jeudi 1 mars 2012

8 ANO B - MATHEUS APARECIDO ANDRADE DA SILVA

2 AULA

Professor esse trabalho é sobre "egiptologia" sobre as três mais famosas piramidês de todo o Egito. Espero que o senhor goste!!!




Professor esse trabalho é sobre "egiptologia"













Pirâmides do Egito são monumentos de alvenariaconstruídos no Antigo Egito , são formandas por uma base quadrada de quatro faces triangulares que convergem para um vértice.



As três mais famosas piramides estão no planalto de Gizé, na margem esquerda do rio Nilo, próximo à cidade do Cairo.








Porem existem 138 pirâmides redescobertas, em todo o Egito, muitas delas não conservadas, sendo a maioria, considerada templos mortuários para os faraós e suas concubinas, principalmente mas também para sacerdotes e nobres mumificados !



As pirâmides têm uma estrutura subterrânea complexa, composta de corredores e salas onde a sala funerária é escavada no solo.








As pirâmides foram estruturadas há aproximadamente 2700 anos, do princípio do antigo reinado até o próximo do período ptolomaico – referente à família macedônica que reinou no Egito, da morte de Alexandre o Grande, em 323 a.C., até o país virar província romana.








No Antigo Egito a religião professada era a politeísta – a qual consiste na crença de que existem vários deuses, sendo cada um considerado um ente singular e autônomo.








As três piramidês mais famosas de todo o Egito são elas Quéops, Quefrem e Mikerinos eram Reis , há professor eu também descobrir uma curiosidade muito interessante que eu não sabia mas acho que o senhor já deve saber, Quéops era pai de Quefrem e Quefrem era pai de Mikerinos !!!








http://www.youtube.com/watch?v=8d1naJJhtng Aqui está o site de um video no youtube para que quiser conhecer melhor sobre as piramidês!!




NOTA 10

Parabens Matheus!!
---------------------------------
Professor esse é o texto que eu fiz e é da "operação de Salomão" Você Já deu nota!!!




A operação de "Salomão" é considerada uma das mais belas operações, o rei Salomão foi o rei mais sábio de todos os tempos.O rei Salomão para fazer paz com outros reinos ele se casava com várias mulheres uma de cada reino, por que se ele se casa com uma mulher de Israel o pai dela não quer ter briga com o genro.Salomão também se casou com a filha do rei da Etiópia , que é chamada "rainha de sabá" A rainha de sabá foi para Israel casou-se com Salomão teve filhos volta para Etiópia e monta sua descendencia de Judeus.







----------------------------------










Nome:Matheus Aparecido Camargo A. da Silva. 8º B
3ª Aula - Escravidão africana e drogas.
Os senhores de engenho começaram a exportar clandestinamente
a bebida para a angola onde era trocada por escravos.
era assim os senhores de engenho:
iam para a angola e fazia negócios com os chefes da tribo.
eles davam as bebidas e viam se eles iriam gostar.
e eles gostarm muito e se viciaram na bebida e assim os senhores
de engenho ganharam muitos escravos e cada vez mais ganhando escravos
para servi-los.
os traficantes coloniais se utilizavam de várias formas de diversas técnicas para poder arrematar os negros
eles chegavam sem ninguém saber pegavam os negros mais jovens e fortes da tribo e prendia-os.
e trocavam por mercearias.
Fim !!!

-------------------------------------

5ª Aula -- Etiópia - Reino Axum. Nome: Matheus Aparecido Camargo Andrade da Silva. 8º B

O Reino de Axum

O Reino Axum ficava onde hoje é a Etiópia. Segundo a lenda, esse reino teria sido fundado
por Menelik, filho do rei Salomão com a rainha de Sabá (o que nos remete à história contada no Livro dos Reis, no Antigo Testamento).

A cidade de Axum se localizava às margens do rio Atbara. Sua população era formada
por povos locais (a Etiópia é considerada um dos mais antigos berços da humanidade) e por migrantes vindos da Arábia antes do século 6 a.C.

Em torno do século 3 a.C., os kushitas (ou meroítas) mantinham comércio com Axum.
Em torno do século 2 a.C., o porto de Adulis, no mar Vermelho (que ficava a oito dias de viagem até Axum), era
um dos maiores centros comerciais entre a África e a Arábia.

No século 1 d.C., o comércio transformou Axum num dos centros mais ricos da África. Entre os séculos 2 e 4 d.C.,
os axumitas controlavam grande parte da navegação, tanto mercante quanto de guerra, no mar Vermelho. Embaixadores
axumitas viajavam pelos grandes reinos do Oriente Médio e da África, impondo os interesses comerciais de Axum.
Como os axumitas desenvolveram a escrita (chamada de gueze ou geês), escavações arqueológicas ainda hoje revelam
muitos textos axumitas talhados em argila e pedra. E devido à grande atividade política de Axum,
vários desses textos trazem uma versão em grego (a língua diplomática da época), o que
facilita muito a compreensão da história desse povo.

Em 335 d.C., os axumitas invadiram, saquearam e incendiaram a capital kushita, Meroé,
pondo fim ao reino de Kush, que representava um centro comercial concorrente. Acredita-se
que a elite kushita tenha fugido em direção do oeste, chegando até o Chade, e difundindo assim
a cultura kushita.

Fim!!!



---------------------------------------






--------------------------------------


5 AULA - SUA NOTA É 10

---------------------------
6ª Aula - Brasil História inconveniente.
Os índios receberam os portugueses os indios achavam que os portugueses eram bons mais logo se enganaram, logo descobriram que eles eram maus.
(os padres deveriam catequizar os portugueses e não os índios) Os índios viviam em comunismo, não tinham necessidade de acumular riquezas, viviam cada dia com o que a natureza dava.
Barão Cajaíba – Mata negros por esportes. Certa vez um visitante elogiou os seios de uma negra e ele mandou arrancar e entregou os seios da negra em uma bandeja para presentear o visitante.
Negros com um ano de serviço já dava lucro como escravos, então a média de vida de uma escravo era de seis a sete anos. Os colonizadores rapidamente trocavam um escravo por outro africano.
Os senhores de engenhos não queriam crianças porque até alcançar idade de trabalho davam prejuízo. Quando cresciam a média de vida era de 20 anos.
- os brancos abusavam das índias e negras, nasciam muitos mestiços, uns eram reconhecidos e viravam herdeiros, outros eram escravizados. (escravizavam seus próprios filhos).
- A Igreja católica obrigava os senhores a batizar os negros, mas não obrigava a trata-los como irmãos.
- Certas tradições africanas estão mais vivas no Brasil do que na África (capoeira, macumba, danças)
1833 a capoeira foi proibida porque os negros atacavam brancos e a polícia
Inglaterra combatia a escravidão, mas comprava o açúcar e café brasileiro que era cultivado pelos escravos. Um boicote inglês teria ajudado a abolição dos escravos ter acontecido mais cedo.
Os negros ainda são escravos do sistema do subemprego e do desemprego.
Além das comemorações que estão acompanhando o "Brasil 500 anos", esse momento deve ser também, uma oportunidade de reflexão histórica, principalmente por parte de setores que nesses 5 séculos se fortaleceram, em detrimento da maioria da população, ontem indígena, negra-escrava e hoje representada por uma imensa camada de miseráveis e excluídos da "democracia" e do "Estado de Direito".

---------------------------------





7 ª Aula - Reino Cush - Núbia. Matheus Aparecido Camargo Andrade da Silva. 8ºB NOTA: 12

O reino cush é vizinho do Egito ou melhor era vizinho por que o reino cush existiu a muitos milênios
atrás, o reino cush existiu no sec VVl a.c..
Atualmente no lugar onde ficava o reino cush, estão os paises :
-Somália
-Etiópia
-Eritréia
O reino cush povo cush não tinha escrita.
Quem escreveu como vivia o reino cush foram os egipcios.Acontecia muitos conflitos entre: Cush x Egito.
Até que teve um certo momento que o Egito dominou o povo Cush. Egito - Domina Cush / Vice-Reinado.

Como surgiu o Reino Cush?

O reino Cush surgiu à 4000 anos atrás.
Foi Assim:

SEMita (judeus, árabes) - Semita
NOÉ JAFÉtita (indo - europeus)- causcasoi
CÃO- (africano - cananita) negroides


Os três filhos pegaram suas esposas e foram para o mundo a fora.Sem ficou no Oriente Médio.
Jafé foi para Europa e Ásia.
Cão desceu para a África e cão teve um filho chamado Cush e Cush foi para o chifre da África levou
seus netos parentes e a população foi crescendo e crescendo e se tornou o Reino da Núbia (Reino Cush).

O reino Cush se destruiu, acabou assim:

Os Egipcios não conseguiram dominar o Reino Cush, eos egipcios fizeram muralhas para que os que viviam lá não saissem de lá.
E assim o Reino Cush ficou na miséria e assim os habitantes de lá fugiram de lá sairam de lá e o Reino Cush foi acabando se extinguiu e assim o Reino Cush acabou.
O Reino Cush foi o primeiro reino (pais) a ser vítima do Boicote.

Fim!!!







----------------------------------

8ª Aula. Crenças Indigenas -
Matheus Aparecido Camargo Andrade da Silva.
8º B NOTA: 10








Existem 80.000 livros sobre o acontecimento do " Dilúvio ".



Os judeus acreditam sobre a crença de noé.



Existe também uma aldeia chamada "Tupinambá" eles acreditam que essa crença sobre o dilúvio, foi que maire-monan pisou em uma fogueira e o seu corpo encheu de chamas e sua cabeça estorou deu origem a raios e trovões.



Os sumerio sao povos mais antigos do mundo e eles escreviam em cilindros e escreviam pequenas riscos considerados como letras e foram levados para França e Ingleterra



em ( genesis cpt 6-10 ) conta sobre a história do diluvio.



existe centenas de tradiçoes sobre ao acontecimento do diluvio



os mais e os incas tambem tem supostas tradiçoes sobre o acontecimento do diluvio.



Na euro pa existe um mar chamado mar negro



em tradição tambem falam. em uma regiao fértil existiam varias pessoas que não acreditavam que aquela regiao ia ser inundada mas um resolveu fazer uma grande barca. e assim se salvaram e acredita-se que 8 pessoas sobreviveram noé sua esposa seus 3 filhos e as mulheres de seus filhos.



Antes do diluvio as pessoas viviam 900,800,500 anos nesta faixa. Depois do diluvio as pessoas começaram a viver 80,70 anos nesta faixa.



essas são as supostas teoria

s.
----------------------------


Matheus Aparecido Camargo A. da Silva 8ºB

9ª Aula - Cidades Africanas - Cidade do Cabo. NOTA 10,0


A descoberta do diamante fez com que muitos
povos fossem para a cidade do cabo e
buscassem diamantes.
Os Bocrês perderam a região para o Reino Unido.
No local havia muitas guerras, e o Reino Unido
fez um acordo e ficou com a Cidade.
A Cidade do cabo é o centro economico
da provincia do Cabo ocidental além de ser centro
industrial da Região.
Tem também o principal porto e aeroporto do Cabo
Ocidental.
É também a capital legislativa da Àfrica do Sul, onde
tem o parlamento Nacional.
As praias e florestas são o turismo da Cidade.

Fim!!!



-----------------------------

10ª Aula - Leitura em voz alta - ]

Nome :: Matheus Aparecido Camargo Andrade da Silva. 8ºB


-----------------------
Professor você não poderia atualizar a tabela de notas do 8ºB , no caderno de história? Se der o senhor por favor Atualize!!!
-----------------------

11ª Aula - História das idéias (Dualismo) - Matheus Aparecdio Camargo Andrade da Silva. NOTA 12



Dualismo é uma concepção filosófica ou teológica do mundo baseada na presença de doisprincípios
ou duas substâncias ou duas realidades opostas e inconciliáveis, irredutíveis entre si e incapazes
de uma síntese final ou de recíproca subordinação
A ideia aparece na filosofia ocidental já nos escritos de Platão e Aristóteles, que afirmam, por diferentes
razões, que a inteligência do Homem (uma faculdade do espírito ou da alma) não pode ser assimilada ao
seu corpo, nem entendida como uma realidade física.
O termo aparece pela primeira vez na Veterum Persarum et Parthorum et Medorum Religionis Historia (1700), de
Thomas Hyde, obra que tratava da doutrina de Zoroastro, com seus dois princípios ou divindades - o bem e o mal -, em
luta permanente. Bayle (Dictionnaire historique et critique) e Leibniz (Essais de Théodicée sur la bonté de Dieu, la liberté
de l'homme et l'origine du mal) também utilizam o termo no mesmo sentido.

Fim !!!





----------------------------
12ª Aula - Afeganistão -- Sakena Yacoobi - Nome: Matheus Aparecido Camargo Andrade da Silva 8ºB





Sakena Yacoobi (nascido em Herat , Afeganistão ) é o fundador do Instituto afegã de Aprendizage (AIL).
Dr. Sakena Yacoobi é Diretor Executivo do Instituto afegã de Aprendizagem (AIL), uma ONG liderada pela mulher afegã que fundou em 1995. A organização foi criada para proporcionar a formação de professores para as mulheres afegãs, de apoio à educação para meninos e meninas, e para proporcionar educação em saúde para mulheres e crianças. Sob a liderança de Sakena, a AIL estabeleceu-se como uma organização visionária inovador, que funciona ao nível das bases e capacita as mulheres e as comunidades a encontrar maneiras de trazer os serviços de educação e saúde para pobres e rurais meninas urbanas, mulheres e outros afegãos pobres e desprivilegiados.




Sobre o Afeganistão:

- Nascer no Afeganistão é uma das piores coisas que pode acontecer.

- Um dos cinco paíse smais pobre do mundo

- Cabul - capital - atrasada, o primeiro semáforo foi instalado recentemente

- Os carros são velhos, trazidos do Japão

- 30 anos de guerra e atentados terroristas a todo instante

- Unicef considera o pior lugar do mundo para uma criança

- Pior lugar do mundo para mulher. Usa-se burcas, andar desacompanhada pode levar uma surra

- Segregação social, onde há homens, mulheres ficam de fora

- O fundamenstalismo islamico é a base desta sociedade Afegã

- Pratica-se a auto imolação atenado fogo no corpo, entre 2008 e 2009 oitenta casos.

- Apenas 15% das mulheres com mais de 15 anos sabem ler.

- Muitas mães pobres são forçadas pela fome a vendersuas filhas a velhos para serem esposas deles.



Quando criança, Sakena Yacoobi é a única menina na classe.
Ela pensa: “Por que uma menina não pode ir à escola?”.

Por que Não????????????

____________________


Quando a guerra chega ao Afeganistão, Sakena está estudando
nos EUA. Ela quer voltar para casa e ajudar os mais prejudicados
pela guerra, crianças e mulheres. Quando fica proibido que as meninas
frequentem a escola, ela abre escolas secretas.
Quase 20 anos depois, ela continua lutando pelas crianças afegãs,
e mais de 700.000 delas tiveram acesso à educação e saúde através
de Sakena e de sua organização, o AIL.


Sakena fundou sua organização, o Instituto Afegão de Aprendizagem (AIL) em 1995, sob a opressão e a guerra feroz. O regime dos talibãs havia proibido que as meninas fossem à escola. No entanto, Sakena abriu 80 escolas secretas, treinou professores e criou bibliotecas escolares móveis secretas.
Isso é só um pouquinho do que ela fez,, por que ela fez muito mais.....

Fim!!!






---------------------------------------

13ª Aula - Ann Skelton / Africa do Sul - MATHEUS APARECIDO CAMARGO ANDRADE DA SILVA 8ºB

ann é uma advogada, éla luta pelos direitos da crianças e ajudou e ajuda a criar
leis que as protegem.
Ann leva casos de crianças que foram abusadas ou agredidas ao tribunal (justiça) e
vence casos, e quando vence muitas crianças emcasos diferentes semelhantes são ajudadas.
E ainda ela fala que é importante que os adultos ouçam ou seja, escutem as crianças por que ela
acha que as crianças também são cidadãs ou seja, crianças são pessoas.
E ela acha que as crianças pudessem ter mais chances mais oportunidades sobre decisões
que mudem as nossas vidas.
Ann Skelton foi votada e nomiada para o prêmio das crianças do mundo 2012 por seus
mais de 20 anos de luta
bem sucedida pelos direitos da crianças afetadas por abusos e agressõs e pelo sistema judisiário.

Fim!!!




-------------------------------
14ª Aula - Ann Mollel / Tanzania -- Nome: Matheus Aparecido Camargo Andrade da Silva. 8ºB NOTA 9,0


Tanzania é uma união de dois paises. Dois paises se juntaram como mostra o exemplo:

TAN ZANIA
TANGO ZANZIBAR

Lá existe 15 parques/reservas ambientais.
A mádia de salário por ano é de R$1000,,
então por mês o salário é de R$210 reais mensais.
e lá energia é luxo , pouca gente tem energia.
Ann mollel também criou uma oficina de material
ortoédico, protose e ela já atendeu em 20 anos atendeu
12.500 crianças.
E ela quer mostrar que crianças deficientes também
são crianças lá no pais as crianças
ficam trancadas em casa eloas não saem
e isso não é igualdade.

Fim!!!



-------------------------------
Nome: Matheus Aparecido Camargo Andrade da Silva. 8ºB

15ª Aula - Povo Banto NOTA: 12



O Povo Banto é uma Etnia e significa raça.Eles surgiram na África onde hoje é a Nigéria 2.000 a.c. à 4012 anso atrás.
O povo Banto foi o povo mais escravizado aqui no Brasil.
A maioria dos escravos que foram trazidos é de origem banto.
O Banto além de ser um povo o banto também é uma lingua.
O sul da áfrica a maioria dos paises falam linguas de origem Banto.
E junto com esses escravos de origem banto que foram
trazidos para o Brasil trouxeram com eles : Dende, maxixe, jiló, melancia.
A lingua Suáli é uma mistura, de duas linguas (BANTO + ÁRABE) a
quatro palavras que se fala em Suali, 3 são de origem Banto e uma Árabe.
O povo Banto existiu no periodo de 1395-1914 e o povo banto terminou
na 1ª guerra Mundial.
A angola também participou do povo Banto.
Nessa Época ou melhor nesse periodo a Angola se chamava NDONGO.
e a rainha NZINGA fez resistência para que não levassem os negros como
escravos.
As principais linguas faladas no continente africano de origem Banto
é Africaner - Banto + Inglês.
Ndebele
Xhosa
Zubu
Soto
Sessoto
Setsuma
Hakuna Matata é uma palavra Banto que significa "Sem preocupação".




------------------------------------

16ª Aula - Islamismo e a Àfrica - Matheus Aparecido Camargo A. da Silva




16 AULA – ISLAMISMO E A ÁFRICA




Do ano 650 a 1900 africanos foram escravizados pelos muçulmanos (Norte, leste e Oeste da África e levados para o Oriente Médio).- Ao tomar uma terra, quem se recusar a ser muçulmano pode ser escravizado e sua mulheres e filhas podem ter tomados como butim de guerra.- Atualmente 200.000 mulheres e crianças sudanesas da tribo Dinka estão sendo escravizadas pelos muçulmanos- Nigéria, uma mulher só pode processar um homem que a violentou se ela levar 4 testemunhas do sexo masculino. Mas se ela não gritar ao ser violentada e não surgir testemunhas, ela é condenada a morte. (Na Arábia Saudita toma 200 chicotadas se for violentada)- No Paquistão 75% das mulheres presas, foram condenadas porque foram violentadas. 90% das esposas apanham e são violentadas por não ter cozinha bem hoje, ou por não ter gerado filho homem. Para se separar de uma mulher só basta dizer 3 vezes “te divorcio” e pode manda-la embora sem direito a nada.- O Islã permite que um homem adquira uma mulher para casar desde que ela tenha 9 anos- No Irã um pai decapitou a filha de 7 anos porque suspeitou que o tio havia violentado-a- Somália, circuncisão feminina é praticada, para as mulheres não ter prazer, mutilam o clitóris, muitas com 5 anos de idade.- O Alcorão diz: Dê as mulheres razão para sentirem medo.- Aisha era uma das esposas de Maomé. Ele disse que se as mulheres soubessem o valor do marido, elas limparia os pés deles com a cara delas.- Na Argélia, uma mulher sem véu na rua pode ser alvo de atirador militar.- Arábia Saudita, uma escola em chamas, 15 adolescentes morreram porque a Policia não deixar sair para a rua sem o véu. Ano de 2002 em Meca.
Fim!!!
-----------------------------------------
17ª Aula - Tribos Indigenas -

Nome :: Matheus Aparecido Camargo Andrade da Silva. 8ºB NOTA 30,0




--------------------------------------

18ª Aula - Povos Tupi - Matheus Aparecido Camargo Andrade da Silva. 8º B NOTA: 10 Prf° Valdemir


Tupis
Os primeiros povos aqui no litoral quando os portugueses chegaram encontraram os tupis os Tupis primeiros indios.
Nos primeiros 20 anos estava um relacionamento muito bom, depois os portugueses queriam escraviza-los , e os indios tupis ficaram bravos e resolveram se rebelar e se juntaram e ficaram em guerras.
Uma tribo ia falando para outra tribo e aconteceu a COFEDERAÇÃO DO TAMOIOS.
Teve uma época que os franceses dominaram o rio de janeiro.
os indios resolveram se juntar aos francese e lutar contra os portugueses, e infelizmente os portugueses ganharam a luta.
Em 1575 Os indios tupis começaram a ser exterminados.E ainda mais por que os portugueses ficaram com muita raiva dos indios tupis.
em 1995 foi determinado que só havia 1200 tupis,so 1200
Eles viviam em malocas onde viviam 500 pessoas era feiro de troncos e palha.A bebida -Cauim - Bebida Alcólica

é feito assim:
As mulheres mastigam a mandioca e jogam na panela,mastigam e jogam novamente, depois fervem e depois de alguns dias fica pronto.
A divisão social entre homens e mulheres era assim:
Homens-Caçar,Pescar,Construção,Guerras,Plantar.
Mulheres-Cozinhar,Cuidar das crianças da tribo,Colher.
Na tribo também existia Poligamia - Casar-se com duas mulheres. Mas só os chefes da tribo podiam.

Tupinambás.
Os Tupinambás eram terriveis, era a tribo masi temída de todas pelo habito de comer o inimigo.
Teve até um escritor chamado"Jean Dery" que fez amizade com os Tupinambás e escreveu um livro, o livro falava como os Tupinambá vivia, e seus hábitos.
Hoje a maioria deles se encontram no Rio de Janeiro e Bahia.

Tupiniquins
Eles vivem no Espirito Santo.
Em 1987 existia 1300 Tupiniquins.
Em 2007, O Governo Federal fez um acordo e deu aos Tupiniquins a mata chamada:"Aracruz Onlulose" Uma reserva ambiental onde antes era uma fábrica de papel.

FIM!!!

---------------------

Professor o senhor vai colocar a tabela de notas do 2° trimestre?? sur 8 ANO B - MATHEUS APARECIDO ANDRADE DA SILVA

0000000000000000000000000000000000000


2    TRIMESTRE


00000000000000000000000000000000000000







O primeiro video mostra um homem dando uma entrevista para um jornalista.
Esse homem é um pai que tem duas filhas.
Ele é acusado de estupro (com a filha).Ele confessa o feito e ainda diz que ele e a filha gostavam do que estavam fazendo.
No meio da reportagem ele começa a se manifestar e ele se transforma totalmente.
Com outra vez ele (possuido) fala que ele que tinha feito tudo aquilo que tinha acontecido (o di-bo).

VIDEO 2  :::::::::::::::::::::::::::::::::::

No segundo video mostra um rapaz na fase dos seus 16 e 17 anos de idade, ele concede uma entrevista ao jornalista.
Ele fala de tudo que ele já fez , e ele fala que tudo que ele fez e a vida que ele leva ,ele não precisa da ajuda do di-bo.

FIM!!!









------------------------------------------------------





Nome:Matheus Ap. C. A. da Silva.   8°B

21ª Aula -  XAVANTES - PATAXÓS - CAIAPÓS      NOTA 10.0

Xavantes
Os xavantes estão atualmente no estado Goiás e Mato Grosso,ou a maioria deles,
Atualmente existem 10,000 Xavantes.O idioma deles é o macro-jê.
Os xavantes te, o costu,e de pintar-se com jenipapo, carvão e urucum.
Também tiram as sobrancelhas, cílios e cortam o cabelo de formas igualadas
Praticam um esporte em que correm por 8 km com uma tora de buriti de 80 kg em estilo revezamento.
Quando o menino passa para a fase adulta fica anos preso. Só sai para caçar e pescar, mas sem contato com a tribo.
A passagem para a idade adulta e marcada com um furo na orelha.
PATAXÓS
Vivem na Bahia a cinco núcleos deles, o principal fica em Porto Seguro e tem 20 000 hectares.
Língua macro-jê, mas falam o português.
Em 1990 haviam 1200 pataxós, em 1997 ficou famoso o índio Galdino Jesus que dormia em um ponto de ônibus 
em Brasília e jovens da classe media brasiliense tocaram fogo no seu corpo e depois alegaram que pensava que era um mendigo.
CAIAPÓS
Caiapós significa:::: “homens semelhantes a macacos” porque fazem um ritual em que imitam macacos.
Plantam batata, mandioca, algodão e milho
Os caiapós já vendem óleo de castanha com certificação internacional;
Constroem aldeias com uma praça central e as ocas em volta da praça
Ngobe é uma casa onde se toma as decisões políticas da tribo, dó homens a partir dos 17 anos
São seminomades
Meninas casam com 10 a 12 anos
Na sua cosmologia – a humanidade veio de um mundo celestial
Não usam bebidas fermentadas e nem plantas alucinógenas.

FIM!!!







----------------------------------------------------------



Nome:Matheus Ap. C. A.da Silva.

22ª Aula - KARAJÁS - NOTA 10

O nome Karajá significa Macaco Grande
Os Karajás estão espalhados entre Tocantins, Mato Grosso e Goiás.
Sua língua é do tronco lingüístico Macro-Jê.
Em 1970 foi completada a tradução da Bíblia 
para a língua Karajá, como uma forma de preservar
 esta língua.
A sociedade Karajá cresceu no entorno do rio 
Araguaia e na ilha do Bananal (maior ilha fluvial do planeta com 2 milhões de hectares).
Os karajá mantêm contato com a civilização brasileira, 
mas continuam vivendo em suas reservas e sua população 
continua crescendo.
Em 2006 existia cerca de 2500 indios karajás .
Os Karajá já guerrearam contra os xavantes e caiapós 
no curso da sua história.







------------------------------------------------------


Nome:Matheus Ap. C. A. da Silva  8°B

23ª Aula - Tabajaras e Potiguares - NOTA 10

TABAJARÁS

Os tabajaras eram inimigos históricos das tribos 
potiguares, como os tabajaras
 se davam bem com os europeus, fizeram aliança 
com os portugueses, estes por
 sua vez não gostavam dos potiguares, pois estes 
índios ofereciam resistência a 
colonização portuguesa.
Os tabajaras estão atualmente em dois Estados, 
Paraíba e Ceará.
No Ceará, em 2004, os Tabajaras contavam com
 cerca de 10 famílias que conseguiram 10 mil
 hectares de terra para viverem.
Hoje existem cerca de 3 mil indios Tabajaras no Ceará.

POTIGUARES


 Potiguares “comedor de camarão”.
Esta etnia foi a que mais resistiu aos ataques dos portugueses,
 muitas batalhas foram ganhas por esta etnia que resistia a
 colonização portuguesa. Muitas vezes fizeram alianças com
 os franceses. Chegaram mesmo a invadir uma vila e matar 
seus habitantes. Os potiguares promoveram a maior chacina 
contra os portugueses, mas nada perto do que os portugueses
 cometeram contra todos os povos indígenas.
Estes são um dos povos indígenas mais numerosos
 do Brasil. São cerca de 13.500 indios distribuídos 
em 37 cidades ou estados.
Um povoado indígena só é considerado aldeia quando possui um cacique.




------------------------------------------------------------



Nome:Matheus Ap. Camargo Andrade da Silva. 8°B

25ª Aula -  Apachés  -     NOTA 10

Resumo da aula do Professor Valdemir. 


Os Apaché são conhecidos como Pele Vermelhas..
Hoje existem 1.500.000 Apachés nos Estados Unidos
 e 200.000 no Canadá.
Os apachés viviam em constante guerras.
Os apaches perderam muitas vidas em guerras 
constantes contra os americanos, mexicanos e espanhóis.
Em 1782 houve a grande guerra contra os 
mexicanos e espanhóis no Arizona.
Em 1847, primeiro grande conflito.
 Apaches lutaram aliados aos mexicanos contra os americanos.
Em 1864 soldados americanos mataram o grande líder
 CAMISA DE FERRO que era chefe 
nas grandes planícies.

FIM!!!



---------------------------------------------


Nome:Matheus Ap. Camargo Andrade da Silva.  8°B  N°27

Aula de Professor Valdemir.

26ª Aula - Moicanos   NOTA 10

Os Moicanos sáo uma tribo americana.
Os Moicanos sóa conhecidos por terem o cabelo "Moicano".
Eles habitam próximo a Nova York e Vermont.
Eles tem a caracteristicas de fazerem tatuagem com as figuras 
geométricas.
Os rapazes moicanos quando completam 
15 anos(para eles a entrada da vida adulta) os rapazes 
cortam o cabelo, o chamado "Moicano".
No outono eles celebram o periodo da colheita.
Atualmente existe apenas 600 Moicanos no Estados Unidos.
Os primeiros contatos, os primeiros conflitos entre moicanos 
os britânicos foi em 1609.
Isso obrigou os moicanos de Nova York, irem para Massachusets.
Por que nessa guerra entre espanhóis e moicanos, os moicanos 
ficaram quase estintos e então os obrigou a sairem de Nova York.

Fim!!!



-----------------------------------------------


Nome:Matheus Ap. 8 B

27ª Aula -  Maias   -  Nota 10  

Os Maias são conhecidos por terem rituais mais malignos e sangrentos de toda a história.
Os estudiosos da civilização Maia, são chamados de Maistas
Em 2012 existiam cerca de 6 milhões de Maias e muitos ainda falam sua língua primitiva.
Os maias vivam onde hoje é a Guatemala, Belize, Honduras, El Salvador e México
Os maias são famosos por seus conhecimentos astronômicos que só são equiparados com 
os conhecimentos do século XX.
O calendário Maia conta os dias do ano igual aos dos nossos dias, havendo uma diferença de apenas alguns minutos
As profecias maias sobre o fim dos tempos deram origem ao filme 2012. 21/12/2012 é a data 
profética do calendário maia.
Era uma civilização agrícola, boa parte da população vivia no campo, vindo para a cidade somente nas festas religiosas. 
Alimentavam-se basicamente com feijão, milho e abóbora.
Os sacerdotes e seus assistentes (escribas) anotaram os resultados de suas observações
astronômicas e cálculos matemáticos em tiras de papel dobrados  (códices) e em inscrições hieroglíficas nos murais, 
confeccionaram vasos policrômicos e gravaram ainda as inscrições nos  monumentos, como as estelas. Suas inscrições 
somente teriam
relação com o calendário, astronomia e conceitos religiosos sobre a  passagem do tempo e de difícil entendimento.
 De acordo ainda  com este modelo, os maias não registraram eventos históricos ou transações econômicas como os antigos egípcios, sumérios ou
babilônios. 

FIM!!!



-----------------------------------------------------



Nome:Matheus Ap. C. Andrade da Silva   N°27   8º B  Aula de Professor Valdemir

             28ª Aula  -   Astecas     Nota 10                       

Os Astecas eram chamdos de  “Mexicas”.
Quando os europeus chegaram a América haviam três grandes povos : Incas, Maias e Astecas.
Os Astecas viviam no México,g dai o nome “Méxicas”.
Eles tiveram o periodo de maior glória entre 1325-1521 chamado Apogeu.
Eles falavam o idioma Nhuati.
O governo dos Astecas eram chamados, governo teocrático.
Os dois oficios mais importantes deles eram:
Juiz , Guardião de armas.
As classes sociais dos Astecas eram a seguinte:
Nobres – Ricos, Sarcedotes
Gente Comum – Camponeses e comerciantes
Escravos - Prisioneiros de guerra, criminosos e endividados.
Quando os espanhóis não estavam na América , os Astecas dominavam os povos “Mesoamérica”.
Eles ocupavam o “Vale do México”
Eles moravam em Tenochtitlan (Cidade do México).

Fim !!!




-------------------------------------------------



Nome:Matheus Ap. Camargo Andrade da Silva  8ºB   Nº27

Aula de professor Valdemir.

                29º Aula  -  Esquimós – NOTA 10

Os Esquimós moram no Pólo Norte.
Os únicos seres vives que vivem no gelo(frio) e no calor são:
O homem e a barata.
Os Esquimós são chamados de povo inuit.
Os meios de transporte dos Esquimós são os trenós c/ cães , com caiaques.
A hospitalidade dos Esquimós são deitar na cama com a mulher dele.
Quando os Esquimós casam, ele(o homem) não pode olhar para a sogra(por sinal de respeito).
Quando um Esquimó ficava velho ele se sacrificava.
A vida deles começaram a mudar quando missionários presbiterianos foram evangelizar os Esquimós.
Dai então eles começaram a mudar o seu jeito de viver.
Os Esquimós oravam pelos mortos e pelos animais que eles matavam e se alimentavam, quando eles matavam eles davam água para o bicho.

Fim !!!



3 commentaires:

  1. Professor o senhor vai colocar a tabela de notas do 2° trimestre??

    RépondreSupprimer
  2. Nome:Matheus Aparecido Camargo A. da Silva. 8ºB

    30ª AULA - DEMOGRAFIA - NOTA 10

    "Demo grafia " é o estudo do crescimento populacioanl.
    (povo descrição )
    Os caos da superpopulação (14 blhões)
    O planeta no máximo era para ter 200 milhões de pessoas mais tem 14 bilhões atualmente.
    Quando o planeta estiver no caos da superpopulação nao vai ter mais casas.
    Para ter noção um terreno que valia 3.000 agora esta valendo 80.000, e isso não é bom, porque ficaria dificil comprar um terreno.
    Dois paises : CHINA , INDIA já tomaram providências e fizeram leis para que a superpopulação diminua , porque a China é o pais com o maior numero de habitantes na atualidade, e esta no caos da superpopulação, então a china fez uma lei que só pode ter uma filho , e nai india os bandidos são castrados , sendo assim quando sairem da cadeia ão poderam ter mais filhos.
    Nós estamos caminhando para o fim das casas.
    Uma quadra tem masi ou menos 200 pessoa , daqui uns dias vai ter 1000 pessoas, aumentando o numero de pessoas aumenta o numero de carros , mas não aumenta a largura da rua.
    Em alguns paises já tem isso carros com mais de 10 anos não podem mas circular nas ruas.
    A guerra daqui uns dias será por àgua.

    Fim'


    RépondreSupprimer
  3. Nome : Matheus Aparecido Camargo A. da Silva. 8ºB

    31ª AULA - IMAGENS DA SUPERPOPULAÇÃO. NOTA - 10

    TRÂNSITO - HOJE EM DIA , EM ALGUNS PAISES ESTA TENDO MAIS MOTOS DO QUE CARROS.
    HOJE EXISTEM CORREDORES DE ÔNIBUS, (SÓ PODEM TRÁFEGAR ÔNIBUS)
    HOJE EM DIA CADA VEZ MAIS, AS PESSOAS VÃO PRIORISAR TRANSPORTE PÚBLICO.
    UM TRABALHADO ESTA TENDO CADA VEZ MAIS , ESTÁ GASTANDO TEMPO, CADA VEZ MAIS TEMPO.
    HOJE TAMBÉM OS EVENTOS REUNEM MILHARES OU MILHÕES DE PESSOAS.
    ONDE TAMBÉM REÚNE MILHARES DE PESSOAS É A "FEIRA" ,, "CENTROS COMERCIAIS" ,, E TAMBÉM "SHOWS".

    FIM!!!

    RépondreSupprimer