mardi 20 mars 2012

9 ANO - AULAS ESPECIAIS

AULAS ESPECIAIS PARA
ALUNOS COM DEFICIENCIA MOTORA
Esta aula é destinada ao aluno Emerson do Nono ano do Ensino Fundamental que por ter limitações motoras (deficiência física), o texto é mais curto, simples e com letras grandes. Como tem dificuldades para escrever, suas atividades consistem em exercícios de multiplas escolhas. Aulas e exercícios preparados pelo professor Valdemir Mota de Menezes

9 ANO ( 2 AULA) PRIMEIRA REPÚBLICA


A primeira República, também conhecida como República Velha, foi o período que abrange a Proclamação da República até a revolução de 1930. Em 15 de novembro de 1889, houve uma reunião para decidir acerca da república no Brasil através do voto popular. Até que um plebiscito fosse realizado, a República permaneceu provisória. O governo provisório foi inicialmente comandado por marechal Deodoro da Fonseca que estabeleceu algumas modificações como a reforma do Código Penal, a separação da Igreja e do Estado, a naturalização dos estrangeiros residentes no país, a destruição do Conselho, a anulação do senado vitalício entre outras.

Exercício:

1 Plebiscito iria ser realizado para consulta popular, onde o povo através do VOTO iria expressar sua opinião, aprovando ou rejeitando uma questão. No plebiscito a decisão é :


_____DO JUIZ


_____ DO PRESIDENTE


_____ DO POVO ATRAVES DO VOTO


_____ DO EXÉRCITO


2 - A separação do Estado e da Igreja tinha coimo objetivo determina que questões religiosas fossem decididas pelos líderes da igreja (padres e bispos católicos), enquanto que as questões políticas deveria ser atribuições das autoridades políticas. São atribuições do Estado:

_____ DECIDIR QUAL O MELHOR TIME DE FUTEBOL


_____ CUIDAR DA EDUCAÇÃO PÚBLICA


_____ ESCOLHER OS DIAS DE CELEBRAR CULTO


_____ ATENDIMENTO MÉDICO DO POVO





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9 ANO ( 3 AULA)

GOVERNOS OLIGÁRQUICOS

/ANTONIO CONSELHEIRO


Depois de vinte anos de peregrinação pelo nordeste ( ele perambulou pelo Ceará, Sergipe, Pernambuco e Bahia), amado pelo povo e visto como um messias ou um profeta por alguns, imcompreendido e perseguido pelas autoridades, Conselheiro observou de perto o atraso em que o povo se encontrava e o descontentamento que eles sentiam. Assim, resolveu, na última década do século XIX, pôr em prática seu objetivo de formar uma comunidade igualitária: Belo Monte (Canudos, no interior da Bahia). Rapidamente, a comunidade cresceu e tornou-se uma das maiores cidades do nordeste, com 25.000 habitantes. Organizada, religiosa, produtiva e comunitária.

A reação das pessoas de posses, dos políticos e de alguns setores da igreja, deu início à Guerra dos Canudos, que teve seu início em 1.896, a maior guerra campesina do século XIX. As três primeiras expedições militares foram derrotadas pelos sertanejos. A quarta expedição da polícia e do exército, formada por milhares de homens, potentes canhões e liderada por Artur Oscar, conseguiu, no dia 5 de outubro de 1.897, tomar a cidade de Canudos.

Todos os habitantes foram mortos (nem as crianças foram poupadas). Canudos virou cinzas, mas também tornou-se, por seu sonho e resistência, símbolo de luta e esperança de um outro Brasil.

FONTE: http://www.infoescola.com/biografias/antonio-conselheiro/


EXERCÍCIO:


Como se chamou a batalha mais inglória do Governo brasileiro que matou quase 20 mil sertanejos que viviam humildemente em sua vila em Belo Monte:


________ GUERRA DO PARAGUIA



________ GUERRA DAS MALVINAS



________ GUERRA DOS SEXOS



_______ GUERRA DOS CANUDOS



2 – EXERCÍCIO:

ANTONIO CONSELHEIRO ERA O LÍDER DA COMUNIDADE DOS CANUDOS, COM O SEU CARISMA CRIOU UM CIDADE NO INTERIOR DA BAHIA, ELE ERA:



______ PILOTO DE AVIÃO



______ CIENTISTA



______ LÍDER RELIGIOSO



______ PSICÓLOGO




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4 AULA – O PROGRESSO



Após analisar a letra da música de Roberto Carlos: “O Progresso”, responda as seguintes questões:

O Progresso

Roberto Carlos

Eu queria poder afagar uma fera terrível
Eu queria poder transformar tanta coisa impossível
Eu queria dizer tanta coisa
Que pudesse fazer eu ficar bem comigo
Eu queria poder abraçar meu maior inimigo
Eu queria não ver tantas nuvens escuras nos ares
Navegar sem achar tantas manchas de óleo nos mares
E as baleias desaparecendo
Por falta de escrúpulos comercias
Eu queria ser civilizado como os animais

Eu queria ser civilizado como os animais

Eu queria não ver todo o verde da terra morrendo
E das águas dos rios os peixes desaparecendo
Eu queria gritar que esse tal de ouro negro
Não passa de um negro veneno
E sabemos que por tudo isso vivemos bem menos

Eu não posso aceitar certas coisas que eu não entendo
O comércio das armas de guerra da morte vivendo
Eu queria falar de alegria
Ao invés de tristeza mas não sou capaz
Eu queria ser civilizado como os animais
Eu queria ser civilizado como os animais
Eu queria ser civilizado como os animais

Não sou contra o progresso
Mas apelo pro bom senso
Um erro não conserta o outro
Isso é o que eu penso

Eu não sou contra o progresso
Mas apelo pro bom senso
Um erro não conserta o outro
Isso é o que eu penso

EXERCÍCIO


1 -Na linguagem poética e simbólica, Roberto Carlos se refere ao OURO NEGRO como uma referência a:



_______________ CARVÃO




_______________ PETRÓLEO




_______________ PELÉ




_______________ ESCURIDÃO DO UNIVERSO




2 – A Música se refere constantemente ao desejo do cantor em SER CIVILIZADO COMO OS ANIMAIS. Ele admira qual virtude dos animais:



__________ GANÂNCIA POR RIQUEZAS




___________ A AMBIÇÃO PELO PODER





___________ TER OS SEUS SEMELHANTES O SERVINDO




___________ CONTENTA-SE COM O SUPRIMENTO DS NECESSIDADES BÁSICAS







3 – “O verde da terra morrendo” o cantor estar se referindo ao fenômeno:




___________ DESERTIFICAÇÃO DO SAARA





__________ RECLAMANDO QUE POUCOS PINTAM A CASA DE VERDE





__________ A EXTRAÇÃO IEGAL DE MADEIRA PARA AS INDUSTRIAS




___________ PROTESTO CONTRA OS HOMENS COMEREM VERDURA




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5 AULA – REVOLTAS POPULARES



REVOLTA DA VACINA –

Ocorreu no governo de Rodrigues Alves, várias cidades estão sofrendo com epidemia de varíola, febre amarela e peste bubônica. O médico Osvaldo Cruz à frente da Secretaria de Saúde tinha autorização do governo para que os agentes de saúde inspecionasse as casas e a vacina contra a varíola tornou-se obrigatória. A população confrontou a polícia à bala. O projeto incluía a construção de rede de esgotos, calçamento nas ruas, aterro de pântanos próximo as áreas urbanas.

(O povo estava acostumado com a sujeira e a falta de higiene e teve que ser educado a força. Muitos avanços na sociedade só são possíveis com a força da Lei Obrigatória e se possível com auxílio das Forças Armadas e Policiais).

REVOLTA DAS CHIBATAS –

Em 1910 houve a revolta da Chibatas, onde os marinheiros do Brasil, que estavam no Rio de Janeiro se revoltaram contra a punição excessiva física contra um marinheiro que levou cachaça para dentro do navio. Ele tomou 250 chicotadas, Os marinheiros tomaram cinco navios de guerras e chegaram a bombardear a cidade do Rio de Janeiro. O líder da revolta foi João Candido, que foi preso chegou a ficar dois anos internado em hospital de louco. Após uma anistia do governo, houve nova rebelião dos fuzileiros navais, na ilha das Cobras, desta vez, as forças oficias massacraram os fuzileiros, e quase todos foram mortos.

LIÇÕES DESTAS REVOLTAS:

O povo estava errado no caso da Revolta da Vacina, pois a vacina era para o bem das pessoas, além disso, as pessoas daquela época tinham resistência a praticas de higiene de saneamento básico. Até recentemente as pessoas ainda tinham hábitos “porcos” de jogar o lixo em qualquer terreno baldio, gerando a proliferação de ratos, insetos e doenças. Nem sempre o povo e a maioria estão certos.

No caso da Revolta da Chibatas, os marinheiros estavam certos. O castigo deve ser proporcional ao crime. 250 chicotadas é um castigo duro por uma infração como levar uma garrafa de cachaça para dentro do navio. O Estado deve ser moderado em suas atitudes, nem extremamente autoritário, nem extremamente tolerante aos infratores.



EXERCÍCIOS


1 – Oswaldo Cruz, grande sanitarista brasileiro, enfrentou uma revolta popular que ficou conhecida como:


_____________REVOLTA DAS CHIBATAS




_____________REVOLTA DA FOME




_____________REVOLTA DOS ESCRAVOS




_____________REVOLTA DA VACINA








2 - O LÍDER DA REVOLTA DAS CHIBATAS FOI:



__________ OSWALDO CRUZ




___________JOÃO CÂNDIDO




___________RODRIGUES ALVES




____________VALDEMIR MOTA DE MENEZES



3 – A REVOLTA DAS CHIBATAS EXPLODIU QUANDO UM MARINHEIRO FOI PUNIDO POR QUÊ?




___________ OS MARINHEIROS TENTARAM DAR UM GOLPE DE ESTADO




___________UM MARINHEIRO MATOU UM ALMIRANTE




___________UM MARINHEIRO ENTROU COM CACHAÇA NO NAVIO




__________O SOLDO ESTAVA ATRASADO FAZIA TRÊS MESES




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6 AULA - 18 FORTE DE COPACABANA


• Classe média e os tenentes criticavam a política do café-com-leite
• os tenentes associavam as oligarquias o atraso do Brasil e a corrupção
•Não tinham o projeto definido
•O governo de Artur Bernardes (1922-1926) foi duramente criticado pelos tenentes
• Os tenentes iniciaram uma revolta no forte de Copacabana e caminharam pela orla armados contra o exército.
• eram 17 militares e 01 civil
•Somente Eduardo Gomes e Siqueira Campos sobreviveram




EXERCÍCIO 1


A Revolta dos 18 do Forte foi uma manifestação de cunho:


_________ Religioso


__________ Escolar


__________ Familiar


__________ Militar




EXERCICIO 2


Uma classe de militares se destacaram na Revolta dos 18 do Forte, foram os :


_______ Tenentes


_______ Soldados


_______ Cabos


_______ Coroneis


EXERCÍCIO 3


A revolta dos 18 do Forte culminou com a morte de todos os seus líderes que desfilaram a caminho da morte, sobreviveram somente:


________ Cinco


________ Dois


________ Dezoito


________ Sete


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7a AULA IMIGRAÇÃO NO BRASIL





A imigração no Brasil deixou fortes marcas na demografia, cultura e economia do país.

Em linhas gerais, considera-se que as pessoas que entraram no Brasil até 1822, ano da independência, foram colonizadores. A partir de então, as que entraram na nação independente foram imigrantes.



EXERCÍCIO 1


Os portugueses tiveram que participação na formação do Brasil:


______ Colonizadores


______ Imigrantes


______ Turistas


______ Nativos


EXERCÍCIO 2


Qual das Etnias abaixo não chegaram em grande número no Brasil:


_____ Japoneses


_____ Alemães




_____ Siro-Libanênes


_____ Nepaleses


EXERCICIO 3


De que país chegaram imigrantes no Brasil para trabalhar no interior de São Paulo nas fazendas de café?


______ Eritréia


______ Mongólia


______ Itália


______ Suiça



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