jeudi 8 mars 2012

8 ANO (11a AULA) HISTORIA DAS IDÉIAS (DUALISMO)

CONSTRUINDO O CIDADÃO PERFEITO
(Construindo uma vida com bons propósitos – Historiografia – Visão filosófica do BEM CONTRA O MAL – Dualismo)

Dualismo
FONTE: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Dualismo é uma concepção filosófica ou teológica do mundo baseada na presença de dois princípios ou duas substâncias ou duas realidades opostas e inconciliáveis, irredutíveis entre si e incapazes de uma síntese final ou de recíproca subordinação

A ideia aparece na filosofia ocidental já nos escritos de Platão e Aristóteles, que afirmam, por diferentes razões, que a inteligência do Homem (uma faculdade do espírito ou da alma) não pode ser assimilada ao seu corpo, nem entendida como uma realidade física. [2][3].
O termo aparece pela primeira vez na Veterum Persarum et Parthorum et Medorum Religionis Historia (1700), de Thomas Hyde,[4][5] obra que tratava da doutrina de Zoroastro, com seus dois princípios ou divindades - o bem e o mal -, em luta permanente. Bayle (Dictionnaire historique et critique) e Leibniz (Essais de Théodicée sur la bonté de Dieu, la liberté de l'homme et l'origine du mal) também utilizam o termo no mesmo sentido.


----------------------------------



Dualismo
Por Ana Lucia Santana
Os dualistas compreendem a existência como uma oposição entre formas distintas, ou seja, entre o bem e o mal, o consciente e o inconsciente, luz e trevas, matéria e espírito, alma e corpo, entre outras, as quais não podem ser reduzidas umas às outras. Esta corrente de pensamento pressupõe a diferença fundamental entre corpo e mente, por mais que pareçam não ser distintos um do outro à luz da percepção sensorial.
René Descartes, porém, ardoroso defensor desta idéia, não confia no conhecimento revelado através dos sentidos. Assim, para este filósofo há no mundo duas substâncias – res cogitans ou res extensa. Da primeira esfera se destaca o universo do pensamento, da reflexão, da atividade intelectual e da liberdade de agir; da segunda partiria o plano da extensão, de tudo que está determinado de alguma forma, e da Sócrates, Aristóteles, Santo Agostinho, Descartes, entre outros filósofos.


FONTE:
http://www.infoescola.com/filosofia/dualismo/




---------------------------------------------

“Aqui é a melhor escola do mundo, porque tem os melhores alunos do mundo”

- Considerando que a escola não ensina somente disciplinas curriculares, mas forma cidadãos, preparando-os para serem pessoas do bem e que irão melhorar a sociedade em que vivem.

- Considerando que a escola dá exercícios físicos e alimentação visando o bem do corpo
Considerando que a escola dá exercícios intelectuais visando o bem da mente e considerando que a escola ajuda a desenvolver o cidadão plenamente, passo a SUGERIR exercícios espirituais para o completo aperfeiçoamento dos alunos.

- Considerando que a disciplina de História não é somente uma investigação do passado, mas a criação de uma História futura e pessoal de cada aluno. Proponho que busquemos atingir a nota máxima de todos os alunos: 10. (nada nos interessa além da busca da perfeição)
FAÇA O BEM SEM NUNCA ESPERAR GRATIDÃO OU GRATIFICAÇÃO DAS PESSOAS


- ATITUDES NA FAMÍLIA

Cada aluno deverá fazer um Diário com relatórios de suas boas ações durante a vida. Devendo incluir neste relatório atitudes como:

- Ajuda das tarefas domésticas em sua casa, proponho que as meninas se disponham a fazer as tarefas ou parte das tarefas domésticas da sua casa como lavar roupa, limpar a casa procurando deixarem suas mães com mais tempo livre para descansarem.

- Os rapazes devem procurar fazer os pequenos consertos domésticos como pintura, troca de lâmpadas, troca de torneira e serviços mais pesados de limpeza e pequenas reformas, visando dá descanso aos seus pais.

(QUEM NÃO AMA SUA FAMÍLIA NÃO PODE AMAR OS OUTROS)

ATITUDES COM AS PESSOAS PRÓXIMAS

- Quando duas pessoas estiverem brigadas, proponha a paz, reconcilie os inimigos.

- Ajude os que estão com dificuldades em fazer seus exercícios escolares, não somente os colegas de classe, mas os que estão em outras turmas, e escolas.

- Promovam campanha de arrecadação entre amigos e ajude alguma família vizinha que estão com dificuldade ou desempregados.

- Associem-se em atividades sociais em clubes, igrejas, orfanatos, asilos, sociedade de Melhoramento, grupos assistências e ofereça o seu bem mais precioso que é o serviço voluntário, e participe regularmente.

- Visitem doentes, deficientes físicos e ofereça sua maior riqueza: Sua amizade.

- Organizem uma campanha publicitária entre amigos, façam panfletos e distribuam em semáforo, na praia ou em outro lugar de grande concentração de pessoas.

- Transmita pela internet, seja por e-mail, ou criando um blog atitudes e idéias desestimulando as más atitudes e estimulando as boas atitudes.



- Trace na sua vida o propósito de seguir o caminho do BEM em oposição sempre ao MAL :

BEM X MAL
LUZ X TREVAS
HONESTIDADE X DESONESTIDADE
AMOR X ÓDIO
PERDÃO X RANCOR
CARIDADE X EGOÍSMO
JUSTIÇA X INJUSTIÇA
PAZ X BRIGA
TOLERÂNCIA X INTOLERÂNCA
AGRADECER X RECLAMAR
AJUDAR X ATRAPALHAR
EXPLICAR X CONFUNDIR
DAR X TOMAR
ESTENDER A MÃO X DERRUBAR OS OUTROS

EXERCÍCIO:
Escreva um texto para você mesmo estabelecendo metas para a sua vida, fazendo um propósito consigo mesmo com objetivos, desafios de fazer o bem e como você pretende contribuir com a sociedade. Escreva um texto sobre a sua proposta para você realizar tarefas que ajudem a construir um mundo melhor.

1 commentaire:

  1. Aula 11º

    Dualismo
    Minhas metas para a vida é simples. Minha primeira meta é 1º Fazer uma falcudade e passar. claro ..
    2º arruma um bom emprego, que ganhe bem e que seja honesto ..
    3º da oque eu nunca pudi da para minhã mãe, agradeçer ela por tudo que ela fez. Espero que mais pra frente eu cumpra essas três metas, há muitas outras métas, mais essas três são as mais importantes pra mim, pode pareçer tudo mentira. mais eu sonho no futuro !
    Acho que para ajuda a sociedade cada um deve fazer sua parte, cada um cuida da sua vida, e ta bom demais .

    Emerson Guimarães de Lima
    8º B

    RépondreSupprimer