mardi 13 mars 2012

9 ANO (5 AULA) REVOLTAS POPULARES


Definição – Quando certos seguimentos da população não suportam o peso da opressão do governo, especialmente com taxações e cobranças exacerbadas de impostos, ou permanência continuada de um líder político as revoltas populares podem eclodirem.

Vejamos algumas Revoltas que marcaram a história moderna do Brasil:

REVOLTA DA VACINA –

Ocorreu no governo de Rodrigues Alves, várias cidades estão sofrendo com epidemia de varíola, febre amarela e peste bubônica. O médico Osvaldo Cruz à frente da Secretaria de Saúde tinha autorização do governo para que os agentes de saúde inspecionasse as casas e a vacina contra a varíola tornou-se obrigatória. A população confrontou a polícia à bala. O projeto incluía a construção de rede de esgotos, calçamento nas ruas, aterro de pântanos próximo as áreas urbanas.

(O povo estava acostumado com a sujeira e a falta de higiene e teve que ser educado a força. Muitos avanços na sociedade só são possíveis com a força da Lei Obrigatória e se possível com auxílio das Forças Armadas e Policiais).

REVOLTA DAS CHIBATAS –

Em 1910 houve a revolta da Chibatas, onde os marinheiros do Brasil, que estavam no Rio de Janeiro se revoltaram contra a punição excessiva física contra um marinheiro que levou cachaça para dentro do navio. Ele tomou 250 chicotadas, Os marinheiros tomaram cinco navios de guerras e chegaram a bombardear a cidade do Rio de Janeiro. O líder da revolta foi João Candido, que foi preso chegou a ficar dois anos internado em hospital de louco. Após uma anistia do governo, houve nova rebelião dos fuzileiros navais, na ilha das Cobras, desta vez, as forças oficias massacraram os fuzileiros, e quase todos foram mortos.

LIÇÕES DESTAS REVOLTAS:

O povo estava errado no caso da Revolta da Vacina, pois a vacina era para o bem das pessoas, além disso, as pessoas daquela época tinham resistência a praticas de higiene de saneamento básico. Até recentemente as pessoas ainda tinham hábitos “porcos” de jogar o lixo em qualquer terreno baldio, gerando a proliferação de ratos, insetos e doenças. Nem sempre o povo e a maioria estão certos.

No caso da Revolta da Chibatas, os marinheiros estavam certos. O castigo deve ser proporcional ao crime. 250 chicotadas é um castigo duro por uma infração como levar uma garrafa de cachaça para dentro do navio. O Estado deve ser moderado em suas atitudes, nem extremamente autoritário, nem extremamente tolerante aos infratores.

EXERCÍCIO:

As revoltas populares do começo do século XX estão relacionadas com o princípio da Punição que o Estado e o Poder Público possuem para castigar, repreender e persuadir o cidadão a obediência as regras e a ordem Pública, baseado neste conceito peço que vocês façam um reflexão sobre o tema, devendo usar cerca de 10 linhas para expor as suas idéias e visão sobre os temas: Prisão Criminal, Prisão Civil por Pensão Alimentícia, Multas de Trânsito,

4 commentaires:

  1. Na Prisão Criminal, muitas gente faz roubo , e as vezes nem vai preso , eles foje , e tem gente que vai para a cadeia fica anos e anos , e quando é solto vai e rouba de novo, e fica anos e anos de novo.
    E na Pensão Alimentícia , muitos pais nem pagam a pensão e nem vai preso, e esses que nem pagam a pensão e nem vai preso eu não concordo com isso.
    Já as multas de trânsitos, muitas gente atropelas muitas gente e mata e nem vai preso, passa no sinal vermelho , passa em cima das calçadas e nem vai preso , isso também está errado , ele tira vidas de varias pessoas e nem vai pres

    RépondreSupprimer
  2. Gabriela Chagas 9 ano º A

    Na Prisão Criminal , muitas gente fazem roubo , e as vezes nem vai preso, ele foje , e tem gente que vai para a cadeia fica anos e anos , e quando é solto vei e roba de novo , e fica mais anos e anos.
    E na Pensão Alimentícia, muitos pais nem pagam a pensão e nem vai preso , e esse pais que não pagam e nao vai preso , isso eu não concordo.
    Já as Multas de trânsitos muitas gente atropela mata e nem vai preso, passa no sinal vermelho , passa em cima da calçada e nem vai preso, isso também está errado , eles tiram uma vida e nem vai preso.

    RépondreSupprimer
  3. Thayna Pires da Silva27 avril 2012 à 15:11

    Thayna Pires Da Silva - thaynapiresilva@hotmail.com - 9° ano B.

    O crime vem sendo cada vez maior, na orla da praia, em ruas desertas e até em locais movimentados alguém te furtar já não é mais surpresa.
    O problema é que o sistema de punição não é tão rígido quanto gostaríamos,as vezes um grande traficante consegue pagar sua pena em liberdade e é besteira achar que ele ira parar com os negócios assim. E a pensão alimentícia? Existem pais que não pagam, somem no mundo, deixam os filhos quase na miséria e muitas vezes não são presos.
    O transito também anda violento - afinal, vivemos numa selva de carros - e as multas são cada vez mais frequentes, mais muita gente não paga e nem se importa em continuar dirigindo desse modo irregular; prejudicando até quem acabou de começar uma vida.
    Muita gente também não paga suas contas e quer ter o direito de exigir mais débito, outra coisa é que você tem que lembrar que quanto mais você deixa para depois maior vai ser a sua divida.
    Isso é extremamente errado e devemos tomar o maior cuidado possível.

    RépondreSupprimer
  4. Thiago Alves 9°B
    5°Aula-Revoltas populares.

    Na minha opinião,a prisão criminal muitas vezes são injustas,pois muitas pessoas cometem crimes,e não são punidas corretamente,como esta escrito nas leis,por exemplo,um homem matar sua esposa,e cinco anos depois ser solto.
    Sobre a prisão civil por pensão alimentícia,eu fico em duvida,por que muitas mulheres se casam para depois pedir a pensão,mais também muitas mulheres se separam por causa de um adultério.
    Em questão as multas de trânsito,eu estou de acordo,pois você pode se machucar e também machucar quem esta em volta.

    RépondreSupprimer