na tentativa de igual o atendimento para todos, mas voltram atrás, passando a regulamentar esta atividade.

- Em 1993 a Tanzânia conseguiu o reconhecimento internacional do melhor atendimento a saúde da África.

BIOGRAFIA DE ANNA MOLLEL

- 20 anos de luta pelos deficiêntes da Tanzânia

- A organização que tem esta missão da Tanzânia recebe financiamento da Caritas Internacional, especialmente dinheiro da Alemanha.

- 12.500 crianças atendidas com tratamento e cirurgias.

- Muitos pais se envergonham de ter filhos deficientes e alguns matam as crianças ao perceberem que são defeituosas, e muitos pais também mantem os filhos escondidos da sociedade, porque tem vergonha dos filhos "aleijados". Anna Mollel tenta mudar este conceito.

- Médicos do Quênia e dos Estados Unidos ajudam com as operaçoes mais complicadas.

- 55 crianças e adolescentes são ensinados em escolas especiais para cegos, deficientes auditivos e deficientes físicos.


-------------------------

PRÊMIO DAS CRIANÇAS DO MUNDO

ANNA MOLLEL

Aos seis anos, Anna Mollel percebeu, pela primeira vez, como era difícil a vida das crianças deficientes nas aldeias massai, no norte da Tanzânia. A pior experiência veio muitos anos depois, quando ela já tinha um longo histórico na luta pelos direitos das crianças deficientes.

Anna chegou a uma aldeia que acreditava estar totalmente desocupada, mas encontrou, abandonada no chão de uma casa, uma menina de oito anos que não conseguia se mexer e que teria morrido se Anna não tivesse ido até lá. Saiba mais sobre Anna e seu trabalho na revista O Globo

Anna Mollel é nomeada ao Prêmio das Crianças do Mundo 2012 por sua longa luta de mais de 20 anos em prol das crianças deficientes nas áreas rurais pobres do nordeste da Tanzânia.
Graças a Anna e à sua organização, o Huduma ya Walemavu, milhares de crianças com deficiência têm a oportunidade de viver uma vida digna. Elas recebem assistência médica, cirurgia, fisioterapia, terapia, cadeiras de rodas e outros dispositivos de suporte, a oportunidade de ir à escola, segurança e amor.

Anna sempre consegue ações em prol das crianças deficientes, ao falar sobre seus direitos para políticos e organizações, mas especialmente às pessoas nas aldeias rurais remotas.

Desde 1990, 12.500 crianças, principalmente da etnia massai, têm uma vida melhor graças a Anna e ao Huduma ya Walemavu. Crianças que teriam sido negligenciadas, abandonadas e poderiam ter morrido se não fosse pela luta de Anna em prol de seus direitos.

- A Instituição de Anna Mollel possui uma oficina Ortopédica para fabricação de membros artificiais.


--------------------------------------

FONTE: http://www.caritas-international.de/10496.html

Tanzânia: Apoio a crianças com deficiência

O projeto

A situação das pessoas com deficiência em geral e das crianças e jovens deficientes na Tanzânia é muito problemática. Alguns são mortos imediatamente após o nascimento. Muitos estão escondidos na cabana e negligenciadas. O Programa de Deficiência da Arquidiocese de Arusha para sensibilizar a população e estabeleceu-se em muitas áreas como a "voz das pessoas com deficiência."

Conselho
Demissão. A mãe vai fazer todos os dias com sua filha na vila de fisioterapia e enviar seus filhos à escola.
Foto: Caritas

Por mais de dez anos Caritas internacional apoia o centro de reabilitação Huduma ya Walemavu Monduli no nordeste da Tanzânia. Huduma ya Walemavu é suaíli e significa "cuidar de pessoas com deficiência."

Cuidados significa para o pessoal da Caritas em visitas regulares a 60 aldeias na área do projeto, a Arquidiocese de Arusha. Várias vezes por ano, a nossa equipe de assistentes sociais e fisioterapeutas nas aldeias e investigado por seus pacientes e pacientes, a fim de acompanhá-los em seu desenvolvimento.

Ao mesmo tempo, a equipe está trabalhando, porque a população e principalmente os pais interessados ​​mover para uma mudança de atitude em relação às crianças e jovens com deficiência. Para permitir o tratamento precoce das crianças com deficiência, os moradores estão conscientes - em vez de deficiência mencionar envergonhado, a equipe da caridade o espaço para falar sobre isso.

Em cada uma das aldeias servidas pela vila dois atores nos serviços de saúde e incapacidade foram escolhidos. Estes trabalhadores de saúde foram dadas pelo projeto de várias semanas de treinamento básico. Desde então, eles são convidados regularmente para cursos de reciclagem. Desde o início do projeto, mais de 180 trabalhadores rurais receberam formação adequada.

Operações Úteis

Menino operado
Após uma operação bem sucedida do menino ainda era quase seis meses em Huduma ya Walemavu
Foto: Caritas

Um médico examinou as crianças com deficiência e determinar se uma cirurgia ortopédica, fisioterapia ou um alvo é essencial para facilitar a mobilidade e integração. A equipe é composta com a família das crianças e ajudá-los a tomar a decisão se aceita ou não a oferta.

A cirurgia é necessária, a criança deve ser encaminhada para clínicas apropriadas. Várias vezes por ano, onde equipes de médicos do Quénia e os Estados Unidos operar livre das crianças e adolescentes selecionados.

Para o tratamento e reabilitação fase, os pacientes chegam ao centro Huduma ya Walemavu. Há espaço para 30 pacientes e seus familiares. Em 2009, durante o ano um total de 345 pacientes foram internados no hospital. Houve também um grande número de acompanhantes, geralmente as mães dos pacientes jovens. A permanência no centro é gratuita. A comida também deve ser feita pelos familiares. Um total de 2009 621 pacientes foram internados ou ambulatorial.

Um componente importante do centro é o departamento de terapia. Lá, fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais trabalham com os pacientes recém-operados. Ao mesmo tempo, o terapeuta a orientar os pais no tratamento adequado das crianças.

Três a cinco vezes por ano para organizar os chamados semanas adicionais de terapia. Aqui os pais são convidados da área de projeto para chegar ao centro, a fim de obter através dos terapeutas presentes recebem treinamento intensivo no tratamento adequado dos seus filhos. Estas semanas de tratamento, cada uma durando cerca de uma semana.

Instrução

Desde 2006, localizada nas instalações do centro "Huduma ya Walemavu" educação pré-primária. Os pacientes jovens podem assistir a este pré-escolar durante a sua estadia. Para muitas crianças é o primeiro contato com uma instituição educacional, como eram por causa de sua deficiência muitas vezes não frequentam a escola. O pré-escolar é frequentado por cerca de 20 crianças da zona envolvente. O uso casual de crianças deficientes e não deficientes na escola leva decisivo para a aceitação e inclusão de pessoas com portadoras de deficiência.

Novamente e novamente há o problema, as crianças que foram tratados no centro para criar uma perspectiva mais acadêmica. Através de várias iniciativas e doações privadas, nos últimos anos um total de 55 crianças e adolescentes são ensinados em escolas especiais para cegos, deficientes auditivos e deficientes físicos.

Voz das Pessoas com Deficiência

Desde a aceitação das pessoas com deficiência na Tanzânia é muito difícil por causa de percepções culturais, o ex-chefe do centro de reabilitação fundada em 2004, um grupo de trabalho "política da deficiência". Enquanto isso, o trabalho de 17 instituições e organizações de todo Arusha com este grupo, aquele que é também o impulso para o emprego nacional de deficiência.

Desde 2009, em diversas reuniões deste grupo de trabalho ser organizado para trocar idéias, uma dessas reuniões teve lugar no centro de Huduma ya Walemavu. O plano é um relações públicas conjuntas, os direitos e necessidades das pessoas com deficiência na população continuar a ser promulgada. Para este objectivo, os lançamentos da rede, anúncios e entrevistas para rádios e jornais nas línguas dos Maasai e Swahelo.

Equipamento

Em Huduma ya Walemavu são, além de gerenciar o projeto tem uma cozinha para oferecer assistência ao paciente e uma oficina ortopédica para a fabricação de membros artificiais e aparelhos ortopédicos outros. Anexo é um carpintaria pequena para a produção de muletas móveis e cadeira de rodas.

O projeto conta com cerca de 30 funcionários permanentes nas áreas de gestão, tratamento médico, programa ao ar livre, oficina ortopédica e na cozinha. Há donas de casa, motoristas, guardas e outro pessoal de apoio. Muitos do pessoal que trabalha desde o início do centro em 1989 para o centro de reabilitação.








Tanzânia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
United Republic of Tanzania
Jamhuri ya Muungano wa Tanzania

República Unida da Tanzânia
Bandeira da Tanzânia
Brasão de armas da Tanzânia
Bandeira Brasão de armas
Lema: "Uhuru na Umoja" ("Liberdade e Unidade")
Hino nacional: "Mungu ibariki Afrika"
("Deus abençoe a África")
Gentílico: tanzaniano(a)[1]

Localização  República Unida da Tanzânia

Capital Dodoma
Cidade mais populosa Dar es Salaam
Língua oficial suaíli (de facto)
Governo República federal
- Presidente Jakaya Kikwete
- Primeiro-ministro Mizengo Pinda
Independência do Reino Unido
- Tanganica 9 de dezembro de 1961
- Zanzibar 10 de dezembro de 1963
- Unificação 26 de abril de 1964
Área
- Total 945.087 km² (30.º)
- Água (%) 6,2
Fronteira Uganda, Quênia (N), Moçambique, Malawi, Zâmbia (S), República Democrática do Congo, Burundi, e Ruanda (W)
População
- Estimativa de 2008 40.213.162 hab. (32.º)
- Densidade 38 hab./km² (138.º)
PIB (base PPC) Estimativa de 2007
- Total US$ : 39,262 bilhões (84.º)
- Per capita US$ : 1.256 (156.º)
Indicadores sociais
- Gini (2000) 34,6 [2]
- IDH (2010) 0,398 (149.º) – baixo[3]
- Esper. de vida 52,5 anos (170.º)
- Mort. infantil 72,6/mil nasc. (165.º)
- Alfabetização 69,4% (136.º)
Moeda Xelim tanzaniano (TZS)
Fuso horário (UTC+3)
- Verão (DST) não observado (UTC+3)
Clima Tropical e semiárido
Org. internacionais ONU, UA, SADC, G20, Comunidade das Nações
Cód. ISO TZA
Cód. Internet .tz
Cód. telef. +255
Website governamental http://www.tanzania.go.tz/

Mapa  República Unida da Tanzânia

A Tanzânia ou Tanzania[4][5] (em Suaíli: Jamhuri ya Muungano wa Tanzania)[6] é um país da África Oriental, limitado a norte pelo Uganda e pelo Quénia, a leste pelo Oceano Índico, a sul por Moçambique, pelo Malauí e pela Zâmbia e a oeste pela República Democrática do Congo (fronteira exclusivamente lacustre, através do lago Tanganica), pelo Burundi e por Ruanda. O país inclui também o arquipélago de Zanzibar, no Índico.

A República Unida da Tanzânia é um estado unitário composto por 26 regiões.[7] O atual chefe de estado é o presidente Jakaya Kikwete, eleito em 2005. Desde 1996, a capital oficial tem sido Dodoma, onde o parlamento e os escritórios do governo estão localizados.[8] Entre a independência e 1996 a maior cidade costeira de Dar es Salaam tem sido a capital política do país e atualmente permanece como a principal cidade e o local de facto da maioria das instituições governamentais.[7][9]

O nome Tanzania é um portmanteau de Tanganica e Zanzibar. Os dois estados foram unidos em 1964, formando a República Unidade de Tanganica e Zanzibar, que posteriormente no mesmo ano foi renomeado para o atual nome.[7]

Índice

[esconder]

História

A Tanzânia é o lar de alguns dos mais antigos assentamentos humanos, com fósseis dos primeiros seres humanos, encontrados próximos da Garganta de Olduvai, no norte da Tanzânia, uma área muitas vezes referida como "o berço da Humanidade". Estes incluem ossos fósseis de Paranthropus que se pensa ter mais de 2 milhões de anos, e as pegadas mais antigas conhecidas.

A Tanzânia foi uma colônia alemã desde a década de 1880 até 1919. Foi colônia britânica entre 1919 e 1961. Pouco depois da independência, Tanganica e Zanzibar fundiram-se para criar a nação da Tanzânia, a 26 de Abril de 1964. O regime de partido único chegou ao fim em 1995, ano em que se realizaram as primeiras eleições democráticas no país desde a década de 1970.

[editar] Geografia

Com 945 087 km², a Tanzânia é o 31º maior país do mundo. Trata-se de uma dimensão comparável à Nigéria.

A Tanzânia é montanhosa no nordeste, onde está situado o Monte Kilimanjaro, o pico mais alto da África. Para o norte e oeste estão os Grandes Lagos como o Lago Vitória (o maior lago da África) e o Lago Tanganica (o lago mais profundo da África, conhecido por suas espécies únicas de peixes). Na Tanzânia central se inclui uma grande planalto, com planícies e terras aráveis. A costa oriental é quente e úmida, com as ilhas do Arquipélago de Zanzibar.

A Tanzânia contém muitos grandes parques de fauna silvestre ecologicamente importantes, como a famosa Cratera Ngorongoro, no Parque Nacional de Serengueti ao norte. O governo da Tanzânia através do seu departamento de turismo, deu início a uma campanha para promover a catarata Kalambo no sudoeste da Tanzânia como um dos destinos turísticos da Tanzânia. As quedas Kalambo estão localizados perto da extremidade sul do lago Tanganica.

Demografia

Centro de Dodoma, capital do país.

Em 2006, a população era estimada em 38 329 000, com uma taxa de crescimento estimada em 2 %. A distribuição da população é extremamente desigual, com uma densidade que varia de uma pessoa por quilômetro quadrado em regiões áridas, 51/km2 nos planatos húmidos e 134/km2 em Zanzibar. Mais de 80 por cento da população é rural. Dar es Salaam é a maior cidade e é a capital comercial; Dodoma, no centro da Tanzânia é a nova capital e sede do Parlamento da União.

Quanto á religião, 30% da população é seguidora do cristianismo, 35% são muçulmanos e 35% seguem religiões tradicionais africanas.[10]

Política

O Tanganhica (a parte continental da actual Tanzânia) foi uma colónia alemã desde a década de 1880 até 1919, quando foi entregue ao Reino Unido, na sequência da derrota da Alemanha na Primeira Guerra Mundial; Zanzibar, a sua parte insular, era um sultanato independente, que se tornou um protectorado britânico na mesma altura.

O Tanganhica tornou-se independente em 13 de Dezembro de 1962 e, em 26 de Abril de 1964, uniu-se ao Zanzibar para criar a República Unida da Tanzânia. Dentro do acordo de união, quando o Presidente da República é originário do continente, o Vice-Presidente é um nativo de Zanzibar.

O primeiro Presidente da Tanzania foi o "Mwalimu" Julius Nyerere, igualmente Presidente do partido Chama cha Mapinduzi (que significa "Partido da Independência"). Nyerere, que se conservou no poder até 1985, conduziu o país segundo uma política denominada "Socialismo Africano", internamente designada "Ujamaa", que significa "unidade" ou "família", em KiSwahili.

O regime de partido único chegou ao fim em 1995, ano em que se realizaram as primeiras eleições multipartidárias no país desde a década de 1970.

O chefe de estado do país é o presidente Jakaya Kikwete, desde 21 de Dezembro de 2005, seu vice-presidente é Ali Mohammed Shein, desde 5 de Julho de 2001. A ilha de Zanzibar é comandada por Amani Abeid Karume, que foi reeleito em 30 de Outubro de 2005.

Subdivisões

O país divide-se em 26 regiões (capitais entre parênteses):

Economia

A Tanzânia é um dos países mais pobres do mundo, com um PIB per capita de apenas US$ 1,100.00 dólares em 2007. A economia depende consideravelme

-----------------------------------------------








SAÚDE NA TANZÂNIA


As informações abaixo o professor Valdemir Mota de Menezes copiou do site oficial do Governo da Tanzânia: http://www.tanzania.go.tz/


  • Em 1977, os serviços de saúde privados com fins lucrativos foi proibido sob os Hospitais Privados (Regulamento) Lei e da prática da medicina e da odontologia proibido como um serviço comercial. Esta lei teve implicações negativas sobre os serviços de saúde no país.
  • No entanto, após uma série de importantes mudanças econômicas e sociais, o Governo adoptou uma abordagem diferente para o papel do setor privado. As novas políticas foram desenvolvidos que parecia favorável sobre o papel do setor privado. A importância do sector privado na prestação de cuidados de saúde foi ainda reconhecida com uma alteração dos Hospitais Privados (regulatório) Act, 1977 que resultaram na criação dos Hospitais Privados (regulamento) (Amendment) Act, 1991. Na sequência deste acto, individuais qualificados médicos e dentistas podem agora gerir privado - hospitais, com a aprovação do Ministério da Saúde.

Instituições de Saúde 2000:

Facilidade

Agência

Govt.

Paraestatal

Vol / Rel

Privado

Outros

Consultoria / hospitais especializados

4

2

2

0

-

Hospitais Regionais

17

0

0

0

-

Hospitais Distritais

55

0

13

0

-

Outros hospitais

2

6

56

20

2

Centros de Saúde

409

6

48

16

-

Dispensários

2450

202

612

663

28

Clínicas Especializadas

75

0

4

22

-

Asilos

0

0

0

6

-

Laboratórios privados

18

3

9

184

-

Privadas unidades de raios X

5

3

2

16

1

Fonte: Ministério da Saúde Resumo Estatístico

A distribuição de Estabelecimentos de Saúde tem uma forte ênfase rural, porque mais de 70% da população vive em áreas rurais. Planos para o estabelecimento de instalações de saúde no passado levada em consideração a relação facilidade / população, mas com o tempo isso tem em algumas áreas seriamente ultrapassada pela população de alta taxa de crescimento.

Serviços de Saúde do Sistema (Estrutura):

O sistema de saúde e, especialmente, o sistema de referência Governos assume um padrão piramidal de um sistema de referência recomendado pelos planejadores de saúde, que é de dispensário para o Hospital Consultor (melhor saúde em África, 1993).

A estrutura dos serviços de saúde em vários níveis no país é a seguinte:

1. Serviço de Saúde Village:
Este é o nível mais baixo de entrega de cuidados de saúde no país. Eles fornecem essencialmente serviços preventivos que podem ser oferecidos em lares. Normalmente cada posto de saúde da aldeia de dois trabalhadores de saúde das aldeias escolhidas pelo governo aldeia entre os aldeões e receber um curto treinamento antes de iniciar a prestação de serviços.

2. Serviços Posto de saúde:
Este é o segundo estágio de serviços de saúde. O dispensário para atender entre 6.000 a 10.000 pessoas e fiscalizar todos os postos de saúde da aldeia em sua ala.

3. Centro de Saúde Serviços:
Centro de Saúde deverá atender a 50.000 pessoas, que é aproximadamente o pop. de uma divisão administrativo.

4. Hospitais Distritais:
O distrito é um nível muito importante na prestação de serviços de saúde no país a cada distrito é suposto ter um hospital distrital. Para os distritos que doa têm normalmente Governo negocia com organizações religiosas para designar hospitais privados obter subvenções do Governo para os termos do contrato.

5. Hospitais Regionais:
Cada região é suposto ter um hospital. Hospital Regional oferece serviços semelhantes, como as acordadas a nível distrital, no entanto hospitais regionais têm especialistas em várias áreas e oferecer serviços adicionais que não estão previstas em hospitais distritais.

. 6 Referência / Consultor Hospitais:
Este é o mais alto nível dos serviços hospitalares no país atualmente existem quatro hospitais de referência ou seja, o Hospital Nacional Muhimbili que servem a zona oriental; Kilimanjaro Christian Medical Centre (KCMC) que servem para a zona norte, Hospital Bugando que servem para o oeste zona, e Mbeya Hospital, que serve as Highlands do sul.

7. Tratamento no estrangeiro:
Outras doenças e casos exigem um tratamento especial, cujas instalações e equipamentos não estão disponíveis no país. Dependendo da posição cambial, alguns pacientes têm que ser encaminhados para tratamento no exterior.

Educação Pública:
Educação em Saúde Pública é principalmente preocupados com a identificação de problemas de saúde prevalentes e divulgar para os métodos públicos de prevenção e controle. Esta é uma parte integrante do envolvimento da comunidade na Atenção Primária à Saúde (APS).

Supõe-se que, a saúde de um indivíduo, a família ea comunidade em geral depende de fatores como ambiente social, tradições culturais e estilos de vida, daí a educação para a saúde pública centra-se fortalecer e enfrentar questões relacionadas ao desenvolvimento agrícola, criança-educação , saneamento ambiental e desenvolvimento em geral. Para crianças em idade escolar de instância são grupo alvo especial para educação em saúde através do programa de saúde escolar. Educação em saúde pública é fornecida por uma variedade de métodos, incluindo meios de comunicação, desenvolvimento contínuo e disseminação de materiais de educação em saúde e através do diálogo com as comunidades.

Saúde Formação Profissional:
Existem diversas escolas de formação de médicos de vários quadros médicos. O objetivo do governo é treinar adequados, - qualificados e motivados pessoal médico em todos os níveis do sistema de saúde.

Saúde Reprodutiva:
O Programa Nacional de Planejamento Familiar é a soma total de todas as atividades de Planejamento Familiar fornecidos por várias agências - e coordenado pela Unidade de Saúde Reprodutiva e da Criança do Ministério da Saúde.

O Governo iniciou formalmente a prestação de Serviços de Planejamento Familiar como um dos componentes do MCH em meados dos anos setenta. A Unidade de Planejamento Familiar (FPU) foi operacional em 1986, e foi gradualmente reforçada a sua capacidade atual. Este FPU é responsável por iniciar e desenvolver normas de Planejamento Familiar e de orientação na prestação de serviços, formação e outros aspectos de cuidados de qualidade.

Reformas do setor de saúde

O Ministério da Saúde avaliou o desempenho do setor saúde com a intenção de levantar estratégias para melhorar a qualidade dos serviços de saúde e aumentar a equidade na acessibilidade de saúde e utilização. Esta avaliação surgiu no relatório denominado "As propostas de reformas da Saúde, Ministério da Saúde, 1994 (HSR)". As reformas estão nas seguintes dimensões: as reformas gerenciais ou de descentralização dos serviços de saúde, reformas financeiras, tais como a valorização do usuário acusações em hospitais públicos, a introdução do seguro de saúde e os fundos comunitários de saúde e reformas mix público / privadas, tais como o incentivo do setor privado para complementar os serviços de saúde pública. Eles também incluem reformas organizacionais, tais como a integração de programas verticais de saúde para os serviços gerais de saúde, reformas de pesquisa em saúde, tais como criação de um fundo de saúde usuários de pesquisa e propagação de demanda pesquisas orientadas no sector da saúde.

O Sector da Saúde Programa de Reformas tem os seguintes objectivos:

  • Melhorar os serviços de qualidade, acesso e eficiência da atenção básica (nível distrital).

  • Fortalecer e reorientar a prestação de serviços secundário e terciário em apoio de cuidados de saúde primários.

  • Melhorar a capacidade para o desenvolvimento e análise de políticas, desenvolvimento de diretrizes para o monitoramento de desempenho, implementação e avaliação, e legislação e regulamentação da prestação de serviços e profissionais de saúde.

  • Implementar um programa de desenvolvimento de recursos humanos para garantir o fornecimento adequado de pessoal de saúde qualificado para a gestão de serviços primários, secundários e terciários.

  • Fortalecer os sistemas nacionais de apoio para gestão de pessoal, medicamentos e suprimentos, equipamentos médicos e de gestão de infra-estrutura física, gestão de transporte e comunicação.

  • Aumentar os recursos financeiros e melhorar a gestão financeira.

  • Promover o envolvimento do sector privado na prestação dos serviços de saúde.

  • Dentro da abordagem sectorial, desenvolver e implementar um sistema de doador de envolvimento, coordenação, acompanhamento e avaliação.

Suas inter-relacionados estratégias são:

  • A prestação de serviços acessíveis, de qualidade, bem apoiados custo-benefício dos serviços distritais de saúde com prioridades claras e essenciais pacotes de clínicas e de saúde pública que são organizados a nível descentralizado.

  • Prestação de back-up de nível secundário e terciário serviços hospitalares de referência para dar suporte aos cuidados de saúde primários.

  • Redefinição do papel do Ministério Central de Saúde como facilitador dos serviços de saúde, fornecendo liderança política e um papel normativo e de definição de normas.

  • Enfrentar os desafios de desenvolvimento de recursos humanos para garantir a equipe bem treinada e motivada implantado ao nível adequado de serviços de saúde.

  • Assegurar os necessários sistemas de apoio centrais, tais como pessoal, contabilidade e auditoria, suprimentos, equipamentos, infra-estrutura física, transporte e comunicação.

  • Garantir um financiamento dos cuidados de saúde sustentável, que envolve ambos os fundos públicos e privados, bem como recursos de doadores, e explorar um amplo mix de opções, tais como seguro de saúde, comunidade de partilha de custos, bem como as taxas moderadoras.

  • Dirigindo-se à combinação adequada de serviços de cuidados de saúde públicos e privados.

  • Reestruturação da relação entre o Ministério da Saúde e os doadores.


EXERCÍCIO:

Faça um resumo do trabalho de Anna Mollel e o país da Tanzânia

3 commentaires:

  1. Aula 14º

    Anna Mollel
    Anna Mollel aos seis anos viu que era dificil a vida das crianças deficientes nas aldeias massai, no norte da Tanzânia.
    Anna chegou a uma aldeia que acreditava estar totalmente desocupada, mas encontrou, abandonada no chão de uma casa, uma menina de oito anos que não conseguia se mexer e que teria morrido se Anna não tivesse ido até lá.
    Anna Mollel está nomeada ao Prêmio das crianças do Mundo. por luta mais de 20 anos em prol das crianças deficientes nas áreas ruras e pobres no nordeste da Tanzânia.
    Desde 1990, 12.500 crianças, principalmente da etnia massai, têm uma vida melhor graças a Anna Mollel e ao Huduma ya Walemavu.
    Emerson Guimarães de Lima
    8º B

    RépondreSupprimer
  2. Nome: Christian Vinicus 9°A

    Marechal Rondon

    Candido Mariano da Silva Rondon, mais conhecido como Marechal Rondon, foi um militar e sargento brasileiro.
    Nasceu em Santo Antonio 5 de maio de 1865 e morreu no Rio de Janeiro 19 de Janeiro de3 1958. Rondon tornou-se orfao precocimente, foi criado pelo seu tio e apos a sua morte transferiu-se para o Riode Janeiro para ir a escola militar.
    Alistou-se no 3° Regime da Artilharia a Cavalo no 1881, teve participaçao nos movimentos abolicionistas e republicanos. Rondon cumpriu sua missao abrindo caminho,desbravando terras e fazendo mapeamento de terras da Amazonia e relaçoes com os indios.
    Organizou e dirigiu o Serviço de Proteçao aos Indios.


    Opiniao- Marechal Rondon foi nmuito importante para o Brasil pois realizou diversas expediçoes a Amazonias e mapeou os lugares que foi.

    RépondreSupprimer
  3. Nome: Christian Vinicus 9°A

    Marechal Rondon

    Candido Mariano da Silva Rondon, mais conhecido como Marechal Rondon, foi um militar e sargento brasileiro.
    Nasceu em Santo Antonio 5 de maio de 1865 e morreu no Rio de Janeiro 19 de Janeiro de3 1958. Rondon tornou-se orfao precocimente, foi criado pelo seu tio e apos a sua morte transferiu-se para o Riode Janeiro para ir a escola militar.
    Alistou-se no 3° Regime da Artilharia a Cavalo no 1881, teve participaçao nos movimentos abolicionistas e republicanos. Rondon cumpriu sua missao abrindo caminho,desbravando terras e fazendo mapeamento de terras da Amazonia e relaçoes com os indios.
    Organizou e dirigiu o Serviço de Proteçao aos Indios.


    Opiniao- Marechal Rondon foi nmuito importante para o Brasil pois realizou diversas expediçoes a Amazonias e mapeou os lugares que foi.

    22 mai 2012 06:42

    RépondreSupprimer