Nome: Fernanda Alzira Pereira Hora - 9ºAno A (2 aula)
Manuel Deodoro da Fonseca
Manuel Deodoro da Fonseca nasceu no dia 5 de agosto de 1827 e faleceu dia 23 de agosto de 1892. Nascido na cidade de Alagoas, foi um militar e político brasileiro, primeiro presidente do Brasil e proclamador da República. Filho de Rosa Maria Paulina e Manuel Mendes da Fonseca. Ele tinha sete irmãos e duas irmãs. O pai dele também foi militar. Algo que ele fez de importante? Muitas coisas, mas o que se destaca é o feriado de 15 de novembro, proclamando assim, que o Brasil seria uma República.
No final, aos seus 65 anos de idade, o Marechal morre de pneumonia que foi contraída no inverno paraguaio, onde ele estava por causa da Guerra do Paraguai.
NOTA 10
----------------------------------------
Nome: Fernanda Alzira Pereira Hora - 9º Ano A (3 AULA)
Manuel Deodoro da Fonseca
Manuel Deodoro da Fonseca nasceu no dia 5 de agosto de 1827 e faleceu dia 23 de agosto de 1892. Nascido na cidade de Alagoas, foi um militar e político brasileiro, primeiro presidente do Brasil e proclamador da República. Filho de Rosa Maria Paulina e Manuel Mendes da Fonseca. Ele tinha sete irmãos e duas irmãs. O pai dele também foi militar. Algo que ele fez de importante? Muitas coisas, mas o que se destaca é o feriado de 15 de novembro, proclamando assim, que o Brasil seria uma República.
No final, aos seus 65 anos de idade, o Marechal morre de pneumonia que foi contraída no inverno paraguaio, onde ele estava por causa da Guerra do Paraguai.
NOTA 10
----------------------------------------
Nome: Fernanda Alzira Pereira Hora - 9º Ano A (3 AULA)
Euclides da Cunha
Euclides Rodrigues da Cunha nasceu no dia 20 de janeiro de 1866 na fazenda Saudade em Cantagalo, situado no Rio de Janeiro. Filho de Eudoxia Alves Moreira e Manuel Rodrigues da Cunha. Foi orfão da mãe aos 3 anos e foi viver na casa dos parentes em Teresópolis, também no Rio. Sua educação foi baseada em filosofia positiva. Engressou também na escola Militar da Praia Vermelha. Foi escritor, repórter jornalístico, poeta, engenheiro brasileiro, sociólogo, historiador e geógrafo.
Infelizmente, Euclides não teve um final muito feliz. Faleceu em 15 de Agosto de 1909, morto pelo amante da mulher, 17 anos mais novo do que ela, Anna de Assis.
Minha opinião é que ele se tornou essêncial quando escreveu o livro "Os Sertões" entre outros, retratando a Guerra dos Canudos, e foi um grande escritor Pré- Modernista.
NOTA 10
-------------------------------------
Nome: Fernanda Alzira Pereira Hora - 9 Ano A (4 AULA)
Equilíbrio
Eu acredito que deve-se crescer sim, o progresso é algo propício para o ser humano e a vida urbana/social, mas, para podermos conciliar bem, devemos encontrar harmônia e equilíbrio entre o meio ambiente e progresso.
Como? Bem, uma atitude que poderia ajudar seria que, se for para derrubar árvores, que sejam plantadas outras mais tarde em algum outro lugar talvez, para repôr as que foram desmatadas. As empresas que usam a madeira das árvores como matéria prima de seus produtos, deveriam plantar e semear as próprias árvores que irão derrubar, contribuindo assim para um ar puro melhor para a humanidade já que não vai desmatar as florestas naturais, além de que a paisagem verde é mais bonita do que a de fumaças poluentes. Aliás, outra coisa, as empresas petroquímicas deveriam usar produtos menos nocivos ao meio ambiente e que o lixo produzido por essas empresas não fosse parar no mar por meio de esgotos, ou nos rios, contribuindo assim para a morte de animais aquáticos.
Acredito que a principal maneira de fazer progresso e ajudando o meio ambiente é por meio da reciclagem. Sim, ela é propícia para ambos os lados, porque ajuda na preservação da natureza, e pode também ajudar várias empresas. Deveriam existir mais comércios de produtos feitos com lixo reciclável. Ajuda inclusive, empresas de lixo também. É um ciclo, o produto feito com reciclagem é utilizado, depois é reutilizado como outra coisa. Ajuda as empresas e a natureza! Outra coisa que também é legal, é que em cidades pequenas, o uso de bicicletas poderia ser influênciado para a população. Assim, as pessoas não poluiriam o ar, e além disso, ficariam mais saudáveis, deixariam de ser sedentárias, gastariam bem mais energia, seriam mais felizes e reduziria talvez, a população obesa! Isso também pode ajudar nas empresas de bicicletas.
São atitudes simples que podem transformar nosso planeta. Porém, as pessoas deveriam focar que o progresso significa qualidade de vida para as pessoas, e qualidade de vida, também é um convívio maior com a natureza, também é ajudar o meio ambiente para que, no futuro, possamos ter uma geração de humanos mais saudáveis e mais felizes.
NOTA 12!!!!!
Parabens, suas idéias sobre o progresso e o meio ambiente são formidáveis. Eu também acho que o uso de bicicleta deveria ser insentivado pelos governantes. Menos poluição e mais saúde. (Resposta do Porfessor Valdemir Mota de Menezes)
-------------------------------------
Nome: Fernanda Alzira Pereira Hora - 9º Ano A (6 AULA)
18 DO FORTE
"18 do Forte' foi um dos diversos acontecimentos do ano de 1922. Ocorreu seu auge no dia 5 de julho.
Esse movimento ocorreu certamente ( na maneira que eu entendi! ) Contra a posse do presidente Artur Bernardes. Os tenentes derãm então início a uma revolta no forte de Copacabana. Dentre civís e militares, apenas Siqueira Campos e Eduardo Gomes resistiram e sobreviveram.
Acredito que as Forças Armadas, não apenas no Brasil, como em todas as nações, tem como maior função defender o País. O Brasil é um país rico em campos e verde , fauna, etc. e isso pode despertar interesse por outros países. Elas tambem o defendem de invasões de terra de fugitivos estrangeiros, mas além de tudo, elas tem a função também de defender os interesses dos cidadãos em geral, caso haja revoltas, protestos, etc, são as Forças Armadas que estão sempre ajudando!
NOTA 10
--------------------------------------
Nome: Fernanda Alzira Pereira Hora - 9º Ano A (7 AULA)
20 NOMES ITALIANOS:
Aurélio, Alfredo, Angelo, Bruno, Camillo, Cicero, Cláudio, Cornélio, Carlos, Diego, Dante , Donato, Emanuel, Eugênio, Evaristo, Fiorello, Frederico, Gregório, Iago, Mario.
7 AULA
20 NOMES ESPANHÓIS:
Fancisca, Graciela, Pablo, Ramón, Juan, Hugo, Roberto, Teodoro, Elisa, Estela, Verónica, Edmundo, Ricardo, Jorge, Eva, Gabriela, Javier, Raúl, Esperanza, Yolanda.
20 NOMES ALEMÃES:
Andrea, Tobias, Nicole, Sandra, Anne, Marlene, Richard, Oliver, Ralf, Sabine, Helene, Kisten, Katharina, Sebastian, Ingrid, Manfred, Ines, Franz, Julia, Peter.
20 NOMES JAPONESES:
Ichiro, Jiro, Sabuto, Shiro, Goro, Keitarou, Yusuke, Gohan, Goku, Sakura, Tomoyo, Yume, Kaoru, Emiko, Souji, Ryu, Shinta, Masami, Keiko, Otohime.
20 NOMES SÍRIO- LÍBANESES:
Aban, Abbas, Abbud, Abdula, Farid, Habib, Jamal, Latif, Muhammad, Naji, Najjar, Omar, Rabah, Tamir, Ubadah, Yasir, Zafir, Zaid, Maomé, Marid.
NOTA 10
-------------------------------------
Nome: Fernanda Alzira Pereira Hora - 9 Ano A (4 AULA)
Equilíbrio
Eu acredito que deve-se crescer sim, o progresso é algo propício para o ser humano e a vida urbana/social, mas, para podermos conciliar bem, devemos encontrar harmônia e equilíbrio entre o meio ambiente e progresso.
Como? Bem, uma atitude que poderia ajudar seria que, se for para derrubar árvores, que sejam plantadas outras mais tarde em algum outro lugar talvez, para repôr as que foram desmatadas. As empresas que usam a madeira das árvores como matéria prima de seus produtos, deveriam plantar e semear as próprias árvores que irão derrubar, contribuindo assim para um ar puro melhor para a humanidade já que não vai desmatar as florestas naturais, além de que a paisagem verde é mais bonita do que a de fumaças poluentes. Aliás, outra coisa, as empresas petroquímicas deveriam usar produtos menos nocivos ao meio ambiente e que o lixo produzido por essas empresas não fosse parar no mar por meio de esgotos, ou nos rios, contribuindo assim para a morte de animais aquáticos.
Acredito que a principal maneira de fazer progresso e ajudando o meio ambiente é por meio da reciclagem. Sim, ela é propícia para ambos os lados, porque ajuda na preservação da natureza, e pode também ajudar várias empresas. Deveriam existir mais comércios de produtos feitos com lixo reciclável. Ajuda inclusive, empresas de lixo também. É um ciclo, o produto feito com reciclagem é utilizado, depois é reutilizado como outra coisa. Ajuda as empresas e a natureza! Outra coisa que também é legal, é que em cidades pequenas, o uso de bicicletas poderia ser influênciado para a população. Assim, as pessoas não poluiriam o ar, e além disso, ficariam mais saudáveis, deixariam de ser sedentárias, gastariam bem mais energia, seriam mais felizes e reduziria talvez, a população obesa! Isso também pode ajudar nas empresas de bicicletas.
São atitudes simples que podem transformar nosso planeta. Porém, as pessoas deveriam focar que o progresso significa qualidade de vida para as pessoas, e qualidade de vida, também é um convívio maior com a natureza, também é ajudar o meio ambiente para que, no futuro, possamos ter uma geração de humanos mais saudáveis e mais felizes.
NOTA 12!!!!!
Parabens, suas idéias sobre o progresso e o meio ambiente são formidáveis. Eu também acho que o uso de bicicleta deveria ser insentivado pelos governantes. Menos poluição e mais saúde. (Resposta do Porfessor Valdemir Mota de Menezes)
-------------------------------------
Nome: Fernanda Alzira Pereira Hora - 9º Ano A (6 AULA)
18 DO FORTE
"18 do Forte' foi um dos diversos acontecimentos do ano de 1922. Ocorreu seu auge no dia 5 de julho.
Esse movimento ocorreu certamente ( na maneira que eu entendi! ) Contra a posse do presidente Artur Bernardes. Os tenentes derãm então início a uma revolta no forte de Copacabana. Dentre civís e militares, apenas Siqueira Campos e Eduardo Gomes resistiram e sobreviveram.
Acredito que as Forças Armadas, não apenas no Brasil, como em todas as nações, tem como maior função defender o País. O Brasil é um país rico em campos e verde , fauna, etc. e isso pode despertar interesse por outros países. Elas tambem o defendem de invasões de terra de fugitivos estrangeiros, mas além de tudo, elas tem a função também de defender os interesses dos cidadãos em geral, caso haja revoltas, protestos, etc, são as Forças Armadas que estão sempre ajudando!
NOTA 10
--------------------------------------
Nome: Fernanda Alzira Pereira Hora - 9º Ano A (7 AULA)
20 NOMES ITALIANOS:
Aurélio, Alfredo, Angelo, Bruno, Camillo, Cicero, Cláudio, Cornélio, Carlos, Diego, Dante , Donato, Emanuel, Eugênio, Evaristo, Fiorello, Frederico, Gregório, Iago, Mario.
7 AULA
20 NOMES ESPANHÓIS:
Fancisca, Graciela, Pablo, Ramón, Juan, Hugo, Roberto, Teodoro, Elisa, Estela, Verónica, Edmundo, Ricardo, Jorge, Eva, Gabriela, Javier, Raúl, Esperanza, Yolanda.
20 NOMES ALEMÃES:
Andrea, Tobias, Nicole, Sandra, Anne, Marlene, Richard, Oliver, Ralf, Sabine, Helene, Kisten, Katharina, Sebastian, Ingrid, Manfred, Ines, Franz, Julia, Peter.
20 NOMES JAPONESES:
Ichiro, Jiro, Sabuto, Shiro, Goro, Keitarou, Yusuke, Gohan, Goku, Sakura, Tomoyo, Yume, Kaoru, Emiko, Souji, Ryu, Shinta, Masami, Keiko, Otohime.
20 NOMES SÍRIO- LÍBANESES:
Aban, Abbas, Abbud, Abdula, Farid, Habib, Jamal, Latif, Muhammad, Naji, Najjar, Omar, Rabah, Tamir, Ubadah, Yasir, Zafir, Zaid, Maomé, Marid.
NOTA 10
------------------------
Nome: Fernanda Alzira 9ºAno A - (9ªAULA)
Coronelismo
Assim que o mandonismo acabou, se deu início ao Coronelismo, que é o sistema político da República Velha e teve seu fim com o início do governo de Getúlio Vargas. Ele acabou com esse sistema dando início ao voto secreto, acabando um pouco com a democracia. A palavra democracia vem do grego e significa "poder do povo". Quando ela começou, o povo realmente tinha poder, pois se reuniam em praças públicas e discutiam com o governante para defender seus objetivos. Hoje em dia vivemos uma democracia apenas representativa; não é o povo que cuida dos interesses e sim o eleito por eles.
-------------------------
Nome: Fernanda Alzira Pereira Hora 9ºAno A - 10ª aula (O SENHOR JÁ DEU A NOTA! )
A industrialização
A industrialização do Brasil sofreu quatro momentos históricos: o primeiro período foi o da PROIBIÇÃO, que durou de 1500 a 1800. Os portugueses não queriam que houvessem indústrias no Brasil, porque então eles iam ter que comprar tudo de Portugal, dando mais riqueza ao país. Apenas era permitida fábrica de pano grosso, que era usada para escravos.
Depois tivemos o período da IMPLANTAÇÃO. Implantação significa "plantar". Foi a época que foram começadas a "plantar" indústrias no país.A França havia dominado Portugal, e em 1808 ocorreu a fuga da Família Real, eles vieram para o Brasil e não havia indústria nenhuma. Eles começaram então a comprar produtos da Inglaterra e montar fábricas pro volta de 1846. Mas não existia ninguém para comprar os produtos, então eles foram obrigados a realizar a abolição da escravatura, para que eles pudessem comprar das empresas. Iniciou-se a Lei Euzébio de Queiroz, em 1850, proibindo o tráfico de pessoas.
Em 1907, até pouco tempo atrás, haviam apenas 3 mil indústrias no país. Um número que aumentou muito, pois em 1920 já haviam 13 mil indústrias. Os donos de engenhos acabaram "migrando" para as indústrias, porque estava dando bem mais dinheiro na época.
Em 1907, até pouco tempo atrás, haviam apenas 3 mil indústrias no país. Um número que aumentou muito, pois em 1920 já haviam 13 mil indústrias. Os donos de engenhos acabaram "migrando" para as indústrias, porque estava dando bem mais dinheiro na época.
O terceiro período foi a REVOLUÇÃO INDUSTRIAL DO BRASIL, em 1930 com o governo de Getúlio Vargas. Ele foi o criador das grandes empresas do Brasil, como a C.P.N ( Conselho Nacional do Petróleo) originando a Petrobrás, porque nessa época o petróleo estava sendo valorizado. Outra grande empresa dele foi a Companhia Siderúrgica Nacional e também a Companhia Vale do Rio Doce. Ele também começou a investir nas hidroelétricas, dando um grande passo para a industrialização do país. Os três estados que mais cresceram com indústrias foram São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, quando os nordestinos deixaram seus engenhos e começaram a migrar para a Região Sudeste.
E o último período foi o da INTERNACIONALIZAÇÃO, quando o Brasil começou a atrair empresas estrangeiras, de 1956-1961 com o governo Juscelino Kubitschek. Ele foi o primeiro que planejou uma cidade (Brasília), porque o Brasil só crescia nos litorais, e ele implantou a cidade bem no centro para expandir o Brasil. Então ele implantou a Volkswagen para o país, pois no Brasil não havia carros. O primeiro carro foi o Fusca.
Entre 1964 a 1986, o Brasil foi governado por militares, e eles deram prioridade a tudo relacionado a infra- estrutura, tendo assim uma explosão de rodovias hidrelétricas.
E assim realizou- se a industrialização do País.
E o último período foi o da INTERNACIONALIZAÇÃO, quando o Brasil começou a atrair empresas estrangeiras, de 1956-1961 com o governo Juscelino Kubitschek. Ele foi o primeiro que planejou uma cidade (Brasília), porque o Brasil só crescia nos litorais, e ele implantou a cidade bem no centro para expandir o Brasil. Então ele implantou a Volkswagen para o país, pois no Brasil não havia carros. O primeiro carro foi o Fusca.
Entre 1964 a 1986, o Brasil foi governado por militares, e eles deram prioridade a tudo relacionado a infra- estrutura, tendo assim uma explosão de rodovias hidrelétricas.
E assim realizou- se a industrialização do País.
---------------------
Nome: Fernanda Alzira Pereira Hora 9ºAno A -
11ª aula (O SENHOR JÁ DEU NOTA!)
1ª Guerra Mundial
A Primeira Guerra Mundial ocorreu entre os anos de 1914-1918. Aconteceu devido a um ato terrorista.
Quem deu início a guerra foi Sérvio Gravilo Príncipe. Ele matou o herdeiro do Império Áustro- Hungaro. O governo da Sérvia queria descobrir o motivo do homicídio. E assim começou-se a Guerra, entre o Império Áustro- Hungaro e a Sérvia, que tinha também Alemanha e Rússia, mas a Rússia tinha acordo com a França, que tinha acordo com a Inglaterra, e assim, todos os países foram entrando aos poucos na Guerra.
A mídia começou a fazer provocações entre os países. Foram mortas cerca de 19 milhões de pessoas na Guerra. O Brasil entrou apenas no final pela retaguarda, com médicos e pessoas para ajudar.
Ouve dois grandes grupos na Guerra: o eixo e o entente. Os três grandes do eixo foram Inglaterra, França e Rússia. É como se fosse o lado do bem, que defendia. E o tríplice entente era composto pela Alemanha, Austro-Hungaro e Turco- omotanos. Mas as duas grandes potências eram: Inglaterra e Alemanha.
A Primeira Guerra Mundial também marcou o início das novas armas de fogo. Eram utilizados também os dirigíveis, logo após os aviões e depois bombas para serem lançadas em solo. Porém, ainda eram presentes muitas infantarias e cavalarias. Na Primeira Guerra é entendido que a defesa ganhou do ataque, e nessa época os arames farpados estavam sendo muito usados, mas o produto principal utilizado foram os GASES LETAIS.
Em 1917, a Rússia sai da Guerra para começar o comunismo. Até então os Estados Unidos apenas forneciam armas para o "lado do bem" , mas quando a Rússia saiu, ocorreu um desequilíbrio, e ele teve então que entrar na Guerra e mostrar sua força. E em meio à Guerra, os países acabaram "tomando" a África, aos pedaços.
Em 26/10/1917 o Brasil entrou, mandando pilotos de aviões e médicos.
A Guerra teve um fim quando os Estados Unidos entrou, porque os oponentes acabaram se rendendo. E no final, a Alemanha teve que pagar todo o prejuízo!
--------------------
Professor está errado, não existem duas "Fernandas", Fernanda Alzira e Fernanda Hora são a mesma pessoa. Pedro Emanuel, Tatiane Garcia e Thiago Alves não fazem parte dessa sala. Obrigada pela atenção!
----------------------
Nome: Fernanda Alzira Pereira Hora 9ºAno A -
(12ªAULA) Genocídio Armênio
A palavra Genocídio significa " assassinato de um povo" . Enquanto a Primeira Guerra Mundial estava aconteceu, os turcos fizeram uma limpeza étnica contra o povo armênio. Eles mataram 1,5 milhões de armênios e 8 milhões fugiram. Durante 600 anos, os armênios estavam na Turquia. Aproveitando que a Primeira Guerra estava acontecendo, resolveram mata-los, nessa época para que o mundo não percebesse. Tudo começou quando o povo armênio queria certa autonomia, mandaram 250 líderes para lá, e foram todos enforcados. Depois, os turcos liberaram os presos, com a condição de ajudar a matar os armênios. Dizem que os profetas avisaram para eles fugirem da Armênia e ir para os Estados Unidos, inclusive a maior parte dos 8 milhões que escaparam do genocídio foram para os Estados Unidos mesmo. 25 mil vieram para o Brasil. Em 13 de setembro de 1915, a administração do governo recebeu um telegrama avisando que tinham que matar os armênios e quem se opusesse a essa ordem, não poderia mais frequentar a administração do governo turco. A maioria dos armênios foram mortos enforcados ou queimados. O povo turco queria matar os armênios porque eram islamitas muçulmanos, eram rígidos e tinham certo preconceito contra eles.
----------------------
Nome: Fernanda Alzira Pereira Hora 9ºAno A - (13ªAULA)
Islamismo e Mulher
O islamismo surgiu nos anos 650 d.C por Maomé, um árabe. É uma política religiosa radical que acima de tudo quer conquistar o mundo. Hoje em dia já temos 1 bilhão de muçulmanos. No Brasil, temos 20% da população que é muçulmana. Se em algum país esse número chegar a 80%, pode se tornar uma ameaça. Se eles conquistarem um país, as pessoas que se recusarem a ser muçulmanas podem ser escravizadas, mortas, e as mulheres podem ser estupradas. No Sudão, há cerca de 200 mulheres escravizadas por não se tornarem muçulmanas. As mulheres são as que sofrem mais. Principalmente com a lei Sharia. Se ela por acaso for estuprada, precisa de 4 testemunhas homens, senão ela vai presa. 75% das mulheres que estão presas na Nigéria foram estupradas e não conseguiram provar. As vezes são chicotadas, e as vezes, por volta dos 9 anos já precisam casar. A palavra delas não vale. Por fim, a etnia Islâmica é muito violenta, e injusta.
-----------------------------------
Nome: Fernanda Alzira Pereira Hora 9ºAno A -
(14ªAULA) Revolução Russa
1914-1921, foi o tempo da Revolução Russa, quando surgiram os países comunistas. Um dos fatores que deu início a Revolução foi a Guerra da Manchuria em 1905, entre Russia e Japão e o Japão acabou ganhando. A Revolução foi liderada por Lenin, do Partido Bolchivista. Em relação as empresas, os empregados tinham que trabalhar entre 12 e 16 horas e ganhavam pouco. Quando em 1917 a Rússia saiu da 1ª Guerra Mundial, já haviam 2 milhões de russos mortos e 5 milhões de feridos.
Eles ficaram revoltados e foram protestar na frente do castelo para que a Guerra parasse. Porém, eles atiraram contra o povo, negando o pedido e 1500 pessoas morreram. Isso foi aumentando mais ainda o ódio do povo. Acabou quem, em 15/03/1917 Nicolau II que era o que governava, abdicou o trono e seus familiares foram executados. A Rússia com a evolução inverteu os papéis sociais. Bancos e propriedades foram tomados.E com o governo provisório, Lenin assume o poder e tomou 3 decisões, 1ª: a Rússia assina o contrato de paz com a Alemanha e sai da Guerra; 2ª:
Ele confisca os bens das empresas e da igreja Ortodoxa, e a 3ª: Estatizar a economia. Entre 1919 e 1921 começou a Guerra Civil dentro da Rússia. Trotski era chefe do exército vermelho. Quando a Guerra Civil acabou, inicia-se a NEP ( Nova Política Econômica) que é quando começa de verdade o comunismo, que começou a perseguir as religiões em geral. E finalmente, em dezembro de 1922, começou a URSS ( União das Repúblicas Socialistas Soviéticas). Lenin morre em 1924, e entra Stalin. Ele foi responsável pela morte de 23 milhões de pessoas pelo seu regine de Estado, e houve também 5 milhões de presos.
Par Anonyme sur 9 ANO A - FERNANDA ALZIRA le 13/05/12
Par Anonyme sur 9 ANO A - FERNANDA ALZIRA le 13/05/12
------------------------------
Nome: Fernanda Alzira Pereira Hora 9ºA -
(15ªAULA) Albert Einstein
Em 14 de março de 1879 na Alemanha nasceu Albert Einstein. Morreu em 14 de abril de 1955. Aos 3 anos ele tinha problemas na fala, e seus familiares acharam que ele era "retardado". Einstein nos mostra que podemos ser um "imbecil" em algumas coisas, e um "gênio" em outras, inclusive ele não ia bem em algumas matérias na escola ( história, biologia). Einstein era contra as Guerras.
Ele criou o projeto Manhattan, que estudava as bombas atômicas. Ele descobriu muitas coisas importantes, mas sua maior descoberta foi a TEORIA DA RELATIVIDADE e todos a achavam absurda, foi preciso 10 anos de estudo dos cientistas para comprovar que ele estava certo. Ele era judeu, tinha nacionalidade/decendência belga, alemã, italiana, americana e foi até chamado para ser presidente de Israel e não quis! Ritler também, já quis matá-lo. Esteve no Brasil em 1925 para dar palestras numa escola, e indicou Marechal Rondon para o Prêmio Nobel da Paz.
Um pouco antes disso, em 1921, Einstein ganhou o Prêmio Nobel da Física. No ano de 1946, apenas os rascunhos dele estavam valendo 6 milhões de dólares! Mas como Einstein era a favor da paz, ele doou o dinheiro para as vítimas da Guerra. Como os judeus eram muito perseguidos e ele era judeu, ele foi criador também da Universidade Hebraica, onde os judeus iam estudar teses científicas, em Jerusalém.
Suas quatro teorias mais conhecidas foram a do Efeito Fotoelétrico, Evidências do Átomo, a Eletrodinâmica, a Massa Inercial e a mais difícil e famosa de todas, a Teoria da Relatividade.
Par Anonyme sur 9 ANO A - FERNANDA ALZIRA le 13/05/12
Par Anonyme sur 9 ANO A - FERNANDA ALZIRA le 13/05/12
---------------------------
Nome: Fernanda Alzira Pereira Hora 9ºAno A - (16ªAULA)
Aviação
Primeiro o homem conquistou a terra, depois o mar, e logo após o ar e hoje em dia busca conquistar o espaço.
Mas vamos falar sobre a conquista do ar. O desejo do homem voar se iniciou com a lenda de Ícaro, e depois com inventos de Leonardo da Vinci.
Em 1783, voou o primeiro dirigível sob a face terrestre, ele era feito de hidrogênio, que é mais leve que o ar.
George Cayley, um britânico, descobriu que para voar, não precisava "bater asas". E em 1863 começou o estudo sobre a aviação.
Em 1871 foi inventado o "Túnel de Vento". E em 1897 um francês criou o primeiro avião motorizado, mas não controlado. Seu nome era Aded (o francês).
Em 17 de setembro de 1903 os irmãos Wright conseguiram o primeiro voo com o avião "Flyer". Mas apenas em 1909 houve o voo público. E em 23 de outubro de 1906 voou o avião de Santos Dumont, o 14 bis.
Os irmãos Wright não deixavam que ninguém visse ou fotografasse seus experimentos, porque eles queriam grande tecnologia para depois vender seus aviões para o governo, etc. Já Santos Dumont queria que todos vissem ele em seus experimentos, queria "fanfarra". Santos Dumont ganhou reconhecimento pelo Clube Aéreo de Paris como primeiro homem a voar.
Dumont se acomodou, mas os Wright continuaram na sua ambição, inclusive deixaram de lado a produção de bicicletas para se concentrar mais nos aviões.
Em 1907 um cara chamado Paul Cornu iniciou os inventos do helicóptero. Em 1908 os Wright conseguiram fazer duas pessoas voarem ao mesmo tempo no avião. E em 1909 houve o primeiro recorde de altura de voo (150 metros a partir do chão!)
Em 1910 Henri, outro francês criou o hidro avião. E em 1911 ocorreu o primeiro voo continental, entre Nova York e California. Durou 84 dias.
Mas o avião não era usado para as pessoas viajarem. Eram utilizados apenas os dirigíveis. Até que em 1937 no dirigível "Zeppelin" ocorreu um grande e grave acidente. Houve muitas vítimas e esse foi o último dirigível, que voou.
Em 1930 foi inventada a TURBINA A JATO.
Em 1936 foi definido o invento do helicóptero, já que o de 1907 era apenas um "rascunho". Nesse mesmo ano, o avião Douglas DC-3 voou com 21 pessoas, um recorde na época!
Na 2ª Guerra Mundial já voavam os aviões de caça e bombardeio.
Em 1947 começou a ser usada a velocidade Supersônica ( velocidade do som) de 1225 km/h.
Na época das décadas de 60 e 70, já havia o Boeing 377, que voava com 100 pessoas, e o 747, que voava com 500.
Hoje em dia os aviões são super automáticos, chegando a voar, normalmente, com cerca de 800 pessoas ou mais.
--------------------------
Nome: Fernanda Alzira 9ºAno A - (17ª AULA)
Revolução de 1930
Dia 3 de outubro de 1930 começou a revolução, mas foi em 3 de novembro que Getúlio Vargas assumiu o poder. Através da política café com leite, entre São Paulo e Minas, dos 12 presidentes que o Brasil teve, 8 eram maçons. Os maçons eram contra o integralismo, na qual Getúlio participava. Quem ficasse do "lado" do integralismo de Getúlio era expulso da maçonaria. No dia 25 de novembro de 1937 Getúlio acabou com toda a maçonaria. Além disso, criou o CLT, acabou também com a oligarquia e o coronelismo. Mas o que causou a revolução?
Entre os que se destacam é a fraude eleitoral, políticos da oposição começaram a morrer de forma estranha, a crise da economia em 1929, a política café com leite de Minas e João Pessoa. Com o governo de Getúlio a Constituição de 1891 foi encerrada, e começaram os decretos. Em 1934 foi criada a Nova Constituição. Os paulistas também nunca mais voltaram a presidência. Políticos como Dutra, Castello Branco,Médici, Geisel, João Goulart e Tancredo Neves trabalharam também com Getúlio Vargas e se tornaram presidentes.
-----------------------------
Nome: Fernanda Alzira 9ºAno A - (18ª AULA)
Grande Depressão
No dia 24/10/1929 houve uma enorme queda na bolsa de valores. As pessoas usavam "papéis pobres" (ações). Houve investimento especulativo, os fazendeiros também não pagavam seus empréstimos, além da retirada em massa de dinheiro dos bancos. Em 1929 a 1934, 8 mil bancos foram fechados. Até 1940,o número de bancos fechados chegou a 14mil! Isso foi durante o governo de Hebert Hoover, presidente dos Estados Unidos. Ocorreu um "ato alfandegário" também.
Com a queda da bolsa, além de tudo isso, ocorreu um alto índice de desempregos, porque o mundo todo é interligado e um país depende do outro, então a queda na bolsa causou um "efeito dominó" no mundo inteiro!Caiu 70% a produção de carros, 50%¨a de pecuária, os salários diminuíram...
Após um tempo, o novo presidente Roosevelt criou o New Deal, um novo acordo. Foram construídas e reformadas escolas, pontes e hospitais, que geraram milhões de empregos, e assim, foram se recuperando. Mas, com a 2ª Guerra Mundial, muitos largaram seus empregos para lutar na Guerra, mas, com a venda de mercadorias, armas e tudo mais, não afetou muito. E então, ao final da 2ª Guerra, os Estados Unidos se tornou uma potência econômica, e tudo volta ao normal.
----------------------------------
Nome: Fernanda Alzira Pereira Hora nº10 9ºAno A 19ª Aula: Revolução Russa - NOTA 10 Durante milênios a China foi governada por monarquia. Houve a época da dinastia Quin. A revolução ocorreu em 1911, quando a monarquia acabou. Existiam duas etnias a Han ( dos trabalhos e pobres, constituía a maioria da população) e a Manchuie , que era rica e tinha bem mais domínio sobre tudo. Em 1905 começa a revolução industrial no mundo e empresários chineses começaram a trabalhar numa estrada de ferro. Em 1911 ela foi nacionalizada. Houveram presos e manifestações, porque o governo tomou a estrada. 100 mil mortos, tragédia natural. No mês de outubro, dia após dia as províncias foram se revelando contra o governo. Das 17 províncias, 16 aceitaram a revolução! A Tailândia se tornou independente e Yuan Shikai, que era general, e fez uma proposta para os governantes de receber pensão, viver numa Cidade Proibida só para eles, e abdicar o trono. Eles aceitaram e Yuan se tornou o novo governante. Vale sur 9
---------------------------------------
Nome: Fernanda Alzira Pereira Hora nº 10 9ºAno A 21ª Aula: Maremotos -NOTA 10 A palavra maremoto vem do latim " mare- motus". Em japonês, tsunami, "Onda no porto". Suas causas são: terremotos no oceano devido aos movimentos das placas tectônicas, desabamentos, vulcões que entram em erupção perto do mar, queda de meteoros e queda de icebergs. Tudo isso causa grande impacto na água, dando pressão e fazendo as ondas ficarem enormes! De maremotos famosos temos o chamado Alexandria ( Egito) , 365 d.C . Matou 50 mil pessoas. O da Catânia, em 11/12/1169, que matou 20 mil pessoas. O do Mediterrâneo foi um dos mais graves em questão de destruição. Ocorrido em 05/05/1202, esse Maremoto matou 1.200.000 pessoas! O de 1309 em Creta conseguiu derrubar o " Farol de Alexandria", que era uma das maravilhas do mundo na época. Teve o de 1538 em São Vicente, esse não muito considerado pelo mundo, o da Itália em Janeiro de 1693 que causou a morte de 60 mil mortos. O de Portugal que atingiu Marrocos sur9
----------------------------------------------
23a Aula: FHC (Fernando Henrique Cardoso)
Fernando Henrique Cardoso foi presidente do Brasil duas vezes antes de Lula. Ele vendeu muitas empresas brasileiras, incluindo a Compania Vale do Rio Doce, que vendeu por 10mil.
Ele também deu abertura as telecomunicações, ou seja, empresas de fora poderiam agora se instalar no país.
Também iniciou as leis de responsabilidade fiscal, e capital estrangeiro (empresas de comunicação), pois antigamente no Brasil existia muito monopólio.
Ele combateu o tabaco, iniciou a produção de medicamentos genéricos, bolsa escola, bolsa família, o auxilio gás, a lei de acessibilidade, que possibilitada a ida por exemplo, de alunos de inclusão nas escolas. Também criou o SIVAM ( Sistema de Viação Aérea Amazonica) , o gasoduto Bolívia Brasil, muitas leis de crimes ambientais, e o Código Nacional de Trânsito.
Resumindo, foi um bom presidente.
-----------------------------------------------------------------
Nome: Fernanda Alzira Pereira Hora 9ºAno A - (24ªAula) Holocausto Judeu - Nota 12 Ocorreu 50 milhões no holocausto judeu, foi a maior catástrofe de mortes da história das Guerras. Hitler sempre pregava contra os judeus. Primeiro ele falava sobre a expulsão deles na Alemanha, e depois,de extermínio. Esses judeus tinham que ficar em guetos ( vilas), e não podiam sair de lá. Foi então que começou a SOLUÇÃO FINAL. Havia os soldados próprios para executar os judeus. Eles matavam milhões por dia, havia muito sangue, os soldados estavam ficando extremamente abalados psicologicamente com tudo isso. Foi daí que criou-se a indústria da morte para poupar um pouco os soldados. Os cientistas estudavam maneiras de matar sem tanto sofrimento, sujeira e pressões psicológicas. Os judeus eram mortos na câmera de gás, onde ficavam nus, todos juntos e ligavam o gás até mata-los asfixiados. Eles eram cremados, e também podiam morrer enterrados, os tratores jogavam vários judeus em grandes buracos, sur 9
----------------------------------------------
Nome: Fernanda Alzira Pereira Hora nº 10 9º Ano A 25ª Aula: Ataque a Pear Harbor O ataque do Japão a Pear Harbor decretou a entrada dos Eua na 2ª Guerra Mundial e iniciou também a Guerra do Pacífico. Esse ataque foi realizado no dia 07/12/1947 e foram destruídos 188 aviões,11 navios e mais de 2400 militares estado-unidenses e 68 civis foram mortos! Havia reservatórios de Combustível em Pear Harbor, mas esses não foram atingidos. A operação foi de êxito para os japoneses. Mas logo, 4 anos depois, em 1945 , os Eua, em meio a Segunda Guerra Mundial, lançaram pela primeira vez na história uma arma nuclear,a bomba atômica, bombardeando as cidades de Hiroshima e Nagasáqui. sur 9
---------------------------------------
Nome: Fernanda Alzira Pereira Hora 9ª ano A Nº 10
26ª Aula- Demografia ; NOTA 12
Demografia é o estudo do crescimento populacional. No mundo atualmente temos 7 bilhões de pessoas. Esse número é preocupante, porque é gente demais! Mas é a geração atual que vai decidir se a população chegará a 14 bilhões ( número grave) ou não. Temos que ter CONSCIÊNCIA PLANETÁRIA. a China ( país mais populoso do mundo) já controla esse crescimento: os casais só podem ter um filho. Se quizerem mais devem ter autorização do governo. Nas gerações passadas, as pessoas chegaram a ter 12, 15 filhos, porque como a maioria morava na roça e o pensamento era: quanto mais filhos,mais gente pra trabalhar na roça. Porémm a medida que as cidades foram crescento e os problemas financeiros também, foi diminuindo esse número, pois foi ficando bem mais caro para manter um filho. Hoje em dia pessoas tem entre dois ou três filhos no máximo, em média, mas então porque a população continua crescendo? Os pesquisadores sur 9
------------------------------
Professor, estou organizando as atividades aos poucos. Prometo que até domingo mandarei todas as atividades, é só aguardar mais um pouco! Obrigada! Fernanda. sur 9 ANO A
Nome: Fernanda Alzira Pereira Hora 9ºAno A - (12ªAULA)
RépondreSupprimerGenocídio Armênio
A palavra Genocídio significa " assassinato de um povo" .
Enquanto a Primeira Guerra Mundial estava aconteceu, os turcos fizeram uma limpeza étnica contra o povo armênio. Eles mataram 1,5 milhões de armênios e 8 milhões fugiram.
Durante 600 anos, os armênios estavam na Turquia. Aproveitando que a Primeira Guerra estava acontecendo, resolveram mata-los, nessa época para que o mundo não percebesse. Tudo começou quando o povo armênio queria certa autonomia, mandaram 250 líderes para lá, e foram todos enforcados. Depois, os turcos liberaram os presos, com a condição de ajudar a matar os armênios. Dizem que os profetas avisaram para eles fugirem da Armênia e ir para os Estados Unidos, inclusive a maior parte dos 8 milhões que escaparam do genocídio foram para os Estados Unidos mesmo. 25 mil vieram para o Brasil.
Em 13 de setembro de 1915, a administração do governo recebeu um telegrama avisando que tinham que matar os armênios e quem se opusesse a essa ordem, não poderia mais frequentar a administração do governo turco.
A maioria dos armênios foram mortos enforcados ou queimados.
O povo turco queria matar os armênios porque eram islamitas muçulmanos, eram rígidos e tinham certo preconceito contra eles.
Nome: Fernanda Alzira Pereira Hora 9ºAno A - (13ªAULA)
RépondreSupprimerIslamismo e Mulher
O islamismo surgiu nos anos 650 d.C por Maomé, um árabe. É uma política religiosa radical que acima de tudo quer conquistar o mundo.
Hoje em dia já temos 1 bilhão de muçulmanos. No Brasil, temos 20% da população que é muçulmana. Se em algum país esse número chegar a 80%, pode se tornar uma ameaça. Se eles conquistarem um país, as pessoas que se recusarem a ser muçulmanas podem ser escravizadas, mortas, e as mulheres podem ser estupradas. No Sudão, há cerca de 200 mulheres escravizadas por não se tornarem muçulmanas.
As mulheres são as que sofrem mais. Principalmente com a lei Sharia. Se ela por acaso for estuprada, precisa de 4 testemunhas homens, senão ela vai presa. 75% das mulheres que estão presas na Nigéria foram estupradas e não conseguiram provar. As vezes são chicotadas, e as vezes, por volta dos 9 anos já precisam casar. A palavra delas não vale. Por fim, a etnia Islâmica é muito violenta, e injusta.
Nome: Fernanda Alzira Pereira Hora 9ºAno A - (14ªAULA)
RépondreSupprimerRevolução Russa
1914-1921, foi o tempo da Revolução Russa, quando surgiram os países comunistas.
Um dos fatores que deu início a Revolução foi a Guerra da Manchuria em 1905, entre Russia e Japão e o Japão acabou ganhando. A Revolução foi liderada por Lenin, do Partido Bolchivista.
Em relação as empresas, os empregados tinham que trabalhar entre 12 e 16 horas e ganhavam pouco.
Quando em 1917 a Rússia saiu da 1ª Guerra Mundial, já haviam 2 milhões de russos mortos e 5 milhões de feridos. Eles ficaram revoltados e foram protestar na frente do castelo para que a Guerra parasse. Porém, eles atiraram contra o povo, negando o pedido e 1500 pessoas morreram. Isso foi aumentando mais ainda o ódio do povo. Acabou quem, em 15/03/1917 Nicolau II que era o que governava, abdicou o trono e seus familiares foram executados.
A Rússia com a evolução inverteu os papéis sociais. Bancos e propriedades foram tomados.E com o governo provisório, Lenin assume o poder e tomou 3 decisões, 1ª: a Rússia assina o contrato de paz com a Alemanha e sai da Guerra; 2ª: Ele confisca os bens das empresas e da igreja Ortodoxa, e a 3ª: Estatizar a economia.
Entre 1919 e 1921 começou a Guerra Civil dentro da Rússia. Trotski era chefe do exército vermelho. Quando a Guerra Civil acabou, inicia-se a NEP ( Nova Política Econômica) que é quando começa de verdade o comunismo, que começou a perseguir as religiões em geral.
E finalmente, em dezembro de 1922, começou a URSS ( União das Repúblicas Socialistas Soviéticas). Lenin morre em 1924, e entra Stalin. Ele foi responsável pela morte de 23 milhões de pessoas pelo seu regine de Estado, e houve também 5 milhões de presos.
Nome: Fernanda Alzira Pereira Hora 9ºA - (15ªAULA)
RépondreSupprimerAlbert Einstein
Em 14 de março de 1879 na Alemanha nasceu Albert Einstein. Morreu em 14 de abril de 1955. Aos 3 anos ele tinha problemas na fala, e seus familiares acharam que ele era "retardado".
Einstein nos mostra que podemos ser um "imbecil" em algumas coisas, e um "gênio" em outras, inclusive ele não ia bem em algumas matérias na escola ( história, biologia).
Einstein era contra as Guerras. Ele criou o projeto Manhattan, que estudava as bombas atômicas. Ele descobriu muitas coisas importantes, mas sua maior descoberta foi a TEORIA DA RELATIVIDADE e todos a achavam absurda, foi preciso 10 anos de estudo dos cientistas para comprovar que ele estava certo. Ele era judeu, tinha nacionalidade/decendência belga, alemã, italiana, americana e foi até chamado para ser presidente de Israel e não quis! Ritler também, já quis matá-lo.
Esteve no Brasil em 1925 para dar palestras numa escola, e indicou Marechal Rondon para o Prêmio Nobel da Paz. Um pouco antes disso, em 1921, Einstein ganhou o Prêmio Nobel da Física.
No ano de 1946, apenas os rascunhos dele estavam valendo 6 milhões de dólares! Mas como Einstein era a favor da paz, ele doou o dinheiro para as vítimas da Guerra.
Como os judeus eram muito perseguidos e ele era judeu, ele foi criador também da Universidade Hebraica, onde os judeus iam estudar teses científicas, em Jerusalém.
Suas quatro teorias mais conhecidas foram a do Efeito Fotoelétrico, Evidências do Átomo, a Eletrodinâmica, a Massa Inercial e a mais difícil e famosa de todas, a Teoria da Relatividade.
Nome: Fernanda Alzira Pereira Hora 9ºAno A - (16ªAULA)
RépondreSupprimerAviação
Primeiro o homem conquistou a terra, depois o mar, e logo após o ar e hoje em dia busca conquistar o espaço.
Mas vamos falar sobre a conquista do ar. O desejo do homem voar se iniciou com a lenda de Ícaro, e depois com inventos de Leonardo da Vinci.
Em 1783, voou o primeiro dirigível sob a face terrestre, ele era feito de hidrogênio, que é mais leve que o ar.
George Cayley, um britânico, descobriu que para voar, não precisava "bater asas". E em 1863 começou o estudo sobre a aviação.
Em 1871 foi inventado o "Túnel de Vento". E em 1897 um francês criou o primeiro avião motorizado, mas não controlado. Seu nome era Aded (o francês).
Em 17 de setembro de 1903 os irmãos Wright conseguiram o primeiro voo com o avião "Flyer". Mas apenas em 1909 houve o voo público. E em 23 de outubro de 1906 voou o avião de Santos Dumont, o 14 bis.
Os irmãos Wright não deixavam que ninguém visse ou fotografasse seus experimentos, porque eles queriam grande tecnologia para depois vender seus aviões para o governo, etc. Já Santos Dumont queria que todos vissem ele em seus experimentos, queria "fanfarra". Santos Dumont ganhou reconhecimento pelo Clube Aéreo de Paris como primeiro homem a voar.
Dumont se acomodou, mas os Wright continuaram na sua ambição, inclusive deixaram de lado a produção de bicicletas para se concentrar mais nos aviões.
Em 1907 um cara chamado Paul Cornu iniciou os inventos do helicóptero. Em 1908 os Wright conseguiram fazer duas pessoas voarem ao mesmo tempo no avião. E em 1909 houve o primeiro recorde de altura de voo (150 metros a partir do chão!)
Em 1910 Henri, outro francês criou o hidro avião. E em 1911 ocorreu o primeiro voo continental, entre Nova York e California. Durou 84 dias.
Mas o avião não era usado para as pessoas viajarem. Eram utilizados apenas os dirigíveis. Até que em 1937 no dirigível "Zeppelin" ocorreu um grande e grave acidente. Houve muitas vítimas e esse foi o último dirigível, que voou.
Em 1930 foi inventada a TURBINA A JATO.
Em 1936 foi definido o invento do helicóptero, já que o de 1907 era apenas um "rascunho". Nesse mesmo ano, o avião Douglas DC-3 voou com 21 pessoas, um recorde na época!
Na 2ª Guerra Mundial já voavam os aviões de caça e bombardeio.
Em 1947 começou a ser usada a velocidade Supersônica ( velocidade do som) de 1225 km/h.
Na época das décadas de 60 e 70, já havia o Boeing 377, que voava com 100 pessoas, e o 747, que voava com 500.
Hoje em dia os aviões são super automáticos, chegando a voar, normalmente, com cerca de 800 pessoas ou mais.
Nome: Fernanda Alzira 9ºAno A - (17ª AULA)
RépondreSupprimerRevolução de 1930
Dia 3 de outubro de 1930 começou a revolução, mas foi em 3 de novembro que Getúlio Vargas assumiu o poder.
Através da política café com leite, entre São Paulo e Minas, dos 12 presidentes que o Brasil teve, 8 eram maçons. Os maçons eram contra o integralismo, na qual Getúlio participava. Quem ficasse do "lado" do integralismo de Getúlio era expulso da maçonaria.
No dia 25 de novembro de 1937 Getúlio acabou com toda a maçonaria. Além disso, criou o CLT, acabou também com a oligarquia e o coronelismo.
Mas o que causou a revolução? Entre os que se destacam é a fraude eleitoral, políticos da oposição começaram a morrer de forma estranha, a crise da economia em 1929, a política café com leite de Minas e João Pessoa.
Com o governo de Getúlio a Constituição de 1891 foi encerrada, e começaram os decretos. Em 1934 foi criada a Nova Constituição. Os paulistas também nunca mais voltaram a presidência. Políticos como Dutra, Castello Branco,Médici, Geisel, João Goulart e Tancredo Neves trabalharam também com Getúlio Vargas e se tornaram presidentes.
Nome: Fernanda Alzira 9ºAno A - (18ª AULA)
RépondreSupprimerGrande Depressão
No dia 24/10/1929 houve uma enorme queda na bolsa de valores. As pessoas usavam "papéis pobres" (ações). Houve investimento especulativo, os fazendeiros também não pagavam seus empréstimos, além da retirada em massa de dinheiro dos bancos.
Em 1929 a 1934, 8 mil bancos foram fechados. Até 1940,o número de bancos fechados chegou a 14mil! Isso foi durante o governo de Hebert Hoover, presidente dos Estados Unidos. Ocorreu um "ato alfandegário" também.
Com a queda da bolsa, além de tudo isso, ocorreu um alto índice de desempregos, porque o mundo todo é interligado e um país depende do outro, então a queda na bolsa causou um "efeito dominó" no mundo inteiro!Caiu 70% a produção de carros, 50%¨a de pecuária, os salários diminuíram...
Após um tempo, o novo presidente Roosevelt criou o New Deal, um novo acordo. Foram construídas e reformadas escolas, pontes e hospitais, que geraram milhões de empregos, e assim, foram se recuperando. Mas, com a 2ª Guerra Mundial, muitos largaram seus empregos para lutar na Guerra, mas, com a venda de mercadorias, armas e tudo mais, não afetou muito. E então, ao final da 2ª Guerra, os Estados Unidos se tornou uma potência econômica, e tudo volta ao normal.
Nome: Fernanda Alzira 9ºAno A - (9ªAULA)
RépondreSupprimerCoronelismo
Assim que o mandonismo acabou, se deu início ao Coronelismo, que é o sistema político da República Velha e teve seu fim com o início do governo de Getúlio Vargas. Ele acabou com esse sistema dando início ao voto secreto, acabando um pouco com a democracia.
A palavra democracia vem do grego e significa "poder do povo". Quando ela começou, o povo realmente tinha poder, pois se reuniam em praças públicas e discutiam com o governante para defender seus objetivos.
Hoje em dia vivemos uma democracia apenas representativa; não é o povo que cuida dos interesses e sim o eleito por eles.
Nome: Fernanda Alzira Pereira Hora 9ºAno A - (24ªAula)
RépondreSupprimerHolocausto Judeu - Nota 12
Ocorreu 50 milhões no holocausto judeu, foi a maior catástrofe de mortes da história das Guerras.
Hitler sempre pregava contra os judeus. Primeiro ele falava sobre a expulsão deles na Alemanha, e depois,de extermínio. Esses judeus tinham que ficar em guetos ( vilas), e não podiam sair de lá.
Foi então que começou a SOLUÇÃO FINAL. Havia os soldados próprios para executar os judeus. Eles matavam milhões por dia, havia muito sangue, os soldados estavam ficando extremamente abalados psicologicamente com tudo isso.
Foi daí que criou-se a indústria da morte para poupar um pouco os soldados. Os cientistas estudavam maneiras de matar sem tanto sofrimento, sujeira e pressões psicológicas. Os judeus eram mortos na câmera de gás, onde ficavam nus, todos juntos e ligavam o gás até mata-los asfixiados. Eles eram cremados, e também podiam morrer enterrados, os tratores jogavam vários judeus em grandes buracos, depois jogavam terra por cima.
Outros argumentos que usavam para poder matar os judeus, era que as pessoas diziam que foram os judeus que mataram Jesus. Até o Papa apoiou Hitler na época.
Toda essa obcessão por matar judeus, era porque eles tinham muito dinheiro e bens valiosos, estimados por todos. Mas eles não faziam mal a ninguém, apenas queriam viver conforme a vida deles.
Aushwitz, esse foi o nome, da maior fábrica de mortes da humanidade. No dia 09/11/1938 ocorreu a noite dos cristais, quando a população alemã saiu quebrando as vidraças e sinagogas judias. Eles também foram mortos no penhasco, havia uma grande fila na qual quando chegava a vez, o judeu tomava um tiro e era empurrado.
Portanto, podemos concluir que, a história da exterminação dos judeus foi uma das mais dramáticas ou realmente tenha sido, a mais dramática da humanidade.
Nome: Fernanda Alzira Pereira Hora nº 10 9ºAno A
RépondreSupprimer21ª Aula: Maremotos -NOTA 10
A palavra maremoto vem do latim " mare- motus". Em japonês, tsunami, "Onda no porto".
Suas causas são: terremotos no oceano devido aos movimentos das placas tectônicas, desabamentos, vulcões que entram em erupção perto do mar, queda de meteoros e queda de icebergs. Tudo isso causa grande impacto na água, dando pressão e fazendo as ondas ficarem enormes!
De maremotos famosos temos o chamado Alexandria ( Egito) , 365 d.C . Matou 50 mil pessoas. O da Catânia, em 11/12/1169, que matou 20 mil pessoas. O do Mediterrâneo foi um dos mais graves em questão de destruição. Ocorrido em 05/05/1202, esse Maremoto matou 1.200.000 pessoas! O de 1309 em Creta conseguiu derrubar o " Farol de Alexandria", que era uma das maravilhas do mundo na época. Teve o de 1538 em São Vicente, esse não muito considerado pelo mundo, o da Itália em Janeiro de 1693 que causou a morte de 60 mil mortos. O de Portugal que atingiu Marrocos também, que matou 55 pessoas em Portugal e 10 mil em Marrocos. O de 1883 em Krakatoa, com ondas de 40 metros.
Uma das maiores tsunamis de todas foi a do Alaska, onde as ondas chegaram a 525 metros! 30 milhões mt² em massa. O de 26/12/2004 destruiu 3 continentes: Ásia, África e Oceania, matou 300 mil pessoas!
O mais detalhado e também o mais recente foi o de 11/03/2011 no Japão, onde houve 10 mil mortos.
Existem países que implantaram até sistemas de prevenção contra maremotos/ tsunamis, que fica a mil quilômetros da costa, onde há uma espécie de boias que calculam a altura delas está aumentando. Em caso de alerta são enviadas mensagens para a população, é avisado nos jornais, etc. Esse é o sistema usado na Finlândia. Países como Japão e Hawaii também desfrutam de recursos contra essas catástrofes.
Nome: Fernanda Alzira Pereira Hora nº10 9ºAno A
RépondreSupprimer19ª Aula: Revolução Russa - NOTA 10
Durante milênios a China foi governada por monarquia. Houve a época da dinastia Quin.
A revolução ocorreu em 1911, quando a monarquia acabou. Existiam duas etnias a Han ( dos trabalhos e pobres, constituía a maioria da população) e a Manchuie , que era rica e tinha bem mais domínio sobre tudo.
Em 1905 começa a revolução industrial no mundo e empresários chineses começaram a trabalhar numa estrada de ferro. Em 1911 ela foi nacionalizada. Houveram presos e manifestações, porque o governo tomou a estrada. 100 mil mortos, tragédia natural.
No mês de outubro, dia após dia as províncias foram se revelando contra o governo. Das 17 províncias, 16 aceitaram a revolução! A Tailândia se tornou independente e Yuan Shikai, que era general, e fez uma proposta para os governantes de receber pensão, viver numa Cidade Proibida só para eles, e abdicar o trono. Eles aceitaram e Yuan se tornou o novo governante. Vale lembrar, o Tibete e a Mongólia também se tornaram independentes.
Sun Yan-Set se tornou o primeiro presidente em 01/01/1912. Como ele queria que o rei abdicasse da coroa para sempre, ofereceu a Yiuan Shikai, o cargo da presidência se ele o realizasse. Assim foi feito , por Yuian tinha força militar para convencer o rei e Sun, poder político.
Começou então uma espécie de ditadura. Houve uma eleição legislativa em 1913. Foi ocorrido um golpe de estado, e assim, o fim da monarquia e o início da República.
Professor, estou organizando as atividades aos poucos. Prometo que até domingo mandarei todas as atividades, é só aguardar mais um pouco! Obrigada! Fernanda.
RépondreSupprimerKevin Kleyn Arantes C. Aguiar. 9°A
RépondreSupprimer12° Aula. Genocídio Harmenio
Entre 1914 e 1918, existia um povoado na Turquia Islanitas e muçulmanos aproitndo o embolo da 1/ Gerra Mundil, Resolveram fazer uma limpeza etinica, no começo da Guerra mataram 1,5 Milhões de Hrmenios e 8 Mulhões fugiram. Mas há no meio da Guerra mais de 6 Mil, turqia nartariam, durante isso para ver se ele sediam para a religiao dele.... mais ele nao sediam pois eram fieis. entao, 250 lideres religiosos foram ate o governo a meio de perdir a liberteção deles... mais apenas depois de um tempo,ele foram liberos. E como recompensa, poderiam sair, furtar, roubar e matar sem serem presos ou pagar multas ou penas.
Nome: Fernanda Alzira Pereira Hora nº 10 9º Ano A
RépondreSupprimer25ª Aula: Ataque a Pear Harbor
O ataque do Japão a Pear Harbor decretou a entrada dos Eua na 2ª Guerra Mundial e iniciou também a Guerra do Pacífico. Esse ataque foi realizado no dia 07/12/1947 e foram destruídos 188 aviões,11 navios e mais de 2400 militares estado-unidenses e 68 civis foram mortos! Havia reservatórios de Combustível em Pear Harbor, mas esses não foram atingidos. A operação foi de êxito para os japoneses. Mas logo, 4 anos depois, em 1945 , os Eua, em meio a Segunda Guerra Mundial, lançaram pela primeira vez na história uma arma nuclear,a bomba atômica, bombardeando as cidades de Hiroshima e Nagasáqui.