jeudi 1 mars 2012

8 ANO B - LARISSA CAMARGO OSPEDA

Nesta página da internet a Larissa Ospeda publica seus resumos das aula de História.

-----------------------------



EGIPTOLOGIA

As pirâmides de Gaze são umas das maravilhas da antiguidade,ela tem uma estrutura sólida e não sofreram desgaste nenhum em milhares de anos.e medem: QUÉPOS = 137,2 METROS QUÉFREN = 136,5 METROS MIKERINOS = 66 METROS As grandes pirâmides é um modelo para as outras menores,e elas seguem um alinhamento das estrelas 3 marias.es que as construíram.as construíram em base em astronômicos e também deviam saber sobre a posição do sol.pois só batia sombrar em um lado da pirâmide só. aula = 2° nota = 9



-------------------------------



ESCRAVIDÃO AFRICANA E DROGAS

Os senhores de engenho exportavam clandestinamente bebidas para a Angola,os ingleses também faziam isso e muito entre 1680 e 1730.Eles chagaram a exportar cerca de 5,2 milhões de bebidas por 60 mil escravos. Os traficantes capturavam jovens e os mais fortes das tribos e trocavam por mercadorias. As tribos entravam em guerra e eles a financiavam e depois os vencidos se tornavam escravos. Os navios zarpados dos portos europeus carregados de mercadorias como tecido ferro etc...,quando chegavam a costa africana eram trocados por escravos. as drogas são uma substancia que pode distorcer os sentidos.Os negros capturavam negros e os vendiam para os traficante africanos por troca de bebida alcoólicas.

--------------------------------------






"8 ANO B - LARISSA CAMARGO OSPEDA" : Você deve ler sobre a operação pelo p exército de Israel que recentemente resgatou mais de 1.000 Judeus negros da Etiópia,levando-os para Israel.



A cerca de 3.000 anos atrás a rainha de Sabá foi para Israel aonde se casou com o rei Salomão e teve muitos filhos.O governo mandou matar todos os Israelense descendente de Salomão e foi ai que o serviço secreto salvou mais de 1.100 pessoas. e foi para o livro dos recordes por te conseguido resgatar todas essas pessoas em pouco tempo.















5 AULA SUA NOTA É 10













----------------------------------




6 AULA: Brasil uma historia inconveniente


Documentario - 500 anos Brasil - bbc cruel historia 350 anos 4 milhões deportação enriquecer - acumular 2 banhos por ano 6:00------ 22:00 6 a 7 o ultimo pais a abandonar a escravidão no pais





8 ANO B - LARISSA CAMARGO OSPEDA" : Brasil uma história inconveniente







O Brasil é o país mais cruel do mundo.a cerca de 350 anos atrás,o Brasil deportou 4 milhões de negros. Os portugueses tentaram escravizar os índios como os portugueses tinham muitas doenças por falta de higiene,os índios morriam por não terem anticorpos e foram morrendo,ai os portuguese falar que não dava pra continuar assim,porque sempre que ele falavam,eles morriam,então eles decidiram ir até a Africa pegar alguns negros. Os escravos eram maltratados pelo Barão de cajaíba,e para ele os escravos não tinha almas,então eles eram tratados como animal.



No Brasil eles não eram bem tratados,mas os ingleses tratavam os escravos 10x melhor no que no Brasil.



LARISSA CAMARGO
SUA NOTA É 9,0



-----------------------------


7 AULA REINO CUSH (NÚBIA)




Hoje na onde era o Cush agora é a Somália, Etiópia e eritreia O povo Cush ou núbia não tinha escrita e o que nós sabemos foi os Egípcios que escreveram.O Egito e o Cush viviam em guerra Egito dominava / cush - vice-reinado noé- sem ita - Jafé - caim - cush O reino cush surgiu a 5.000 anos atrás.Noé teve três filhos sem. Jafé e cão. SEM ita deu origem a Judeu e Árabes. Jafetita deu origem a indo-europeus . Cão-cush deu origem a Africano caanita. Sem ficou no oriente médio,Jafé foi para a Europa e Asia e Cão desceu para a Africa s seu filho para o chifre do cush. Os egípcios fecharam as estradas,onde não podia entrar e nem sair ninguém,então eles fizeram um boicote e com eles não podiam comercializar nada porque ninguém mais ia pra cidades,eles fugiam e muitos morriam,e nessa a cidade foi fiando miserável e foram morrendo e ficou assim que acabou com o cush E na onde ainda tem boicote é: - Cuba - Irã - Coreia do norte AULA - 7° NOTA - 10






--------------------------------






CRENÇAS INDÍGENAS

A tribo do tupi-namba tinha um índio poderoso que é como Noé. Sumério é o povo mais antigo do mundo,eles escreviam mensagens em solo chamada de cilindro.
A mais de 5 mil anos atras esses cilindros foram encontrados muitos desses, tanto que precisaram de vários caminhões para a retirada desses cilindros encontrados, eles foram levados para a França e Inglaterra.
Anos atras houve uma grande tragédia onde uam grande chuva matou milhões de pessoas.
Os cientistas descobriram que o vale foi invadido pela água. Os cientistas dizem que houve um rompimento das rochas.
A deusa teria destruído toda a terra,onde só sobreviveram 4 pessoas.A mesosfera fica a 80 quilômetros de altura


nota 7,0

-------------------------------------------
9 AULA

CIDADES AFRICANA




A Africa do Sul é u país muito rico porque tem muitos diamantes mas nem todos são ricos,a maior parte é pobre.Uma cidade só tem diamantes que é o Cabo.
50 anos atras a Africa do Sul entrou em guerra para se tornar independente,então em 1970 se tornaram independente.
A humanidade é muito ambicioso,e a ambição de pessoas causo a morte de mais de 50.000 milhões de pessoas.
As três pessoas que causaram a guerra foi Hitler, Musselina e Hiriti,esses três se juntaram para dominar o mundo

NOTA 7,0



-------------------------------------------

AULA 12

AFEGANISTÃO/SAKENA YACOOBI

-Talibã
-Osama Bin Laden
-Mulher não pode estudar
-Adolescente vendida por ate 4 mil (15 anos)
-Suicídio 2008 2009 80
Tocando fogo no corpo
-Cabul- 1°semaforo
Carro velho Japão
30 anos em guerra
20 mil pessoas morreram de fome no Afeganistão se você for preso,algum parente seu tem que levar comida por que se não você morre de fome.

SAKENA YACOOBI

Ela é responsável por 100 escolas clandestinas,e responsável também por 300.000 crianças.Ela treina 19.000 professores,também criou 5 clinicas e mais de 1.500.000 pessoas já atendidas.

AULA 12
NOTA 10

-------------------------------------------


ANN SKELTON/AFRICA DO SUL

-ANN SKELTON defende juridicamente as crianças.
-ANN SKELTON é advogada .
-Ações jurídicas-ong.
-Consultora do Governo
-E.C.A (Estatuto da Criança e do Adolescente).
-50.000crianças violentadas na Africa do Sul.
-AIDS-Na Africa do Sul é o país com mais índice de aids,e eles acham que se eles violentarem alguma criança vai ser curado e se mais novo for melhor.
-Em fevereiro desse ano na Africa do Sul os alunos atrasados na escola vão para a delegacia e só são liberados quando os pais vão busca-los.
-Proibido.
-Essa mulher esta a mais de 20anos defendendo as crianças.

AULA=13
NOTA= 9,0

---------------------------------

AULA 14

ANNA MOLLEL/TANZÂNIA

TANZÂNIA
tango zanzibar
Esses dois países se juntaram para formar um país só
- 15 parques/reservas ambientais
U$ 1000 per capitas
R$ 2.500 = 210 reais mensais
- Pouca energia elétrica
ANNA MOLLEL ela trabalha com deficientes,por na Tanzânia as pessoas tem muito preconceito,ela organizou uma "carita" caridade ela pede ajuda para os países rico para ajudar.Em 20 anos já ajudou mais de 12.500 crianças.
-OFICINA= material ortopédico prótese
- MÉDICOS caridosos,quando entram em ferias fazem uma caridade e vão para aqueles países mais pobres para fazer cirurgias.
-EUA/QUENIA/as melhores faculdades ficam lá nos Estados Unidos.
ANNA MOLLEL trabalho levando médicos para os países mais pobres,e também com as cabeças dos pais que tinham filhos deficientes,que não deixavam nem os filhos colocarem a cabeça para fora da janela.

NOTA 10

--------------------
AULA 15
POVO BANTO

-ETNIA (raça)
-NIGÉRIA-2000 a.c (4012 anos)

Dende-Maxixé-Jiló-Melancia

Africa-banto (desenho)
Latim ele se dividiu em varias línguas como:ITALIANO,CATALÃO, PORTUGUÊS,FRANCES E ESPANHOL
-Suáli - (Banto + Árabe)
3 + 1
4
-1395-1914-Reino banto
Angola-rainha ndongo
- nzinga

LÍNGUAS

-AFRICANE - BANTO + INGLÊS
-N DEBELE
-XHOSA
-ZULU
-SOTO
-SESSOTO
-SETSUANA

Hakuna matata
sem preocupação

aula 15
nota 10



--------------------------------------



16 AULA



ISLAMISMO E A AFRICA



No ano de 650 a 1900 africanos eram escravizados por muçulmanos. Lá quem não quisesse ser muçulmanos,eram escravizados e suas mulheres e filhas eram tomadas como butim de guerra.E atualmente mais de 200.000 mulheres e crianças ainda são escravizados. Na Nigéria a mulher que for violentada só pode processar o homem se ela tiver 4 testemunhas masculinas.Só que se ela não gritar e não aparecer nenhuma testemunha ela pode ser condenada a morte.E também no Paquistão a maioria das mulheres presas,foram condenadas porque sofreram abusos,E também 90% das esposas são espancadas só porque não cozinharam bem ou não tiveram um filho homem.Lá se o marido quiser se separar é muito fácil é só ele dizer "te divorcio" três vezes,ele dizem três vezes isso ele ta separado,e a mulher pode sair sem direito nenhum. Na Saudita,uma escola pegando fogo matou 15 adolescente porque os policiais não deixaram elas saírem sem o véu. aula - 16° nota - 10






------------------------------



17 aula : povos indigenas Brasileiros



Quando pedro alvares cabral chegou no Brasil havia milhões de indios e centenas de tribos indigenas espalhada pelo Brasil,a tribo de juruna no seculo xix, eram mais de 2.000 mil indios bocas pretas , atualmente somente existe 132 indios no brasil. Ianomamis significa ``ser humano´´ no Brasil ainda há 15 mil indios e 250 tribos, e na venezuela 12 mil indios. Os garrinpeiros mais de 1.500 mortos , com essa matancia o presidente collor demarcou as terras dos indios para que os garrimpeiros não pertubacem os indios . Os cariris falavam muitas linguas : yathe, xukuro, pankararu, proxá, xoko e natu, as unicas linguas que foram escritas foram : camuro, sapura, kipea e dzubukua. Os cariris foram divididos em : banhia , pernambuco, ceara, paraiba.Cratos foi o lugar que teve o maior indice de indios e hoje só tem 116 indios .

-----------------------------
POVOS TUPIS A-TUPI B-TUPINAMBÁ C-TUPINIQUINS TUPI-Os tupi estavam no litora quando os portugueses chegaram. Confederação dos tamoios 1574-foram exterminados 1995-1200 eles fizeram uma pesquisa do tupi. MALOCAS-500 pessoas CAUIM-ela é em base de bebida alcoólica DIVISÃO SOCIAL HAVIA AS TAREFAS DOS HOMENS MULHERES CAÇAR COMIDA PESCAR CUIDAR DAS CRIANÇAS CONSTRUÇÃO COLHER ALIMENTOS GUERRA PLANTAR Nas tribos se o homem traísse a mulher,e ela contasse para sua família,a família dela ia dava uma surra no marido,e depois eles colocavam fogo na casa da família do marido -POLIGAMIA TUPINAMBAS Os tupinambas eles eram terríveis,por que eles comiam gente (canibais-Bahia-RJ). TUPINIQUINS Eles estão no estado de Espirito Santo . 1987-só existiam 1300 tupiniquins 2007-o governo fez um acordo e deu uma área enorme (Aracruz-celulose). AULA-18 NOTA-12



OOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO

2 TRIMESTRE


0000000000000000000000000000000000

XAVANTES, PATAXÓS E CAIAPÓS 

Hoje existe cerca de 10 mil índios Xavantes,eles se pintavam com as urucu,carvão,jenipapo.Eles arrancavam as sobrancelhas,os cílios e cortavam o cabelo parecidos. Eles praticam o esporte "corrida de tora",eles corriam 10 km então revesavam,porque na corrida eles tem que correr carregando uma tora de 80kg,então quando um cansava o outro entra no lugar,e a equipe que chegar primeiro ganha. Adolescente fica preso dentro da oca até virar adulto,só sai para pescar e fazer outras tarefas.E quando falam que já viraram adulto.eles pegavam um osso bem afiado e furavam a orelha. PATAXÓS Os Pataxós vivem na Bahia e tem 20 mil hectares,a língua que eles falam é macro-jê/português.Em 1990existiam cerca de 1200 índios,a língua que eles falam praticamente não existe mais,porque os filhos que estão nascendo agora ,vão para a escola,e la as professoras falam português,e então na tribo eles nem falam mais a língua deles. em 1997 o sur 8


------------------------------------------

CARAJÁS 

A tribo Carajás tem esse nome que significa "macaco grande" eles tem esse nome por causa do ritual que eles faziam.Eles dançavam igual a um macaco grande.A tribo vivem em Tocantins,MG e Goias,e falam a língua macro-jê. Em 1970 colocaram a tradução da língua na bíblia por causa da extinção da língua.Tem muitos karajás que vivem na ilha do Bananal,essa ilha é a maior,ela tem 2 milhões de hectares. Em 2006 só existiam cerca de 2.500 karajás,eles tiveram com os caiapós e xavantes. 1931-Genocídio Armênio-1 milhão 1938-1944-Holocausto Judeu - 6 milhões 1994-Genocídio de Huanda-800 mil pessoas. TÚTSI - HUTUS Alcoolismo e tuberculose. Crianças pintada com urucuna. 8 anos- perfura o lábio inferior. Casamento arranjado pelos avós. Enterrados com os pertences. AULA-22 NOTA-10 sur 



 


-----------------------------------------------------


TABAJARAS E POTIGUARES 

Os tabajaras viviam na Costa Nordestina,eles viviam em guerra com os potiguaras. Os tabajaras se aliaram aos portugueses,para derrotar os potiguaras,os potiguaras para não perde se juntou com os Franceses,mas só que no final quem acabou ganhando foi os tabajaras,pois os portugueses queriam exterminar os potiguaras. TABAJARAS = hoje em dia eles vivem na Paraíba e no Ceara,a maioria deles vivem ai,pois o governo deu 10 mil hectares de terra para eles viverem,para não os escravizar. MON TABOSA- 13 FAMÍLIAS CROTA VERDE-25 FAMÍLIAS PORANGA-9 FAMÍLIAS 3 MIL TABAJARAS POTIGUARAS = Significa comedores de camarão,hoje só existe 13.500 potiguares,também tem 37 localidade,os potiguaras tem 34 mil hectares. Eles tem cabanas na praia,e guando os turistas vem para cá,eles vendem artesanatos, os potiguaras nem todos são negros,parte deles são loiros.Eles se acostumaram com os costumes brasileiros, tanto que eles fizeram 19 igrejas evangélicas,9 sur 



----------------------------------------


--------------------------------------------


MOICANOS 

Os moicanos são tribos americanas,os moicanos são bastante conhecido por causa do seu corte de cabelo.Eles habitam próximo a Nova York e Vermont,as caracteristicas deles é as tatuagens e com figuras geométricas. Os rapazes quando completam 15 anos começam a corta o cabelo moicano.No outono eles celebram o período da colheita. Nos Estados Unidos só existem 600 moicanos,eles saíram de Nova York e foram para Massachusetts.Em 1609 os moicanos fizeram o primeiro contato com os Britânicos. Elisabete é rainha da Inglaterra, Britânicos e do Reino Unido. AULA-26 NOTA-10 sur 

--------------------------------------------------


MAIAS 

Os maistas são as pessoas que estudam tudo sobre os maias.Hoje em dias existem 600 milhões de maias,eles vivem em Belize,El Salvador,Guate-mal,Honduras e México. Os maias ficaram conhecidos por causa dos conhecimentos astronômicos modernos,depois de 900 os maias entraram em declínio. Eles entraram em guerra com os Espanhóis para eles não descobrirem os seu segredos,queimaram os seus escritos e seus cau colos sobre o mundo. Os maias tinham os rituais mais sangrentos do mundo,um sacerdote ficava encima de uma piramide e chegava uma pessoa ele pegava e arrancava o coração,eles já chegaram a matar milhares de pessoas num só dia,e tinha vez que isso durava mais deumdia. O calendário maia só se defere do nosso por alguns minutos,de 1999 e 2012 dizia que o mundo ia sofrer uma profecia em 2012. O fim do mundo já foi marcado mais de 152 vezes. A história dos maias se resume em três períodos- -Pré Clássico = 800 a.c. - 300 d.c. -Clássico = 300 d.c. - 900 d.c. (ciências) sur 8


------------------------------------------------

ASTECAS Os astecas são chamados de mexicas,eles hoje em dia vivem na onde se encontra o méxixo.O nome "méxica" foi dado no país em homenagem aos Mexicas,eles viveram lá desde 1325 a 1521, a língua que eles falam é a nahuati. A forma de governo deles é chamado de teocracia,os astecas tinham 2 cargos importantes,o juízes e o guardiões de armas. -SISTEMA JUDICIÁRIO ASTECAS -RECURSOS INSTANCIA SUPERIOR -JUÍZES -JUÍZES DA CAPITAL(12 JUÍZES) -TENOCHTITHAN - CAPITAL ASTECAS (MÉXICO) Os astecas tem 3 tipos de classe sócias,os nobres,as pessoas comuns(povo)e os escravos-prisioneiros de guerra. A expansão militar,os comerciantes iam para a cidade vender os seus produto e acabavam levando informações para os seus superiores,foi assim então que os astecas conseguiram dominar vários povos. Os povos que foram dominados por eles se juntaram com os portugueses para poder derrubar os astecas,e dai foi assim que eles caíram. O calendário astecas tem 18 sur 8


---------------------------------------------------

ESQUIMÓS Os esquimós moram no Polo Norte,existem duas especies que conseguem se adaptar na geleiras que são os homens e a barata. Eles se chamam Inuit,para se mover de um lado para o outro eles usam trenó com cães e caiaques,eles vivem numa casa chamada iglu. Hoje em dia eles já tem tablete,internet e etc... HOSPITALIDADE= Eles traziam um homem de outro lugar e colocavam na cama com a sua mulher,para terem filhos diferentes. Quando se casam com uma mulher,vão morar na casa da sogra,só que o marido não pode olhar na cara a cara da sogra. Eles caçavam urso polar para poder alimentar sua famílias,quando ficavam velhos ficava difícil de caçar,então pediam para mata-lo, dai vinha algum parente e dava uma paulada na cabeça.Em 1890 eles ainda viviam com seus costumes. Xamãs eles eram feiticeiros e médicos. Naquele tempo em que ele ainda caçavam baleias,antes de matar oravam pelos motos e pelos animais e davam água para o animal beber,para quando chegassem em um outro mundo sur 8

23 commentaires:

  1. Brasil uma história inconveniente

    O Brasil é o país mais cruel do mundo.a cerca de 350 anos atrás,o Brasil deportou 4 milhões de negros.
    os portugueses tentaram escravizar os índios como os portugueses tinham muitas doenças por falta de higiene,os índios morriam por não terem anticorpos e foram morrendo,ai os portuguese falar que não dava pra continuar assim,porque sempre que ele falavam,eles morriam,então eles decidiram ir até a Africa pegar alguns negros.
    Os escravos eram maltratados pelo Barão de cajaíba,e para ele os escravos não tinha almas,então eles eram tratados como animal.
    No Brasil eles não eram bem tratados,mas os ingleses tratavam os escravos 10x melhor no que no Brasil.

    RépondreSupprimer
  2. Você deve ler sobre a operação pelo p exército de Israel que recentemente resgatou mais de 1.000 Judeus negros da Etiópia,levando-os para Israel.

    A cerca de 3.000 anos atrás a rainha de Sabá foi para Israel aonde se casou com o rei Salomão e teve muitos filhos.
    O governo mandou matar todos os Israelense descendente de Salomão e foi ai que o serviço secreto salvou mais de 1.100 pessoas.
    e foi para o livro dos recordes por te conseguido resgatar todas essas pessoas em pouco tempo.

    RépondreSupprimer
  3. CRENÇAS INDÍGENAS

    A tribo do tupi-namba tinha um índio poderoso que é como Noé.Sumério é o povo mais antigo do mundo,eles escreviam mensagens em solo chamada de cilindro.
    A mais de 5 mil anos atras esses cilindros foram encontrados muitos desses,tanto que precisaram de vários caminhões para a retirada desses cilindros encontrados,eles foram levados para a França e Inglaterra.
    Anos atras houve uma grande tragédia onde uam grande chuva matou milhões de pessoas.
    Os cientistas descobriram que o vale foi invadido pela água.Os cientistas dizem que houve um rompimento das rochas.
    A deusa teria destruído toda a terra,onde só sobreviveram 4 pessoas.A meso-fera fica a 80 quilômetros de altura

    RépondreSupprimer
  4. Ce commentaire a été supprimé par l'auteur.

    RépondreSupprimer
  5. ANNA MOLLEL/TANZÂNIA

    TANZÂNIA
    tango zanzibar
    Esses dois países se juntaram para formar um país só
    - 15 parques/reservas ambientais
    U$ 1000 per capitas
    R$ 2.500 = 210 reais mensais
    - Pouca energia elétrica
    ANNA MOLLEL ela trabalha com deficientes,por na Tanzânia as pessoas tem muito preconceito,ela organizou uma "carita" caridade ela pede ajuda para os países rico para ajudar.Em 20 anos já ajudou mais de 12.500 crianças.
    -OFICINA= material ortopédico prótese
    - MÉDICOS caridosos,quando entram em ferias fazem uma caridade e vão para aqueles países mais pobres para fazer cirurgias.
    -EUA/QUENIA/as melhores faculdades ficam lá nos Estados Unidos.
    ANNA MOLLEL trabalho levando médicos para os países mais pobres,e também com as cabeças dos pais que tinham filhos deficientes,que não deixavam nem os filhos colocarem a cabeça para fora da janela.

    NOTA 10

    RépondreSupprimer
  6. AFEGANISTÃO/SAKENA YACOOBI

    -Talibã
    -Osama Bin Laden
    -Mulher não pode estudar
    -Adolescente vendida por ate 4 mil (15 anos)
    -Suicídio 2008 2009 80
    Tocando fogo no corpo
    -Cabul- 1°semaforo
    Carro velho Japão
    30 anos em guerra
    20 mil pessoas morreram de fome no Afeganistão se você for preso,algum parente seu tem que levar comida por que se não você morre de fome.

    SAKENA YACOOBI

    Ela é responsável por 100 escolas clandestinas,e responsável também por 300.000 crianças.Ela treina 19.000 professores,também criou 5 clinicas e mais de 1.500.000 pessoas já atendidas.

    AULA 12
    NOTA 10

    RépondreSupprimer
  7. ANN SKELTON/AFRICA DO SUL

    -ANN SKELTON defende juridicamente as crianças.
    -ANN SKELTON é advogada .
    -Ações jurídicas-ong.
    -Consultora do Governo
    -E.C.A (Estatuto da Criança e do Adolescente).
    -50.000crianças violentadas na Africa do Sul.
    -AIDS-Na Africa do Sul é o país com mais índice de aids,e eles acham que se eles violentarem alguma criança vai ser curado e se mais novo for melhor.
    -Em fevereiro desse ano na Africa do Sul os alunos atrasados na escola vão para a delegacia e só são liberados quando os pais vão busca-los.
    -Proibido.
    -Essa mulher esta a mais de 20anos defendendo as crianças.

    AULA=13
    NOTA= 9,0

    RépondreSupprimer
  8. POVO BANTO

    -ETNIA (raça)
    -NIGÉRIA-2000 a.c (4012 anos)

    Dende-Maxixé-Jiló-Melancia

    Africa-banto (desenho)
    Latim ele se dividiu em varias línguas como:ITALIANO,CATALÃO, PORTUGUÊS,FRANCES E ESPANHOL
    -Suáli - (Banto + Árabe)
    3 + 1
    4
    -1395-1914-Reino banto
    Angola-rainha ndongo
    - nzinga

    LÍNGUAS

    -AFRICANE - BANTO + INGLÊS
    -N DEBELE
    -XHOSA
    -ZULU
    -SOTO
    -SESSOTO
    -SETSUANA

    Hakuna matata
    sem preocupação

    aula 15
    nota 10

    RépondreSupprimer
  9. EGIPTOLOGIA

    As pirâmides de Gaze são umas das maravilhas da antiguidade,ela tem uma estrutura sólida e não sofreram desgaste nenhum em milhares de anos.e medem:
    QUÉPOS = 137,2 METROS
    QUÉFREN = 136,5 METROS
    MIKERINOS = 66 METROS
    As grandes pirâmides é um modelo para as outras menores,e elas seguem um alinhamento das estrelas 3 marias.es que as construíram.as construíram em base em astronômicos e também deviam saber sobre a posição do sol.pois só batia sombrar em um lado da pirâmide só.

    aula = 2°
    nota = 9

    RépondreSupprimer
  10. ESCRAVIDÃO AFRICANA E DROGAS

    Os senhores de engenho exportavam clandestinamente bebidas para a Angola,os ingleses também faziam isso e muito entre 1680 e 1730.Eles chagaram a exportar cerca de 5,2 milhões de bebidas por 60 mil escravos.
    Os traficantes capturavam jovens e os mais fortes das tribos e trocavam por mercadorias.
    As tribos entravam em guerra e eles a financiavam e depois os vencidos se tornavam escravos.
    Os navios zarpados dos portos europeus carregados de mercadorias como tecido ferro etc...,quando chegavam a costa africana eram trocados por escravos.
    as drogas são uma substancia que pode distorcer os sentidos.Os negros capturavam negros e os vendiam para os traficante africanos por troca de bebida alcoólicas.

    RépondreSupprimer
  11. REINO CUSH (NÚBIA)

    Hoje na onde era o Cush agora é a Somália, Etiópia e eritreia
    O povo Cush ou núbia não tinha escrita e o que nós sabemos foi os Egípcios que escreveram.O Egito e o Cush viviam em guerra
    Egito dominava / cush - vice-reinado
    noé- sem ita
    - Jafé
    - caim - cush

    O reino cush surgiu a 5.000 anos atrás.Noé teve três filhos sem. Jafé e cão.
    SEM ita deu origem a Judeu e Árabes.
    Jafetita deu origem a indo-europeus .
    Cão-cush deu origem a Africano caanita.

    Sem ficou no oriente médio,Jafé foi para a Europa e Asia e Cão desceu para a Africa s seu filho para o chifre do cush.
    Os egípcios fecharam as estradas,onde não podia entrar e nem sair ninguém,então eles fizeram um boicote e com eles não podiam comercializar nada porque ninguém mais ia pra cidades,eles fugiam e muitos morriam,e nessa a cidade foi fiando miserável e foram morrendo e ficou assim que acabou com o cush

    E na onde ainda tem boicote é:

    - Cuba
    - Irã
    - Coreia do norte

    AULA - 7°
    NOTA - 10

    RépondreSupprimer
  12. ISLAMISMO E A AFRICA

    No ano de 650 a 1900 africanos eram escravizados por muçulmanos. Lá quem não quisesse ser muçulmanos,eram escravizados e suas mulheres e filhas eram tomadas como butim de guerra.E atualmente mais de 200.000 mulheres e crianças ainda são escravizados.
    Na Nigéria a mulher que for violentada só pode processar o homem se ela tiver 4 testemunhas masculinas.Só que se ela não gritar e não aparecer nenhuma testemunha ela pode ser condenada a morte.E também no Paquistão a maioria das mulheres presas,foram condenadas porque sofreram abusos,E também 90% das esposas são espancadas só porque não cozinharam bem ou não tiveram um filho homem.Lá se o marido quiser se separar é muito fácil é só ele dizer "te divorcio" três vezes,ele dizem três vezes isso ele ta separado,e a mulher pode sair sem direito nenhum.
    Na Saudita,uma escola pegando fogo matou 15 adolescente porque os policiais não deixaram elas saírem sem o véu.

    aula - 16°
    nota - 10

    RépondreSupprimer
  13. POVOS TUPIS

    A-TUPI
    B-TUPINAMBÁ
    C-TUPINIQUINS

    TUPI-Os tupi estavam no litora quando os portugueses chegaram.
    Confederação dos tamoios
    1574-foram exterminados
    1995-1200 eles fizeram uma pesquisa do tupi.
    MALOCAS-500 pessoas
    CAUIM-ela é em base de bebida alcoólica
    DIVISÃO SOCIAL
    HAVIA AS TAREFAS DOS

    HOMENS MULHERES
    CAÇAR COMIDA
    PESCAR CUIDAR DAS CRIANÇAS
    CONSTRUÇÃO COLHER ALIMENTOS
    GUERRA
    PLANTAR

    Nas tribos se o homem traísse a mulher,e ela contasse para sua família,a família dela ia dava uma surra no marido,e depois eles colocavam fogo na casa da família do marido
    -POLIGAMIA

    TUPINAMBAS

    Os tupinambas eles eram terríveis,por que eles comiam gente (canibais-Bahia-RJ).

    TUPINIQUINS

    Eles estão no estado de Espirito Santo .
    1987-só existiam 1300 tupiniquins
    2007-o governo fez um acordo e deu uma área enorme (Aracruz-celulose).

    AULA-18
    NOTA-12

    RépondreSupprimer
  14. XAVANTES, PATAXÓS E CAIAPÓS

    Hoje existe cerca de 10 mil índios Xavantes,eles se pintavam com as urucu,carvão,jenipapo.Eles arrancavam as sobrancelhas,os cílios e cortavam o cabelo parecidos.
    Eles praticam o esporte "corrida de tora",eles corriam 10 km então revesavam,porque na corrida eles tem que correr carregando uma tora de 80kg,então quando um cansava o outro entra no lugar,e a equipe que chegar primeiro ganha.
    Adolescente fica preso dentro da oca até virar adulto,só sai para pescar e fazer outras tarefas.E quando falam que já viraram adulto.eles pegavam um osso bem afiado e furavam a orelha.

    PATAXÓS

    Os Pataxós vivem na Bahia e tem 20 mil hectares,a língua que eles falam é macro-jê/português.Em 1990existiam cerca de 1200 índios,a língua que eles falam praticamente não existe mais,porque os filhos que estão nascendo agora ,vão para a escola,e la as professoras falam português,e então na tribo eles nem falam mais a língua deles.
    em 1997 o índio Galdino ficou mundialmente conhecido,porque ele foi para Brasilia resolver uma coisa e dai foi dormir em um ponto de ônibus,e dia passou uns moleques e atirou fogo no índio.

    CAIAPÓS

    Os Caiapós eram muitos parecidos com o macaco,porquê eles faziam um ritual igual a dos macacos.
    Eles faziam óleo de castanha com certificado e vendiam para fora do país.
    NGOB-O adolescente quando completa 17 anos ele já pode frequentar as reuniões da tribo.As meninas se casam muito cedo em volta dos 10 a 12 anos.

    aula-21
    nota-10
    larissa c

    RépondreSupprimer
  15. CARAJÁS

    A tribo Carajás tem esse nome que significa "macaco grande" eles tem esse nome por causa do ritual que eles faziam.Eles dançavam igual a um macaco grande.A tribo vivem em Tocantins,MG e Goias,e falam a língua macro-jê.
    Em 1970 colocaram a tradução da língua na bíblia por causa da extinção da língua.Tem muitos karajás que vivem na ilha do Bananal,essa ilha é a maior,ela tem 2 milhões de hectares.
    Em 2006 só existiam cerca de 2.500 karajás,eles tiveram com os caiapós e xavantes.
    1931-Genocídio Armênio-1 milhão
    1938-1944-Holocausto Judeu - 6 milhões
    1994-Genocídio de Huanda-800 mil pessoas.

    TÚTSI - HUTUS

    Alcoolismo e tuberculose.
    Crianças pintada com urucuna.
    8 anos- perfura o lábio inferior.
    Casamento arranjado pelos avós.
    Enterrados com os pertences.

    AULA-22
    NOTA-10

    RépondreSupprimer
  16. TABAJARAS E POTIGUARES

    Os tabajaras viviam na Costa Nordestina,eles viviam em guerra com os potiguaras.
    Os tabajaras se aliaram aos portugueses,para derrotar os potiguaras,os potiguaras para não perde se juntou com os Franceses,mas só que no final quem acabou ganhando foi os tabajaras,pois os portugueses queriam exterminar os potiguaras.

    TABAJARAS = hoje em dia eles vivem na Paraíba e no Ceara,a maioria deles vivem ai,pois o governo deu 10 mil hectares de
    terra para eles viverem,para não os escravizar.

    MON TABOSA- 13 FAMÍLIAS
    CROTA VERDE-25 FAMÍLIAS
    PORANGA-9 FAMÍLIAS
    3 MIL TABAJARAS

    POTIGUARAS = Significa comedores de camarão,hoje só existe 13.500 potiguares,também tem 37 localidade,os potiguaras tem 34 mil hectares.
    Eles tem cabanas na praia,e guando os turistas vem para cá,eles vendem artesanatos, os potiguaras nem todos são negros,parte deles são loiros.Eles se acostumaram com os costumes brasileiros, tanto que eles fizeram 19 igrejas evangélicas,9 assembléia de Deus.

    AULA-23
    NOTA-10

    RépondreSupprimer
  17. MOICANOS

    Os moicanos são tribos americanas,os moicanos são bastante conhecido por causa do seu corte de cabelo.Eles habitam próximo a Nova York e Vermont,as caracteristicas deles é as tatuagens e com figuras geométricas.
    Os rapazes quando completam 15 anos começam a corta o cabelo moicano.No outono eles celebram o período da colheita.
    Nos Estados Unidos só existem 600 moicanos,eles saíram de Nova York e foram para Massachusetts.Em 1609 os moicanos fizeram o primeiro contato com os Britânicos.
    Elisabete é rainha da Inglaterra, Britânicos e do Reino Unido.


    AULA-26
    NOTA-10

    RépondreSupprimer
  18. MAIAS

    Os maistas são as pessoas que estudam tudo sobre os maias.Hoje em dias existem 600 milhões de maias,eles vivem em Belize,El Salvador,Guate-mal,Honduras e México.
    Os maias ficaram conhecidos por causa dos conhecimentos astronômicos modernos,depois de 900 os maias entraram em declínio.
    Eles entraram em guerra com os Espanhóis para eles não descobrirem os seu segredos,queimaram os seus escritos e seus cau colos sobre o mundo.
    Os maias tinham os rituais mais sangrentos do mundo,um sacerdote ficava encima de uma piramide e chegava uma pessoa ele pegava e arrancava o coração,eles já chegaram a matar milhares de pessoas num só dia,e tinha vez que isso durava mais deumdia.
    O calendário maia só se defere do nosso por alguns minutos,de 1999 e 2012 dizia que o mundo ia sofrer uma profecia em 2012.
    O fim do mundo já foi marcado mais de 152 vezes.
    A história dos maias se resume em três períodos-

    -Pré Clássico = 800 a.c. - 300 d.c.
    -Clássico = 300 d.c. - 900 d.c. (ciências)
    -Pós Clássico = 900 d.c. - 1520 d.c.

    Em 1520 acabou o reino maia,nos códices e estelos era aonde eles deixavam a escrita.Segundo os maias a ultima vez que teve a destruição humana foi por causa do diluvio.

    AULA-27
    NOTA-10

    RépondreSupprimer
  19. ESQUIMÓS

    Os esquimós moram no Polo Norte,existem duas especies que conseguem se adaptar na geleiras que são os homens e a barata.
    Eles se chamam Inuit,para se mover de um lado para o outro eles usam trenó com cães e caiaques,eles vivem numa casa chamada iglu. Hoje em dia eles já tem tablete,internet e etc...
    HOSPITALIDADE= Eles traziam um homem de outro lugar e colocavam na cama com a sua mulher,para terem filhos diferentes.
    Quando se casam com uma mulher,vão morar na casa da sogra,só que
    o marido não pode olhar na cara a cara da sogra.
    Eles caçavam urso polar para poder alimentar sua famílias,quando ficavam velhos ficava difícil de caçar,então pediam para mata-lo, dai vinha algum parente e dava uma paulada na cabeça.Em 1890 eles ainda viviam com seus costumes. Xamãs eles eram feiticeiros e médicos.
    Naquele tempo em que ele ainda caçavam baleias,antes de matar oravam pelos motos e pelos animais e davam água para o animal beber,para quando chegassem em um outro mundo saberem que eles foram tratados bens.

    AULA-29
    NOTA-10

    RépondreSupprimer
  20. ESQUIMÓS

    Os esquimós moram no Polo Norte,existem duas especies que conseguem se adaptar na geleiras que são os homens e a barata.
    Eles se chamam Inuit,para se mover de um lado para o outro eles usam trenó com cães e caiaques,eles vivem numa casa chamada iglu. Hoje em dia eles já tem tablete,internet e etc...
    HOSPITALIDADE= Eles traziam um homem de outro lugar e colocavam na cama com a sua mulher,para terem filhos diferentes.
    Quando se casam com uma mulher,vão morar na casa da sogra,só que
    o marido não pode olhar na cara a cara da sogra.
    Eles caçavam urso polar para poder alimentar sua famílias,quando ficavam velhos ficava difícil de caçar,então pediam para mata-lo, dai vinha algum parente e dava uma paulada na cabeça.Em 1890 eles ainda viviam com seus costumes. Xamãs eles eram feiticeiros e médicos.
    Naquele tempo em que ele ainda caçavam baleias,antes de matar oravam pelos motos e pelos animais e davam água para o animal beber,para quando chegassem em um outro mundo saberem que eles foram tratados bens.

    AULA-29
    NOTA-10

    RépondreSupprimer
  21. ASTECAS

    Os astecas são chamados de mexicas,eles hoje em dia vivem na onde se encontra o méxixo.O nome "méxica" foi dado no país em homenagem aos Mexicas,eles viveram lá desde 1325 a 1521, a língua que eles falam é a nahuati.
    A forma de governo deles é chamado de teocracia,os astecas tinham 2 cargos importantes,o juízes e o guardiões de armas.
    -SISTEMA JUDICIÁRIO ASTECAS
    -RECURSOS INSTANCIA SUPERIOR

    -JUÍZES
    -JUÍZES DA CAPITAL(12 JUÍZES)
    -TENOCHTITHAN - CAPITAL ASTECAS (MÉXICO)

    Os astecas tem 3 tipos de classe sócias,os nobres,as pessoas comuns(povo)e os escravos-prisioneiros de guerra.
    A expansão militar,os comerciantes iam para a cidade vender os seus produto e acabavam levando informações para os seus superiores,foi assim então que os astecas conseguiram dominar vários povos.
    Os povos que foram dominados por eles se juntaram com os portugueses para poder derrubar os astecas,e dai foi assim que eles caíram.
    O calendário astecas tem 18 meses de 20 dias e os outros dias 5 dia.

    AULA-28
    NOTA-10

    RépondreSupprimer
  22. KARAJÁS

    A tribo karajás tem esse nome que significa 'macaco grande',eles tem esse nome porque no ritual que eles faziam eles dançavam igual a um macaco grande.A tribo vivem em Tocantins,mt e Goias,e falam a língua macro-jê
    Em 1970colocaram a tradução da língua para a bíblia por causa da extinção da língua.Tem muitos karajás que vivem na ilha do bananal,essa ilha é a maior,ela tem 2 milhões de hectares.
    Em 2006 só existem cerca de 2.500 karajás,eles tiveram guerra com caiapós e xavantes.

    1931-GENOCÍDIO ARMÊNIO-1 MILHÃO
    1938-1944-HOLOCAUSTO JUDEU-6 MILHÕES
    1994-GENOCÍDIO DE HUANDA-800 MIL PESSOAS

    TÚTSI-HUTUS

    ALCOOLISMO E TUBERCULOSE
    CRIANÇAS PINTADAS COM URU CUNA
    8 ANOS-PERFURA O LÁBIO INFERIOR
    CASAMENTO ARRANJADO PELOS AVÓS
    ENTERRADOS COM OS PERTENCES

    AULA-22
    NOTA-10

    RépondreSupprimer
  23. HISTÓRIA DOS MÉTODOS ANTICONCEPCIONAIS

    - Anticoncepcional significa= maneiras deimpedir a gravidez.

    -Abstinência=
    -coito interrompido.
    -lavagem vaginal.

    -espermicida
    No Egito =fezes de crocodilo
    Na China as mulheres tomavam chumbo com mercurio para não poder engravidar.
    Asia = Elas usavam papel com oleo,porque ai o esperma não ia conseguir se fecundar.
    Europa = As mulheres usavam cera de abelha.Tudo isso era para não engravidar.

    SUPERTIÇÃO PARA NÃO ENGRAVIDAR

    - Testiculos de doninha.
    -Intestino de peixe.

    A primeira camisinha foi criadapor Charles Goodyer e isso aconteceu em 1844,em 1909 foi criado o DUO (dispositivo intrá-uterino).
    Em 19860 foi criada a primeira pipula anticoncepcional.

    - Camisinha = latex
    - aborto - não é um método anticoncepcional pois a criança ja esta formada

    AULA 33
    LARISSA CAMARGO

    RépondreSupprimer