jeudi 1 mars 2012

9 ANO B - ISABELLA S. LIMA


Primeira Republica- 2ªAula- Isabella Lima, 9 °B

O movimento Proclamação da República consiste quando o Brasil deixa de ser imperial e passa a ser República Federativa.

O seu dia foi 15 de novembro de 1889 feita por Marechal Deodoro da Fonseca, na cidade do Rio de janeiro. Após o último abalo contra a Monarquia que foi o fim da escravidão o império perde o auxílio dos escravocratas que aderem à República.

Assim civis militares e os republicanos históricos partem para cima do império. A nova implantação foi feita por que o Brasil estava entrando em crise, e ai precisavam de um novo governo que fosse capaz de levantar as questões sociais, políticas e econômicas do país.



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3ªAula- Governos Oligárquicos, Isabella S. Lima 9°B


Governo oligárquico é aquele que é eleito e controlado por um grupo de famílias poderosas. No Brasil, esse tipo de governo era mais comum antes da revolução de 1930, quando as forças políticas que controlavam os governos eram os latifundiários.

Além disso, observamos que o modelo político oligárquico foi extremamente negligente no que se refere ao desenvolvimento de políticas sociais. Do ponto de vista de seus representantes, a expansão da economia agroexportadora era mais importante que a resolução dos problemas sociais que atingiam boa parte da população. Sendo assim, vemos que a experiência oligárquica foi importante no aprofundamento das diferenças sociais no Brasil.

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O Progresso
Eu queria poder afagar uma fera terrível
Eu queria poder transformar tanta coisa impossível
Eu queria dizer tanta coisa
Que pudesse fazer eu ficar bem comigo
Eu queria poder abraçar meu maior inimigo
Eu queria não ver tantas nuvens escuras nos ares
Navegar sem achar tantas manchas de óleo nos mares
E as baleias desaparecendo
Por falta de escrúpulos comercias
Eu queria ser civilizado como os animais
Eu queria ser civilizado como os animais
Eu queria não ver todo o verde da terra morrendo
E das águas dos rios os peixes desaparecendo
Eu queria gritar que esse tal de ouro negro
Não passa de um negro veneno
E sabemos que por tudo isso vivemos bem menos
Eu não posso aceitar certas coisas que eu não entendo
O comércio das armas de guerra da morte vivendo
Eu queria falar de alegria
Ao invés de tristeza mas não sou capaz
Eu queria ser civilizado como os animais
Eu queria ser civilizado como os animais
Eu queria ser civilizado como os animais
Não sou contra o progresso
Mas apelo pro bom senso
Um erro não conserta o outro
Isso é o que eu penso
Eu não sou contra o progresso
Mas apelo pro bom senso
Um erro não conserta o outro
Isso é o que eu penso.
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Devemos se empenhar para o progresso em nosso meio, porém com atitudes responsáveis, respeitando a natureza e todo o meio ambiente, procurando sempre em nossas atitudes zelar pelo planeta com projetos inovadores em nossas casas, escolas, ou seja, em todo os locais que frequentamos em nosso dia a dia, afim de que caminhem à favor da sustentabilidade do planeta, pois só assim estaremos efetivamente contribuindo. Esta é uma atitude que temos o compromisso com o planeta e seu meio ambiente de passar a todos os que conhecemos, para que o progresso aconteça com muita responsabilidade.
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5ªAula- Revoltas Populares - Isabella S. Lima, 9ºB


A revolta popular aumentava a cada dia, impulsionada também pela crise econômica (desemprego, inflação e alto custo de vida) e a reforma urbana que retirou a população pobre do centro da cidade, derrubando vários cortiços e outros tipos de habitações mais simples.
As manifestações populares e conflitos espalham-se pelas ruas da capital brasileira. Populares destroem bondes, apedrejam prédios públicos e espalham a desordem pela cidade. Em 16 de novembro de 1904, o presidente Rodrigues Alves revoga a lei da vacinação obrigatória, colocando nas ruas o exército, a marinha e a polícia para acabar com os tumultos. Em poucos dias a cidade voltava a calma e a ordem.



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5 AULA - SUA NOTA É 10

É ISSO AI!!!!!
Os filho muitas vezes sofrem pela inconsequencia dos pais.
VAMOS LUTAR CONTRA AS INJUSTIÇAS!!!!

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6 AULA
ISABELLA LIMA
NOTA 10
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Os povos indígenas no Brasil incluem um grande número de diferentes grupos étnicos que habitam ou habitaram o território brasileiro, e cujas raízes remontam às Américas desde antes da chegada dos europeus a este continente, em torno de 1500. Todos os seres humanos são descendentes dos mesmos antepassados que habitaram a África a milênios atrás. A espécie humana surgiu na África, há cerca de 130 mil anos. Por milhares de anos, a África foi o único lugar do mundo onde havia seres humanos.

As primeiras pessoas só saíram do Continente Africano há cerca de 50 mil anos e, a partir de então, passaram a se espalhar pelo resto do mundo.[4] Os humanos caminharam, durante milhares de anos, rumo ao norte, até saírem da África e atingirem a região que hoje conhecemos como o Oriente Médio. Por centenas de anos esse grupo de pessoas viveu no Oriente Médio até que, em algum momento da História, parte desse grupo de pessoas tomou rumos diferentes: alguns seguiram para o oeste, atingindo a Europa e dando origem aos europeus, enquanto outra parcela rumou para o leste, atingindo a Ásia, dando origem aos asiáticos.


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7ª Aula- Imigração no Brasil - Isabella S. Lima, 9ºB



A imigração no Brasil teve início em 1530 com a chegada dos colonos portugueses, que vieram para cá com o objetivo de dar início ao plantio de cana-de-açúcar. Durante todo período colonial e monárquico, a imigração portuguesa foi a mais expressiva.

- Nas primeiras décadas do século XIX, imigrantes de outros países, principalmente europeus, vieram para o Brasil em busca de melhores oportunidades de trabalho. Compravam terras e começam a plantar para sobreviver e também vender em pequenas quantidades. Aqueles que tinham profissões (artesãos, sapateiros, alfaiates, etc.) na terra natal abriam pequenos negócios por aqui.

- No começo da década de 1820, muitos imigrantes suíços se estabeleceram na cidade de Nova Friburgo (estado do Rio de Janeiro). Neste mesmo período os alemães começaram a chegar à Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Estes imigrantes passaram a trabalhar em atividades ligadas à agricultura e pecuária.

- Já os italianos, que vieram em grande quantidade para o Brasil, foram para a cidade de São Paulo trabalhar no comércio ou na indústria. Outro caminho tomado por eles foi o interior do estado de São Paulo, para trabalharem na lavoura de café que estava começando a ganhar fôlego em meados do século XIX.

- Já os japoneses começaram a chegar ao Brasil em 1908. Grande parte destes imigrantes foi trabalhar na lavoura de café do interior paulista, assim como os italianos.


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A carta de Caminha - o mais minucioso e importante documento relacionado à viagem da esquadra de Cabral ao Brasil - foi publicada pela primeira vez apenas em 1817, mais de trezentos anos após haver sido redigida, como parte do livro Corografia Brasílica..., de autoria de Manuel Aires do Casal. Isto significa que, até essa época, a história contada sobre a viagem de 1500 foi substancialmente diversa da narrada depois. A carta de Caminha contém informações e pormenores sobre a viagem até o Brasil e a estadia nesse país inexistentes nas outras fontes conhecidas.
A partir da primeira publicação, a carta de Caminha, que despertou grande interesse e conquistou enorme público leitor, conheceu várias edições, novas leituras paleográficas e traduções em outra línguas. Desde a sua divulgação, tem sido saudada como um documento raro, capaz tanto de fornecer informações sobre a viagem de 1500, os episódios ocorridos durante a estada da expedição no Brasil, a fauna e a flora brasileira e os índios Tupiniquim, como também de esclarecer várias dimensões da mentalidade e dos interesses dos navegadores da Europa.

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2 TRIMESTRE


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Isabella Santos Lima,Nº10 - 9ºB 20ª Aula- Getulio Vargas 
 
Getúlio Vargas foi um advogado e político brasileiro, líder civil da Revolução de 1930, que pôs fim à República Velha, depondo seu 13º e último presidente Washington Luís e impedindo a posse do presidente eleito em 1 de março de 1930, Júlio Prestes. Foi presidente do Brasil em dois períodos. O primeiro de 15 anos ininterruptos, de 1930 a 1945, e dividiu-se em 3 fases: de 1930 a 1934, como chefe do "Governo Provisório"; entre 1934 e 1937 governou o país como presidente da república do Governo Constitucional, tendo sido eleito presidente da república pela Assembleia Nacional Constituinte de 1934; e de 1937 a 1945, enquanto durou o Estado Novo implantado após um golpe de estado. Nasceu em 19 de abril de 1882,Sçao Borjas-RS E falesceu em 24 de agosto de 1954 com 72 anos no Rio de Janeiro, antigo DF. sur 9


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Isabella Lima nº 10 9ºB 23ª Aula- Fernando Henrique Cardoso Fernando Henrique Cardoso foi presidente do Brasil antes de Lula, de 1993 á 2002. 80 ações do seu governo telefone celular só o estatal podia ter. - Lei Responsabilidade Fiscal Em 1995 ele privatizou VALE DO RIO DOCE 1996 Combate ao Fumo e Fim da Publicidade. Gastaqmos o dobro com saúde 1999- Lei dos Genéricos QUEBRA DE PATENTE Em 2001, criou 3 programas de assistência social. - Bolsa Escola - Bolsa Familia - Auxilio Gás 2000 criou a lei de acessibilidade cota p/ deficientes sur

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Isabella Lima nº 10 9ºB No século XIX, mais precisamente no ano de 1855, Achille Guillard em seu livro Eléments de Statistique Humaine ou Démographie Comparée (Elementos de Estatística Humana ou Demografia Comparada), usou pela primeira vez o termo demografia. A demografia estendeu-se além do campo da antropologia. Principalmente na segunda metade do século XX, muitos estudos voltaram-se ao estudo da demografia de animais e de plantas. sur 9 A

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